7.11.12

uma vida curta demais

Até hoje, fui multado quatro vezes, se a memória não me atraiçoa. Duas por excesso de velocidade e outras tantas por mau estacionamento. Destas, apenas uma me tirou do sério. Senti-me injustiçado, acabando por discutir com o agente que me multou. Recordo-me como se fosse hoje. Estava em Cascais. E conduzia uma carrinha do emprego que tinha na altura. Estava a fazer um levantamento informático para a EDP e a minha função passava por fazer um esquema informático das instalações que existem por todo o país. Por ser uma zona complicada, estacionei mal a carrinha, apesar de não incomodar a circulação. Estava a cerca de cinco metros da viatura. Durante uns minutos deixei de olhar para a carrinha e, quando voltei a olhar estava um polícia a passar uma multa.
 
Aproximei-me e, com educação, tentei explicar o que estava a fazer, para quem estava a fazer e a necessidade de ter a carrinha por perto. O agente não quis saber de nada e até nem o censuro pois a realidade é que estava mal estacionado. O que me irritou foi quando o senhor interrompeu a nossa conversa para falar com um jogador de futebol que andava perdido. O pobre rapaz, alto, magro e de fraca figura não sabia onde eram os correios. O agente ficou todo inchado por falar com ele. Educado, o jogador pediu desculpa, em inglês, por estar a interromper, agradeceu e afastou-se. Quando se foi embora, a conversa deixou de ser calma. Porque, voltei-me para o polícia e disse: “A este não passavas multa.” Furioso, voltou-se para mim e respondeu com raiva: “Até o Presidente da República multava.” Ao que eu disse: “A esse nem falas!” Caldo entornado. Palavra puxa palavra e o agente ameaçou-me, dizendo que a multa do carro podia não ser a única caso eu não fechasse a boca. Lá me calei e fui à minha vida.

Este episódio andou perdido na minha memória até ao dia 10 de Novembro de 2009. Nesse dia fiquei chocado ao saber que Robert Enke, antigo guarda-redes do Benfica, tinha decidido acabar com a vida colocando-se à frente de um comboio. Assim que li a notícia, esta memória ficou clara na minha cabeça. Porque, Robert Enke era o jogador que não sabia onde ficavam os correios enquanto eu era multado. Enquanto a mulher estava no carro, o alemão dirigiu-se ao único polícia que encontrou para pedir ajuda. E, se não teve problemas em procurar alguém que soubesse ajuda-lo quando estava perdido, Robert Enke foi incapaz de procurar ajuda para salvar a própria vida.
 
Uma Vida Curta Demais é muito mais do que um simples livro de desporto. É uma obra que revela a intimidade de um homem que vivia num estado de depressão profunda, iniciada quando era jogador do Barcelona e agravada com a morte de Lara, a sua filha de apenas dois anos. Uma depressão tão grave que nem a adopção de outra menina foi suficiente para não perder a força de viver. No Barcelona, o jogador começou por culpar-se dos erros que o impediram de ser titular na equipa da Catalunha. O estado era tão grave que, anos mais tarde e apesar do sucesso nos relvados e do relacionamento perfeito com a mulher, Enke não conseguia sair da depressão em que se encontrava. “Porquê, porquê agora?”, escreveu no seu diário que é revelado na obra.
 
Ronald Reng, autor do livro e amigo pessoal do jogador, revelou ao jornal Público que era bom que as pessoas percebessem que Enke não se matou conscientemente, mas que foi a doença que o levou a acabar com a vida. É neste aspecto que reside a importância deste livro. Mais do que um livro desportivo, Uma Vida Curta Demais fala sobre uma doença silenciosa que é muito mais do que aquilo que as pessoas pensam. Uma depressão não é uma tristeza momentânea que retira a vontade de fazer o que quer que seja a alguém. É uma doença que altera o funcionamento normal do corpo e que, em casos extremos pode levar à morte. E como doença grave que é, quem sofre de depressão precisa de ajuda e do apoio de todas as pessoas, apesar da tendência natural para esconder o que se sente. É um tema grave demais para ser ignorado.
 
No sentido de alertar para um problema grave, este livro é uma obra que deve ser lida com bastante atenção. Apesar de já ter dois anos, o livro só agora é que foi traduzido para português, pela Lua de Papel. A importância do livro foi reconhecida com o prémio William Hill Sports Book of the Year no ano passado.

24 comentários:

  1. ninguém imagina a dor que uma pessoa deve sentir nessas alturas.

    ResponderEliminar
  2. Não consigo imaginar o desespero de alguém que se suicida.....
    Alguem que se atira á frente de um comboio ou dá um tiro a si proprio não procura ajuda/salvação....quer MATAR-SE MESMO!!!
    ao contrário do que alguns dizem.....para mim isto é um acto de coragem desesperante....
    :( triste....muito triste
    Afinal o dinheiro não é tudo.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso da mesma forma. É um acto de coragem. Neste caso, ele tinha tudo para ser feliz. É muito triste.

      Eliminar
  3. A morte chega cedo,
    Pois breve é toda vida
    O instante é o arremedo
    De uma coisa perdida.

    O amor foi começado,
    O ideal não acabou,
    E quem tenha alcançado
    Não sabe o que alcançou.

    E tudo isto a morte
    Risca por não estar certo
    No caderno da sorte
    Que Deus deixou aberto.

    Fernando Pessoa, in 'Cancioneiro'

    ResponderEliminar
  4. A falha do nosso cérebro é coisa que ainda me faz confusão. Ainda não compreendo como a nossa cabeça pode pifar e levar-nos a extremos.
    Deus nos livre desse mal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é uma falha que arruína o corpo, por mais saudável que ele seja.

      Eliminar
  5. Ai... um tema tao forte como triste, e faz-me lembrar os meus anos negros. Estive tao perto do abismo que para mim cada dia é uma festa digna de celebracao! E nao há frases feitas quando se diz que só quem passa por elas sabe dar valor. É mesmo isso!! E saímos do buraco enormes, com uma forca (é com cedilha, mas eu nao tenho) e uma capacidade de dar a volta por cima que nao é para qualquer um. Venha o que vier, o que passei fez-me mais forte e nao é qualquer pintelho que me abala... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho e fico feliz por teres vencido essa batalha.

      Eliminar
  6. Este tema é mesmo muito forte, porque sinceramente acho que hoje em dia é mito fácil atingirmos esse estado...depressivo...e estarmos naquele limiar entre o estar bem e não estar tão bem! O nosso cérebro é enigmático e nunca sabemos quando algo pode começar a funcionar menos bem!
    Muito recentemente fiquei a saber do caso de um rapaz, novissimo, 22 anos que se suicidou. Supostamente estava num estado depressivo. E independentemente de a vida dele ser aparentemente normal, muitos amigos e extremamente sociável e alegre, escolheu o dia dos seus anos, depois de uma bela festa de aniversário, para cometer essa acção! Dá que pensar!
    já passei por situações de vida bem complicadas e consegui superá-las ainda que com muita tristeza e dor, mas realmente o que peço é que o meu cérebro e capacidade de racionalizar e lutar em frente não me falhe, porque acho que todos estamos sujeitos a que isso aconteça!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. É um problema que pode acontecer a qualquer um. Se a pessoa se isolar é ainda pior.

      Eliminar
  7. Às vezes olhamos para alguém e achamos que está tudo bem, achamos que é uma pessoa que tem tudo para ser feliz e estar bem... e dentro dessa pessoa vai uma guerra tão grande, que nem quando dorme essa pessoa tem paz.

    Pena não conseguirmos ler os pensamentos das pessoas para tentar dar-lhes a mão.

    ResponderEliminar
  8. Antes de ir ao tema central do teu texto só um aparte, foste multado quatro vezes... é uma desvantagem de ser homem. :)

    Em relação ao tema central do texto enquanto escrevias sobre o jogador só me ocorriam os nomes de dois génios, entre tantos outros, que viveram também fases de intensa depressão e que nos deixaram tanto, Florbela Espanca e Fernando Pessoa.

    “e não haver gestos novos nem palavras novas!”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse mulher estava safo :) As duas primeiras multas foram com pouco tempo de carta.

      Há muitos génios que passaram por isso.

      Eliminar
  9. É impressionante como esta doença é surda. Surda para quem está de fora e que podia ajudar quem precisa!

    ***

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente parece-me mais que as pessoas fazem por não querer perceber ...

    ResponderEliminar
  11. É verdade, a depressão é um dos grandes males dos nossos tempos, é uma doença que pode ser muito grave como se pode perceber por este post e por muitas outras histórias que todos nós infelizmente conhecemos. A boa notícia é que é tratável e para tal deve ser denunciada sem vergonhas. A título de curiosidade, é mais difícil para os homens assumirem que estão deprimidos e como tal receberem tratamento em condições. Por tratamento em condições, falo especialmente de ajuda psicológica (os fármacos só mascaram os sintomas).

    ResponderEliminar