6.11.12

a honestidade tem limites?


Do meu ponto de vista, a honestidade é uma das qualidades mais nobres que uma pessoa pode ter. A capacidade de dizer aquilo que se pensa, mesmo que possa não ser o mais adequado ou esperado, é algo bastante valioso. Mas será que a honestidade tem limites? Acho que não. Seja em que situação for, dizer aquilo que pensa é sempre a melhor opção.

Devemos ser honestos, mesmo quando vamos às compras com alguém que ousa experimentar aquela peça de roupa que lhe fica muito mal. Se não gostamos, devemos dizer isso. Quando um amigo erra e pede a nossa opinião, devemos dizer que errou sem medo de uma eventual discussão com alguém que nos é próximo. Ou seja, a honestidade vai bem com tudo!

Ainda assim, acho que há um caso onde a honestidade deve ser filtrada. Ou então moderada. Refiro-me aos anúncios sentimentais utilizados por aquelas pessoas que acreditam que o amor está nos sites de relacionamentos. É verdade que os caracteres disponíveis são em número reduzido. Também convém ser preciso e claro naquilo que se procura, de modo a não confundir os pretendentes, evitando assim respostas desnecessárias. Mas, honestidade a mais poderá resultar em algo errado.


Este exemplo, retirado do 9gag, é a prova de que honestidade a mais pode ser um problema. Alguém respondia a um anúncio onde o pretendente diz apenas “Vivi na Coreia. Gosto de beijar, tocar e fazer amor. Quero uma namorada sexy e boa”?

34 comentários:

  1. pOIS....acho que lhe respondem sim..pessoas que andem no mesmo "molde"...
    e digo-te isto porque um dia destes no meu email recebi um contacto de um grupo qq, tipo meetic e por aí, a convidar para pertencer ao grupo e que...."tchanam" faziam encontros de pessoas casadas com grande descrição.... OH PÀ...não é lindo isto???
    a sério....a que ponto se baixa o ser humano???
    bjos

    ResponderEliminar
  2. Ai, tal não é o desespero! Sinceridade sim, mas com algum filtro :p

    oneplustwoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Yes, I'd reply: "I lived in Belgium and I love to push the neck, punching and kicking the ass thugs like you."

    ResponderEliminar
  4. Eu respondia e dizia "Caro senhor, correspondo ao pretendido, mas não lhe vou responder porque procuro um homem igualmente sexy e bom... vá, no minimo bonito. Temos pena...".

    :)

    ResponderEliminar
  5. Eu respondia...tipo "Não, obrigada:)"

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que assim poupa-se tempo aos dois lados: não aparecem mulheres feias e elas não ficarão à espera que ele queira casar e ter filhos! ;)

    ResponderEliminar
  7. Ahah muito bom! Vai na volta e até há quem responda (provavelmente haverão pessoas apenas com esse mesmo objectivo).
    Respondendo à tua questão inicial, aprecio muito a frontalidade e honestidade. Por esse motivo sou frontal com as pessoas de quem gosto :)

    ResponderEliminar
  8. Eu respondia:
    Caro cavalheiro, não sou sexy e muito menos boa, aliás sou até má!
    E da Coreia só gosto dos carros!

    ResponderEliminar
  9. Discordo. A honestidade tem limites!!!
    Seria impossivel ter uma vida social se fossemos completamente honestos. Não é só pelo que iamos dizer de mal, mas também pelo que iamos dizer de bom.

    A capacidade que temos de fazer a gestão de não dizer tudo, é que torna a vida interessante.
    Claro que ninguem está a pedir para se mentir.. mas omitir algumas coisas nunca fez mal a ninguem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. totalmente de acordo, as chamadas "white lies", não descordo, porque conheço algumas pessoas que são "praticamente" frontais e não têm noção do ridiculo que se metem e criam às vezes e ainda ficam a olhar e a pensar qual é o mal, o que é que eu disse...
      tem de haver o bom senso.

      Eliminar
    2. Compreendo o que dizes. Mas, no meu caso são poucas as vezes em que uso essa técnica. Só em casos em que me perguntam se um bebé é giro e situações do género. De resto, prefiro a honestidade.

      Eliminar
    3. Qd o filho de uns amigos meus nasceu, fui visita-lo ainda na maternidade e enquanto todos apaparicavam o garoto eu viro-me para a namorada do meu amigo e digo-lhe: " sem duvida o filho é do ricardo...feio que ate doi" A criança nao era dos mais lindos q ja vi ( alias, serei o unico a achar que os recem-nascidos sao assim para o feiinhos? )mas disse aquilo numa d gozo...o certo é que nao fui convidado para o baptizado LOL

      Eliminar
  10. claro que tem limites!
    os da educação e do bom senso!
    as pessoas que dizem que são muito "frontais e dizem tudo na cara" geralmente são mais mal educadas que outra coisa!!!

    os limites entre uma situação e outra são estreitos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Roxanne diz tudo.
      A verdade é muito importante mas não é menos importante o uso que lhe damos.

      Eliminar
    2. Bem dito!

      Ser frontal é muito diferente de ser mal educado. A frontalidade não obriga a ser bruto.

      Eliminar
  11. LOOOLLLL...

    Mas sim, ser honesto tem limites :)

    ResponderEliminar
  12. A honestidade não tem limites, concordo.
    Mas um filtro de vez em quando, e dependendo das pessoas, não é mal pensado...

    ***

    ResponderEliminar
  13. Será aquilo honestidade? Honestidade, sinceridade a frontalidade aprecio, mas haja bom senso!

    ResponderEliminar