18.11.12

ainda a violência no porto

Ao longo dos meus 31 anos de vida tenho tido a oportunidade de viajar. Isto fez com que tenha conhecido outros continentes, outras culturas, vários países e dezenas de cidades. Neste percurso tive também a possibilidade (e coragem) de estar em bairros complicados, onde muitas pessoas têm receio de entrar.

É óbvio que existem arruaceiros em todos os locais mas, infelizmente para mim, o Porto passou a ser a única cidade onde fui agredido de forma gratuita por um grupo de pessoas cobardes e sem qualquer valor para a sociedade. Os tais gunas.

Não provoquei nenhuma discussão nem arranjei problemas a ninguém. Simplesmente, fui agredido a murro e pontapé numa tentativa de assalto mal sucedida. E também não fui agredido por me ter recusado a entregar bens aos gunas ou por lhes ter resistido. Mais uma vez, simplesmente disse aos gunas que não tinha o que pretendiam (telemoveis e carteiras) nem tão pouco tinha dinheiro para lhes dar.

Também posso dizer que (infelizmente) já fui assaltado algumas vezes mas esta foi a primeira em que sou agredido antes de responder que não tenho nada para roubar. E não, não me recusei a responder. Fui agredido antes de conseguir falar.

Se este tipo de gente existe em todas as cidades? Não sei. Mas tenho a certeza que existem no Porto e que actuam nas ruas mais movimentadas da noite da cidade onde não vi um único polícia.

Por isso, volto a dizer. O pior do Porto (uma bela cidade) são os gunas. Os merdas dos gunas.

PS - A expressão gunas passou a ser do meu conhecimento através das pessoas da cidade. Não é uma invenção minha.

Enviado do meu BlackBerry® da tmn

72 comentários:

  1. Que cena má...! Espero que estejas bem.

    ResponderEliminar
  2. Isso é assustador! Espero que os «gunas» aqui de Lisboa não fiquem com ideias...

    ResponderEliminar
  3. Por isso é que eu gosto tanto do meu Seixal

    ResponderEliminar
  4. Lamento sinceramente ler o que acabei de ler!


    Espero que estejas bem a todos os níveis, não apenas físico!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma situação chata que dá muito que pensar. Penso nas opções que tomei. Pondero se me deveria ter revoltado. Depois penso, se o fizesse, será que algum deles puxava uma faca...

      Eliminar
  5. é pena ..mesmo muita pena que isso tenha acontecido...eu vivi aí 4 anos e só uma vez é que senti esse medo,como já tinha dito antes, quase a levar uma facada no estômago,mas não foi por gunas mas por um drogadito qualquer... mas é preciso conhecer bem a cidade para saber por onde se deve andar..mas este episodio aconteceu me a frente das galerias de paris,num domingo a noite por volta das 20 horas...e policias ZERO

    ResponderEliminar
  6. Bem não estarás certamente, mas estás melhor? Ficaste magoado? Lamento profundamente, vivi toda a minha vida no Porto e arredores e nunca cruzei com esse tipo de gente, aliás, nem o termo conhecia, fui "apresentada" ao termo, não às pessoas, há uns meses por uma miúda que conheci, ali da zona da Afurada...são realidades tristes e não estou a defender semalhante, gostaria apenas de lembrar, que se não são "gunas" são outros gunas quaisquer e existem em todo o lugar do mundo. As tuas rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem "gunas" em todo o lado. Mas um assalto é uma coisa e o que fizeram é completamente diferente.

      Quanto ao ter ficado magoado, fiquei com algumas marcas.

      Eliminar
  7. vá, violencia urbana existe em todo o lado. lá porque o norte em geral tem uma(s) palavras especificas para isso não quer dizer que o resto do mundo também não tenha gente violenta. e palavras para elas, já agora.

    nunca ouviste as expressões: gandim, jagunço, mitra e etc.

    até porque mitra e carocho só conheço como expressão específica de lisboa e isso não quer dizer que só haja toxicodependencia nesse canto do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há violência em todo o lado, é certo. Mas este tipo de atitude, só conheci ali.

      Eliminar
  8. Por Deus saia dai o mais rápido possível !

    ResponderEliminar

  9. Lamento o sucedido e desejo que estejas melhor.

    HSB “ Gunas” quem te disse o nome… ou não é natural do Porto…essa expressão!

    Tenho casais Lisboetas…distintas zonas de Lisboa, comentaram comigo, diversas vezes sentiram medo de sair de casa. E não somente há noite como de dia. Lugares bem frequentados. Não sei se em Lisboa são “ Gunas ou não”.
    Esses grupos, igualmente jovens, assaltaram um casal amigo, a filha assistiu a tudo. Imagina o temor da criança e dos pais. Entregou o telemóvel e o pouco dinheiro que possuía na carteira e ainda foi pontapeado.

    Arruaceiros…infelizmente existem em todo o lado. É triste e de lamentar. Espero que não altere a tua visão sobre a minha deslumbrante cidade. Certamente a tua nobre cidade também os tem literalmente.

    Rápidas melhoras!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A designação (gunas) é comum no norte e especificamente no Porto, sim, Susana. Mas ainda bem que a desconheces*

      Eliminar
    2. ABT-

      A expressão existe e conheço (nasci e vivo no Porto), é utilizada para os ““arrumadores de carros” e não para grupos de jovens…praticam o vandalismo.

      Infelizmente, conheço…ainda no fim de semana um grupo de jovens (não denominado Gunas”. Ao meu carro partiram o espelho do lado e aos restantes carros igualmente e vidros.

      Eliminar
    3. Ouvi a expressão contada por muitas pessoas diferentes. Concordo que há violência em todo o lado mas desconhecia este tipo de atitudes.

      Eliminar

  10. Por Deus sai e vai para lisboa!!! Valha-me a Santa.

    ResponderEliminar
  11. Nem sei que dizer. Entre as palavras que escreveste tem uma mensagem forte.
    Espero que estejas bem... Não podemos ficar sem ti!! :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Bom assim sendo esses tais Gunas são de fugir e depressa e triste é qualquer cidade ter "gentalha" dessa. Que lamentável seres assim atacado!:(

    ResponderEliminar
  13. Muito mau...
    Mas cá no norte, a expressão "gunas", é bem conhecida...
    Get well. ;)

    ResponderEliminar
  14. :( Tristeza... Acho que nem aqui em Buenos Aires isso acontece... uma das cidades mais perigosas... há roubos violentos, sim há! Disparam uma arma como quem atira uma pedra, Sim! Mas o "segredo" é não ofereceres resistência, porque de resto, "tranquilo"!.... É triste mesmo... muito triste! Não entendo esse "prazer" de quem agride por agredir.... :( Espero que estejas bem!

    ResponderEliminar
  15. Que triste haver esse tipo de gente mal formada e cobarde!
    Espero que estejas bem (na medida do possível...) :(
    Abraço solidário.

    ResponderEliminar


  16. Nem digas nada, estive em Lisboa o fim semana passado. Os gaijos devem ser os mesmos. Vandalizam-me o carro. Afinal a minha cidade Lisboa. Eu estou no Porto a trabalhar. Algum tempo que não vinha a Lisboa, fiquei desiludido, com os desordeiros.

    Grupos desses existem em todo lado. Fiquei admirado com a minha cidade de berço Lisboa, também existir grupos e não são tão poucos. Os meus familiares já me tinham alertado, para os grupos de marginais em Lisboa. Infelizmente, tipo de gente não faz nada, na vida e existem em todas as cidades.

    Um abraço
    Manuel Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem em todo o lado, infelizmente.

      Mas não compreendo a violência gratuita.

      Abraço.

      Eliminar
  17. Nunca fui assaltada mas tenho tanto medo desse tipo de situações, e da minha reacção. Espero que já estejas fino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu conselho é que façam o mesmo que fiz. Primeiro, não parar. Segundo, não resitir. Porque estas pessoas são capazes do pior.

      Eliminar
  18. REVOLTANTE! e a PSP?? nada diz? O comando da PSP do Norte? tenham dó,se os GOES 8penso que é este o nome),lhes dessem um tratamento valente,vai uma aposta em que se lhes acabava a vontade de agredir asssim as pessoas?? Não fizeste queixa??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não os apanham se não quiserem. Não fui à esquadra porque ia apenas perder tempo. Preferi ir dormir.

      Eliminar
  19. Meu deus :( Recupera rápido que é o mais importante!Força!

    ResponderEliminar
  20. Muito mau, lamentável! Espero que estejas bem.

    ResponderEliminar
  21. Lamento imenso.
    Deverias ter apresentado queixa.
    Estimo as tuas melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o fiz por achar que ia apenas perder tempo na esquadra.

      Obrigado.

      Eliminar
  22. as melhoras HSB, mas acredita que gente dessa à em todo o lado, infelizmente...

    ResponderEliminar
  23. Sinto muito pelo que aconteceu. Nunca tive problemas por cá, mas custa-me muito saber que a minha cidade fica conhecida por este tipo de gente.

    :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, a tua cidade é muito mais do que este tipo de gente :)

      Eliminar
  24. Desde que não te roubem a alma, levem tudo... ;)

    joking! Espero que estejas bem...
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levaram nada mas deixaram-me com coisas a mais e que eu não desejava.

      beijos

      Eliminar
  25. ...........
    HSB, que cena....
    lamento....é horrivel
    detesto violencia gratuita
    Por isso cada vez mais tenho receio de sair á noite sozinha...
    beijinho e espero que estejas bem

    ResponderEliminar
  26. Espero que estejas bem e em franca recuperação..É de lamentar que existam esse tipo de pessoas, ainda por cima quando nem resististe..É de uma violência gratuita e de uma cobardia gritante..Beijo grd e as melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente,essas coisas não acontecem só no Porto..Em 1994 eu e uma amiga minha fomos violentamente espancadas em plena praça do Rossio por elementos da claque da Juve Leo, só pq tínhamos 2 cachecois do Benfica..não provocámos ng, não ofendemos ng.íamos só a passarna rua.e éramos 2 raparigas..somente 2 raparigas a caminhar para ir ver um jogo de futebol e fomos brutalmente agredidas por uma claque inteira e ng fez nada...e toda a gente que ía a passar viu..e eles eram uns 20, uns cobardes e uns anormais que ficaram orgulhosos das suas pessoas por agredirem barbaramente 2 miúdas..que só queríam ver a bola:(

      Eliminar
  27. Boa Tarde

    Arruaceiro...Gunas...vandalos...o que lhe quiserem chamar há em todo o lado e ninguem faz nada, não é só em Lisboa e no Porto, o problema começa em casa, quando os papás nao querem nem saber e nem se importam com o que os filhos andam a fazer.
    Não quero ofender ninguem nem é de todo minha intenção faze-lo, é apenas aquilo que vejo!
    Os meus pais moram em Evora, num soposto bairro de vivendas, e onde o hobbie preferido dos rapazolas é por fogo nos contentores da reciclagem ou dou lixo normal, que estão mesmo ao lado das casas. A policia não faz nada porque nunca os apanha em flagrante, o guarda noturno sabe quem eles são mas nada pode fazer porque nao os apanha em flagrante, e assim andamos até que um dia haja um azar maior (que Deus não permita).
    Por isso...dessa gentinha ha em todo lado, seja cidade grande ou cidade pequena...
    HSB só te posso desejar as rapidas melhoras e que na proxima visita ao Porto as coisas corram ainda melhor!

    ResponderEliminar
  28. Bolas Homem espero que estejas bem e seguro.
    Não sabia nada disso é de lamentar estas situações.
    As melhoras e força.

    ResponderEliminar
  29. Lamento e espero que este episódio violento não te faça odiar o Porto.

    ResponderEliminar
  30. :(
    Espero que estejas bem e melhor.
    Força!

    ***

    ResponderEliminar