12.11.12

a culpa é dela?


A curta (mas aparentemente longa) visita de Angela Merkel a Portugal está a provocar um misto de emoções. De um lado da barricada estão os que aplaudem a visita da chanceler alemã ao nosso país. Do outro, os que reprovam por completo a visita daquela que consideram ser a culpada do estado em que Portugal se encontra.

Eu, pergunto: Angela Merkel tem culpa no estado em que nos encontramos? Foi a chanceler alemã que nos levou a este caos ou foram os erros dos sucessivos governos? É fácil culpar os outros mas a infeliz realidade é que a culpa é exclusivamente de quem nos governou sem pensar no futuro.

Porém, sou contra a visita de Angela Merkel pelos custos da mesma. Nesta fase, é dinheiro muito mal gasto, que podia ser canalizado para outras coisas bem mais importantes.

19 comentários:

  1. Exactamente! Em alturas de guerra não se limpam as pratas (ou algo assim). Estamos em contenção e vamos gastar dinheiro a trazê-la cá?!?! Não se entende...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a minha crítica a esta visita. Dispensava pagar almoços que davam para alimentar centenas de famílias.

      Eliminar
  2. Completamente de acordo!

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que muitos críticos (com importância na vida política) deviam pensar nisto antes de abrir a boca.

      Eliminar
  3. *completamente de acordo.. acho incrível como o povo português tem sempre de arranjar alguém externo a quem culpar, em vez de pedir contas a quem de facto nos levou a este estado de coisas..

    ResponderEliminar
  4. Fiquei confusa... Mas somos nós a pagar a visita dela?
    Se só vem para 6 horas, nem refeição merece!
    Não consegui ainda digerir o facto da Alemanha pagar as dívidas (sim porque eles também têm dívidas) a juros O, e os países como nós a 4 ou mais %...
    Afinal não era suposto ajudarem os países mais pobres? Ou a ajuda deles é ganharem com a nossa desgraça?
    Por isso ela tem a culpa que lhe cabe nesta europa desunida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que achas que pagou o almoço em São Julião?

      E ela tem culpa de Portugal precisar dessa ajuda?
      Se um pessoa rica (mas com dívidas) for a um banco acompanhada de um pobre (afogado em dívidas), quem recebe as melhores condições?

      Isso não me incomoda. O que me incomoda é a porcaria que os portugueses fazem. A Merkel não tem obrigação de nos salvar mas muita gente que tinha só nos enterrou ainda mais. Por isso é que a minha fúria não está dirigida para ela.

      Mas percebo o teu ponto de vista.

      Eliminar
  5. Confesso-te que não olho com bons olhos a visita desta senhora, mas percebo a questão de diplomacia e política que está subjacente! Ainda hoje de manhã estava a ouvir uma parte da entrevista dela nas notícias e ... enfim...uma pessoa rígida, fria, pragmática! Uma mulher de números e sem olhar ao que está por detrás destes! Não gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com isso. Mas, não a culpo da pobreza e misérias crescentes em Portugal.

      Eliminar
  6. É por demais óbvio que não é a Senhora que tem a culpa. Temos que recuar algumas décadas para perceber que os fundos que entraram em Portugal para o seu desenvolvimento foram mal aplicados e até "desviados". Estamos a pagar faturas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quantos portugueses é que se lembram disso antes de culpar a Merkel? Ela tem culpa desses erros e dos luxos com que vivem os políticos?

      Eliminar
  7. Como estou em casa nem vi tv para a ver pq n suporto o facto de Alemanha querer dominar a Europa. Vi há pouco imagens e chegou. Enjoa-me ver os políticos, Merkel e afins.

    Mas estou em total de acordo com que o escreveste. :)

    ResponderEliminar