17.9.12

sexo, traições e vídeo ou casa dos segredos


Como já suspeitava, a Casa dos Segredos foi líder de audiências. Mesmo assim, consegui ser surpreendido. O programa teve uma audiência média de 1,736,000 indivíduos, aquilo a que corresponde uma quota de audiência de 55,9%. Para se ter uma ideia, no mesmo horário, a SIC registou 11,4% e a RTP1 7,2%. Às 22h42, o programa teve o seu pico máximo de audiência com 2 milhões cento e quarenta e sete mil pessoas a assistirem à estreia da terceira edição. Estes resultados são os mais altos de sempre, superando os 1,4 milhões das duas primeiras edições.

A meu ver, este sucesso é fácil de explicar. Em tempos de crise, as pessoas agarram-se (ainda mais) a este tipo de programas que acabam por ser uma espécie de escape das rotinas diárias, tal como as telenovelas e outros programas. Por sua vez, aqueles que abominam o programa, não resistem a espreitar, nem que seja porque ouviram algo caricato em relação aos concorrentes.

Da parte de quem produz o reality show, tudo é pensado ao pormenor. É uma espécie de caldeirão onde constam os ingredientes necessários para altas audiências. Ingredientes esses que escapam às melhores tramas das telenovelas ou filmes. Por mais que procure, não encontro nenhum programa (nacional) onde exista tudo isto:

- Um homem que diz ter a pila grande, revelando o desejo de tomar banho nu para provar que a alcunha de trombinhas não se trata de publicidade enganosa;

- Outro que revela trair a namorada minutos antes de entrar no concurso com a respectiva, afirmando ainda ter capacidade para conquistar alguém com um físico melhor;

- Vários que abdicaram das relações amorosas ou profissionais em prol dos cinco minutos de fama;

- Um ex-casal em que ela assume bater no companheiro, enquanto ele revela ter ficado traumatizado com a porrada da namorada;

- Uma mulher que se descreve com os piores adjectivos de que se lembra;

- Outros que assumem o gosto de seduzir tudo o que mexe apenas para gozar com alguém;

- Um caixa de supermercado que diz que todas as mulheres do mundo fazem fila na sua caixa, estando as outras vazias;

- A "clássica" menina que sonha ser manequim;

e 99,9% de narcisistas, só para descrever alguns exemplos.

Isto tudo, bem misturado no caldeirão vai resultar em lágrimas, sorrisos, histórias de atracção física verdadeiras, histórias de amor falsas, lutas de poder, intrigas, difamações e se tudo correr bem, sexo, muito sexo. Nem que seja a fingir, debaixo do lençol. É a telenovela da vida real, que após várias edições começa a perder naturalidade, sendo manipulada pelos concorrentes, que já sabem aquilo que os telespectadores querem ver. A isto acresce ainda a manipulação do próprio programa, sendo certo que as audiências vão ser líderes até à passagem de ano, altura em que o reality show termina.

Por sua vez, ainda há pessoas que olham para estes concursos como a única (ou a melhor) hipótese de alcançar uma vida de sucesso. Cegos pela fama fácil, não percebem que o mais provável é serem transformados em piadas nacionais. É verdade que há quem tire proveito da sua participação. Enquanto o programa durar, existem as presenças nas discotecas. Depois, o esquecimento rápido. Basta fazer uma pequeno exercício e tentar recordar cinco ou seis pessoas das edições anteriores que ainda sejam conhecidas e que tenham proveito da participação no concurso.

Contudo, tiro o meu chapéu a quem produz o programa, à TVI, que o emite e à Teresa Guilherme, a melhor apresentadora portuguesa para um reality show. A Casa dos Segredos é feita a pensar em audiências. Alcança números históricos, que por sua vez atraem publicidade. Como tal, quer se goste ou não, é inegável assumir que é o maior sucesso da televisão nacional. Que opinião têm da Casa dos Segredos?

48 comentários:

  1. Como já leste no meu blog, a minha opinião é de espanto face ao interesse que as pessoas revelam e o tempo que perdem a ver estes programas. De resto, estou de acordo contigo, o programa é feito desta forma com estes ingredientes porque sabem que é isso que traz maiores audiências.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li com atenção o teu ponto de vista. Acho que as pessoas simplesmente encontram uma espécie de refúgio no programa.

      Eliminar
  2. o objectivo não é esse mesmo (ter audiências)?!
    nisso tem sucesso. não contesto.
    se concorrem mais pessoas ao programa que ao ensino superior, está praticamente tudo dito...

    do programa em si, não tenho opinião porque evito ao máximo ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é o maior sucesso da tv porque ultrapassa todos os objectivos. Quanto aos concorrentes, está tudo dito...

      Eliminar
  3. Isto vai dar é porrada e é isso que eles querem. Que raio de grupo que eles arranjaram! De todas aquelas inscrições de certeza que escolheram os piores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que a escolha é feita com base em tudo e mais alguma coisa. Personalidades que vão chocar, pessoas que fervem em pouca água, apaixonados e pinga amores. Depois, misturam tudo e esperam que rebente para todos os lados.

      Eliminar
  4. Concordo contigo. Vejo para me distrair, rir um bocado e ao mesmo tempo ver as figuras que fazem e pensar o quanto sou diferente de toda aquela gente. Há muita coisa ridícula, mas ao mesmo tempo serve para nos abstrairmos todos um pouco do nosso dia a dia.
    Não vi a primeira edição, vi a segunda porque tinha lá uma pessoa que eu conhecia e que agora ao ver estes "personagens" vejo que nesta edição não há ali ninguém como ela. Cá para mim nem vou acompanhar isto de jeito como fiz com o outro.
    Por isso, se acompanhares, vai contando as coisas que valem a pena ser vistas.
    Ontem na estreia ainda me fartei de rir, especialmente o feirante a chamar Júlia à Teresa. E depois essa do Trombas, o rapaz parece que estava com o sorriso congelado! Enfim, claro que uma cena de pancadaria vem sempre a calhar, qual Rocky ou qualquer coisa parecida. ehehhehe Apesar de deprimente, sem dúvida que é algo que é muito bem pensado. Olha gostava de estar nos bastidores da selecção desta malta, por acaso gostava!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe uma espécie de encanto por ser semelhante a uma novela da vida real. O que vai acontecer? Vão apaixonar-se? Vai haver sexo? Vão andar à pancada? Tudo é possível.

      O momento Júlia foi o melhor da noite.

      Eliminar
  5. Nem para me distrair... é que tudo me irrita: a música, a burrice dos concorrentes, os trocadilhos da Teresa. É mais forte do que a minha curiosidade.

    ResponderEliminar
  6. eu admito, fiz parte dessa grande maioria que viu a casa dos segredos ou "esquina dos segredos" como gosto de lhe chamar. e tenho intençoes de continuar a ver, sempre há mais dinamica (entenda-se porrada e discussoes a toda a hora) que a novela. Mas sim aquilo é uma cambada de gente futil. mas gosto do hélio a quem o medo não lhe assiste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Hélio é uma pessoa que, com esperteza, pode tirar proveito da sua participação. É uma pessoa de quem os portugueses gostam devido à forma como ficou conhecido. Ele já teve os seus cinco minutos de fama com o vídeo que correu mundo e que lhe valeu reportagens e uma publicidade. Se não entrar em conflitos e guerras parvas, pode ganhar algo com a sua participação. É dos poucos em quem vejo isso.

      Eliminar
  7. Nunca tive paciência para reality shows, nem para espreitar um pouquinho. Nunca vi o Big Brother, nunca vi a casa dos segredos, não tenho a minima curiosidade apenas pelo que ouço as pessoas falarem e acharem muita graça. Eu acho ridiculo e deprimente a exposição publica e o auto rebaixamento dos concorrentes por 3 min de fama. Se no meu dia a dia não me interesso pela vida do vizinho, e recuso-me a relacionar com pessoas cujos padrões eu considero brujessos, também não me apetece nada estar a perder o meu tempo a ver pessoas burras e com atitudes estupidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi o primeiro Big Brother com muita atenção. Era o primeiro. Tudo era diferente e esses concorrentes realmente ganharam muito dinheiro, apesar de ser público o que aconteceu com a maior parte deles. A partir daí, o meu interesse não foi o mesmo, mas acompanho ocasionalmente.

      Eliminar
  8. Sinceramente é um programa que não me cativa nada! Confesso que fiz parte das pessoas que eram fãs do primiro Big Brother! Segui os episódios todos! Ontem como qualquer pessoa estava curiosa com os concorrentes e fiz o zapping pela TVI....resultado final...vi 4 concorrntes e adormeci! Acho que esta edição esmerou-se face às anteriores...um nível muito baixo e o tudo vale para ser famoso:)Não Há limites pelos 5 mns de fama! Sem querer ser de julgamentos muito púdicos....pessoas muito jovens e sem nada naquela cabecinha! É triste! Mas as audiências ditam e pelos vistos face a esta crise toda o país precisa de se divertir com estes programas! A TVI é simplesmente esperta e sabe o que vende lá fora...polémica! E o estereótipo dos concorrentes é sempre o mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste capítulo, a TVI dá uma grande tareia à SIC. Não conto com a RTP porque o canal não entra nestas guerras.

      Eliminar
  9. Hoje ando mal informada!! Detesto estes dias em que tenho que fazer coisas inevitáveis e que não leio informação...

    O que mencionaste é a pura das verdades. De uma forma simplista, o português chega a casa cansado do trabalho e não quer ver nada sério. Quer ver algo que o alegre, que o esqueça um pouco de trabalho/desemprego(...) e relaxar. E o que faz a tv, neste caso? Vende o seu produto em "prime time" para o público, para as maiorias, para as audiências.

    Imagino o número de pessoas que deve ter dito que não viu ontem o programa!!! O facebook era corrido de pessoas mediáticas a comentarem!! Ehehehe... E dps n venham dizer que não viram!! É como os homens dizerem que não leem revistas tipo "Maria". Nhec, nhec, nhec. :) E ainda no outro dia vi um a ler a parte (que nem me lembro do nome correcto pq n leio há anos, confesso), confissões, desabafos e respostas. ;)

    Mas pelo que vi achei triste o tipo de pessoas que entraram. Tanta arrogância junta!!!

    Li duas frases fabulosas do Pedro Chagas Freitas sobre o Secret Story:

    "Alguns concorrentes da "Casa dos Segredos" até conseguiram combinar razoavelmente as cores das roupas. Mas ainda nenhum acertou na combinação entre sujeito e verbo."

    "Quase dois milhões de portugueses escolheram ver a estreia da "Casa dos Segredos" ontem à noite. Há cerca de um ano, mais de dois milhões de portugueses escolheram ver a estreia de "Passos Coelho no Governo". A nossa propensão para ver coisas que incontornavelmente vão dar merda é absurda."

    :D :D :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o Português tem um bocadinho de masoquista...
      Vi a gala para ver os especimes Portugueses que ali irião entrar e fiquei decepcionado, faço copy/past do que aqui se disse, parece haver 2 pessoas "normais" em 20, não é grande média, ontem já me poupei...

      Eliminar
    2. Adorei essas frases :)

      O programa é um sucesso e é visto por muita gente. Contudo, acredito que também existam várias pessoas (e algumas delas já o disseram aqui) que não querem ver.

      @Urso Misha - Muito bom! Estou contigo nisso das pessoas normais. Eles têm todos o mesmo molde e elas todas o mesmo ar!

      Eliminar
    3. Eu tb vi a gala e vou dizer francamente e com palavras grossas: é só putedo, cachopos, arrogantes que ali entraram.
      O mais engraçado deles ainda foi o Hélio e, como já foi dito, ele pode tirar muito do programa se a sua postura não se denegrir. Gostei das gémeas, talvez pela cumplicidade entre elas, de serem muito próximas e ligadas. Tenho primas gémeas e vejo a cumplicidade delas, em tudo. Mas as meninas tb podem enganar.

      De resto não sei mais nada. N vi mais desde domingo. as claro que vou espreitando... Vai haver muita complicação ali dentro com pessoas mal educadas, arrogantes... Parece que foram escolhidas a dedo para a "porrada" e audiências. :)

      Eliminar
    4. Parece não... são escolhidas a dedo!

      Eliminar
  10. Eu não vi a gala porque me deito cedo com o filhote. Mas conto ir dar uma espreitadela de vez em quando. Aquilo não é educativo mas é divertido... e todos nós temos um bocadinho de voyeur dentro de nós. Até quem fala mal vê... só que parece mal dizer que vê. Eu vejo sem saber de cor nomes ou segredos. Isso não me interessa... vejo por ver. Como uma novela. Não sigo mas espreito :))

    ResponderEliminar
  11. Não vi, não faço parte desses 2 milhões, recuso-me a ver...
    Não quero ficar mais tola do que já sou :)
    E quando quero fugir da realidade que me rodeia, ouço musica... não consigo ver esse tipo de programas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juro que não, não vejo qualquer utilidade nesse tipo de programa. Vi um pouco do anterior e achei deplorável...

      Eliminar
    2. Lírio,eu também ouço música para fugir da realidade,não preciso de ir a correr para ver um reality-show deplorável.

      Eliminar
  12. Concordo inteiramente contigo... E admito que fui daquelas que me ri até mais não com os escolhidos para "A Casa mais Viagiada do País" (Ou agora será a residência do sr. PM?), principalmente naquela parte de umdos concorrentes ter sido considerado o melhor rabo de portugal em 2000 e qualquer coisa! Confesso que ainda vi a CS1, a 2 já só vi a estreia e desta deve ter sido o mesmo... A 1 era um formato novo, idêntico ao Big Brother, mas mais rebuscado. Depois as repetições tornam-se aborrecidas, com sujeitos pouco aconselháveis e perde o interesse.
    Brevemente também irei fazer um post sobre a CS3 no meu blog porque cada um de nós encontra sempre coisas novas para dizer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia era juntar-se os políticos todos e enfia-los numa casa para os portugueses assistirem :)

      Tens razão, há sempre algo novo para dizer :)

      Eliminar
  13. Não vi as edições anteriores nem vou ver esta.

    ResponderEliminar
  14. Olha eu nem tenho opinião sobre este programa o que sei é que houve um individuo que tentou concorrer ao reality show da TVI com o segredo: "Sei quem é o estripador de Lisboa".
    Lembram-se disso??? Saiu até nos noticiários.
    Do melhor...

    ResponderEliminar
  15. Tenho muita pena que 70% do pessoal que está lá dentro seja da zona do Porto, toda a gente vais achar que nós por cá somos todos assim.

    Eu acredito que são escolhidos a dedo e provocam situações para gerar mais audiências, como por ex. entram 23 pessoa e só há 16 camas? Hummm...

    Os meus colegas dizem que tiram o som aquilo e vêm as babes que burras ou não são "boas", as meninas o mesmo. Os que admitem ouvir dizem que "aquilo não puxa pela cabeça ao fim do dia, conseguimos ver aquilo com o cérebro parado" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei disso! Ver com o cérebro parado. É uma boa descrição :)

      Eliminar
  16. Soube da estreia do programa pelo teu blogue. Como vês o interesse é imenso...eheheh

    ResponderEliminar
  17. Concordo com o conteúdo do teu post, HSB.
    E confesso que me faz confusão esta fobia das pessoas pelo programa, como se fosse um assalto às casas e à mente das pessoas. Calma... ninguém é obrigado a ver e também não precisam manifestar-se como se o programa fosse uma peste que aniquilará o cérebro dos demais. É só uma forma de entretenimento, se não se sentem entretidos só precisam mudar de canal. E de preferência com educação, substituindo o insulto às pessoas que lá estão e às que se entretêm com o show preparado. É que nesses momentos ficam muito mais parecidos aos concorrentes que estão dentro da Casa, do que pensam.

    Outra perspectiva do mesmo tópico aqui, HSB:
    http://www.natandspirit.blogspot.pt/2012/09/casa-dos-segredos-3.html

    *

    ResponderEliminar
  18. A única parte que vi da casa dos degredos, foi um vídeo no FB com as meninas a tomarem banhoca...e sinceramente não desgostei xD

    Quanto ao resto penso que este grupo é o piorzinho desde sempre...a TVI esforçou-se para que o nível desta edição desça o mais baixo possível. Mas a verdade é que sexo, porrada, discussões e burrice aguda dá audiências!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As audiências mandam! Há que alimentar aquilo que elas pedem. Seja lagosta ou tremoços.

      Eliminar
  19. O meu sonho é conhecer alguém que entre na Casa!
    E tenho dito!
    Só vê quem quer! ;)

    ResponderEliminar
  20. Não sei se é verdade :), mas hoje na escola disseram-me, que para terem audiências algumas histórias são inventadas... será verdade?

    Eu sinceramente vejo para rir, mas se não vir não me faz falta nenhuma.
    Gosto do teu blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luar!

      Também já ouvi isso bem como uma manipulação de votos. Se é verdade? Não sei.

      Eliminar
  21. Eu também odeio o programa e nem quero saber se faz sucesso ou se vão matarem lá dentro.Eu só sou curiosa para saber os segredos,mais nada.

    ResponderEliminar