21.9.12

acelera... sem medo!


Umas das experiências com mais adrenalina da minha vida foi vivida dentro de um carro. Tive a oportunidade de conduzir um Porsche no Autódromo do Algarve. Digo isto, não como uma espécie de basófia, mas para explicar o motivo da adrenalina, algo muito mais complexo do que um carro potente e uma estrada desimpedida. O autódromo de Portimão tem uma característica especial que é o seu relevo. O percurso distingue-se por diversas curvas cegas. E a minha missão era simples: conduzir tal e qual um piloto durante uma prova.

Por mais palavras que procure, não consigo explicar o que senti quando seguia no bólide, sem conhecer o percurso. Ao meu lado, seguia um piloto profissional que só me dizia: “acelera!” Nos primeiros avisos, ainda disse que não via nada devido ao relevo da pista. Mas, rapidamente fiquei rendido e ao seu comando, o meu pé ficava cada vez mais pesado no pedal. O carro movia-se cada vez mais depressa. O alcatrão ia desaparecendo e nem sinal da curva. O acelerar sem saber para onde mexeu comigo. Deu-me uma sensação boa e, por incrível que pareça, vazia de medo.

Estar a ver a estrada desaparecer à minha frente enquanto gritam “acelera mais... mais... mais” é do melhor que já senti. Claro que, na altura certa, seguia-se o ordem para travar mas a realidade é que desconhecia o percurso e o único controlo que o piloto tinha sobre o carro ou sobre mim era mesmo a voz. Se algo corresse mal, ele não tinha acesso a pedais ou volante.

Acho que aquilo que me encantou foi um misto da confiança passada pelo piloto, que me tinha conhecido minutos antes quando entrei no carro, com o ritmo alucinante rumo ao desconhecido. E a verdade é que muito mais do que uma experiência numa pista com um carro de sonho, adaptei o que senti à minha realidade, fazendo daquele momento uma lição de vida.

Quantas vezes, em diferentes situações do quotidiano ouvimos uma voz que nos diz para acelerar, sem medo das curvas, garantindo que está lá para nos ajudar. E quantas vezes lhe damos razão? Poucas, atrevo-me a dizer. Acelera, não tenhas medo de te apaixonar, diz. E nós? Travamos. Acelera, aceita esse novo projecto profissional e muda de vida. E nós? Travamos. Acelera, não tenhas medo de revelar a tua ideia na reunião da empresa que vais brilhar. E nós? Travamos. E podia ficar a noite toda nisto.

Consigo lembrar-me mais da experiência que vivi pelo que me ensinou neste domínio do que propriamente por ter conduzido um carro que provavelmente nunca vou ter numa pista onde já estiveram os melhores pilotos da actualidade. Ensinou-me que que o medo ou receio do desconhecido não pode ser sempre vencedor. Aprendi a acelerar em direcção... ao que a vida quiser. E sabe tão bem.

19 comentários:

  1. Então agora, daqui para a frente,é só aplicar os conhecimentos.. .)

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito deste teu texto! Vou procurar lembrar-me destas palavras quando todos aqueles receios, medos, entraves teimarem em aparecer! Acelerar para o que a vida nos oferece...parece-me bem!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Outro texto brilhante! :)
    É óptimo ter alguém ao nosso lado que insista para ganharmos confiança...
    Engraçado, pq hoje de manhã "acelarei" para uma entrevista quando estou numa fase de extremo cansaço em viagens "pelos caminhos de Portugal". Tudo a devido a umas trocas de email's... ;)

    E não é medo neste caso... É mesmo Exaustão. :(

    ResponderEliminar
  5. Pois é ,quantas vezes o medo nos bloqueia?.
    O medo no fim é a nossa prisão do inconsciente.Por medo deixamos de viver,de fazer as coisas mais banais.
    O medo do desconhecido devia de ser aceite como desafio, mas muitas vezes não o fazemos é certo..E quantas vezes perdemos com isso. Grande lição!
    Belo texto .Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Uau, grande aprendizagem, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  7. Lindo post...
    Voçe está de parabens pelo blog. Cada vez que venho cá da uma vista de olhos,me surpreendo ainda mais pela qualidade dos assuntos abordados...
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :o Obrigado pelos elogios. Fico sem palavras. Ainda bem que gostas e espero que continues por cá :)

      Eliminar
    2. Ahhhh ,que bom que gostou do meu comentário.
      Acredite,foi sincero.... Espero que o blog continue sempre assim...
      Um beijo,
      A brasileira...

      Eliminar
    3. Obrigado "a brasileira" e trata-me por tu, pode ser?

      beijos :)

      Eliminar
  8. Há uma semana diria que tens razão, hoje digo que os nossos medos podem ser uma mais valia preciosa, mesmo quando não os entendemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas não podemos ser sempre vencidos por eles. Não podemos ter medo de certas coisas

      Eliminar