4.9.12

os condutores dos carros pretos


O que me levou a perguntar a cor do vosso carro bem como a cor que escolhiam para o vosso modelo de sonho é simples. Os condutores dos carros pretos são vistos como aqueles que conduzem de forma mais agressiva. O segundo lugar desta lista é ocupado pelos condutores de carros prateados.

Estes dados são o resultado de um estudo realizado na Alemanha, onde a condução é bastante diferente daquela que se verifica nas estradas portuguesas. Achei curioso que 43,5% das pessoas tenha esta opinião em relação aos carros pretos, já que apenas 9,7 referem os prateados. O mesmo estudo diz ainda que as manobras mais ofensivas são realizadas por condutores de BMW (50,6), Mercedes (32,2), Audi (25,9) e Porsche (8,7).

O estudo dá conta ainda de outras realidades. Quase todos os condutores revelam ter sido vítimas de comportamentos agressivos de outros condutores. Uma parte afirma sentir-se provocada pela condução lenta dos automobilistas.

Apesar do estudo ter sido realizado na Alemanha, revejo-me em algumas situações. Não reparo na cor do carro de quem conduz mal ou de forma agressiva, mas já me senti “ameaçado” por condutores que se colam ao carro da frente, em zonas perigosas. Já me senti “provocado” por condutores que conduzem a 60 km/h na faixa da esquerda das auto-estradas sem nunca se desviarem bem como já temi ser vítima de acidentes ao ver um carro ultrapassar três pela berma da auto-estrada e outro que tentou (sem sucesso, provocando um grave acidente) passar entre dois carros entre faixas. E vocês, já se sentiram ameaçados nas estradas? Por condutores de carros pretos?

56 comentários:

  1. Condutores lentos: todos os dias.
    Condutores a fazer manobras estúpidas: quase todos os dias.
    Condutores que têm a mania que são espertinhos: todos os dias.
    Condutores que fazem porcaria e acham que têm razão: quase todos os dias.

    Hoje o dia não fugiu à regra!

    Cor do carro? Nunca reparei (mas vou começar a fazê-lo).

    ResponderEliminar
  2. Todos os dias me sinto ameaçada, e o carros pretos não têm culpa da incapacidade dos donos/as... (falo dos que não sabem conduzir, obviamente)
    E vou embora antes de ser linchada no blogue do HSB.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha reparado nas marcas...;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é natural por serem carros mais potentes. O pior é que alguns condutores pensam que os carros por serem bons fazem tudo sozinhos.

      Eliminar
  4. Oh pá! O meu primeiro carro era um Pajero Pinin... preto mas eu sempre fui meiguinha a conduzir! ;)

    ResponderEliminar
  5. Curioso... quando tinha um carro menos potente e mais básico, sentia que tinha que ser mais agressiva para me impor (era um punto branco :D). Agora que tenho um carro bem melhor, vou nas calmas, sou mais tolerante porque sinto que respeitam a minha viatura. Serei normal? :D

    http://frutaouchocolate.blog.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma perspectiva engraçada, que já me fez sorrir :)

      Acho que és perfeitamente normal

      Eliminar
  6. Curioso esse facto da cor preta...no meu caso especifico agora que tenho um carro dessa cor, acho que sou menos agressivo do que antes ( atenção: não considero condução agressiva andar a velocidades um pouco acima do normal xD, mas sim ultrapassagens e manobras que não lembram ao menino jesus).
    "Uma parte afirma sentir-se provocada pela condução lenta dos automobilistas."...Ja nisto revejo-me quase todos dias, condutores que circulam na faixa da esquerda sem ninguém na direita e que mesmo apesar de sinal de luzes se recusam a desviar, condutores em Lisboa em vias únicas a circularem a menos de 40km/h enquanto falam ao tlm, a arrastarem-se qd o semáforo ta verde e só acelerando qd este muda para amarelo, etc etc. Mas sinceramente nunca reparei na questao da cor do veiculo, mas tenho por habito tentar ver o condutor em questão.

    No caso das marcas (BMW,Mercedes,Audi) costumo reparar e é normal que carros mais potentes dêem azo a maiores velocidades e ultrapassagens algo perigosas ( especialmente nos homens, é das hormonas lolol). Por outro lado também reparo que normalmente são os donos dessas mesmas marcas que andam na estrada a "engonhar" e a entupir o transito.

    ResponderEliminar
  7. Nuca tive carros pretos, vejo muitas barbaridades na estrada... o que mais me choca são as cargas mal acondicionadas.
    Já vi de tudo a cair de camiões.

    Tenho que confessar que com 18 anos e o meu vermelhinho novinho fiz muita asneira...
    Com a idade vamos moderando a velocidade, ou seja, ganhei juízo.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vi um camiãi cair e só parar a um metro do meu carro!

      Eliminar
  8. O meu carro é preto, é um polo de 98 :) Não atribuo tanto essa caracteristica da agrassevidade à cor mas sim aos grandes carros. As pessoas que têm grandes maquinas muitas delas armam-se em espertas.

    ResponderEliminar
  9. Por acaso acho o estudo um bocado tonto! Terão feito por exemplo o estudo da quantidade de condutores que tem um carro preto ou cinzento? É que se calhar ultrapassa a faixa dos 60% se não for mais...

    http://mefrancesca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pensei nisso. Deve ser a primeira cor em que pensam :)

      Eliminar
  10. já nem contabilizo os disparates ao volante...dada a sua frequência

    ResponderEliminar
  11. De qualquer modo, esse estudo vale o que vale, até porque a maioria dos carros são de cor preta e cinzenta, logo é natural que tenham incidências superiores

    ResponderEliminar
  12. Não identifico a cor dos carros ás maiores asneiras ou agressividade ao volante, mas sim aos carros mais potentes e ás vezes aos "espertalhaços" que em vez de circularem andam a brincar na estrada. Mas estes estudos valem o que valem.. Sempre é uma forma de abordarmos estes assuntos!..:)

    ResponderEliminar
  13. Pelos demasiado lentos, principalmente, às horas em que 99% das pessoas está a ir para o trabalho. Fico com os nervos em franja e só me apetece buzinar e chamar-lhes nomes e ultrapassá-los seja onde for. Normalmente, não o faço, mas a vontade é muita.

    ResponderEliminar
  14. Ui! Sou uma condutora agressiva. Automóvel preto.;)

    Ok, felizmente n tenho um carro com mta cilindrada, pq seria o caos. Sou muito "desenrascada" no trânsito e tento n fazer filas, facilitar os nabos e nabiças que fazem filas enormes, nunca colocando-os em perigo, como fazer manobras completamente loucas. Mas tb sou capaz estar numa fila enorme, avistar um carrinho lento (autocarro ou camião) e passar pela faixa ao lado e meter-me nesse lugar. :D E se resmungarem, nada melhor que lançar uns beijinhos e sorrir! Eheheh... E quando é muito grave solto o meu lado leonino: "vá aprender a conduzir"!:S

    Não sou má condutora, sempre adorei conduzir (embora agora ande mais cansada de conduzir) e n ponho em risco a vida das outras pessoas. Sou adepta dos espelhos do automóvel e de ter "mil olhos" pq o perigo anda à solta... Agora a cor do carro, n sei! Nunca reparei, mas vejo que já n existe faixa etária para tanta "zarolhice".

    O que detesto que me façam: colarem-se a mim. Começo a abrandar lentamente e vou devagar. Gosto da zona de segurança que dê para travar. O último que me fez esta proeza de colar-se a mim era uma carrinha cinzenta mais para o escuro.


    ResponderEliminar
  15. Pois, já muito foi dito. Também conduzo um carro preto e concordo que a cor nada tem a ver com a agressividade na estrada. Simplesmente é uma cor considerada "elegante" que é muito usada em certas marcas com modelos mais potentes! Para mim são a mistura de potência(da viatura) + idade do condutor que fazem a diferença. Aqui na terrinha não tenho grandes problemas, é tudo malta super calma. Já quando viajo nas auto-estradas nacionais ou internacionais... o caso muda de figura. As maiores barbaridades que vi até hoje foram por parte de camionistas que, talvez escudados lá em cima...toca a andar e quem quiser que se amanhe! Depois vem a malta nova, na maioria rapazes com pouco tempo de carta que só não voam porque os carros ainda não têm asas. E depois os carros potentes...conduzidos por homens mais velhos...quiçá já não tão "potentes" e tenham de mostrar na estrada o bom que são. Sou muito calma a conduzir, faço sempre condução super atenta e defensiva, mas nas autoestradas carrego bem. Se me calha ultrapassar um senhor mais maduro no seu Mercedes SLKXPTO... nota-se logo que a sua condução muda e só descansa depois de voltar a ultrapassar. Chato para ele que eu não dou luta. Apanhei este ano, numa viagem de 600 Km do Norte para o Sul, muitas nabitas na pista do meio a velocidades baixinhas. Acho que devem fazer parte de um certo grupo de pessoas que, como uma amiga minha, acham que as 3 ou mais faixas da autoestrada são para escolhermos em qual queremos ir. Curiosamente, onde me custou mais enfrentar o transito mais maluco foi em Itália, Milão.... xiiii! É por cima de toda a folha! Mama Mia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas em aspectos interessantes, como as pessoas que se sentem ofendidas quando são ultrapassadas.

      E não pude deixar de sorrir com a história de se escolher a faixa!

      Eliminar
  16. Gosto muito dos carros cinzentos escuro, mas não metalizado. Não sei se a estatística diz alguma coisa sobre isso..!!! :)
    No trânsito as provocações chegam-me quando
    Andam devagar : geralmente 3ª idade, telemóveis
    Andam pela direita em rotundas quando não querem sair na saída seguinte
    Carros pretos + tunning
    Rotundas com semáforos que ninguém respeita..
    E finalmente, pelos que adormecem em frente a um sinal encarnado, e não acordam quando fica verde!

    Para mim o trânsito é uma questão sensível!! Mas não buzino!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A notícia sobre o estudo só falava em duas cores :)

      Eu também não sou de buzinar, só em casos extremos.

      Eliminar
  17. Lamento, mas acho que a cor do carro não têm nada a ver com o “animal” que vai lá dentro, e não me refiro ao homens quando digo animal.
    Existem mulheres que se comportam como uns verdadeiros animais irracionais e isso ainda me custa mais a entender…
    Sou mãe, já tive um acidente com a minha filha no carro, uma situação que me custa (ainda) e na altura bem nem me quero lembrar.
    O que é certo é que agora conduzo mais devagar, principalmente quando ela vai comigo, e o que eu noto e me deixa fula é que por vezes a pessoa que vai atrás pensa logo que eu vou devagar porque: sou lerda, sou mulher, a minha carta veio com o Omo…
    Mas garanto que essa situação pode enervar quem vai atrás mas receber apitos, palavras más, e gestos parvos, é muito pior do que ir um pouco mais devagar.
    Porque nunca se sabe as verdadeiras razões de quem vai a conduzir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes. Eu também passo diariamente na estrada onde me despistei e andei a fazer piões até o carro parar. E todos os dias parecem o dia do acidente.

      Eu compreendo que existam pessoas que tenham as suas razões para andar mais devagar. O que não compreendo é que algumas dessas pessoas nunca abandonem a faixa da esquerda quando têm a da direita para isso.

      Dou-te os meus parabéns pelas cautelas por causa da tua filha.

      Eliminar
  18. Muito dificilmente alguém que conduz não se terá confrontado com as situações que refere, e bem.
    Para mim, a condução, existindo aptidão para a mesma, é atraiçoada pela relação que o condutor enquanto Pessoa tem com o carro, isto é, se é ele que é dono do carro ou o inverso...(loool), e a utilização que lhe dá, isto é, o motivo porque o tem , que podem ser vários e alguns estranhos dado o estatuto que o mesmo assume na vida da pessoa.
    Esta é a parte lúdica que de interessante tem muito pouco, nomeadamente quando se coloca voluntaria ou involuntáriamente a vida dos outros em risco, e aqui lamento a não existência de revalidações da carta de condução (com atestado de condição psiquica) em períodos mais curtos, dado que existem pessoas que não reúnem as aptidões de outrora por N circunstâncias...e às vezes nem sabem ou até sabem mas não admitem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o que diz sobre as avaliações, mas deixe que lhe diga que mesmo que essa avaliação seja positiva (no meu caso tive esse cuidado a nível particular), a condução nunca mais será a mesma, isso garanto-lhe.

      Eliminar
    2. Acho que a partir de uma certa idade deviam ser feitos testes, sobretudo físicos, com maior regularidade.

      Entendo ainda que as multas não são solução para nada. Quem comete erros "graves" ficava automaticamente sem carta. Se fosse apanhado a conduzir sem carta, passava algum tempo preso, por exemplo.

      Eliminar
    3. Os testes com regularidade não passam de um mito. Fazem-se, mas há sempre alguém que arranja um médico e passa o atestado para condução. Vou dar o exemplo do meu vizinho, que já com 74 anos tinha que renovar a carta. Foi à médica de família e ela disse que não passava porque ele andava a ver muito mal, tinha muitos problemas de saúde(...), e que deveria andar e usar óculos, coisa que n fazia, pq era teimoso. Ele revoltado, foi ter com a filha, e como a filha trabalha com médicos, pediu um atestado a um médico. Neste momento a filha anda com um peso na cabeça pq o pai lhe disse que um dia não tinha visto algo e foi parar ao passeio... E a culpa é dela pq pediu a um médico conhecido dela.

      Falo neste caso, que é um perigo para quem conduz são... E não tem culpa...

      Eliminar
  19. O anónimo das 17.31 = Maria Pascoal :)

    ResponderEliminar
  20. Para mim que ando todos os dias de carro, não há dia que não veja uma manobra perigosa...desde condutores "distraídos" que entram na faixa sem sequer olharem como se o mundo fosse deles, desde excesso de velocidade, ou passarem com o semáforo vermelho, estacionamento a entalarem o nosso carro...enfim! Então este Verão que fui a condutora de serviço, o meu cuidado foi mesmo redobrado!
    Nunca associei esta agressividade à cor do carro mas em termos de marca sim! Quanto mais potente o carro maior a burridade! Pessoalmente também noto comportamentos às vezes mais agressivos por eu ser uma mulher ao volante...por exemplo se ultrapasso um carro qualquer, e apanho um daqueles condutores à macho, têm logo de andar a despique comigo! Claro que também apanho condutores mais simpáticos por seer mulhr lol:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um facto que muitos homens se sentem intimidados por mulheres ao volante. Sentem-se ofendidos quando são ultrapassados... Não percebo!

      Eliminar
  21. Ai que eu não concordo nada, conduzo o jipe preto e a vespa preta e sou do menos agressiva que há... Se me sinto ameaçada? Quase nunca quando vou de jipe, muitas vezes quando vou de vespa. O que sinto é a diferença quando conduzo um carro pequeno, perdem logo todo o respeito que achava que me tinham. Condutores agressivos? Por incrível que pareça, muitas vezes são mulheres, e às vezes com carros bem pequenos, tipo Ibiza ou similares...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres são agressivas umas para as outras, na estrada?

      Eliminar
    2. Se calhar diria melhor provocadoras... Gostam de fazer pressão no carro da frene quando é mais pequeno do que o delas

      Eliminar
    3. E às vezes também mostram os dedinhos...

      Eliminar
    4. E só para que saibas: acabei de quase ser abalroada por uma tipa num Fiat 500 branco, junto ao Campo das Cebolas. Ela já vinha picada com outra num carro igual, quando chegámos aos semáforos ela ficou atrás de mim (eu ia na Vespa). Mal passou a verde, ultrapassou-me pela direita, pela faixa do Bus, e quando no semáforo seguinte lhe chamei a atenção para o que tinha feito ainda me virou a cara... Filha da mãe...

      Eliminar