Já li praticamente tudo o que podia ler sobre a manifestação do último Sábado. Olhei para jornais, assisti a debates e li os diferentes pontos de vista em diversos blogues que costumo acompanhar. Primeiro, realço a força do povo. Apesar de acreditar que seria uma grande manifestação, fiquei surpreendido com a quantidade de pessoas que resolveram mostrar a sua indignação perante as medidas do governo. A violência, ou a ausência de actos mais violentos, também me surpreendeu. Perante aquele mar de gente, julgo que seria preciso muito pouco para provocar outro tipo de manifestações. Não ficaria surpreendido se assim fosse mas fico feliz por não ter acontecido.
Apesar de ter visto largas dezenas de imagens, há duas que, no meu entender, resumem o espírito da manifestação. Andam a correr “mundo” através das redes sociais e consigo ficar arrepiado com os momentos captados pelos dois profissionais.
Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters
Foto: Filipe Mendonça/TVI
Foi impressionante de facto. Assim dá gosto fazer partes de alguma coisa, de um país, de um povo.
ResponderEliminarA final nós somos descendentes dos homens que se fizeram ao mar nuns barquinhos tipo caixas de fósforas e descobriram novas terras!
Espero que dê resultado!
EliminarDuas imagens fantásticas que espelham o espírito da manifestação pacífica, apartidária da sociedade civil (também aproveitada pro alguns partidos, mas na sua essência apartidária).
ResponderEliminarvidademulheraos40.blogspot.com
Concordo com o teu ponto de vista
EliminarPartilhei estas mesmas duas imagens no meu facebook pessoal. Demonstram o espírito real por detrás desta manifestação. Adorei!
ResponderEliminarAs fotos são fantásticas
EliminarÉ pá se eu soubesse que me podia abraçar aos policias eu também tinha ido...
ResponderEliminarÉ uma jogada de risco mas felizmente correu bem
EliminarAcho que Sábado foi exemplificativo de como as pessoas estão unidas...várias classes etárias, profissionais e sociais fizeram questão de caminhar unidos, pacificamente! Quer dizer o caso de Aveiro do jovem que se imolou, foi mesmo uma excepção! As imagens são fantásticas:)
ResponderEliminarÉ uma imagem de união, sem dúvidas.
EliminarEstive na de Março 2011, estive nesta, só espero que não demoremos um ano e meio a juntarmo-nos todos como nos juntamos no sábado...senão até lá eles dão cabo do resto! Para a semana se houver outra lá estarei, desde que não haja politicos lá no meio a fazerem-se à fotografia! Quanto à Polícia o que mais admirei foi a paciência/resistência deles! Não faltou gente a provocá-los frente à Assembleia da Républica de todas as formas possíveis e se não houve violência foi graças à firmeza da Polícia e não por mérito dos provocadores (uma minoria, graças a Deus). Deixo-te uma frase da minha mais velhinha: "Para a semana temos qu'ir outra vez, mãe, senão não se consegue nada!" Espero que haja adultos a chegar à mesma conclusão.
ResponderEliminarAdoro essa frase da tua mais velhinha. Tens razão, pois nestas alturas há sempre quem se queira aproveitar das acções do povo.
EliminarEu estive lá e foi realmente impressionante, nunca pensei que se juntassem tantas vozes. Fora um ou outro incidente pontual correu tudo com muita ordem. Já está marcada outra para dia 21 às 18h:)I
ResponderEliminarNão sabia dessa. Obrigado!
EliminarJá está marcada? Apartidária? A sério? Onde?
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarTambém pergunto o mesmo G., onde anda? :(
EliminarÉ em frente ao Palácio de Belém, às 17H.
EliminarVai haver uma reunião e será que o Presidente da República vai aparecer?
Só questiono onde anda o PR que muitos elegeram, o Sr. Presidente Cavaco Silva.
O país ficou devastado com fogos, as medidas mencionadas pelo Passos, VÍtor Gaspar, a manifestação, ontem Paulo Portas...Nem um comentário, nem uma palavra.
Mas onde anda este "rato" de navio enquanto Portugal se afunda?
Foi o PR que solicitou a reunião. O PR já nos habituou com o seu silêncio.
EliminarMuito boas as duas fotos!
ResponderEliminarSão lindas!
EliminarDe arrepiar mesmo.
ResponderEliminarOs Portugueses foram o único povo no mundo a fazer uma revolução sem guerra e violência fizemos uma revolução com cravos, pronto foi sabido que em Bemfica as coisas não correram assim também.
ResponderEliminar!5 de Setembro vai ficar para a história mundial - A indignação de um povo que mais uma vez não usou da violência nem das armas para mostrar o seu descontentamento com os seus governantes.
É nestas alturas que tenho mais orgulho em ser Portuguesa :)
Gostei do teu texto :)
Eliminar:)
EliminarMuito obrigado pelo elogio !!!
Obrigado pela partilha :)
Eliminar
ResponderEliminarOs portugueses demonstraram o seu desalento e desânimo para com os governastes deste país. Fica na história o dia 15 de Setembro, sendo uma das maiores manifestações (posteriores 25 abril), sem ser convocada por nenhum partido.
Notória a forma pacífica, sem violência…excepção dos incidentes (seriam pessoas não faziam parte da manifestação).
Todas as classes sociais e idades…uniram para dar voz…
As imagens são fantásticas :))
Tens razão. Além das imagens fez-me impressão ver os velhotes na rua a protestarem. É algo marcante para mim.
EliminarAdoro a foto da menina que já foi identificada. Também a partilhei.
ResponderEliminarChama-se Adriana Xavier segundo o Jornal Público,"uma estudante do ensino secundário. A algarvia de 18 anos participava numa manifestação pela primeira vez na vida, e ficou incomodada ao ver o agente de «olhar triste» a ser atingido por bombas de fumo e outros objectos."
Eles estão a fazer o trabalho deles, mas esta foto diz muito sobre a manifestação e vejo mais além disso, pq há mais fotos...
Qualquer dia vemos a menina e o militar a serem entrevistados! Espero que não sejam nas manhãs ou tardes de XPTO!;)
Agora uma piada:
"Chamem um fotógrafo da Reuters, vou abraçar um securitas."
by Tiago Mesquita (Blogue Mil Reféns)
Podem ver a notícia aqui:
http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=59295
Já tinha visto a notícia. A menina já deu várias entrevistas. Acho que a atitude dela tem um pouco de coragem pois podia ter encontrado um polícia revoltado que a podia empurrar. Felizmente, transformou-se num gesto muito bonito.
EliminarTb podemos dizer que ela tb n teve mau gosto, apesar de eu detestar fardas e não se ver bem a cara dele! ehehehehe...
EliminarAgora vieram momentos à memória das manhãs que descia a Calçada da Ajuda e eles saíam todos do "quartel" a correr por Bélem e dps marginal. Saíam sempre às 8h15m.
Nostalgia e saudades desse tempo...
Não é preciso acrescentar mais nada. Estas duas imagens dizem tudo. Brutal!
ResponderEliminarMexeram comigo.
EliminarÁs vezes a imagem diz tudo, como neste caso!
ResponderEliminarValem mais do que mil palavras
Eliminar