18.9.12

desempregado do ano


Benetton e polémica andam sempre de mãos dadas, naquela que para mim, pode ser considerada uma relação perfeita. Cada campanha da marca italiana consegue chocar. Mas, mais do que isso, faz pensar nos mais variados problemas globais.

A última campanha da marca tem como slogan Desempregado do Ano. Esta campanha, brilhante do meu ponto de vista, é protagonizada por jovens, trajados com roupa da marca, escolhidos por representarem uma geração com estudos superiores, talento mas sem emprego.

A campanha, de acordo com a marca não pretende promover o drama do desemprego mas chamar a atenção para um problema que atinge quase 100 milhões de jovens em todo o mundo. Além da campanha, a Benetton promove ainda um concurso em que procura o desempregado do ano. Jovens entre os 18 e 30 anos podem inscrever-se online, contar a sua história no currículo de desemprego e registar o seu projecto até 14 de Outubro. Os 100 projectos mais votados vão ter um financiamento de cinco mil euros.

Não consigo passar ao lado desta campanha porque representa o maior problema da minha geração. Olho para esta imagem e rapidamente troco os rostos por caras que me são familaires. Pessoas que vivem o drama do desemprego. São das mais variadas áreas, lutam por uma vida melhor mas não conseguem encontrar emprego. E tal como as pessoas que conheço, existem milhões que desconheço mas que travam essa mesma guerra. E muitas outras que mudam tudo para tentar a sorte no desconhecido, deixando para trás uma vida. É uma campanha forte e chocante. Mas o desemprego também é e não posse ser varrido para debaixo do tapete.


26 comentários:

  1. Este tema toca-me profundamente.
    Não consigo deixar de verter umas lágrimas...
    vidademulheraos40.blogspot.com

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  2. Não podia estar mais de acordo.
    Já tinha visto, e a campanha está fantástica.

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  3. Li a notícia de manhã, mas apesar de ter cara de menina de vinte e poucos anos não posso concorrer!! Sou velha!!!
    Engraçado que acabaram de dizer há 20 minutos e tive que mostrar o cartão único pq ela n acreditava que era mais nova que eu...
    Será que foi o polémico autor de muitas campanhas da Bennetton, Olivieiro Toscani que tb fez a campanha? Estou curiosa e vou ver.

    E estou total acordo com esta campanha de sensibilização mundial.

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    1. Quem está à frente do projecto é o filho do fundador da marca, Alessandro Benetton.

      É um problema que não pode ser esquecido.

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  4. Desculpe mas há certas (4) caras nesse anúncio que pelo semblante nenhuma empresa lhes dará emprego, porque acima de tudo é preciso mostrar atitude e determinação para obter um emprego, obviamente!

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    1. A campanha tem mais fotos e acredito que o espírito da mesma seja mostrar o desalento de quem não consegue trabalhar.

      Mas concordo contigo. Atitude e determinação são essenciais numa entrevista.

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  5. Gostei da campanha e como o próprio Presidente da marca diz " o objectivo é chamar a atenção para um problema social que alastra em todo o mundo."
    Quem não conhece famíliares, amigos, que estejam afectados por tal flagelo? Venham campanhas de sensibilização, para ver se o Mundo acorda para políticas económicas diferentes!

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    1. A mim toca-me muito este tema. Por isso é que não fiquei indiferente e partilhei aqui.

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  6. O que escreveste está muito bem escrito, mas não posso deixar de fazer uma observação.
    Acho que a marca se está a promover com a desgraça de tantas e tantas pessoas, é claro que o desemprego é uma coisa séria e assustadora, mas dai a usa-lo para promover uma marca de roupa como esta…bom não me parece, até porque esta marca de roupa não é para todas as carteiras (para a minha não é).
    Por isso quem compra esta marca não deve estar preocupado com o desemprego, ou então têm pais ricos, porque quem não têm emprego esta situação passa-lhe ao lado (campanha), as preocupações são outras.
    Por muito bonita/ofensiva que esteja a campanha digo que o lucro de uns é o mal de outros.

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    1. É um ponto de vista bastante interessante. A marca defende que esse não é o objectivo e, neste caso acredito, por ser a marca que é. Não pode ser esquecido que vão financiar cem projectos com cinco mil euros cada.

      Percebo o que dizes dos preços. Também adoro a marca mas tenho apenas uma tshirt que comprei por não ser excessivamente cara.

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  7. Vou acabar o meu curso este ano e cada vez mais estas coisas começam a assustar.
    Campanhas como estas podem ser que alertem para o facto de cada vez menos se dar valor a quem investe (e não é pouco) na formação!

    oponguiinho.blogspot.com

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    1. Deves ficar alerta e talvez um pouco assustada mas nunca baixes os braços ou deixes que alguém diga que não tens valor.

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  8. Não conhecia esta campanha....a Benetton sempre primou por usar a polémica para a alertar a nossa consciência social, civil, ambiental...não sei na realidade o seu verdadeiro impacto, mas desemprego é mesmo a palavra de ordem! Quando vejo amigos meus desempregados à quase 1 ano nem tenho palavras...a não ser, que sorte a minha estar empregada e há que preservar.

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  9. Não sou grande apreciadora da roupa da marca e apesar disso não perco um anuncio, tenho uma admiração tremenda pela capacidade que cada nova campanha tem em me surpreender. Sempre que abro uma revista, mesmo que apenas estejam as diferentes cores da Benetton eu procuro para ver se tem algum significado na imagem que me possa ter passado sem que percebesse.

    Quanto ao facto de a campanha ser considerada errada por estarem a ter proveito do mal alheio, a minha opinião é simples, os anúncios da Benetton são capazes de nos fazer pensar em causas e espero eu discuti-las por isso considero-os uma mais valia.
    Que as cores continuem unidas e que nos brindem com campanhas que nos façam pensar.

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    1. Concordo com o teu ponto de vista. É uma campanha que dá que pensar e isso é bastante positivo.

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  10. mas sabes uma coisa? por incrível que pareça, eu tenho andado a fazer entrevistas de emprego e já aconteceram 3 casos de pessoas que simplesmente não aparecem nem dão uma satisfação!?
    a sério, é que nem sequer ficam a saber a oferta que a empresa tem para lhes propôr.
    Há de tudo!

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    1. Como desempregada posso saber mais sobre esse recrutamento? Poderia enviar-me um email para dilemasedelirios@hotmail.com.

      Obrigada e peço desculpa hsb por me meter nesta conversa que anda tem a ver...

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    2. Infelizmente, também é uma realidade. Pessoas que não vão a entrevistas e que não se dão ao trabalho de avisar que não vão. Conheço casos assim.

      Força G. :)

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    3. G. peço desculpa mas só vi agora a sua resposta. Em principio o processo fica concluído esta semana. No entanto, se souber de mais alguma vaga, eu informo.
      Obrigado e peço desculpa de não ter visto a mensagem mais cedo.

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    4. Obrigada na mesma pela disponibilidade e resposta. Infelizmente muitos não o fazem quando vamos a entrevistas e a "Maria Bem Me Quer" respondeu através de um blogue. É de louvar e ter atitude que teve sem me conhecer...
      Se souber mais algum recrutamento e depois possa enviar cv, agradeço.
      Muito obrigada novamente. :)

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    5. Aqui na empresa dou sempre uma resposta aos candidatos. Sempre. Já tive do outro lado e bem sei a frustração que se sente ao obtermos apenas silêncios.
      Darei noticias se souber de alguma coisa.

      Homem Sem Blogue,
      Posso fazer uma sugestão? E que tal activares aí um botãozinho que diz enviar resposta para seguir os comentários? É que às tantas perco-me nos posts onde comentei e como tu fazes (e eu adoro) dás resposta a toda a gente, pode haver respostas que se percam no caminho.
      Beijinhos aos dois.

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  11. A partir do momento em que nos põe a todos a falar sobre o assunto, a campanha está ganha sob dois pontos de vista, seja qual for o tema põe o mundo a pensar, refletir e a "mexer" enquanto o tema "arrasta" consigo a marca. Como dizia o outro "falem bem, ou falem mal de mim, mas falem".
    Bom dia:-)

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    1. Posso dizer-te que adorei a campanha e que a minha preocupação nas imagens foi ver as pessoas, idade e a formação académica. Nem sequer me preocupei com a roupa.

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