21.9.12

literatura de wc


Literatura de wc, uma das artes mais nobres das estações de serviço das auto-estradas portuguesas. Cada compartimento de uma casa-de-banho é uma espécie de folha em branco onde qualquer um pode escrever. Existem poetas, outros que destilam veneno em relação às antigas namoradas e há também aqueles que procuram um ou uma parceira para aventuras sexuais. Ou seja, há diferentes tipos de artes para todos os gostos, desde os mais simples aos mais requintados e exigentes.

Esta sempre foi, para mim, a imagem de um wc de uma estação de serviço. Contudo, ontem, esta imagem caiu por terra. Na área de serviço de Grândola (sentido Sul Norte) não encontrei um único risco nas paredes da casa-de-banho. Toda a literatura foi apagada, restando apenas pequenos indícios daquilo que um dia foi o desabafo de alguém. Será que a literatura de wc é um arte extinta? Ou terá sido apenas censurada naquele espaço que frequentei?

Conseguem recordar-se da frase que mais vos fez rir? Eu, deixo uma que descobri recentemente e que me deixou em lágrimas de tanto sorrir.

21 comentários:

  1. Há uma frase muito velha, não se trata de um poema, mas não deixa de ter piada na minha opinião. Penso que todos devam conhecer. Então é assim: Lá fora podes ser o maior, mas aqui dentro cagas-te todo.

    ResponderEliminar
  2. Arte urbana, essa arte incompreendida.
    Não é grande poeta, mas tem a letra bonita.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me das portas da minha escola escritas até não haver mais espaço. 90% eram frases de amor a rapazes, 9% a dizer mal de outra menina (por causa de rapazes), o restante 1% era a dar numeros de telefone.

    A minha preferida dizia algo como "Jorge, se vieres aqui o meu numero é 91*******". Se ele alguma vez lá foi, já não sei...

    ResponderEliminar
  4. OMG! sim essas casas de banho são "preciosas" ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Este post está muito giro! Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, tenho uma que me ficou gravada para sempre na memória... ahah!
    Estava no WC do Bar do meu antigo liceu.
    Aviso já, é do género dessa, mas mais porquinha.
    "Quem aqui vier cagar,
    na mão traga papel,
    não vá fazer da merda tinta
    e dos dedos um pincel"

    E pronto, são daquelas coisas que nos ficam para sempre! (Infelizmente?)

    ResponderEliminar
  7. Sim essa obra de arte literária... Também escrevi uma mensagem de amor Sonia love ??? Na escola.
    Mas obrigada pelo post, que já dei uma gargalhada pelo comentario do arca. Trapos....

    ResponderEliminar
  8. Eu li esta e, apesar de porquita, tem o seu fundo de verdade e é engraçada:

    Amar sem ser amado é com limpar o cu sem ter cagado!

    :D

    ResponderEliminar
  9. Nhummmm...isso então foi mesmo recente! Vim à 3 semanas do Alentejo e quase sempre paro nessa estação de serviço! as frases estavam lá...e montes de números de telefone:)

    ResponderEliminar
  10. havia uma na faculdade de letras que sempre que a encontrava pensava nela: ''O estrume da tua ignorância não chega para adubar o latifúndio da minha sabedoria''

    ResponderEliminar
  11. Há alguns anos atras me deparei com essa frase:
    "Aqui neste lugar solitário, onde a vaidade se acaba...
    muito covarde faz força...
    muito valente se caga!!"

    ResponderEliminar