29.9.12

ódios que não percebo

O futebol é um desporto de paixões. Ama-se um clube, luta-se por esse clube e defende-se esse clube com unhas e dentes.

Mais do que isso, já começa a fazer confusão. Quando se entra no domínio dos ódios fáceis e desnecessários, é algo que não percebo.

Ontem, estava a ver o Benfica num restaurante. Primeiro minutos de jogo, golo do Paços de Ferreira. Nesse instante, começa um homem aos gritos. "Toma! Já lá está o primeiro", gritava enquanto alternava as palavras com sonoras gargalhadas. Bastava olhar para o homem para perceber que o seu clube era: "Odeio o Benfica Futebol Clube".

Esta situação levou outra pessoa a perguntar-lhe se era do Paços. "Eu? Não! Não tenho clube. Gosto de desporto", respondeu, mentindo com os dentes que tinha na boca. O tal homem que dizia adorar desporto já não vibrou com o golo do empate e nesse instante deixou de ver o jogo.

Eu sou do Benfica. Eu amo o Benfica e este amor está acima de qualquer sentimento negativo que tenha em relação aos clubes rivais. Não percebo aquelas pessoas que assumem vibrar mais com uma derrota do Benfica do que com as vitórias dos seus clubes. Alguém me explica isto?
Enviado do meu BlackBerry® da tmn

24 comentários:

  1. Pois, também não percebo mesmo! Aliás até acho isso falta de desportivismo e sobretudo faz-me confusão quando são os jogos lá fora! Eu por mim quanto mais as equipas portuguesas ganhareem melhor! E também gosto muito do meu Benfica:)

    ResponderEliminar
  2. Essa pessoas são assim por não terem mais nada que fazer! Vivem bem com o mal dos outros, então como o Benfica é o maior clube de Portugal, por pura inveja, decidiram odeia-lo acima de todas as coisa...Enfim! Nem vale a pena ligar! E viva o Benfica :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que esse ódio é uma forma de mostrar a grandeza do clube

      Eliminar
  3. Filosofias de vida... basta observar um pouco para ver que normalmente as pessoas que alimentam ódios desportivos, também os alimentam noutras áreas.

    Mas não deixa de ser triste. E ignorante.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente a grande maioria das pessoas é assim. Detesto ver futebol em cafés precisamente para não ter que levar com essas criaturas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim, passam-me ao lado. Acho patético mas não ligo muito.

      Eliminar
  5. Eu costumo dizer que não é do SLB que não gosto. Como instituição, diz-me e interessa-me zero. É da filosofia de muitos dos benfiquistas : são o glorioso, o estádio é a catedral, são os maiores do mundo e arredores, podem mal ter dinheiro para a alimentação de uma família, mas para as quotas do slb não pode faltar, etc. Destes benfiquistas não gosto nadinha, e infelizmente, conheço muitos. Já quanto a festejar golos, como sportinguista, festejo qualquer golo marcado contra o SLB, o FCP e o Braga. Por razões óbvias.

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso que dizes passa-se em todos os clubes. Conheço pessoas que não são do Benfica e que podem não ter dinheiro para mais nada mas para o futebol há sempre.

      Eliminar
  6. tenho um conhecido Islandês, que detesta tanto o Ronaldo, que diz que também detesta Portugal. Não se percebe mesmo.

    ResponderEliminar
  7. onde trabalho os do SCP então é demais, é que odeiam o SLB e só muito depois é que gostam do seu clube, é estupido

    ResponderEliminar
  8. Acho que o que leva alguém a gostar mais das derrotas dos rivais do que das vitórias do seu clube é a sensação de ver vingadas as estupidezes ou injustiças que pensa ter ouvido de pessoas que eram desses clubes em relação ao seu. O ódio não é pelo clube, mas pelas pessoas que conheceram e são desse clube e com quem por algum motivo tiveram um conflito, funcionando ao jeito de um "não te posso dar um tabefe, então vou vibrar por o teres levado metaforicamente com a derrota do teu clube". Apesar de isto ser ridículo de qualquer forma, choca-me muito menos do que quando os disse-que-disse futebolísticos levam a confronto físico. Mas aí já estamos a falar de pessoas que precisam de um internamento numa ala de um hospital psiquiátrico.

    ResponderEliminar
  9. Simples: basta cresceres com alguém do Benfica sempre a dizer-te que TODOS os outros clubes são uma m***a e sempre que dizes que és do porto ou do sporting (nota: nesta fase tens 10 anos és rapariga e nem gostas de futebol) levares com uma chapada. Acredita: não és adepto de nenhum clube mas salta de alegria cada vez que o Benfica perde :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que muitas pessoas sejam assim mas actualmente conheço muitos pais que fazem isso com qualquer clube.

      Eliminar
  10. Com o passar do tempo tenho vindo a perceber que existem os Benfiquistas e os Anti-Benfica, que é algo que não consigo perceber. Eu sou benfiquista, não sou anti-scp nem anti-fcp, sou benfiquista e ponto final! E acho isso muito triste... Terrivelmente triste!

    ResponderEliminar
  11. Cresci sendo a única benfiquista de uma casa de sete pessoas, ninguém entendia o porquê de ser dos encarnados, quanto a mim penso que foi mesmo isso que me atraiu... o encarnado.
    Neste momento a família quase duplicou e continuo a ser a única a apoiar os encarnados...
    O facto de se ser anti qualquer clube quanto a mim está um bocadinho relacionado com o teu post sobre os derrotados, a equipa deles nunca é ma, nunca merece perder, a culpa é sempre dos outros, isto em relação a benfiquistas incluído.
    Prefiro que o Benfica seja derrotado mas mostre o que vale do que uma vitoria sem mérito, claro que o ideal são as vitorias com bom espectáculo.

    ResponderEliminar
  12. Nem eu díria melhor..eu sinto imenso esse ódio desportista nos meu amigos sportinguistas..é impressionante e chega a ser irracional.Não consigo entender como é que um sportinguista fica mais contente com uma derrota do Glorioso que com uma victória do Sporting..enfim..Dores de cotovelo dá nisso.Ainda por cima está quase a chegar o Natal, e coitados, já devem estar a antecipar que não terão muitas razões para celebrar este ano...eheheh...A avaliar pelo último jogo...eheheh..barriguinha cheia para o SLB este fds:)))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas fogem dos problemas dos seus clubes tentanto encontrar algo de mau no clube dos outros.

      Eliminar
  13. Se fossemos a fazer uma estatística, no seio dos simpatizantes do SCP e do FCP chegaríamos á triste conclusão que existem mais anti-SLBs do que realmente adeptos do próprio clube. Não deixa de ser estúpido, mas como ouvi uma vez dizer em Matosinhos, a única "legião" de adeptos que se equipara aos benfiquistas são os Anti-benfiquistas, o que por si só demonstra a tristeza de muita gente no que diz respeito ao futebol ( já para não falar em outras coisas ).
    Eu sou Benfiquista de alma e coração desde que nasci e com muito orgulho, claro que quando os outros perdem brinco com isso mas o que realmente me interessa é o MEU clube.

    Uma frase que vejo muitas vezes no Estádio da Luz traduz a 100% a realidade..." Maior que a nossa Grandeza, só a vossa Inveja"!

    PS: Vais ver amanha o slb vs barcelona?

    Abraço

    ResponderEliminar