26.9.12

chefes e desejos

Chefes Intragáveis é uma das melhores comédias que vi nos últimos anos. A comédia é boa, tal como o argumento. As piadas conseguem encontrar um equilíbrio que as impede de cair na breijeirice e os desempenhos dos protagonistas são fanstásticos. Kevin Spacey está muito bem no papel do chefe mau. Jason Bateman, o empregado de Spacey, tem um desempenho dentro da qualidade evidenciada nos filmes em que participa. Colin Farrell mostra que consegue fazer comédia, vestindo na perfeição o papel de um herdeiro viciado em droga que só está preocupado com os lucros da empresa do falecido pai. Jason Sudeikis continua o seu bom trabalho em filmes deste género. Charlie Day está brilhante no pele de assistente odontológico que é assediado sexualmente pela chefe e Jennifer Aniston tem aquela que provavelmente é a sua melhor performance de sempre. A sensual actriz despe-se da tradicional loira, mais ou menos sonsa, que aparece em dezenas de filmes e dá vida a uma atrevida dentista que deseja loucamente ter relações sexuais com o assistente. Em vez de fazer mais uma personagem sem sal, Aniston (actriz de talento e que admiro) prova que consegue ser ousada e sensual.

Mas, mais do que apenas uma simples comédia, Chefes Intragáveis dá que pensar. Quantas pessoas sentem que estão a observar um pouco da sua vida profissional enquanto se divertem com este filme? Eu sou uma delas. Não quero com isto dizer que já fiz parte de um plano para matar algum dos meus chefes mas quem nunca trabalhou para alguém que nos promete uma promoção sabendo que nunca o vai fazer? Trabalha das oito às oito que o teu esforço vai ser recompensado, é a mensagem. Não folgues, não descanses, não vivas!, é uma espécie de ameaça escondida nas palavras. Pensa apenas no trabalho que isso vai ser bom para ti quando na realidade a tão prometida promoção é uma cenoura que está presa a nós através de um pau e de um fio. Quando mais corremos, mais a cenoura se afasta. Assumo que já trabalhei para pessoas deste género.

E quem nunca trabalhou para pessoas que aproveitam o cargo para se insinuar sexualmente às pessoas com quem trabalham. Isto não significa andar despida mas é uma realidade bastante presente em muitas empresas e é uma realidade que conheço.

Por fim, quem nunca trabalhou para alguém que não se preocupa com a empresa, seja ela familiar ou não, mas apenas com os lucros da mesma. Lucros que permitem manter os seus vícios, sejam eles ilícitos ou não. Pessoas para quem os empregados não são mais do que isso mesmo: empregados que servem para dar lucro à empresa e que são dispensáveis quando não fazem falta.

Estas três realidade são fantasiadas no filme mas é certo que, acredito eu, fazem parte da vida de muitas pessoas. Por outro lado, quem nunca desejou algo a um chefe? Desejar a morte não faz parte da minha forma de ser. É algo que não desejo a ninguém. Mas, há pessoas que podiam ter uma dor de barriga daquelas que os mantém no wc durante algum tempo. Isso já desejei em momentos de fúria. E vocês?

18 comentários:

  1. Tb adorei o filme. :)
    em relação aos patrões, o meu actual é uma optima pessoa e n tenho mm nadinha a apontar! A anterior... Poderia ir fazer umas visitas ao wc looool
    Como o meu sábio pai diz:"quando as pessoas não têm problemas, arranjam maneira de os ter".

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de o ver... mas já tem um tempinho (fui rever o trailer, o que me ri com a cena do street racing com o prius).

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia
    http://www.youtube.com/ahliflulu
    http://quantotempootempotem.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito deste filme...umas boas gargalhadas mas com mensagens bm importantes pelo meio!
    Acho que todos já vivemos algumas daquelas situações! Eu só no último ano vi coisas e sobretudo vivi momentos, que apenas julgava acontecer a outros e noutros locais! A solução: respirar fundo, dar meia volta e ignorar. Desejar mal nunca. Mas gostaria de pensar que mais cedo ou mais tarde estas pessoas que abusam da sua posição de poder, têm a sua "paga":)

    ResponderEliminar
  5. Eu vi esse filme e diverti-me imenso.
    Imagino muitas vezes que todos os meus chefes e colegas intragáveis estão numa camioneta e, por obra do acaso, a camioneta cai por uma ribanceira abaixo. Que chatice pá... Mas que dava cá um jeitaço dava. :))

    ResponderEliminar
  6. Bom tenho de ir ver, para terapia.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. Vi no cinema em Londres e assim que chegou a Portugal vi mais 2 x com pessoas a quem ñ parava de falar do filme. Adoro a Aniston!

    ResponderEliminar
  8. Ainda não vi, mas espero ver.
    O que faria à minha ex-chefe era simples! Pegava naquele pc onde ela tem tudo e partia-o todo e mandava-o ao rio, por ser a pessoa mais horrível que conheci em toda a minha como pessoa e "profissional".
    Muitas vezes questiono como conseguem ter os cargos que têm... O caso dela é dos mais evidentes: além de ser uma falhada por n ter curso superior (que tirasse pq todos têm oportunidade para tal, só é preciso as pessoas se predisporem e estudarem), ela é daquelas que subiu na "horizontal, vertical, ou de outra maneira".

    Desculpa, mas nunca vi uma pessoa tão mal formada, tão má chefe, uma pessoa que não sabe comunicar, que não sabe informar, interagir com pessoas e ser chefe. Não sei como na empresa nunca viram (até há um mês atrás, coisa que já vi há anos) que ela é o maior problema naquele departamento.
    Felizmente já lhe tiraram "posição" e "status", pq essa senhora conseguiu colocar em depressão sete pessoas que vieram embora e outras que andam comandadas a anti-depressivos e em psicoterapia.

    Posso dizer que estou desempregada por ela. Eu e os que saíram ou que ela fez saírem e estarmos todos sem emprego... Portanto, o pc era pouca coisa, mesmo ela n fazendo backups do q faz. :D

    ResponderEliminar