24.9.12

aquela altura do mês

Mês após mês, as mulheres passam por uma fase a que decidem chamar "aquela altura do mês." Durante esse tempo, que dura entre três e sete dias, e também antes, surge a chamada tpm, que por norma, se destaca pela mudança de feitio. Apesar de existirem mais de 120 sintomas, de uma forma geral, elas ficam com humor depressivo, são facéis de irritar, choram com facilidade e chegam a perder vontade de executar tarefas habituais.

Esta é a teoria. Isto é algo exclusivo do mundo das mulheres mas que acaba por não ser indiferente a quem as rodeia. Mesmo assim, ainda existem bastantes mulheres que tentam (e conseguem) passar despercebidas durante este período de tempo. Há mulheres que parecem imunes aos sintomas que enfrentam mensalmente.

Por sua vez, há outras que aparentemente fazem questão de gritar ao mundo que estão "naquela altura do mês." Refiro-me às mulheres que, durante estes dias, são incapazes de se separar da mala. Mulheres que, habitualmente, movimentam-se nos locais de trabalho sem nenhum acessório mas que durante alguns dias não conseguem viver sem a mala. A isto, outras ainda acrescentam a frase: "vou à casa-de-banho", quando se levantam de mala ao ombro.

Se ninguém soubesse o que se passava, este tipo de atitude faz com que se acenda um imaginário letreiro em neon, que pisca sem parar por cima da pessoa, revelando ao mundo que a mulher está naquela "altura do mês", uma informação desnecessária aos colegas do trabalho.

Isto não é uma crítica. Confesso que até acho piada a algumas situações em que as mulheres tentam ser discretas acabando por ser bastante indiscretas. Por outro lado, acredito que sejam dias bastante complicados para elas, sobretudo porque não podem fazer pausa, tendo que continuar as suas rotinas quando se calhar só têm vontade de parar e descansar.

52 comentários:

  1. Ora essa...
    Comigo nunca saberias...loool
    Não levo a mala, coloco o respectivo no bolso das calças, quanto aos estados depressivos não os tenho, nesses dias até brinco mais que o normal. Já comentaram isso mesmo comigo:
    "Ó mulher tu não tens TPM?"...
    resposta: "nop... já entrei na menopausa"
    Resultado: risada geral...

    ResponderEliminar
  2. Quanto mais despercebido melhor, mas nem sempre é fácil... ainda por cima quando começam aquelas dores na zona dos rins insuportáveis e que parece que o mundo vai acabar. Há meses fáceis, outros nem tanto. Os homens só têm de ser um pouco mais compreensivos, afinal as mulheres não controlam as alterações hormonais e muito menos as oscilações de humor. No entanto, existem aquelas que gostam de culpar a tpm, quando na realidade são mesmo umas chatas! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou compreensivo e imagino que seja complicado. Tanto que não pretendi criticar mas acho piada à indiscrição discreta :p

      Eliminar
  3. comigo, esses dias passam despercebidos.Antes. durante e depois.
    Nao fico com mau-humor, nem exaquecas, nem dores, nada disso.
    a minha vida normal.o que tem sido uma sorte, para mim!!

    ResponderEliminar
  4. Eu não tenho dores, e sou extremamente discreta com essas coisas. Outra coisa que ajuda é ter um mau feitio o mês todo o que disfarça nessa altura :)

    Mas tens razão, há mulheres que nessas altura parece que adoram chamar a atenção para si mesmas... não compreendo.

    ResponderEliminar
  5. Eu tb n levo mala... Coloco nos bolsos ah ah

    E sim, qualquer coisita abana o meu humor...

    Era mais feliz se não houvessem esses dias...! ^^

    ResponderEliminar
  6. eu não costumo ter bolsos (porque é raro andar de calças), o que dificulta a tarefa, mas tenho uma estratégia que não implica levar a carteira comigo e acho que passo despercebida (o que é difícil numa empresa em que até as paredes são transparentes): consigo levar aquilo de que preciso entre a saia ou vestido e a perna, mas o que implica ir com uma das mãos ao longo do corpo para segurar, o que não sei se parece estranho para quem me vir :P
    mas há mulheres que sofrem mesmo imenso, há meses em que custa horrores existir (comigo depende muito, não sei é de quê), e é muito muito muuuito difícil disfarçar. eu acho que normalmente ninguém dá por mim, a não ser que me queixe (só às pessoas mais próximas, claro) porque preciso de solidariedade ou mimo. (o mimo ajuda tanto!) :)

    ResponderEliminar
  7. Acabei com a tpm, e o pm há muito tempo :)
    Sou daquelas que passava bem esses dias, mas nos que antecediam ficava cheia de dores de cabeça...

    Fartei-me de debater com o meu médico a melhor solução, falei com alguns amigos e apesar do médico ser contra tanto o pressionei que acabamos com o pm.
    Não me imagino a voltar a passar pelo desagradável que era... :)

    ResponderEliminar
  8. Eu pertenço ao grupo daquelas pessoas que não se nota este período do mês! Felizmente tenho a sorte de não sofrer com dores ou outros sintomas de maior. Acho que só quem me conhece muito muito bem é que percebe algo, pelo simples facto de ser uma pessoa muito dinâmica e o único sintoma que tenho é que fico mais mole e querer estar mais no meu cantinho, mas nunca mal humorada :) mas acho que é mesmo um efeito que só eu interiormente noto!
    Gosto de ser discreta, como em tudo.

    ResponderEliminar
  9. Eu às vezes até me esqueço que estou nesa altura do mês!!!
    Mas o bolso das calças é sempre uma boa solução.

    ResponderEliminar
  10. É muito complicado de gerir, tudo à nossa volta parece mau e impossível de ultrapassar, muitos nervos, muita irritação, muito choro, muita sensibilidade, muita discussão, muitas dúvidas, enfim...

    De repente passa e tudo volta a ser um mar sereno... lol... cenas de mulheres.

    Gostei do post e da sensibilidade por este tema tão comum a todas as mulheres :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei as tuas palavras.

      Tentei perceber aquilo por que passam, tentando abordar o tema de forma ligeira e os vossos comentários estão a ensinar-me muito.

      obeigado :)

      Eliminar
  11. Conselho de borla: chocolates e paciência!

    ResponderEliminar
  12. E... pergunto eu... porque havemos de disfarçar???
    Não ando por aí a dizer que estou nesses dias, mas sinceramente, nao me parece que tenha que ser um problema...temos e pronto!!!
    Quanto aos sintomas os gajos em mim variam....:P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não disse que era um problema :)

      Nem disse que deve ser disfarçado. Só disse que há mulheres que fazem questão de revelar que estão assim :)

      Eliminar
    2. Eu sei que não HSB não achas um problema....
      Eu é que acho que fazem disto um TABU....
      não habia nexexidade....ninhuma :P

      Eliminar

  13. Infelizmente pertenço ao grupo que ao longo do tempo, as dores abdominais nos primeiros dias são insuportáveis…o mau humor também se aplica… tb não levo mala…levo no bolso ou na mão (fechada).

    O meu ar calmo e sereno… (calma não tenho nada), nesses dias…furacão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que esses dias também dão piada à vida. Estou a referir-me ao feitio e não às dores :)

      Eliminar
  14. Muito bem observado.
    Se trabalhasses comigo, ficavas o mês todo à espera de me ver pegar na mala.

    ResponderEliminar
  15. Também sofro dessa maldita TPM, mas só as pessoas que me conhecem muito, mas mesmo muito bem sabem quando ela me visita.
    Depois tenho a sorte de partilhar a casa de banho apenas com outra menina e temos os cacifos lá, por isso tudo controlado e ninguém nota nada.
    Mas detesto as meninas que nesses dias parecem que têm mesmos as setas ligadas, mas também as entendo, estamos mais “tudo” nesses dias.
    Nada quer um bom banho quentinho para as dores e um chocolate não resolva.

    ResponderEliminar
  16. É muito giro falar aí desse lado , ai e tal "até acho engraçado!" Pois posso-te dizer que não tem piadinha nenhuma! (Isto sou eu a dar-me às dores!) Sou uma inadaptada, revoltada e hei-de ser até morrer, porque já se inventou tanta coisa e não se inventa uma maneira de não sofrermos com isto. Quanto à descrição queria-vos ver a vocês, seres humanos masculinos entidades que desde que Deus vos colocou na terra ainda não aprenderam a olhar para uma mulher sem ela perceber imediatamente para onde estão a olhar, a sofrerem o mesmo que nós sofremos e a serem discretos...pois sim...dizes tu que dura de 3 a 7 dias?! Ora pelas minhas contas se "aquela altura do mês" vos atingisse a vocês, ao segundo dia ia tudo parar às urgências do hospital aos "ai,ais". Estou assim zangada e não estou naquela altura do mês, imagina se estivesse!:-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei :)

      Devo confessar-te que não faço parte do grupo de homens dos ais ais e bora lá para o hospital. Só vou em último caso porque detesto hospitais.

      Mas é óbvio que se pode aproveitar os momentos de fraqueza para uns mimos extra :p

      Eliminar
  17. Bem nunca tive intenção de disfarçar ora essa, não é algo normal? Quanto à carteira ela habitualmente faz parte de mim, donde não seria por aí. Olha a impulsividade faz parte do meu feitio, portanto dificilmente se notam dias diferentes, de manhã reclamo ou estou triste e pela tarde estou bem , portanto não tenho dias. Acho que sou das que passam despercebidas ou então engano muito bem,mas não deliberadamente ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo normal e que deve ser compreendido pelos homens :)

      Mas também não é preciso fazer disso uma bandeira :)

      Eliminar
  18. Well... Felizmente não sofro desse mal! Mas a maioria das mulheres que conheço sofrem e muito :s cruzes credo, até a mim (pessoa extremamente paciente) me tiram a paciência!

    ResponderEliminar
  19. É natural as mulheres ficarem mais sensíveis. Falo por mim, mas também sofremos imenso! Ficar hiper-inchada é das coisas mais incomodativos que pode haver, pelo menos no meu caso.

    Agora todo o departamento saber que a menina anda "monstruada" é coisa estranha. A maioria dos casos trabalhei sempre com homens e não dava a entender! Há tantas formas de volta a esta situação: por exemplo eu tenho um bolsa pequena onde tenho sp o necessário para estes dias e muitas vezes (aconteceu com uma amiga minha) ela vinha ter comigo suavemente para saber se tinha e dava. Mas, tens razão, há mulheres que parecem que gostam muito de dizer como forma de desculpa, e isto, aconteceu no meu último trabalho... Enfim.
    Gosto de ser reservada! :)

    ResponderEliminar
  20. Estou a ver que sofres com as mulheres à tua volta ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não :) São episódios discretamente indiscretos que observo ;p

      Eliminar
    2. Estou a ver que és um bom observador! Mas é porque há mulheres complicadas, nunca percebi a necessidade de levar a mala ao wc...

      Eliminar
  21. Andar de mala atrás? Que mulheres estranhas essas com que trabalhas...Eu coloco no bolso e siga. Se não tenho bolso fecho na mão. Há colegas minhas que têm um necesserie onde têm acessórios de higiene necessários no escritório. Mas andar a passear a mala é esquisito e nunca vi.
    infelizmente quanto ao TPM... sou uma sofedora. Um cansaço fisico extremo com perda de força e fico super irritadiça, até comigo própria. Detesto-me nesses dias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca viste mulheres que vão com a mala? Eu já vi várias :) Acredito que não seja fácil mas é por isso, e muito mais, que as mulheres são tão especiais :)

      Eliminar
  22. Nunca sofri de tpm. O único sintoma que tenho são dores durante um ou dois dias. Nada que uns comprimidos não resolvam rapidamente. Também acredito que ninguém nota quando ando naquela altura do mês, nem mesmo as pessoas que me estão mais próximas. E não me parece que seja excepção à regra, há muita mulher como eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que há :)

      mas algumas gostam de ser notadas nesses dias :)

      Eliminar
  23. "de uma forma geral, elas ficam com humor depressivo, são facéis de irritar, choram com facilidade e chegam a perder vontade de executar tarefas habituais"...por momentos pensei que estavas a escrever sobre as/os sportinguistas na semana após mais um jogo da lagartada! Ahahaha xD

    ResponderEliminar
  24. Ontem escrevi aqui um enorme comentário, mas como estava no telemóvel, alguma coisa correu mal e acabou por me desparecer tudo o que tinha escrito.
    Mas volto mais tarde.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  25. TPM é coisa que me passa ao lado, os dias são quase normais como tantos outros :)
    Como tenho de ir á casa de banho com frquência por causa do meu problema de rins ninguém consegue perceber aqueles dias do mês!!!
    E quanto aos "acessórios"... bem para que servem os bolsos?????
    Com vês á pessoas que gostam mesmo de complicar ou dar nas vistas!!!!!!!

    ResponderEliminar
  26. Há aqui pessoas que defendem que não há nada a esconder mas o decoro impede-me de o anunciar aos 4 ventos. Da mesma maneira que não tem sentido uma pessoa, seja qual for o sexo, andar a explicar que vai à wc porque tem uma diarreia tremenda. Umas coisas dizem-se, outras não. Mas isso sou eu, que sou bastante púdica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é algo comum nas mulheres. Dizerem que vão ao wc e perguntar se alguém quer ir

      Eliminar