6.9.12

recordar o regresso às aulas


Setembro significa regresso às aulas. Nesta altura, recordo com saudade as horas passadas nas compras, a comprar material escolar. Como os meus pais sempre me deram liberdade de escolha, a tarefa demorava mais um pouco. Examinava aqueles corredores com precisão cirúrgica, nada me escapava.

Até a escolha das borrachas aparentava ser complicada. Havia anos em que era aquela vermelha e azul, noutros as brancas. Todas as escolhas pareciam difíceis, à excepção dos clássicos, como é o caso da lapiseira rotring, ainda hoje a minha predilecta.

E se em alguns anos optava por dossiers (poucos pois nunca fui grande adepto) noutros a dúvida era entre os cadernos pretos, que mais tarde forrava com jogadores de futebol e/ou mulheres, e os azuis de argolas, que já não tinham o mesmo encanto quando chegava a hora de forrar.

Também houve alturas em que, no primeiro dia de aulas, levava o material todo como se o ano escolar fosse a meio. Com o tempo, passei a levar comigo apenas o material necessário, o que muitas vezes nem implicava carregar mochila. No que a mochilas diz respeito, recordo que na altura a monte campo ganhava à eastpak. Mais de meia escola tinha uma monte campo nas costas e um mosquetão com chaves na bolsa da mochila.

Talvez seja por isto que ainda hoje, percorro os corredores dos hipermercados, como se fosse voltar à escola em breve. Perco-me por alguns minutos, recordo outros tempos, e lá acabo por comprar uma ou outra coisa. Que recordações guardam desta altura?

34 comentários:

  1. Muitas recordações... Examinar tudo e escolher as coisas mais extraórdinárias que houvessem. Os cadernos tinham de ser de capa dura e existem umas manias que já estão meias turvas porque a memória já não chega lá :)

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. HsB...isto do gemeo começa a ficar esquisito pah!!

    ResponderEliminar
  3. O que eu adorava ir comprar a mochila nova com uma lista enorme de outro material... e os livros novos, meu deus, como eu gostava daquele cheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cheiro dos livros novos! *.* Agora como não uso livros escolares, compro cadernos Oxford cujas folhas devem ser do mesmo material das dos livros, pois têm o mesmo cheiro. Quando os abro, é inevitável não cheira-los!

      Eliminar
    2. É um cheiro característico e muito bom :)

      Eliminar
  4. Btw...eu gostava da parte da compra do material xpto, já de estudar nunca foi o meu forte. Quando tinha os meus 16/17 anos e me perguntavam se era estudante, dizia sempre que não, que era escolante xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sempre fui um aluno aplicado e quase sempre estudei de véspera (característica da família) e sempre me safei. A realidade é que olho para o passado e penso: A escola é do mais fácil que há e podia ter tido notas muito melhores.

      Eliminar
  5. Continuo a fazer o mesmo...
    A 'escola' continua...
    Quanto ao passado era um caos em casa dos meus pais íamos todos ao continente, bem somos muitos...
    A minha irmã que tem idade mais próxima sempre quis que as nossas coisas fossem iguais, eu sempre quis diferentes, uma punha no carrinho a outra tirava... Os rapazes acabavam por levar igual, porque o mais novo queria e o mais velho não se importava...
    Quando chegávamos a casa era mais uma festa, ver o que era de quem...
    Confusão semelhante só na altura de assaltar os presentes a meio da noite de natal, ainda hoje a minha mãe diz que era raro o ano que não houvessem trocas... :)

    ResponderEliminar
  6. Belos tempos!! Lembro-me ainda hoje do cheiro dos livros e material escolar!

    ResponderEliminar
  7. Ai! Eu também sou doidinha por material escolar.
    Desde pequena que tenho a "panca" de abrir uma papelaria :)

    ResponderEliminar
  8. Ai ai...o que tu me fizeste agora recordar! claro que a compra do material era um must mas há uma recordação especial que tenho....encadernar com o meu pai os livros escolares com aquele papel autocolante transparente! Tudo na perfeição! Adorava:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas primeiras vezes tive a ajuda do meu pai e ficava tudo lindo, na perfeição. Até tinha medo de mexer. Quando era eu a fazer, ficava com bolhas :)

      Eliminar
    2. Tal e qual como eu:) Não eram bolhas porque as desfazia mas eram aqueles riscos. Com o meu pai era perfect!

      Eliminar
  9. O teu post podia ter sido escrito por mim!!

    Ainda hoje sou viciada no corredor do material escolar... e ir à Staples para mim é melhor do que ir a uma loja de doce. Fico horas ali a olhar e a pegar e a ver e acaboa dar abrigo a algum do material em minha casa :)

    Mas como gosto de desenhar, tenho alguma desculpa... é para os desenhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom!

      Eu sempre gostei muito de desenhar e tinha jeito para a coisa mas depois deixei-me disso apesar de bater a saudade de tempos a tempos.

      Lembro-me numa aula que tínhamos de levar uma foto de uma rua. Colar no meio da folha a3 e desenhar o resto da rua. O professor disse para se levar coisas simples e foi o que fiz. Sem querer rasguei a minha foto e tive que ficar com a única que sobrou, nada mais do que a foto mais difícil de todas. O professor avisou que ia ser muito complicado e que não ia correr bem. Enganou-se! Correu bem e tive a melhor nota naquele trabalho :)

      Eliminar
    2. O teu professor era a motivação em pessoa, tá visto...

      Deves ter ficado tão orgulhoso, não?

      Eliminar
    3. Senti-me muito bem por dizerem que não ia conseguir fazer algo bom!

      Eliminar
  10. Ainda hoje andei nos corredores de material escolar dum Hipermercado.Gosto de ver e ainda hoje compro coisas... Ver a azáfama das compras de artigos escolares nestas alturas traz-me boas recordações!:)

    ResponderEliminar
  11. Ainda vai haver, por aqui, muitos posts sobre a rentrée disfarçados, hein? É que eu não sei se aguento mais algum... :p

    ResponderEliminar
  12. E o que eu adorava as minhas Monte Campo! Acho que tive 1 de cada côr!!

    ResponderEliminar
  13. Eu também faço o mesmo!
    Ainda hoje, com 29 anos, gosto de andar pelos corredores do material escolar e todos os anos compro qualquer coisinha para dar aos meus priminhos pequenos para eles levarem para a escola :)

    ResponderEliminar
  14. O que mais gostava mesmo do início de aulas era dos livros novos, de ter que os "encadernar" com papel transparente e sentir o cheirinho a livro... Adoro ainda hoje sentir o cheiro dos livros. :)

    Nunca fui muito de canetas e canetinhas, mochilas... Mas, admito que nos dias de hoje é demasiado apelador passar pelos hipermercados, papelarias. Existe uma maior variedade. Eu usava sp o mesmo tipo de cadernos e mais tarde folhas, que depois passava para os cadernos, pq gostava (e ainda sou assim) de ter tudo organizado.

    Espero que os meninos menos favorecidos tenham pelo menos um miminho, pq não está fácil para pagar livros a crianças e adolescentes, aos preços que estão...

    ResponderEliminar