10.9.12

cuidado com os pés (e com a saúde)

Já tinha saudades de correr à beira-rio. Sentia falta da paisagem, do cheiro característico desta zona que tanto amo, da brisa suave que me acompanha e dos alongamentos e momentos de reflexão passados no pontão, que assinalam meio percurso, antes do regresso a casa.

Por um lado, fico encantado pelo crescente número de pessoas que pratica exercício ao ar livre. Por outro, preocupa-me a quantidade de pessoas que utiliza calçado impróprio para correr. Acredito que as pessoas não tenham noção do perigo mas a realidade é que o exercício, sobretudo corridas e caminhadas, exige calçado obrigatório.

Sei que os tempos não estão para gastos e existem prioridades. Mas acho preferível gastar cerca de 15 euros (Existem modelos na Sport Zone e Decathlon a estes preços) num ténis adequados, do que gastar muito mais (no futuro) num médico. A má escolha de calçado pode provocar lesões nos pés, joelhos e costas. Por isso, aconselho cuidado aos adeptos do desporto.

Quem tiver a carteira mais desafogada, aconselho modelos (existem diversas marcas, muitas opções e modelos. Pessoalmente sou fã da Asics e uso uns Gel Kinsei 3) com amortecimento em toda a extensão da sola e não apenas atrás. Se pretendem gastar muito dinheiro em ténis, tenham em atenção o vosso tipo de pés e a sola dos mesmos. É que, podem ser neutros, pronadores ou supinadores.

Neutros, são as pessoas que, ao correr, apoiam o pé a direito, exercendo força por igual, gastando a sola de igual modo. Os pronadores têm tendência a apoiar primeiro o lado de fora do pé, desgastando mais essa zona da sola. Por fim, os supinadores são o inverso, ou seja, gastam mais a sola do lado interior. E, no mercado dos ténis, existem opções para os três tipos. É um erro gastar cem, ou mais euros, nuns ténis para pronador, sendo supinador porque a sola vai gastar muito mais depressa. Quem tiver dúvidas, veja a sola do modelo que costuma usar para correr e perceba onde é que está mais gasta.

31 comentários:

  1. Pronadora é o que eu sou! Soa a algo ordinário se queres saber ahah

    Adquiri uns Adidas em saldos para levar para as aulas de step que os meus já não estavam a amortecer nada. As costas e os joelhos aplaudem e os ténis quase saltam sozinhos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sua pronadora!!!

      É bom que não te descuides para evitar problemas sérios :)

      Eliminar
  2. Ui, sobre isso é que eu não sabia, estamos sempre a aprender!!!! Eu costumava fazer muitas caminhadas, cerca de 1h30 no mínimo até ao Centro de Estágio, mas desde que entrei na Faculdade em pós-laboral que tudo isso ficou na gaveta. Mas como está a terminar, espero voltar em breve. E espero que o meu calçado seja adequado, uma vez que dispenso bem a presença de Médicos na minha vida! eheheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho ténis próprios, sobretudo para caminhadas longas :)

      Eliminar
  3. Como detesto correr ando. :) Por acaso tenho umas Asics que comprei num saldos fixes. Mas utilizo sp as "crocs" (originais) no Verão para andar. Adoro a marca, e já houve médicos, homeopatas que disseram que as Crocs são o melhor para andar... Não sei se é verdade, mas que tenho Crocs de Inverno e Verão, tenho, uso e não me sinto mal.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou opinar sobre as crocs porque desconheço mas se te disseram é porque deve ser :)

      Eliminar
  4. Que engraçado... Fui ontem comprar umas sapatilhas (ténis) novas. Andei indeciso, mas optei por umas Reebook. :)
    Boas corridas gente! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas corridas!

      Felizmente, hoje há muita oferta. Para pista, para estrada e para tudo e mais alguma coisa :)

      Eliminar
  5. Não sei se gostei, além de ter melhor noção da minha ignorância, vais-me fazer analisar as sapatilhas...
    Para que não te envie umas coisinhas más é bom que não precise de trocar de tênis..

    P.S. Obrigada pela informação, confesso a minha total ignorância, compro as sapatilhas pelo aspecto, as últimas são as que tem a sola cortada... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou-te contar como aprendi isto. Trabalhei numa loja de desporto e sempre tive muita paciência para os clientes, desde os mais rápidos aos mais lentos, passando pelos mais chatos. Um dia, atendi um senhor que corria todos os dias. Estive cerca de uma hora com ele na loja e foi ele quem me ensinou isto. Adorei aquela aula que a própria loja nunca me deu.

      Eliminar
    2. Ficaram a ganhar os clientes seguintes, a loja e tu...É a vantagem de se ter funcionários profissionais. :)

      Eliminar
    3. Fiz aquilo que qualquer pessoa devia fazer porque valorizei-me enquanto empregado e sobretudo enquanto pessoa :)

      Eliminar
    4. Adoro esses ténis cortados. São da Nike Brenda, não são? :)

      Eliminar
    5. São G. tal como as camisolinhas da mesma cor, que estranhamente as lojas Nike não comercializam, só a Sport Zone...

      Eliminar
    6. Ando a namorá-las há tempo, falta o principal... :( As primeiras que vi foi no ginásio. Parecia um epidemia de Nikes com várias cores. Dps andei a analisar e falar com os "treinadores" sobre o conforto e para que prática de desporto eram adequadas. :)

      Eliminar
  6. De pés não percebo muito mas lá que é preciso ter cuidado, isso é. Já vi malta a correr de All Stars, por exemplo. Coisa fantástica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabem o mal que isso faz. Não é preciso saber muito, basta escolher um modelo próprio para o desporto que se deseja.

      Eliminar
  7. Não sabia de isso tudo!

    DESBOCADO!
    http://comentadordesbocado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Fique admirada com tanta informação, sou mesmo zero neste assunto. Li todas as respostas que deste aos comentários e aprendi algumas coisas.
    O blog não é só para banalidades. Boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pequeno detalhe que nos faz poupar dinheiro e evita problemas de saúde :)

      Eliminar
  9. Quer dizer que o treino foi bom :) Ainda bem! Tocaste num ponto essencial...as pessoas nem sabem como o calçado de deporto é essencial para evitar lesões! Eu faço mais atividades indoor e tenho 2 tipo de ténis...uns para a dança e outros para aulas de mais impacto, como a aeróbica ou o step:) E claro para as caminhadas tenho também outro tipo de ténis! E não se querendo gastar muito dinheiro consigo sempre bons preços nos saldos, altura em que renovo tudo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi pois :)

      Hoje em dia a oferta é muita e conseguem-se bons modelos a preços acessíveis. Fazes bem em ser assim. Depois dos ténis, o que muitas pessoas precisam de aprender é a postura correcta para os exercícios.

      Eliminar
  10. Descobri com a minha professora de pilates que sou pronadora e tenho tentado contrariar isso...

    ResponderEliminar
  11. Após uma inspecção cuidada aos meus ténis chego à conclusão que tenho alguma sorte, sou "neutra". :)

    ResponderEliminar
  12. E eu a pensar que, da outra vez, estavas mesmo preocupado com a minha saúde. Afinal, é mesmo panca por este assunto que o menino tem... ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é uma panca. São muitos anos a praticar desporto e muitas lesões. Com isso foi aprendendo a escolher o que melhor se adequa a cada modalidade. Recordo-me que nos primeiros anos escolhia as chuteiras de acordo com a estética. Depois, aprendia a escolher as que melhor se ajustam aos pés e que proporcionam um melhor bem estar.

      Neste caso, aprendi com um senhor muito simpático que atendi numa loja de desporto :)

      Eliminar
  13. Tens razão o calçado é mesmo importante, e eu senti isso na pele (ou nas costas vá).

    Cheguei a correr já 1h e 40m e achei que estava tudo bem, uma dor aqui e ali, mas corri muito tempo, achei que era normal, mas no dia seguinte é que percebi que afinal o calçado que eu tinha se calhar não era mesmo o mais apropriado.

    Ainda não comprei uma coisa decente, mas também não tenho corrido :(, mas é certamente um investimento que terei de fazer!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fores gastar dinheiro em algo caro/bom (o que aconselho) tem em conta os modelos adequados para os teus pés.

      Eliminar