25.9.12

telefonar ou fazer esperar?

O artigo 39 do Bro Code, de Barney Stinson diz que, quando se consegue o número de telemóvel de uma mulher, deve esperar-se quatro dias antes de fazer o primeiro telefonema. A explicação do personagem de How I Met Your Motlher é curiosa. Segundo Barney, ligar no dia seguinte vai fazer com que a outra pessoa diga a toda a gente que recebeu o telefonema. Se isto passar a ser regra geral, as mulheres vão ficar sempre à espera de um telefonema no dia seguinte, numa nova situação.

Apesar deste livro ser uma brincadeira baseada no código de honra de um personagem mulherengo, julgo que este tema tem algum interesse. Quando duas pessoas se conhecem e trocam contactos deve dar-se um tempo até ao primeiro telefonema/mensagem ou não?

Será que ceder ao desejo de entrar em contacto faz com que a pessoa pareça chata e desesperada? Será que o tempo de espera faz com que a pessoa dê a sensação de desinteresse? E o que se deve fazer? Ligar ou esperar por um contacto? Por fim, será que tudo isto pode marcar o início de uma eventual relação?

No meu caso, sou de impulsos. Não ligo a regras nem a tempos de espera. Se desejo meter conversa, meto. Se quero ligar, ligo. E faço isto sem pensar na imagem que posso estar a passar. Se é um erro ou não? Não sei, nem me interessa pois estou a ser genuíno. Como lidam com estas situações?


66 comentários:

  1. Se temos o contacto, porquê esperar? Eu também acho que não deve existir uma regra para isso, se apetece falar com a pessoa, toca a telefonar ou a mandar uma mensagem! ;)

    ResponderEliminar
  2. Essa é uma questão que tem assolado a minha mente ao longo dos tempos... lol Mas é verdade, já ouvi gente com tantas opiniões sobre o assunto que é de rir! Na verdade, acho que fica sempre bem dar um espacinho. Na perspectiva das mulheres dá um ar de menos "desesperado" e faz-nos desesperar a pensar o que pode ter corrido mal...

    beijinhos

    http://pegadafeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostas desses desespero? E não pensas em desinteresse?

      beijos Mia

      Eliminar
  3. Acho que há gostos para tudo. Tanto pode funcionar com umas mulheres e não com outras, é tão subjectivo. 4 dias parece-me demais, mas estamos a falar do Barney :P. Se um homem estiver mesmo interessado não consegue esperar tanto, digo eu.

    Duma forma geral, IMHO, as mulheres gostam de pessoas autênticas e atenciosas. Essas regras podem ficar de fora.

    ResponderEliminar
  4. Uma das minhas séries prefridas:) E esse episódio foi muito bom! Eu prefiro a espontaneidade:) para quê esses jogos se se pode logo demonstrar que se está interessado naquela pessoa? Para quê esperar 4 dias para se estar com alguém interessante e com quem nos sentimos bem? Mas isso sou eu e há gostos para tudo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Barney é o maiorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!

      Eu não espero :)

      Eliminar
    2. Não há ninguém como o Barney:)

      Eliminar

  5. Ser genuíno garante-te um mundo de coisas boas, HSB.

    Eu, pessoalmente, só ligo ao que é dito quando atendo o telefone, não conto os minutos que passaram até o telefonema chegar. Se demorou tempo suficiente para me deixar positivamente impaciente mas a conversa é desinteressante, não há truque que dê a volta à situação. Se demora um minuto entre o pedido do telefone e o contacto, mas me arranca sorrisos... é tudo o que importa.
    Na verdade não há truques que conquistem uma mulher que não foi conquistada pela personalidade do homem que tem à sua frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem meter-me, mas esta frase "Ser genuíno garante-te um mundo de coisas boas" é muito boa, ABT! Concordo a 100% :)

      Eliminar
  6. Sinceramente, e como mulher, digo-te que prefiro que não me liguem logo. Prefiro que me façam sofrer um bocadinho com a espera, por muito que custe entender isto. E a maioria das mulheres que conheço, pensam assim. Um homem que nos liga após 2/3 dias, torna-se muito mais interessante do que um que nos liga no dia seguinte. Tudo o que é muito fácil, não desperta tanto a nossa atenção, não é?

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ponto de vista interessante. Isso não te leva a pensar que poderá não haver interesse dele?

      Eliminar
    2. Não. Pelo contrário...eu desconfio muito mais das intenções de quem "vai com muita sede ao pote"...além disso 2/3/4 dias não é de longe o suficiente para pensar que a pessoa não tem interesse só porque ainda não ligou. Se liga ao final deste tempo, é porque tem não? E até de forma mais "amadurecida", pensada.

      Eliminar
  7. Concordo 100% ctgo..se temos vontade, porquê esperar? A genuidade costuma sempre trazer bns frutos:))

    ResponderEliminar
  8. Se até o anúncio diz : " não vá ..telefone!" porque esperas? Estou a brincar. Na verdade não costumo trocar telefones para conquistas, mas se dou a amigos é para telefonarem quando precisam falar, o contrário é que me pareceria mal.:)

    ResponderEliminar
  9. Não vejo necessidade de esperar uns dias para ligar ou mandar mensagem. Aliás, se a mensagem demora a chegar assumo que há desinteresse... Gosto de ser transparente, mostrar o que penso e gosto que o façam comigo! Quando o interesse é mútuo sabe tão bem receber uma mensagem, para quê esperar 3 dias ansiosamente? :)

    ResponderEliminar
  10. O Barney é o maior. PONTO! :)

    Depende da frequência cardíaca quando se pega no telemóvel e se pensa nisso ;)

    ResponderEliminar
  11. Qualquer que seja a situação, ligar sempre e não esperar.
    Sou totalmente contra adiar situações que podem levar a uma ansiedade interior ou um conflito inexistente.
    No campo amoroso não é necessário esperar esse tempo. Isso é para os covardes que não têm palavra e dps andam a fugir com "o rabo à seringa". Ou é, ou n é. E se n for, vê-se logo quando se fala com a pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E as pessoas que precisam de tempo para perceber se é ou não? Isso faz dele cobardes? Aho que não :)

      Eliminar
  12. depende da situação...são vários os factores que influenciam a decisão.

    Eu até concordo com o Barney... não 96 horas, mas tb não ligava nas 24 horas imediatas.

    ResponderEliminar
  13. Esperar as 96h sem dúvida!!! Só quando de tem menos de 25 anos é que se liga no dia seguinte... (hormonas a funcionar)


    Chicolaiev
    http://omeupassaporte.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco, isso não se faz... Andas por aí a partir corações (pelo menos durante 96h)? :P

      Eliminar
  14. Nesse caso somos parecidos! Eu também sou impulsivo nas paixões e no amor e se me apetecer ligo. É claro que depois também depende da receptividade da outra pessoa. Se a outra pessoa for de joguinhos, eu não tenho paciência para isso e o mais provável é cada um ir à sua vida...

    ResponderEliminar
  15. é melhor ser-se impulsivo! mas depende de como correu o primeiro contacto claro!
    mas prefiro que sejam sinceros e espontâneos cmg!

    ResponderEliminar
  16. Se eu tiver interesse em receber o telefonema, quanto mais cedo melhor!
    Se o interesse for reduzido, quanto mais tarde melhor. E mais tarde, pode pensar melhor e nem sequer telefonar e fazer aos dois um grande favor!
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Quatro dias?
    Bem, se eu der o meu numero de telefone a alguém e essa pessoa demorar quatro dias para me contactar, o mais provavel é já ter esquecido de quem se trata... (brincadeira)
    Agora a sério, se não me contactarem é porque o interesse é minimo, e nesse caso a fila anda... (era suposto ser a sério) enfim... acho que me fiz entender. Beijos

    ResponderEliminar
  18. Antes era espontânea e mandava quando me apetecia... Agora já pondero melhor essas situações.
    Se vir que há interesse de ambas as partes... Mando quando me apetece!Se não... Paciência! :P

    ResponderEliminar
  19. Sempre fui assim, de não dar o 1º passo, nem o 2º, nem o 3º (e por aí em diante). Talvez por insegurança. As pessoas vão evoluindo, aprendendo. Se pudesse voltar atrás, sabendo o que sei hoje, voltaria, com toda a certeza, com menos receios e mais iniciativa (o 1º, penso que continuaria a não dar, vá. Também não se consegue mudar radicalmente :)).
    Quanto ao exemplo que deste, quatro dias, quando a pessoa está mesmo interessada, pode parecer muito, sim. Mas, cada caso é um caso. Quanto à reacção e ao que pensa a pessoa que recebe o telefonema/sms, depende do seu interesse relativamente à pessoa que entra em contacto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu testemunho. Essa insegurança significa que preferes ser conquistada em vez de tomares a iniciativa da conquista ou tudo muda quando perdes a insegurança? :)

      Eliminar
    2. Não precisas agradecer, hsb :)
      Sim, sem dúvida, prefiro ser conquistada. Mas, claro, ao sentir que existe um verdadeiro interesse da outra parte, e se também houver interesse do meu, o caso muda de figura. Não faria sentido de outra forma. Tem de haver reciprocidade na conquista. Até porque o que tem piada é ir conquistando a outra pessoa (e ela a nós) a cada dia, isto ao longo do relacionamento se acabar por existir.

      Eliminar
  20. Eu não penso nisso. Liga-se quando apetecer. Regras e mais regras para quê? Não se complique o que é simples.

    ResponderEliminar
  21. Lido tal como tu, faço o que me apetece fazer.
    Se me pedem o numero e seu eu dou é para me ligar memso, senão eu não o dava!

    Acima de tudo odeio os joguinhos "vou esperar para ela não ficar a achar que eu quero muito falar com ela, porque eu quero mas não quero que ela saiba que eu quero...".

    Não tenho pachorra mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogos do estou louco mas vou fingir que não me diz nada podem correr muito mal e depois não há volta a dar...

      Eliminar
  22. Penso que cada pessoa terá o seu timing mas eu pessoalmente gosto de mandar quando me apetece e não esperar por haver alguma regra definida:)Quanto a receber sabe sempre melhor o mais rapidamente possível!!I

    ResponderEliminar
  23. Há coisas que não seguem um determinado padrão tipo. Quando duas pessoas se conhecem e demonstram interesse uma na outra, devem falar quando bem entenderem.

    ResponderEliminar
  24. Ui! Só este assunto já dá pano para mangas... Há coisas que não são assim tão lineares! A empatia do momento é que determina tudo. Dizer-se que se A, B ou C nesta situação, na realidade pode não ser bem assim. Depende do momento, se é forçado ou não, se estás de bom humor ou não, se é de manhã, tarde ou noite... Mas essencialmente, da empatia! Penso eu de que...

    http://porqueequeeutbjatenhoumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O coração é que manda, é isso que dizes, certo?

      Eliminar
    2. O coração é que manda... Ele "diz" sempre a mesma coisa face a dois acontecimentos idênticos, por isso como ele está nos diversos acontecimentos da vida é que determina o que fazer a seguir. Não sei se me fiz bem entender...

      Eliminar
  25. também acho que ser-se genuíno é o melhor caminho. até porque esperar 4 dias também pode ser interpretado como falta de interesse! :P
    também sou assim, e prefiro desiludir-me do que ficar a pensar que deveria ter feito isto ou aquilo!
    (e é bom saber que há por aí homens assim)

    ResponderEliminar
  26. "No meu caso, sou de impulsos"...e são caros HsB? LOL

    Temos mais é que ser genuínos e fazer o que a cabeça ( normalmente o coração ) nos dita e esperar que tudo corra pelo melhor.

    Eu há uns anos conheci uma rapariga num jantar de amigos, meti conversa e no fim da noite pedi-lhe o contacto...na manha seguinte tratei logo de enviar uma sms de bom dia e tal, a conversa iniciou-se, o amor nasceu, a relação assumiu-me e o pedido de casamento aconteceu ;)

    ResponderEliminar