18.3.13

o bigode


O bigode faz parte da minha vida. É algo que me acompanha desde o dia em que nasci, já lá vão 31 anos. Com isto não quero dizer que vim ao mundo com uma farta penugem por cima do lábio. Também não quero dizer que passei a usar bigode quando a barba me nasceu. Nada disso. O bigode faz parte da minha vida simplesmente porque o meu pai sempre usou bigode.

E tal como o meu pai, milhões de outros homens da sua geração usaram ou ainda usam bigode. Diria que é quase uma imagem de marca daqueles homens que viveram muitas outras modas sem nunca abdicar do seu bigode. Diria que mais do que pelos faciais, é um estilo de vida.

Porém, nos dias que correm, não sei bem o que representa o bigode. Será que fica bem num jovem de vinte anos? Será que aos trinta também vai bem? Todavia, aos meus olhos, o bigode não se esgota nos pelos que os homens usam no rosto. Existe um universo para lá disso. Existem t-shirts com bigodes. Com imagens manipuladas de pessoas que passam a ter bigode. Existem acessórios para o lar, para os bebés e também para elas com todos os tipos de bigodes. Ou seja, do meu ponto de vista, o bigode é algo intemporal que não se esgota.

Estarei certo? Digam de vossa justiça. Qual a vossa relação com a figura - em todos os seus sentidos - do bigode? Contem-me tudo. Não me escondam nada.

53 comentários:

  1. o meu pai nunca usou bigode...nem os meus avós (pelo menos desde que eu nasci)
    Quando conheci o moçoilo o pai dele era a única pessoa com bigode com quem eu me dava diariamente...até que no ano passado pum, decidiu corta-lo...confesso que fica um homem mais novo e mais bonito assim!!
    Eu cá não gosto de bigode...gosto de barba de 3 dias...barba inteira, não apenas o bigode :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca te imaginei com bigode...e são muito raros os casos em que gosto de ver homens com bigode!

    ResponderEliminar
  3. O meu pai passou essa fase. Os meus tios também. Os jogadores de futebol dos anos 80 também. Lembro-me que também reparo sempre que vejo o Freddie Mercury das fases dele com e sem bigode. E pronto, é isto que tenho a dizer dos bigodes!

    ResponderEliminar
  4. Os bigodes estão na moda mas como bem dizes, nos acessórios de moda, no rosto é urgente tirá-lo para não pareceres provinciano, lol

    ResponderEliminar
  5. O meu pai, sempre o conheci com ele!! E não o imagino sem ele. Mas se gosto, de bigodes??? A resposta é NÃO!!!! Odeio

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma relação de amor-ódio. Dependendo da pessoa, adoro ou detesto. Não consigo ter uma opinião única... Há homens em que um bigode dá uma pinta do caraças, noutros, ficam apenas com um ar rústico.

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. O meu pai não tem nem nunca teve bigode.
    Não sei se é por isso ou não, mas não sou grande apreciadora de bigodes! :P ahah

    ResponderEliminar
  8. O meu pai usa bigode desde que o conheço e não o conseguia ver sem ele ;) Já a geração de 20-40 não gosto de ver com bigode...mas são gostos!

    ResponderEliminar
  9. O meu pai sempre usou e, de facto, impõe respeito!!!

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não tenho ninguém na familia que use,mas há professores na escola que usam e impõe logo respeito..

    ResponderEliminar
  11. A única pessoa que tem bigode é um dos meus tios. Não consigo imaginá-lo sem bigode, no entanto sou das pessoas a favor de barba inteira. XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, por vezes aparo a barba e deixo o bigode maior. Farto-me de rir.

      Eliminar
  12. Olha também não tenho ninguém na família com bigode.São estilos ,mas não me parece que marquem uma época, mas opiniões não se discutem...;)

    Boa semana para ti HSB!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És capaz de ter razão mas associo o bigode aos anos 80 ;)

      Boa semana!

      Eliminar
  13. Aahahah!! Não digo há 31, mas há 32 anos que "ele" faz parte da minha vida, pela mesma razão que tu!!:P ahaha O meu pai também usa e nunca o conheci sem ele, sinceramente aqui entre nós, acho que nem gostava de um dia ver sem bigode!!:P lolol Pois para mim, faz parte do que ele é, de todo o conjunto do ser maravilhoso que é o meu Pai!!!:)
    Boa semana!:)

    ResponderEliminar
  14. Na minha família ninguém tem e eu, muito sinceramente, não sou fã! Nem de bigode nem de barba...gosto mesmo é de pele tipo rabinho de bebé! =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é quase impossível na cara de um homem que tenha barba :)

      Eliminar
  15. Não gosto! Acho horrível e só de pensar que pode ficar comida e algo que saía do nariz... Nhec!!

    Alguém já viu um chinoca de bigode? ;)

    ResponderEliminar
  16. Não gosto, nem em homens novos nem mais velhos.
    Pode até não ficar muito mal do ponto de vista estético, mas sem bigode ficam muito melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que nos anos 80 alguém pensava assim em relação a um bigode?

      Eliminar
  17. Pessoalmente abomino bigodes. Talvez se o meu pai usasse (ou tivesse usado)eu tivesse uma imagem diferente, mas não é o caso. De qualquer forma o teu post fez-me lembrar que preciso de ir tratar do meu! :p Obrigada pelo serviço público!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não imaginas o que me fartei de rir com o teu comentário. Obrigado!

      Eliminar
  18. Nah, não faz o meu género. Nem na roupa ou acessórios...
    Mas barba já acho interessante :)

    ResponderEliminar
  19. Desde que me conheço por gente que o meu pai usava bigode!
    Um dia quando eu era miuda lembrou-se de chegar a casa sem bigode...foi o maior susto da minha vida...vi um estranho entrar em casa...nem o conheci....levei dias a habituar-me à coisa!!!
    Depois disso deixou crescer o bigode outra vez e durante muitos anos voltou a "usa-lo"! Acho que eram muito amigos!!!
    Há sensivelmente um ano voltou a tirar o bigode e nao voltou a deixa-lo crescer! Será que se zangaram??
    :) Agora já nao me é tao estranho ve-lo sem bigode como antes!
    Parece mais novo!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes gostava que o meu pai se zangasse com o dele mas acho que não irá acontecer :)

      Eliminar
    2. Podes sempre dizer-lhe k o bigode dele espalhou um boato malicioso!!!!
      Pode ser que se zanguem!!!
      Ou entao dis lhe k sem a bigodaça parece mais novo!!
      hahahaha

      Eliminar
  20. Talvez seja algo intemporal...no sentido que nunca saírá de moda porque na realidade ficará sempre bem a uns e não fica tão bem a outros...eu particularmente não aprecio :) mas gostos são gostos!....e também nunca tive ninguém propriamente na família que usasse mesmo bigode :)

    ResponderEliminar
  21. Desde que nasci (e antes disso também) o meu pai usava bigode... mas há uns 10 anos tirou... Na altura estranhei porque não o "conhecia" sem bigode, mas habituei-me e gosto mais sem!

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostava que o meu tirasse para ver mas também nunca lhe pedi.

      beijos

      Eliminar
  22. Depende do bigode. Se for único e farfalhudo...não!
    Se for ralo/aparado acompanhado com uma barba rala/aparada (tipo João Manzarra) ainda vá...
    Ausência total...excelente!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço parte do grupo da barba por fazer. Não gosto de fazer a barba e não me lembro da última vez que realmente fiz a barba.

      beijos

      Eliminar
  23. Não gosto nada!!! Brrr!!! Big turn off!! Gosto de barba, pêras e afins (que acabam por ser pelo rasteiro) bigode só, faz-me pensar em ...errrrr piaçabas!!!

    ResponderEliminar