Sou daquelas pessoas que confia em toda
a gente logo à partida, sem qualquer receio. A partir desse momento,
continuar a confiar ou mudar a forma como lido com alguém depende
exclusivamente dos comportamentos e atitudes da pessoa em questão.
Esta forma de ser já me levou a bastantes desilusões. Umas maiores,
outras menores e algumas insignificantes. Tenho percebido que confiar
nem sempre é a melhor solução mas continuo igual ao que sempre
fui. E aplico esta forma de ser a amigos, conhecidos, colegas de
trabalho e até a funcionários de lojas.
Hoje, bem cedo, tive direito a mais uma
lição daquelas que nos ensinam que confiar nem sempre é a melhor
solução. Entrei nos correios e disse à funcionária que pretendia
um envelope de correio verde. Mostrei os artigos que pretendia
enviar. A senhora observou o tamanho dos mesmos e entregou-me um
envelope. Paguei e fui tratar das minhas coisas. Escrevi o remetente,
o destinatário e depois tentei colocar os artigos no referido
envelope.
Um cabia na perfeição. O outro artigo
não cabia. Apesar do envelope ser maior do que o artigo, como é
almofadado, fica com parte da sua área reduzida. Tentei, em vão,
colocar o artigo no envelope. Voltei ao balcão e disse à mesma
funcionária que o artigo não cabia no envelope e que precisava de
um maior. A senhora deu-me o tamanho acima e cobrou-me o valor do
novo envelope, consideravelmente superior ao que já tinha pago e que
ficou inutilizado.
Nessa altura disse à funcionária que
deveria apenas pagar a diferença entre os envelopes. Respondeu-me
que já tinha escrito no envelope. Concordei. Mas acrescentei que o
fiz porque acreditei no seu conhecimento profissional sobre
envelopes, até porque observou os artigos que pretendia enviar. Nem
se deu ao trabalho de me responder. Limitou-se a dar-me o troco e a
olhar para baixo.
É certo que tenho culpa no meio disto
tudo. Aquilo que deveria ter feito era experimentar o envelope mesmo
em frente à cara da funcionária. Mas, lá está, confiei no seu
conhecimento. E achei que experimentar o envelope seria faltar ao
respeito aos seus conhecimentos profissionais. Resumindo, paguei dois
envelopes e aprendi que confiar nem sempre é a melhor solução.
Entendo o teu lado, mas apesar do erro tb entendo a posição dela...provavelmente teria que meter o bolso o restante...
ResponderEliminarE só tinha de fazer isso porque errou. E culpou-me do seu erro.
EliminarEu também sou assim e esse modo de ser já me trouxe alguns dissabores. Sou meia ingénua e não aprendo...
ResponderEliminarEu prefiro ser assim mas em certos casos custa.
EliminarBem como devemos louvar e apresentar por escrito o bom trabalho das pessoas, também devemos alertar quando o trabalho de pessoa x ou y foi mal executado...
ResponderEliminarEspero que futuramente as coisas te corram melhor nesse aspecto.
Cumprimentos.
Eu também espero.
EliminarObrigado
Percebo a razão parcial de ambas as partes mas teria pedido o livro de reclamações.
ResponderEliminarNão quis chegar a esse ponto mas aposto que se o fizesse ela dizia logo que não era preciso pagar envelope.
Eliminarisso acontece-me tantas vezes, nem imaginas. mas pouco a pouco vou aprendendo (acho eu).
ResponderEliminarxx
Eu gostava é que os outros aprendessem a assumir um erro.
Eliminarxx
...porf muito triste quue seja este pensamento...realmente confiar nem sempre é a melhor opção...não podemos partir do pressuposto que todas as pessoas se comportam da mesma forma para connosco como nós nos comportaríamos...mas também olhar para tudo com desconfiança também não é solução ....seria demasiado frustrante ....há que achar o tal equilibrio :) um execelente dia para ti HSB :)
ResponderEliminarEu irei continuar a ser igual mas gostava que as pessoas assumissem os erros :)
EliminarMais uma lição de vida! É óbvio que só tu aprendeste, a funcionária nada aprendeu e vai continuar a vender envelopes errados até um dia que alguém se passe e reaja de forma menos educada. Infelizmente, há pessoas que só aprendem assim! É obvio que o correto seria pagares apenas a diferença uma vez que solicitaste previamente ajuda na escolha a alguém que supostamente deveria conhecer o produto que vende. Ela errou e não assumiu o erro. Temos que ser responsáveis na nossa profissão e assumir os nossos erros pois não estamos isentos dos mesmos.
ResponderEliminarAlém disso,os funcionários de caixas recebem mensalmente um valor para "falhas", precisamente para esse tipo de situações e não terem que repor "do bolso deles".
bjs
A mulher falou comigo de uma maneira que parecia que o erro era meu.
Eliminarbeijos
No meio da situação toda, o que acho que me iria chatear ainda mais, era essa reacção da senhora! A indiferença que mostrou perante o sucedido.
ResponderEliminarIndiferença e achar que a culpa era minha.
EliminarÉ por essas e por outras parecidas que sempre que preciso enviar algo pelos correios, primeiro coloco os objectos dentro da embalagem, e só depois escrevo as moradas.
ResponderEliminarJá basta nos roubarem nos 707.......
A próxima vez que lá for faço isso na cara da empregada e ainda lhe relembro o que aconteceu no nosso encontro anterior.
EliminarPois...A reacção, na minha opinião é que foi pouco profissional! E como diz a rainha, isso sim iria mesmo chatear-me mais!
ResponderEliminarNão quis dar-lhe importância a mais.
EliminarA questao aqui na minha opiniao foi a atitude da funcionaria ( o baixar a cabeça )perante o sucedido, pq os erros acontecem por muita experiencia que se tenha, é isso que faz de nós humanos. HsB acho que fizeste bem em confiar e q o deves continuar a fazer, mas podias ter explicado á senhora q outra atitude da parte dela podia ter resolvido o assunto.
ResponderEliminarAbraço
Eu expliquei-lhe que confiei nela e ela marimbou-se para isso. Essa atitude diz tudo sobre ela.
EliminarAbraço
E por situações como essa que eu sou sempre desconfiada de tudo!
ResponderEliminarÀs vezes é o melhor.
Eliminar:)
ResponderEliminarAcontece... provavelmente o ela baixar a cabeça podia mais ser do género "não sei onde me meter" ou "não sei o que fazer" e se for autora de um blog, pode ter um "apenas vergonha"... Mas pelo menos um pedido de desculpa não teria ficado nada mal...
Bj.
Acho que a senhora desconhece a palavra desculpa.
Eliminarbeijos
Bem, essa funcionária é péssima a tirar medidas a olho...como ela, muitas, portanto para a próxima experimenta primeiro ;)
ResponderEliminarPara a próxima tem isso garantido e relembro o ocorrido ;)
EliminarEu também confio à partida nas pessoas, acredito porque não consigo viver num Mundo desconfiando de tudo e de todos. Formas de ser..
ResponderEliminarOlha nessa situação na próxima vez seria mais previdente mas não deixava de reclamar, aí isso não, porque ela também falhou e não reconheceu!:(
Achei que não valia a pena perder tempo com ela a partir do momento que expliquei que errou.
Eliminarjá eu funciono totalmente ao contrario de ti. estou sempre de pé atrás com toda a gente e só depois de as pessoas provarem que merecem a minha confiança é que a ganham.... Acho que é a postura que se me serve melhor depois de umas desilusões demasiado amargas para engolir! =)
ResponderEliminarEstás certa. Mas eu serei sempre assim :)
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