14.3.13

quando confiar não é a melhor solução


Sou daquelas pessoas que confia em toda a gente logo à partida, sem qualquer receio. A partir desse momento, continuar a confiar ou mudar a forma como lido com alguém depende exclusivamente dos comportamentos e atitudes da pessoa em questão. Esta forma de ser já me levou a bastantes desilusões. Umas maiores, outras menores e algumas insignificantes. Tenho percebido que confiar nem sempre é a melhor solução mas continuo igual ao que sempre fui. E aplico esta forma de ser a amigos, conhecidos, colegas de trabalho e até a funcionários de lojas.

Hoje, bem cedo, tive direito a mais uma lição daquelas que nos ensinam que confiar nem sempre é a melhor solução. Entrei nos correios e disse à funcionária que pretendia um envelope de correio verde. Mostrei os artigos que pretendia enviar. A senhora observou o tamanho dos mesmos e entregou-me um envelope. Paguei e fui tratar das minhas coisas. Escrevi o remetente, o destinatário e depois tentei colocar os artigos no referido envelope.

Um cabia na perfeição. O outro artigo não cabia. Apesar do envelope ser maior do que o artigo, como é almofadado, fica com parte da sua área reduzida. Tentei, em vão, colocar o artigo no envelope. Voltei ao balcão e disse à mesma funcionária que o artigo não cabia no envelope e que precisava de um maior. A senhora deu-me o tamanho acima e cobrou-me o valor do novo envelope, consideravelmente superior ao que já tinha pago e que ficou inutilizado.

Nessa altura disse à funcionária que deveria apenas pagar a diferença entre os envelopes. Respondeu-me que já tinha escrito no envelope. Concordei. Mas acrescentei que o fiz porque acreditei no seu conhecimento profissional sobre envelopes, até porque observou os artigos que pretendia enviar. Nem se deu ao trabalho de me responder. Limitou-se a dar-me o troco e a olhar para baixo.

É certo que tenho culpa no meio disto tudo. Aquilo que deveria ter feito era experimentar o envelope mesmo em frente à cara da funcionária. Mas, lá está, confiei no seu conhecimento. E achei que experimentar o envelope seria faltar ao respeito aos seus conhecimentos profissionais. Resumindo, paguei dois envelopes e aprendi que confiar nem sempre é a melhor solução.

32 comentários:

  1. Entendo o teu lado, mas apesar do erro tb entendo a posição dela...provavelmente teria que meter o bolso o restante...

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    1. E só tinha de fazer isso porque errou. E culpou-me do seu erro.

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  2. Eu também sou assim e esse modo de ser já me trouxe alguns dissabores. Sou meia ingénua e não aprendo...

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  3. Bem como devemos louvar e apresentar por escrito o bom trabalho das pessoas, também devemos alertar quando o trabalho de pessoa x ou y foi mal executado...

    Espero que futuramente as coisas te corram melhor nesse aspecto.

    Cumprimentos.

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  4. Percebo a razão parcial de ambas as partes mas teria pedido o livro de reclamações.

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    1. Não quis chegar a esse ponto mas aposto que se o fizesse ela dizia logo que não era preciso pagar envelope.

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  5. isso acontece-me tantas vezes, nem imaginas. mas pouco a pouco vou aprendendo (acho eu).

    xx

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    1. Eu gostava é que os outros aprendessem a assumir um erro.

      xx

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  6. ...porf muito triste quue seja este pensamento...realmente confiar nem sempre é a melhor opção...não podemos partir do pressuposto que todas as pessoas se comportam da mesma forma para connosco como nós nos comportaríamos...mas também olhar para tudo com desconfiança também não é solução ....seria demasiado frustrante ....há que achar o tal equilibrio :) um execelente dia para ti HSB :)

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    1. Eu irei continuar a ser igual mas gostava que as pessoas assumissem os erros :)

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  7. Mais uma lição de vida! É óbvio que só tu aprendeste, a funcionária nada aprendeu e vai continuar a vender envelopes errados até um dia que alguém se passe e reaja de forma menos educada. Infelizmente, há pessoas que só aprendem assim! É obvio que o correto seria pagares apenas a diferença uma vez que solicitaste previamente ajuda na escolha a alguém que supostamente deveria conhecer o produto que vende. Ela errou e não assumiu o erro. Temos que ser responsáveis na nossa profissão e assumir os nossos erros pois não estamos isentos dos mesmos.
    Além disso,os funcionários de caixas recebem mensalmente um valor para "falhas", precisamente para esse tipo de situações e não terem que repor "do bolso deles".
    bjs

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    1. A mulher falou comigo de uma maneira que parecia que o erro era meu.

      beijos

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  8. No meio da situação toda, o que acho que me iria chatear ainda mais, era essa reacção da senhora! A indiferença que mostrou perante o sucedido.

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  9. É por essas e por outras parecidas que sempre que preciso enviar algo pelos correios, primeiro coloco os objectos dentro da embalagem, e só depois escrevo as moradas.
    Já basta nos roubarem nos 707.......

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    1. A próxima vez que lá for faço isso na cara da empregada e ainda lhe relembro o que aconteceu no nosso encontro anterior.

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  10. Pois...A reacção, na minha opinião é que foi pouco profissional! E como diz a rainha, isso sim iria mesmo chatear-me mais!

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  11. A questao aqui na minha opiniao foi a atitude da funcionaria ( o baixar a cabeça )perante o sucedido, pq os erros acontecem por muita experiencia que se tenha, é isso que faz de nós humanos. HsB acho que fizeste bem em confiar e q o deves continuar a fazer, mas podias ter explicado á senhora q outra atitude da parte dela podia ter resolvido o assunto.

    Abraço

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    1. Eu expliquei-lhe que confiei nela e ela marimbou-se para isso. Essa atitude diz tudo sobre ela.

      Abraço

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  12. E por situações como essa que eu sou sempre desconfiada de tudo!

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  13. :)

    Acontece... provavelmente o ela baixar a cabeça podia mais ser do género "não sei onde me meter" ou "não sei o que fazer" e se for autora de um blog, pode ter um "apenas vergonha"... Mas pelo menos um pedido de desculpa não teria ficado nada mal...

    Bj.

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  14. Bem, essa funcionária é péssima a tirar medidas a olho...como ela, muitas, portanto para a próxima experimenta primeiro ;)

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  15. Eu também confio à partida nas pessoas, acredito porque não consigo viver num Mundo desconfiando de tudo e de todos. Formas de ser..
    Olha nessa situação na próxima vez seria mais previdente mas não deixava de reclamar, aí isso não, porque ela também falhou e não reconheceu!:(

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    1. Achei que não valia a pena perder tempo com ela a partir do momento que expliquei que errou.

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  16. já eu funciono totalmente ao contrario de ti. estou sempre de pé atrás com toda a gente e só depois de as pessoas provarem que merecem a minha confiança é que a ganham.... Acho que é a postura que se me serve melhor depois de umas desilusões demasiado amargas para engolir! =)

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