26.3.13

masturbação


Se há tema onde não devem existir tabus é no sexo. Porém, em pleno século XXI as conversas sobre esse tema cujo nome não deve ser pronunciado continuam a ser tidas numa espécie de becos escuros frequentados por marginais. Ou então são tidas por tarados. Dizer pila, vagina (ou outros termos mais populares e menos educados aos olhos de algumas pessoas) faz corar automaticamente que ouve estas palavras. Perguntar a alguém, cara a cara, a sua posição sexual preferida ou se essa pessoa se masturba é visto como coisa do demo. E quem ouve a pergunta foge a correr como se estivesse a afastar-de de uma iminente e devastadora explosão.

Dentro do tema sexo, a masturbação é uma espécie de sala onde ninguém entra ousar. “Masturbação? O que é isso?” Além disso, todas as pessoas juram a pés juntos que nunca se masturbaram. Ou então, a maior parte das mulheres opta por dizer que é algo que os homens fazem para se satisfazerem sexualmente quando não têm companheira. E que é algo que uma senhora não faz. Só se for uma rameira é que se pode masturbar, defende muita gente. Parecem exemplos de 1923 mas é a realidade dos nossos dias.

Além disso, existem pessoas que abominam aqueles que se masturbam. Sobretudo quando se tratam de pessoas comprometidas. Que defendem ser uma falta de respeito perante a(o) companheira(o). Do meu ponto de vista, falar de masturbação deveria ser tão natural como abordar o primeiro beijo. Como recordar a primeira noite de sexo ou aquela vez em que a loucura e desejo acabou no banco de trás do carro num qualquer parque de estacionamento pouco movimentado. Porque afinal, é quase tudo sexo. Muitos podem pensar que não. Mas é!

Não sou formado em sexo mas não vejo a masturbação como algo demoníaco. Não acho que um homem/mulher que viva um relacionamento sexual bastante activo falte ao respeito à/ao companheira/companheiro quando se masturba. Como não acho que isso signifique que não deseja a(o) parceira(o). Não acho que um homem/mulher deva procurar ajuda clínica porque gosta de se masturbar. Tal como não acho que a masturbação seja uma traição a alguém. Quem conhece melhor o seu corpo? Quem sabe aquilo que lhe dá mais prazer? A própria pessoa. Nenhum homem conhecerá melhor o corpo de uma mulher e vice-versa. Viver esse prazer sozinho deverá ser mal encarado pelas pessoas porquê?

Enquanto este e outros temas forem vistos como um tabu que não deve ser quebrado vão continuar a existir pessoas que vivem rodeadas de dúvidas absurdas sobre sexo. E o pior não vão ser as dúvidas mas o medo de questionar alguém e revelar aquilo que pensa. Pois isto fará com que se viva a pensar que os cegos podem passar a cegueira através das relações sexuais ou que quando um homem ejacula numa piscina as mulheres que estiverem por perto podem ficar grávidas. Não estou a brincar. Ainda existem pessoas que acreditam no que acabei de escrever.  

41 comentários:

  1. Vai continuar a haver muita gente cheia de dúvidas e, se me permites acrescentar, muito insatisfeita e frustrada ;)

    ResponderEliminar
  2. A masturbação é o caminho mais rápido e preciso para conhecer o próprio corpo.

    Quanto a termos utilizados, nunca vou entender o facto de termos como vagina e mamas serem palvras tabus quando são os termos que aparecem nos livros de anatomia. Quanto a pila... Bem pila até aparece no dicionário :)

    Uma coisa é certa uma vida sexual saudável faz parte da felicidade e vida saudável de cada um.

    No canal odisseia tem dado um programa que é o Sex Mundi, muito muito interessante, o modo como diferentes culturas abordam o sexo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem dito. As pessoas deviam ver esse tipo de programas sem qualquer pudor.

      Eliminar
  3. Subscrevo totalmente.
    O Problema e' que infelizmente em portugal ainda está muito presente a ideia que a mulher (sobretudo) deve ser uma púdica e que fica mal às mulheres falarem sobre esse tipo de assuntos. no caso dos homens fala-se mais abertamente sobre a masturbação, mas há outro tipo de práticas sexuais que, também para os homens são tabu.
    Isto com o tempo é capaz de ir ao sitio (quero mesmo acreditar que sim).
    Eu sou aquile tipo de mulher que chama tudo pelo nome e falo sobre tudo sem problemas e orgulho-me de ser a amiga a quem os homens e mulheres vêm contar tudo e perguntar tudo porque já sabem que comigo estão à vontade.
    Fazem falta mulheres como eu neste país é o que lhes digo. Eles e elas concordam mas, nem por isso deixam de pensar/agir da mesma maneira. Mas havemos de lá chegar... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que és assim. E é bom que existam pessoas assim.

      Tal como tu, acredito que iremos lá chegar :)

      Eliminar
  4. VOU DEIXAR DE SEGUIR O BLOG! ESTOU CHOCADÍÍÍÍSSIMA!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso perguntar-te o que te leva a deixar de seguir o blogue e mais importante do que isso, a ficar "chocadííííssima"?

      Gostava de tentar perceber onde errei.

      Obrigado Alu.

      Eliminar
    2. loooool

      (era a gozar, duuhhh...)

      Eliminar
  5. concordo contigo quando dizes que falar de sexo deveria ser natural e que não deveriam existir tabus sobre isso.

    quando surgem questões ou dúvidas não há porquê não as esclarecer, para que não existam pessoas desinformadas sobre aspectos importantes das suas vidas e, principalmente quando se está numa relação, deveria haver á vontade total para falar de todos os desejos e vontades com o outro, e não esperar que o outro adivinhe o que se quer ou precisa como acontece em tantos casos, o que acaba por se traduzir numa sexualidade pouco ou nada satisfatória.

    no entanto, e não me considerando nada conservadora neste aspecto, confesso que acho que não se deve cair em exageros e que a naturalidade muitas vezes se confunde com vulgaridade e portanto, a mim faz-me tanta confusão uma pessoa completamente retraída neste assunto como uma que expõe completamente a sua vida sexual, ao pormenor, numa conversa de café com as amigas, sem qualquer filtro de privacidade, como tantas vezes acontece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo comentário. É isso mesmo. É preciso um equilíbrio.

      Há que ter bom senso. É o mesmo do que aquelas pessoas que se gabam de dormir com x e de fazer isto e aquilo.

      Isso é ser vulgar.

      Agora, ter confiança contigo e tirar uma dúvida de cariz sexual numa conversa a dois, sem vergonhas, é ser inteligente.

      Eliminar
  6. Não tinha ideia que a masturbação ainda era tabu, bem como não vejo esse acto como falta de respeito para com o parceiro.
    Concordo com o que escreves.

    ResponderEliminar
  7. Por momentos pensei que ias questionar se nos masturbamos...
    Por cá nem sexo nem masturbação! Por ordens médicas, exclusivamente, caso contrário vale tudo.
    Será que engravidei na piscina?!? Agora fiquei a pensar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é pessoal mas não acho que devas ir para o inferno por dizeres que sim.

      Será que foi na piscina... :)

      Eliminar
  8. Concordo contigo. E quando se fala de masturbação não são só as pessoas mais velhas que ficam chocadas ou incomodadas, são também pessoas novas, que se dizem informadas e modernas. E é esttranho, porque não acredito que haja alguém que não tenha experimentado, com ou sem companheiro(a). Não há mal nenhum em nos mimarmos a nós próprios. Não é falta de respeito para com ninguém. Além de que, tal como o sexo com parceiro, faz bem à saúde. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou contigo. Acho que é algo que já toda a gente viveu quando descobre o corpo :)

      Eliminar
  9. DEPOIS DO AZAR-BEIJÃO, TENS QUE DAR Á MÃO:):)

    ResponderEliminar
  10. Não percebo o pejo que algumas pessoas t~em do seu próprio corpo e do seu próprio prazer. Se não te conheceres, nunca vais dar prazer a alguém. Ou nunca vai haver uma comunhão que muito boa e de salutar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para muitas pessoas isso é a maior mentira. É uma barbaridade. Tal como era antigamente dizer que a terra não era plana...

      Eliminar
  11. Tudo isto tem haver com os valores que nos foram transmitidos e a educação sobre sexo ser algo inexistente e reprimido. Compete-nos a nós mudar mentalidades... Já agora no canal +TVI ao sábado dá um programa chamado Sexy Academy muito interessante. E quem é que nunca viu os programas da Marta Crawford. Adoro o à vontade com que ela fala do sexo, sexualidade e afins.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto. Há que ter coragem de falar e tentar ensinar quem nos está mais próximo.

      Eliminar
  12. Concordo a 200%. E esse pudor existe sobretudo nas mulheres, porque na sociedade ainda é mal visto que uma mulher goste de ter prazer (quer seja por si própria ou com um companheiro).

    Quer em homens quer em mulheres, o sexo não deve ser um tema tabu!

    Cabe-nos a nós, gerações mais jovens, tentar mudar as mentalidades :)

    Um abraço

    PS - Importas-te que te "roube" o post, obviamente citando-te como autor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão Roger.

      Pode usar o texto. Não há problema.

      Abraço

      Eliminar
  13. Masturbação em frente ao parceiro então deve ser o fim do mundo. E, como muita gente ainda pensa, ainda lhes pode diminuir a fertilidade... (!?!)

    ResponderEliminar
  14. Muito importante falares sobre estes temas no blogue, que ainda por cima é visto por cada vez mais pessoas :) Infelizmente tenho vindo a constatar que há jovens com mais tabus do que algumas pessoas "mais velhas". É estranho, devíamos evoluir e não regredir. O sexo e a sexualidade fazem parte da nossa vida enquanto seres humanos, da sociedade e de qualquer relacionamento. É essencial continuarmos a trabalhar para desmistificar estes assuntos junto dos "nossos" e dos outros também.

    Bjs

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há certos temas que não devem ser ignorados. Desde que não se transforme o assunto em algo porco ou brejeiro.

      beijos

      Eliminar
  15. Estou 100% de acordo contigo, mas será possível falar sem tabus e não cair na vulgaridade???
    É preciso contenção, e sabermos com quem falamos, senão arriscamos a levar com olhares, do género: "epá, esta gaja deve ser mesmo uma ganda maluca, tás disponivel daqui a 1 hora????" e eu sei do que falo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim. Depende da forma como abordamos o tema. Concordo contigo. Uma mulher que fale destes temas é vista como uma maluca.

      Eliminar
  16. concordo com o dizes, desde que nã ose seja vulgar.

    ah e não faço isso pois cresce pelo na mão e sim podesse ficar cego ;) o mundo mediavel devia ser um sitio espectacular se fossemos agora lá parar.

    ResponderEliminar
  17. Infelizmente, nos tempos que correm e por mais que as pessoas se digam modernas, ou descomplicadas vs descomplexadas, a verdade é que sim.Sexo é tabu, masturbação um tabu ainda maior. O que para mim não faz qualquer sentido. Ninguém, melhor que "tu" conhece o teu corpo, ninguém melhor que a própria pessoa sabe o que lhe dá prazer..Se não tiveres um conhecimento intímo do teu corpo, nunca vais conseguir dizer ao teu parceiro o que realmente te leva ao auge. E a maior parte das relações acabam por isso mesmo, por falta de conhecimento e acima de tudo por falta de conversas em redor desses temas que muitos consideram tabu..Inclusivé, não consigo entender porque se recrimina ou condena, quando a maior parte das pessoas que têm esses comentários, ditos falso púdicos, o fazem às escondidas..têm é vergonha de o admitir..Vergonha essa que não faz sentido..Como muitas pessoas já aqui o referiram, eu tb não tenho qq problema em dissertar sobre o assunto, mas sim, desde que não caia na vulgaridade:)

    ResponderEliminar