6.3.13

o relinchar da moda


Ao longo dos anos ouvi diversas pessoas referirem-se ao Lidl como um supermercado de segunda categoria onde são comercializados produtos de qualidade duvidosa. No pólo oposto encontravam-se os supermercados do El Corte Inglés, considerados por muitos como o supra-sumo da área onde só se vende o bom e o melhor. Pelo meio estavam o Modelo, Pingo Doce, Continente e Jumbo que não aquecem nem arrefecem os clientes. Em traços gerais esta é a opinião de muitas pessoas.

Até que surge a carne de cavalo que é comercializada como sendo vaca. Rebenta o escândalo e curiosamente o Lidl não comercializa produtos com carne de cavalo. Curiosamente, é encontrado ADN de cavalo em produtos do El Corte Inglés. E tudo muda... com essas mesmas pessoas a mudarem radicalmente a sua opinião.

Se com este texto pretendo dizer que o Lidl é o maior e que o supermercado do El Corte Inglés é nulo em qualidade? Não! Pretendo apenas dizer que são iguais apesar das suas diferenças e dos clientes que tentam angariar. Só discordo das pessoas que têm a ideia de que não existe qualidade no Lidl, porque isso é falso. Parece que existe uma vergonha em assumir que se faz lá compras. Todavia, sem qualquer pingo de vergonha assumo que sou cliente Lidl, tal como sou de muitos outros espaços comerciais. Para mim é tudo uma questão de preço/qualidade.

E esta situação faz-me recordar o que se passa com as marcas próprias (aquilo a que os clientes chamam habitualmente de marca branca). Muitas pessoas têm a ideia de que se tratam de produtos sem qualidade, uma espécie de restos ou sobras que são comercializados a preço de saldo. Mas, será que as pessoas sabem, por exemplo, que o leite de marca própria, comercializado por um dos maiores hipermercados de Portugal, é na realidade Parmalat? E será que sabem que as papas de marca própria desse mesmo espaço são Milupa? A diferença de preço está somente num aspecto. O facto de não se pagar o valor necessário para ostentar a marca na embalagem.

69 comentários:

  1. eu adoro muitas das coisas do Lidl...assim como gosto muito de coisas pingo doce...mas confesso que chocolates, cevada, pizzas, adoro as do lidl!! Lasanha já é de Pingo Doce! e mesmo que contivesse carne de cavalo comia...ohpah, é bom, eu gosto!!! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto de artigos de diversos sítios e não os separo por supermercados bons e maus :p

      Eliminar
  2. Olha... eu só gosto das bolachas americanas do Lidl, isso faz de mim o quê?? Assim seja... "Tou nem aí" como dizia a Luka na canção...

    Bom dia, bj

    ResponderEliminar
  3. Ahahahahah;)
    Sou cliente do Lidl desde o tempo em que só se encontravam 2 ou 3 porque tive a sorte de um dos primeiros abrir na minha terrinha;) Sou do tempo em que ainda olhavam para mim de lado quando entrava com o carro vazio e saia com ele cheio de compras. O preconceito de que falas é verdadeiro. Ainda sou do tempo em que só as Senhoras da Foz e da Boavista iam ao Pingo Doce onde os preços eram o triplo...hoje em dia já é assim.
    Sabes aquele anúncio onde a mãe tem um mapa na mesa e planeia a rota para ir fazer as compras...é o meu retrato.
    Vou onde a relação qualidade preço o justifica sem preconceitos (e nesta balança também entra a gasolina que gasto para lá chegar).
    Fizeste-me rir, hoje, obrigada.

    ResponderEliminar
  4. Muito bom! Vou ao Lidl como vou ao minipreço e ao Pingo doce. Uns têm umas coisas que gosto e outros têm outras!

    ResponderEliminar
  5. É um facto que muitos produtos de marca branca têm menos qualidade, mas também é verdade que há muitos que se equiparam aos das marcas conhecidas. O Lidl tem vindo a mudar um pouco ao longo do tempo. No inicio todos os produtos eram de marca própria e com o tempo foram implementando outras, e acho que isso também os beneficiou. Gosto muito da carninha deles, mas carne picada só no talho e eu escolho a peça que quero picar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também é um facto que muitos produtos são de qualidade igual ou superior às marcas :)

      Na carne picada funciono como tu.

      Eliminar
  6. Eu sempre achei que o lidl era o melhor! Então nos frescos, bate qualquer um dos outros, ainda por cima com produtos nacionais! Mas não compro lá carne. Nem lá nem em nenhum supermercado. Não há nada como o bom e velho talho de bairro. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou fã do talho do bairro :)

      Eliminar
    2. Nisso do talho tamem prefiro o de bairro e carninha mandada picar ;)

      Eliminar
  7. Bem eu adoro o Lidl, principalmente os chocolates de lá :)
    Quanto aos produtos de marca própria a única coisa que não compro é o leite, prefiro o da Agros, já provei o do continente e do pingo doce que são os meus supermercados de eleição e não gostei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Não podia estar mais de acordo, ontem era vergonha ir ao Lidl, hoje parece moda. Sou cliente do Lidl e do Pingo Doce, este ultimo mais recentemente pois os preços estão mais baixos. A minha filha com 6 anos foi criada com os iogurtes e fraldas do Lidl e nem por isso teve problemas de crescimento ou problemas de pele. Os produtos de marca branca ADORO, e não ficam nada a dever aos outros, na maioria das vezes é só preconceito. Muitas pessoas não sabem k os produtos de marca branca são produzidos nas fabricas dos produtos de marca e acham k são de qualidade inferior. Bjs

    ResponderEliminar
  9. These аre also availаble with ΡTO Delay feature whісh automatіcallу open tank internal valve
    fоr 5 seconds pгiοr to еngaging ΡTO аllοwing pump аnd product lines to сharge previewing interval vаlve slug.
    (Сhecκ out the article: What's Really Out There in the Night Sky to see how some celestial objects appear at different EM frequencies. This not only allows listeners to listen to their favorite MP3 files along with their SIRIUS radio; it also lets them digitally record their favorite radio songs for instant playback.

    Feel free to surf to my web site http://360fmtv.com/buzzz/link/8778

    ResponderEliminar
  10. Desde que a cadeia Lidl veio para Portugal sempre a vi com muito bons olhos e tudo por influência de uma amiga. Esteve emigrada muitos anos com os pais na Alemanha e disse que o Lidl tinha produtos de alta qualidade e a verdade é essa.
    Não sei se sabem mas o azeite da marca "Chaparro" (produto português que o Lidl comercializa) é o melhor azeite à venda, assim como os iogurtes que foram testados e estavam seleccionados na categoria dos melhores iogurtes que se vendem em Portugal (segundo a Deco Proteste há poucos anos).

    Tenho que mencionar uma coisa: não gostamos dos alemães (eu pelo menos e muitas pessoas que conheço), mas eles são fantásticos nos produtos que produzem, comercializam e o método de trabalho deles é dos melhores. Sempre ouvi falar disto, mas neste momento tenho a prova. Vendo produtos alemães, "trabalho" (passo o tempo e ganho uns trocos) e nunca vi uma organização enorme (líder de mercado em venda directa) funcionar como eles. Fico impressionada pela qualidade, pelos métodos deles.

    Venham mais Lidl's para Portugal porque agradecemos. Prefiro comprar um queijo mozzarella para fazer uma quiche) do que comprar uma marca branca (que é fabricada por uma fábrica nossa como mencionaste e bem) mas são os de segunda ou terceira escolha (como os cogumelos da marca "é" do Continente). Sou adepta de marcas brancas sim, e faço uma selecção entre qualidade/preço.

    E por acaso vou hoje ao Lidl? Alguém pretende alguma coisa? Mas pagam vocês... Ehehhe ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu olho para o Lidl como um espaço que tem aquilo de que preciso. Não vejo como um país.

      Eliminar
    2. Só tentei demonstrar que a qualidade é boa, a alemã...
      Se fosse pensar como país, n comprava nada lá. ;)

      Eliminar
  11. Há elitismos em tudo, mas realmente não acho que o LIDL seja um supermercado com grande qualidade. Pelo menos no Porto, tem poucos produtos frescos, pouca variedade e mesmo a disposição dos artigos é muito desleixada. Uma das minhas amigas vive ao lado de um e ia lá apenas para compras casuais. Tem chocolates óptimos a preços inacreditáveis e também tem sempre promoções de equipamentos de cozinha, como chaleiras ou torradeiras. De resto, de facto prefiro o Continente ou o Pingo Doce e adoro a marca Pingo Doce, acho que tem muita qualidade e é inovadora. Há cereais que só existem na marca Pingo Doce e que vou lá propositadamente para comprar e a nível de iogurtes a mesma coisa - na minha opinião já estão ao nível da Mimosa e da Corpos Danone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perto de mim têm qualidade. Também sou adepto do Continente.

      Eliminar
  12. Eu compro habitualmente os produtos frescos, que não são produzidos na horta cá de casa, no mercado aqui da terrinha. Gosto do atentimento personalizado, do facto de mal me estar a aproximar-me e já me estarem a dizer que têm cenouras com a rama, ou que as mangas e as papaias estão muito boas.
    Por isso, nos supermercados compro as mercearias e não vou a nenhum em especifico. Vou sempre aquele que fica mais á mão no caminho que sigo. Por norma, costumo comprar as chamadas marcas brancas.
    Ao lidl evito ir. Mas não é porque acho que os produtos são de pior qualidade. É mesmo para evitar vir de lá carregada com doces, chocolates e afins. Pois a minha tentação de os comprar nesse aí é muito maior que nos outros supermercados.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Nunca vos aconteceu pagar produto de "marca branca" próprios dum espaço comercia, MAIS CAROS do que produtos de marca reconhecida ?
    Ah! Eu que sou de extremos, compro umas coisas no Lidl, outras no SuperCor, mas o grosso da comida vem mesmo dos "do meio",porque no meio é que está a virtude :):):)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nisso nunca notei. O que reparo é nos preços de embalagens seis unidade que são mais baratas duas do que uma embalagem de 12.

      Eliminar
  14. Sem dúvida: marca branca não é sinónimo de má qualidade! Sabemos que o aspecto exterior atrai, mas o conteúdo muitas vezes é igual a de muitos produtos sem marca...aliás, fabricados/produzidos no mesmo local!

    ResponderEliminar
  15. Desde que conheço o LIDL, há muitos anos, que faço lá algumas compras, como faço noutros hipermercados. Nunca mais me esqueci que no meu grupo de faculdade tinha uma amiga que dizia: 'Que horror, vais ao LIDL??? O LIDL é o supermercado dos pobres!!!'. Acho que isto diz todo sobre o preconceito. Nunca o tive. A estas frases eu respondia com enormes gargalhadas, e com o argumento da grande qualidade de todos os produtos que lá compro e utilizo. Fiambre de perú (o melhor),iogurtes (maravilhosos), queijo fresco, quejo creme, tostas integrais, bolachas torradas, massas, creme gordo, massa quebrada.... e tantos mais. Viva o LIDL, o super de todos nós!!!! (cada vez mais pobres :DDD)

    ResponderEliminar
  16. O que notei no LIDL é que passaram a vender mais produtos nacionais, o que antes praticamente não acontecia. E eu sempre que posso opto por produtos portugueses.
    Outra coisa que noto em qualquer supermercado (salvo algumas excepções) é a falta de escolha nos produtos e às vezes tenho de ir a 2 ou 3 sítios diferentes para encontrar o que eu quero.

    ResponderEliminar
  17. O Lidl tem produtos fantásticos, eu cá adoro os iogurtes e a lasanha!
    Contudo, há pessoas que pensam que os produtos de marca são os melhores, ignorando os de marca própria, que é como tu dizes, só muda o rótulo.
    Por exemplo, a vizinha de cima só lava com produtos de marca porque os outros não lavam nada... disparate!

    ResponderEliminar
  18. Na minha opinião, esse tipo de preconceitos nos supermercados vai muito na onda da importância que os portugueses dão á marca... não me parece que se olhe tanto á qualidade como á importância de exibir um logotipo, seja no carro, nas roupas ou nos produtos da dispensa!

    ResponderEliminar
  19. Ca em casa somos clientes lidl desde ha muito tempo. Faziamos uns 30 km para la ir, porque na altura nao havia mais perto. De qualquer das maneiras sempre fui a todos os supermercados, uns por causa de uns produtos, outros por causa de outros, ou entao por causa desta ou aquela promocao. Confesso que gosto mais do continente, mas so pelo facto de ser maior e ter mais variedade dentro dos mesmos produtos. E marcas brancas e o que nao falta ca em casa, desde sempre. :-)

    ResponderEliminar
  20. :)

    Ao ler o post fiquei a rir-me para mim própria por causa de uma situação que aconteceu com umas colegas minhas...
    Uma colega estava a comer umas bolachas de cereais (muito boas que eu ADORO!) e estava a dizer a outras colegas que se quisessem podiam provar...uma outra colega (muito gulosa) "posso ver a embalagem? Onde comprou?"
    A primeira respondeu "no lidl" e a outra quase deixava cair a embalagem de tão depressa que a largou...

    Não vou muito frequentemente ao lidl, mas que têm muitos produtos bons, pelo menos para os meus padrões, têm...
    E nada mais a acrescentar!

    Bj.

    ResponderEliminar
  21. As pessoas são assim elitistas!!
    Se nao for uma marca conhecida nao presta, que horror e tal e blá e mais blá!
    Eu pessualmente adoro uma carrada de produtos que so ha a venda no LIDL!
    Sempre fui cliente e não é porque os outros nao gostam que vou deixar de la ir comprar umas coisitas boas :P
    E as pessoas têm que aprender de uma vez por todas que no exemplo do LIDL, é um super que vende na sua maioria produtos estrangeiros, "se nos outros paises se come i ninguem morre porque é que só aqui torcem o nariz"?
    E digo o mesmo dos nosso produtos nacionais... O que é nacional é MUITA bom!
    Quanto a carne de cavalo, olha é como se costuma dizer "Em bom pano cai a nódoa"!!!
    :)

    ResponderEliminar
  22. Eu adoro o LIDL (principalmente para comprar coisas que não fazem muito bem à saúde lol). Curiosamente só fui uma vez ao El corte inglés e não gostei da disposição das coisas. Manias..

    Gostei do que li, vou ficar!

    ResponderEliminar
  23. Concordo com o que diz...eu vou a 2 supermercados um deles é o Lidl porque existe imensos produtos de optima qualidade e abaixo de preço, nomeadamente limpeza domêstica e afins. O Lidl neste momento já comercializa produtos Portugueses como as outras cadeias de supermercados.
    Quanto ao El Corte Inglês sou sincera....acho o supermercado carissimo.
    Em relação às marcas brancas sou adepta..muitas coisas são produtos de marca só que têm outra embalagem.
    O que eu penso é que somos um país muito pequenino em que as pessoas ainda valorizam demais as marcas e não a qualidade!*

    ResponderEliminar
  24. Para mim é tudo igual! Vou a qualquer um deles... Só nunca fui ao do el corte inglês. Nunca calhou e está longe...!
    De resto, pingo doce, continente, lidl, intermarche, e.leclerc... ;)

    ResponderEliminar
  25. Apoiado camarada! :P Neste momento lá em casa a maioria das coisas são de marca branca e estamos super satisfeitos. Passando a publicidade a marca branco do Pingo Doce é óptima. Aconselho! Em relação ao Lidl nunca comprei grande coisa lá, não tenho nenhum na minha zona de residência mas claramente que há um preconceito em relação à marca e ñ se percebe bem porquê.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha casa é quase tudo marca própria, excepto alguns casos onde não abdico dos produtos pelo sabor, por exemplo o que acontece com a coca-cola.

      Eliminar
  26. Moro ao pé do Corte Inglés. Faço compras no Lidl ao pé do emprego e quando calha ainda vou ao Pingo Doce. Elitismo nas compras? Sim, existe e não me venham com histórias. Moro ali e vejo isso. Quando o Lidl surgiu, iamos lá comprar chocolates (somos chocolatras anónimas) e trazia para acompanhar o café umas tiras de laranja cobertas de chocolate. Deliciosas. O papel higiénico? Brutal!!! Rabinho suave como se fosse Renova. Produtos de limpeza? Parfait. Quando a família vem cá, é uma corrida ao Lidl e um prazer receber os rapazes do Continente, que eu não tenho vida para andar com sacos atrás. Sou elitista? Sou. Não compro nos supermercados do el corte inglés. carne de cavalo? Comi em miúda. Tal como comi mioleira com ovos mexidos, cebola e salsa. Tarda nada vira moda e todos se lembram o quanto adoram miolos. Que parece que fazem falta a minha boa gente. Tenho a praça (sou mesmo saloia, digo praça, não é mercado) 31 de Janeiro no Saldanha e quando era mercado abastecedor de Lisboa ia para lá comprar carne, peixe, legumes, fruta e afins (tremoços). Agora é moda ir ao "mercado". Tal como ter as capas dos livros a fazer de contas que eram mesmo livros! M.Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os próprios espaços vendem uma ideia de elitismo. Na minha opinião, isso é errado!

      Eliminar
  27. Não sou esquisita com os estabelecimentos comerciais que frequento para as minhas compras. A minha escolha baseia-se na relação preço-qualidade, na variedade de oferta e na proximidade do local de trabalho e/ou casa.

    Por estas razões, frequento muito o Minipreço e o Pingo Doce. Mas de vez em quando passo pelo Lidl, e não tenho problema nenhum em frequentá-lo, nem a qualquer um dos outros.

    Do Lidl gosto muitoooo do que faz mal...os gelados, os iogurtes, os chocolates, os frutos secos e aí por diante. É a minha desgraça, de cada vez que lá entro :)

    Já a carne é inteiramente comprada no talho do "meu bairro", bem como a fruta e legumes nas mercearias da zona.

    ResponderEliminar
  28. Esqueci-me de referir que lá por casa abundam produtos de "marca branca", que são escolhidos pela qualidade/sabor/preço.

    ResponderEliminar
  29. É verdade, muitas pessoas não sabem que as marcas brancas são, muitas vezes, os produtos "originais". A minha mãe trabalhou algum tempo numa empresa de sal, e lá embalavam o mesmo sal para diferentes marcas: o sal da Vatel é exactamente o mesmo do Minipreço! O importante é ir testando os diferentes produtos e ver o que mais gostamos e o que tem melhor relação qualidade-preço. Pelo menos é assim que funcionamos lá em casa :)

    Mas o que é meeesmo bom é a lasanha do lidl, nham nham! :p

    ResponderEliminar
  30. Eu valorizo o que é português, mesmo tendo produtos que não são exclusivamente portugueses.

    Detesto o Lidl, não pelos produtos que têm mas sobretudo pela sua política de gestão.
    Acho que é um superm. com pouca higiene. Basta olhar para o fardamento de trabalho e as mãos dos funcionários que estão na caixa revela que são extremamente explorados.

    Prefiro mil vezes um Jumbo, Pingo Doce ou Feira Nova.

    E estou solidária com as pessoas que compram no Corte Inglês ou IKea porque foram enganadas . A oferta é grande e o consumidor tem a liberdade de optar, isso não deveria ser motivo de crítica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe mim criticar quem compra no sítio y, x ou z.

      O que pretendi dizer é que não é o embrulho do espaço que revela a sua qualidade. Para isso, usei um exemplo do maior escândalo alimentar da actualidade.

      Eliminar
  31. Concordadissimo! Eu compro no Lidl,mas confesso que maior parte é do Pingo Doce...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou mais do Continente por uma questão de antiguidade, proximidade e gostar dos produtos. Mas, se pudesse ia sempre ao Mercadona em Espanha.

      Eliminar
  32. Olha não escolho o Supermercado por ser chic ou outro qualquer motivo, senão a proximidade e habituando-me gosto de ir ao mesmo , pois facilmente sei onde estão os produtos que procuro. A preferência nos últimos anos tem recaído no Pingo Doce que até tem muitos produtos portugueses a nível de fruta e vegetais. E sem dúvida há muito que descobri as marcas brancas, vou experimentando e se gosto recomendo a amigos. Ao Lidl vou menos por não ser perto, mas confesso que já me desloquei lá umas vezes por ter no catalogo algo que preciso e vale a pena.

    ResponderEliminar
  33. Eu sempre gostei do Lidl, desde a alimentação aos produtos de electrodomesticos ...

    ResponderEliminar
  34. Concordo com o que dizes HsB. No LIDL têm uns cereais de chocolate recheados com chocolate branco ou de avela q sao deliciosos...ainda para mais sao de embalagem gigante e mais barato q as embalagens normais dos outros lugares, nhami nhami ;)

    Ja para nao falar na lasanha, queijo mozarella e yogurts.

    Dantes fazia as compras do mes no Continente pk havia mais escolha e era mais perto mas admito q actualmente me rendi ao Pingo Doce ;)

    ResponderEliminar