7.3.13

como é que aguentas?


Este texto vem no seguimento daquilo que escrevi pela manhã. Ou seja, o tema viver ou sobreviver? Quem me conhece sabe como tem sido a minha vida ao longo dos últimos largos meses. Existindo esse conhecimento, é normal que me façam esta pergunta: “como é que aguentas?” E a verdade é que não penso muito nisso, até ao momento em que sou questionado e dou por mim a matutar num tema delicado.

E quando penso nisso descubro os motivos que me levam a aguentar. Aquilo que me faz sorrir quando não tenho vontade de o fazer. Onde vou buscar as forças que julgo não ter. Em primeiro lugar, aguento porque desistir não é opção para mim. Nunca foi. Não é. Nem será no futuro, por mais negro que seja o quadro. “Até o árbitro apitar pela última vez tudo pode acontecer”, é uma frase dos meus anos de futebol que aplico aos obstáculos que tenho de ultrapassar.

Para mim, desistir seria desiludir os meus pais. A minha mulher. A minha irmã. A minha sobrinha. A minha família e amigos. Pior, seria desiludir-me. Seria deixar de acreditar em mim enquanto pessoa. E essa hipótese não se coloca. Aguento, porque não me lembro daquilo por que passo durante o dia. Evito pensar no que me apoquenta até ao cair da noite. Aí, confesso que é mais complicado. Porém, nos momentos em que mais sofro durante o dia, faço tudo para que aquilo que sinto não seja visível aos olhos de ninguém. Faço os possíveis para que a minha dor não seja perceptível a ninguém.

Para manter o sorriso, lembro-me de tudo e de todos aqueles que me fazem sorrir. Lembro-me dos diálogos com a minha sobrinha. Das brincadeiras com a minha mulher. Das conversas com os meus pais. Das conversas que tenho convosco e até dos momentos de vergonha que aqui partilho. Tudo é válido para manter o sorriso. E isto acaba por se transformar em força que me ajuda a superar mais um dia. E mais outro. E o seguinte num processo sem fim. Resumindo, é assim que aguento. E assim continuará a ser. Até porque, como um dia me disseram: “Por mais nuvens que tenha o dia, é certo que amanhã o Sol voltará a nascer.”

31 comentários:

  1. esperemos que nunca percas essa força de vontade...essa vontade que tens em agarrar a vida pelos cornos!

    Força para tudo o que vier, que as coisas boas se mantenham sempre aí para te fazer sorrir todos os dias!

    ResponderEliminar
  2. Como te compreendo..Eu própria, olho tds os dias ao espelho e penso o mesmo..Mas tb não tenho resposta..Só penso no meu G, que é um amor de miúdo e tds os dias me pergunta: "Mamã, estás triste? Tens um dói-dói? Queres um penso dos meus?" e quando dou por mim, tenho que deviar o olhar pq as lágrimas escorrem pela cara abaixo misturadas com o riso pelo que uma criança de 4 anos me faz sentir..
    A melhor mãe do mundo, a super mulher que aguenta tudo..Aquela que está lá para todos,, seja com um sorriso, uma palavra ou um abraço e depois no que lhe diz respeito, começa a chegar ao fim da linha do optimisto..Já são escassos os sorrisos..Mas lá está, o sol amanhã nasce de novo, há-de brilhar e será um dia maravilhoso.
    E tal como tu, não concebo a derrota, a desilusão e a desventura..Mas está difícil começar td de novo..e sem qq fé no futuro que aí vem.Beijocas boas.
    P.S. Desculpa a falta de comentários e a minha ausência, mas isto não tá fácil:)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esteja tudo bem contigo. Eu tenho uma coisa boa para quem me rodeia e má para mim. Fecho-me e ninguém consegue perceber se estou bem ou não.

      Eliminar
    2. Pois, infelizmente tb tenho essa faceta de estar smp a rir e não deixar perceber o que se passa cá dentro..Já começo a achar que é um defeito e não uma qualidade:))
      Beijocas

      Eliminar
  3. O importante é pensar sempre positivo e acima de tudo nunca desistir =) Força! Bjinhos***

    ResponderEliminar
  4. Sabes, é à custa de momentos como os que tu relatas que eu tenho vontade de viver! Não de apenas sobreviver!

    ResponderEliminar
  5. HSB, OLá! É difícil dar conselhos quando não sei os teus motivos, mas pelo que li, estás triste e isso é suficiente para te dizer que eu uso um pequenino truque , que ajuda muito.....sonha, sonha muito, muito muito com coisas que gostes e que te deixem Feliz. Mas tenta mesmo viver o filme na tua mente, como se estivesse a acontecer entendes? De início é difícil mas depois consegues acredita.
    Essa força do teu sonho vai dar-te energia para os dias seguintes e uma força tao intensa que te vai fazer mover como um corredor que quer alcançar a meta e não desiste.è como que a vitamina que precisas para tornar o sonho realidade! Parece muita filosofia mas é por sonhar muito e viver muito aquelas fases que já passaram, como se fosse hoje; a adolescência, as paixões, o encamntamento natural, o rir sem medos, o brincar com a vida , que eu mantenho o meu sorriso e alimento aquela parte do coração que está mais "triste", entendes-te?
    Força, e escrever também tem um poder fantástico, escreve aqui ou no meu mail sempre que te apeteça, prometo ler ,e ouvir-te.
    Falar é fácil, mas para quem te compreende não é tao fácil assim acredita! Xi com carinho e amizade
    Maria

    ResponderEliminar
  6. :)É isso mesmo! Desistir não é opção para ninguém.
    bj

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post. Este e o antecessor.
    Desistir não é mesmo opção. Ou melhor. É opção. Simplesmente não é a (melhor) solução. :)
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Desistir nem se pode colocar como opção. Não há receitas mas para mim funciona distrair os pensamentos negativos quando surgem e arranjar pequenos objectivos diários que ao concretizarem-se nos tragam sorrisos. Quando lutamos por algo isso leva-nos a sonhar a ter metas.Quando passo por momentos muito negativos penso sempre na imagem do atravessar um deserto, mas sempre com o objectivo de chegar à outra margem, nunca em sobreviver, mas ultrapassar e vejo-me a chegar lá .. Isso tem-me ajudado muito. Ás vezes são pequenos nadas que se concretizam ,mas que significam muito para cada um de nós e para os que nos rodeiam.
    E depois se nos rodearmos de pessoas positivas isso é meio caminho andado para mim. Os amigos ajudam e muito.E vir até aqui também.:)
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Vês, afinal sabes que consegues viver...:)

    ResponderEliminar
  10. Confesso que às vezes me deixo derrotar, ainda que por algumas horas. Há dias de trabalho muito difíceis, em que nos tratam injustamente e nos deixam muito tristes e desmotivados. E depois chego a casa bem tarde e não há ninguém para me abraçar e dizer que vai ficar tudo bem. E então deixo as lágrimas cair, mesmo sem eu querer...
    Mas de manhã vem outro dia, um novo ânimo, uma força que vem não sei de onde.Talvez porque a melhor forma de encarar o dia seja mesmo com um sorriso nos lábios ou porque acredito que tudo nos corre melhor quando estamos bem dispostos...

    The best is yet to come ;) Força!

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito muito, da forma como pensas. Espero aprender contigo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não há nada para aprender. É apenas a forma como encaro a vida :)

      Eliminar
  12. Bem... pelos vistos não te acompanho há tempo suficiente para perceber os teus motivos, mas, mesmo não tendo nada em concreto para te dar e que ajude no que quer que seja, não quis deixar de te mandar um beijinho de força :) ou melhor, mais força... porque força já vi que tens!

    ResponderEliminar
  13. confesso que me senti perdida neste texto.
    seguramente não te acompanho à tempo suficiente para saber qual a tua luta.
    mas fico feliz, por saber que lutas! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma luta complicada mas felizmente não envolve saúde. Isso é que era chato :)

      Eliminar
  14. Gosto muito dessa tua forma de pensar e de estar:) Somos muito parecidos...desistir não é opção e a verdade é que conseguimos arranjar forças onde menos pensamos encontrar :)

    ResponderEliminar
  15. Força!

    O Sol brilha, mesmo quando há nuvens, mas às vezes as nuvens são o suficiente para nos esquecermos que ele está lá...

    Temos que nos lembrar que independentemente da densidade ele está sempre lá!

    ResponderEliminar