1.3.13

gostos não se discutem, apreciam-se


“Gostos não se discutem, apreciam-se.” Ao longo desta semana lembrei-me desta frase dezenas de vezes. Recordei estas palavras em cada publicação onde vi uma análise às indumentárias usadas por eles, e sobretudo por elas, nos Óscares. Pensei nestas palavras quando passei os olhos pelos blogues onde o tema foi igualmente as roupas passeadas na passadeira vermelha. E tive tentado a dizer isto quando ouvi conversas sobre o mesmo tema.

E a verdade é que os gostos não se discutem. E aquilo que pode ser dito ou escrito nunca passará de uma opinião pessoal sobre algo, independentemente da habilitação profissional de quem faz a crítica. Não vou ser hipócrita e dizer que nunca opinei sobre roupa. É óbvio que o faço mas também não me esqueço das roupas que já usei, até porque existem fotos que impedem que o esqueça. Mas, mais do que analisar a cor do modelo, a marca do mesmo ou o decote generoso opto por, em primeira análise, perceber se a roupa em questão se enquadra com os requisitos do evento, como por exemplo as mulheres “serem” obrigadas a usar vestidos compridos num baile de gala.

No caso específico dos Óscares, há detalhes para mim que são muito mais importantes do que o modelo escolhido. E uso como exemplo Helen Bonham Carter. A talentosa actriz sabe que é sempre arrasada pelos críticos de moda em todos os eventos, algo que já referiu publicamente. Mas a verdade é que se mantém fiel ao seu estilo. Não opta por algo que outros consideram mais elegante apenas para gáudio dos críticos de moda. E isso é algo que valorizo. Até porque estamos a falar de um festival de cinema onde vai convidada enquanto actriz. Helen Bonham Carter não é uma manequim que vive de passadeiras e desfiles. É uma actriz que vive dos papeis que é paga para desempenhar, algo que faz com brilhantismo.

E isso é que verdadeiramente importa. Se, aos seus olhos, Helen Bonham Carter vai deslumbrante aos Óscares, isso é suficiente para mim mesmo que possa achar que está mal vestida. Irei ficar chateado é quando comprar um bilhete para ver um dos seus filmes e sentir-me defraudado com a sua representação. De resto, gostos não se discutem, apreciam-se... e nunca há-de existir um evento onde se conclua que todas as pessoas estavam bem vestidas aos olhos de todas as pessoas do mundo.

35 comentários:

  1. Apoiado! :) Bom fim-de-semana.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo..é tão subjectivo e realmente gostos não se discutem...na realidade o importante é as pessoas manterem-se fiel a si mesmas e aos seus gostos sem se preocuparem em agradarem a estas ou aquelas pessoas...coisa que ás vezes é dificil de fazer neste mundo em que cada vez mais impera a futilidade e a inveja e a critica por puro prazer :)

    ResponderEliminar
  3. É realmente dificil agradar a gregos e a troianos! Assim reza a história! De qualquer forma uma figura pública ( e mesmo que apenas o seja na sua comunidade, no seu trabalho)deveria ter algum cuidado com a imagem...adotar isso como um uso diário, tal como lavar os dentes, tomar banho, etc.
    Não se exige "deslumbramentos", apenas "algum cuidado"!
    No entanto, há quem o faça propositadamente pois "se falam mal ou bem, não importa, o que importa é que falem".
    Será que a atriz não fará questão de fincar o seu "mau gosto" de forma a enfatizar ainda mais a sua brilhante performance profissional? Desta forma é "falada" duas vezes e no mesmo evento! ;)
    Permanece a dúvida!

    "São as dúvidas que nos fazem crescer, porque nos obrigam a olhar sem medo para as muitas respostas de uma mesma pergunta."
    (Paulo Coelho)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro os teus comentários e aposto que estava horas aqui a conversar contigo.

      Mas, diz-me uma coisa, quem define o que é "mau gosto" no que à roupa diz respeito? Abdicar do seu estilo é ter bom gosto?

      Eliminar
    2. Mas é isso mesmo...permanece a dúvida...

      Eliminar
  4. aplausos.. não diria melhor e nunca vamos agradar a toda a gente, o melhor é nunca perdermos a personalidade em prol daquilo que os outros acham. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! E será que interessa viver para agradar às críticas de programas de televisão, revistas, sites e blogues?

      Eliminar
  5. Se a Helen Bohnan Carter aparecesse toda certinha como as outras é que era de admirar e não seria ela própria. Tal como dizes, nunca vão estar todas bem ou mal vestidas. Eu vou gostar mais de uns e tu podes gostar de outros. Por exemplo no meu blog postei os looks de que mais gostei e lá não estão aqueles que a maioria disse serem os melhores. Cada um dá a sua opinião e pronto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem conhece minimamente a senhora e o marido facilmente percebe que aquilo é o estilo deles.

      Eliminar
  6. Gostos não se discutem mesmo...Desde que a pessoa se sinta bem é o essencial. Falar, criticar faz parte da forma de estar de alguns portanto pouco se pode mudar isso.
    Claro que o que se veste não devia interferir com o " social" mas infelizmente ainda é assim..portanto cabe a cada um de nós ir desmistificando isso. E pensar que há pessoas compram as revistas onde aparece o dito "jet set" só para ver a vida e os fatos de cada um...tudo começa por aí. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há regras básicas a cumprir. O resto é somente uma opinião pessoal de quem decide avaliar ;)

      Eliminar
  7. Que haja alguém original numa cerimónia, quanto a mim, um pouco aborrecida e insípida! Eu gosto da forma como ela se veste. Sim é uma questão de gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã sobretudo do talento dela. A roupa é acessório :)

      Eliminar
  8. A ela e ao seu dignissimo esposo tudo se perdoa! Sao demasiado geniais para encaixarem dentro dos padroes hollywodescos!

    Mas triste triste é ver uma blogger criticar uma menina doente que foi levada aos oscares pela make a wish...enfim!

    Liz

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto dela e do estilo dela. É original ;)

    ResponderEliminar
  10. O quanto eu te compreendo. Ao longo desta semana também passei por imensos blogs a opinar sobre as roupas que foram usadas nos Óscares e uns deles com comentários muito duros criticando severamente determinadas pessoas que se apresentaram lá indecentemente, segundo estas mesmas pessoas. Em primeiro lugar são bloggers todos eles com muita imaginação e originalidade para falerem todos do mesmo e fazerem todos o mesmo tipo de posts (estou a ser irónica claro!) e depois como tu disses-te e muito bem os gostos não se descutem e ninguém tem o direito de criticar a roupa dos outros, ainda para mais sem ninguém lhes ter pedido a opinião deles. Bom fim-de-semana :)

    http://deverasoriginal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será sempre uma opinião pessoal. É certo que existem regras básicas a cumprir mas isso depende do evento e do dress code do mesmo. A partir daí impera o gosto de cada um :)

      boa semana

      Eliminar
  11. Eu conhecia "gostos não se discutem, lamentam-se" ou então "gostos não se discutem, respeitam-se", e é com esta ultima que eu me identifico mais... o eu gostar de algo ou não não diminui esse algo... cada um tem o seu espaço... e há espaço para todos... mas há alguns que não se lembram disso...

    O respeito por nós e pelos outros é muito importante, apesar de estar a cair no esquecimento...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  12. Porque é que se dá tanta importância a trapos ??... trapos de marca, ok, mas não é a noite de premiar o talento ? Há tantas e tantos , cujo talento é inversamente proporcional à quantidade de roupa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se esquece que os Óscares servem para premiar o talento...

      Eliminar
  13. Cada um com os seus gostos,se gostam gostam.

    ResponderEliminar
  14. Concordo em absoluto (lá está, eu a concordar contigo outra vez) na tua análise sobre a Helen; goste-se ou não, no caso dela é mesmo estilo pessoal. Não foi porque alguém lhe emprestou o vestido errado, ou porque quis copiar alguém e não correu bem, nem sequer porque não teve dinheiro para outro; é mesmo a escolha dela e isso eu aplaudo.
    (Aqui por casa dizemos que os gostos não se discutem, lamentam-se)

    ResponderEliminar
  15. So discordo na medida em que algumas senhoras nao se vêm sequer ao espelho com olhos de ver...porque como alguem ja aqui referiu, o q interessa é serem faladas, nem que seja pelo lado negativo da coisa! E como figuras publicas, admiradas por milhares/milhoes de jovens, deviam ter em conta o exemplo que estao a dar.

    Mas quanto ao se gostar ou nao, é relativo pq felizmente nem todos apreciamos o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso dava uma bela discussão mas estaremos a entrar num domínio complexo. Quem define o bom gosto?

      Eliminar
  16. A Helen é peculiar, no seu jeito de parecer uma personagem dos seu filmes :)

    ResponderEliminar