21.3.13

vergonha do que fui

Ontem, revelei aqui algo que quase ninguém conhece a meu respeito. Tomei essa decisão porque quem passa por aqui dá muito de si. Achei justo retribuir o gesto. Podia simplesmente ter revelado outra coisa qualquer. Mas achei por bem contar um detalhe praticamente desconhecido.

Ao fazer essa revelação estava consciente de que muitas pessoas podiam automaticamente catalogar-me com algo com que não se identificam. Sabia que podiam até ficar desiludidas. E isso é algo que não controlo. Mas aquilo que controlo é aquilo que sou. E posso dizer que não tenho vergonha de dizer que quando tinha pouco mais de vinte anos concorri ao Big Brother.

Tal como não tenho vergonha de dizer que andei a limpar máquinas de ar condicionado bem depois disso. Tal como não me envergonha dizer que num passado recente andei a abastecer máquinas de vending com café, chá e comida. E que o fazia em sítios onde as pessoas andavam todas bem vestidas. Tal como não coro de vergonha por dizer que tinha de lavar o chão das lojas de roupa onde trabalhei.

Mais! Não sinto um pingo de vergonha por ter varrido a rua quando trabalhava numa loja de materiais de construção. Ou de ter carregado sacos de cimento. Nem de ter carregado dezenas de baldes de tinta quando trabalhei numa loja de tintas. E também digo com orgulho que cheguei a descarregar camiões quando trabalhei no aeroporto de Lisboa.

Se há quem sinta vergonha de um passado destes? Talvez! Mas eu não. Tenho orgulho em tudo aquilo que fiz. Todas estas experiências foram muito úteis para a minha vida profissional e pessoal.

Aceito que existam pessoas que me possam associar apenas a uma destas coisas. Mas isso é um erro. Porque sou a soma de tudo o que vivi. De tudo aquilo que fiz e de tudo aquilo que não me envergonha.

No meu bairro sempre ouvi dizer que "vergonha é roubar e ser apanhado." E isso nunca me aconteceu. Por isso sinto uma total ausência de vergonha daquilo que fiz.

Enviado do meu iPhone

70 comentários:

  1. Concordo a 100%: vergonha é roubar.podia começar a destilar veneno mas teria vergonha disso também, gastaria energia num valor que ou se tem e se sente ou se tem e se sente.

    ResponderEliminar
  2. Já fizeste muita coisa! Quem diria...
    Não fiquei desiludida, nem me parece justo que te definam por uma coisa que fizeste há dez anos ou mais. A realidade era outra na altura.
    Continua a partilhar-te assim, eu gosto!

    Beijinhossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já fiz muitas mais coisas que não estão aí. E orgulho-me de tudo.

      beijos

      Eliminar
  3. Considero-o um homem de valor...só lhe fica bem! precisamos de mais "gente" assim...parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Quanto à questão do Big Brother... nunca consegui perceber o porquê de tantos pseudo moralismos. Como é que tanta gente diz mal do programa e dos seus intervenientes, e depois ele é sempre lider de audiencias?!
    Não tinha ideia que tinha feito tanta coisa.. isso não só não é vergonha como é uma mais valia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque todas as pessoas abominam os comportamentos que acontecem dentro da casa. As peixeiradas e tudo mais. Porém, muitas pessoas gostam de ver pois só assim se explicam as altas audiências.

      Felizmente, trabalho desde novo e já fiz mesmo muita coisa. E aprendi bastante.

      Eliminar
  5. onde trabalho é o inverso, a malta que trabalhou no campo e veio do campo, conta com um orgulho enorme o trabalho que por lá fez e as saudades da terra que deixou.

    acho que não à de se ter vergonha, nem sentir orgulho, é algo que fez parte de nós.
    já fui para o campo com o meu pai, já fui ajudante de serralheiro em que fazia um pouco de tudo, limpezas numa fábrica e como diz o meu chefe "não me cairam os parentes ao chão" e a minha avó é que me ensinou essa frase do "vergonha é roubar e ser apanhado".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "vergonha é roubar e ser apanhado".
      Se não for apanhado já não é vergonha?

      Eliminar
    2. Era o que dizia a minha avó...

      Dediquei a ser honesto e trabalhar para ganhar dinheiro e deixei isso para os politicos e grandes latifundiários de empresas...

      Claro que concordo contigo.

      Eliminar
    3. tens razão Urso Misha.

      Nunca ouviste esse ditado Sandra?

      Eliminar
  6. Um passado bastante interessante....no meu ponto de vista....nada depreciativo! ;)

    ResponderEliminar
  7. Acho que o título do post não se adequa nada a ti :) Obrigada por partilhares promenores da tua vida privada connosco. É sempre bom lermos outras experiências de vida, não olharmos só para o nosso umbigo e reflectirmos. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Escolhi aquele título porque acho que muitas pessoas sentem vergonha do que fizeram quando não há razão para isso.

      beijos

      Eliminar
  8. Era tão bom ter mais destes homens como tu. Sem vergonha. Sem vergonha de trabalhar. Teria vergonha se tivesse ficado às custas dos pais. Também não tenho vergonha de já ter lavado o chão e as casas de banho onde trabalhei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é por isso que és uma pior pessoa? Claro que não. Há que ter orgulho.

      Obrigado.

      Eliminar
  9. Vergonha por trabalhares de forma honesta? Vergonha por teres concorrido a um programa de tv? Ora essa, só tens é que te orgulhar por seres um lutador :)

    ResponderEliminar
  10. havias de ter vergonha de quê, afinal??? de trabalho honesto??!!

    ResponderEliminar
  11. Mas vergonha de quê? Vergonha, era ter vergonha dum passado de trabalho honesto!(se bem que o Big Brother...vá, pronto!)

    ResponderEliminar
  12. Esta semana ensinei à minha filha mais velha um ditado que a minha avó me ensinou: Os cães ladram e a caravana passa. Expliquei-lhe que há demasiada gente com "dor de cotovelo", gente desocupada, desinteressante e emocionalmente inválida que não vale a pena dar-lhes importância. As opiniões que contam, que nos devem fazer pensar ou ponderar, são as daqueles que nos estão perto do coração. E só desses.
    Trabalhar honestamente é qualquer coisa de que te deves orgulhar sempre. É dessa matéria que se fazem os grandes homens, e por grandes, entenda-se moral e emocionalmente grandes.

    ResponderEliminar
  13. A minha avó costuma dizer "vergonha é roubar e não poder carregar" e ela tem toda a razão. Nunca nos devemos envergonhar daquilo que fizemos para nos tornar quem somos hoje, porque todas essas experiências só nos dão mais valor!

    ResponderEliminar
  14. Acho que não se pode catalogar ninguém por participar. Podemos catalogar é depois pela prestação, apenas. No teu caso, se não chegaste aí, é um não-assunto, acho eu!
    E parabéns por teres demonstrado ser uma pessoa trabalhadora como poucas. Isso, sim, é de catalogar no bom sentido. ;)

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Uma análise dessas deve sempre ser feita depois.

      Obrigado ;)

      Eliminar
  15. Não vejo porque ter vergonha de trabalho honesto...

    ResponderEliminar
  16. Fazes bem não sentir vergonha. Trabalhar nunca foi vergonha para ninguém.
    Vergonha é não respeitar os outros.
    Vergonha é maltratar os mais velhos, como se um dia não chegassemos lá.
    Vergonha é traír, ofender, e caluniar quem nos quer bem.
    Vergonha é aquilo que algumas pessoas sentem, e confundem com orgulho.

    ResponderEliminar
  17. Vergonha de trabalhar e de lutar por aquilo em que se acredita? Vergonha de assumir aquilo que se quis fazer numa determinada altura da vida? Não me parece que seja motivo para ter vergonha, muito pelo contrário. Motivo para ter vergonha parece-me que deverão ter aqueles que não lutam pelos seus sonhos e não assumem os seus atos. Mesmo aqueles com os quais já não concordam, mas que ainda assim fazem parte da sua história de vida. Isso sim, é motivo de vergonha. A propósito disso, e como alguém escreveu um dia "... tudo é verdade e caminho" ;)
    Beijo HSB

    ResponderEliminar
  18. Sou "novata" nestas modernices do blog e portanto vou tentar repartir este meu testamento em 2 mensagens, porque me apareceu um triângulo, que não me deixa publicar tudo!
    Começo já pelo fim. Sempre ouvi dizer que " Vergonha é roubar e ser apanhado por um preto ".Claro que quem disse isto, só poderia ser racista (Coisa que eu não sou de certeza não)!
    Dizem que a casa não se constrói pelo telhado, mas eu também nunca quis ser igual a ninguém, portanto supostamente deveria ter lido o que escreveram sobre ti depois dessa tua partilha.
    Mentir para quê? Não li, não vou ler, cada um é livre de exprimir a "sua verdade " que pode não ser igual à tua ou igual à minha, certo?
    Mas continuando a saltitar na construção do meu pensamento em voz alta, já temos algo em comum.
    Não é de certeza a escrita elaborada e toda bonitinha, porque sou uma aprendiz comparada contigo, mas também não tenho vergonha.
    Escrevo como sei escrever, limando as minhas arestas (não sou obtusa), mas nunca tive muito jeitinho para a coisa, portanto escrevo com alma, deixando fluir a caneta, ou neste caso concreto as letras no teclado do PC.
    Dou pontapés na gramática? Dou, acontece, foi por essas e por outras que não enveredei pelas letras.
    Erros ortográficos? Odeio, mas às vezes lá calha e fico possessa comigo mesma
    (corrigo e passa-me a " vergonha" temporária).
    Não gosto e não sou fã desses programas polémicos que nos impingem. Mas alguém me obriga a ver? Não de certeza!
    E porque razão não gosto? Porque os vi! Como poderia exprimir a minha opinião sobre algo que nunca vi? Portanto não vale mentir, vi, está visto e provavelmente vou continuar a ver, para manter a minha postura de saber a razão pela qual não gosto.
    Acho que já me perdi nesta minha "casa desarrumada ".
    Olha sabes que mais, eu também quando era mais jovem tive sonhos e um deles também passou por entrar num desses programas (diferente, mas polémico), não concorri pela fama, mas sim pelas vivências e risco pelo desconhecido.
    A vida é feita de riscos e sempre ouvi dizer " Que quem não arrisca não petisca " e eu arrisquei!
    Naquela altura nem pensei que ia ser seleccionada (eram 100 cães ao mesmo osso) e que ia ser vista por milhares de pessoas através da televisão, reconhecida na rua, etc. Uns gostaram, outros criticaram, mas foi para o lado que sempre dormi melhor.
    Nunca me arrependi, pelo contrário orgulho-me por tudo o que vivi e aprendi
    ( acaba tudo em "i").
    Entrei, participei e foi das melhores experiências da minha vida, embora o paizinho não tenha gostado (naquela altura era uma jovem que vivia na casa dos papás),
    Vá não fiques já a pensar, que foi no Big Brother, ou no secret story, ou em algum programa de strip tease (dessas coisas não, porque não gosto de exibir o corpo)! Não ponhas a mente a trabalhar a 100 à hora, porque não vou dizer o nome do dito cujo e provavelmente também não te interessa, mas não me posso esquecer que és um jornalista perspicaz e que facilmente somarias 2+2!
    Não é por vergonha, é apenas para manter o anonimato que me permite dar um "peidinho" sem me seguirem o rasto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei ler o teu comentário de ponta a ponta. Os meus parabéns. Enquanto jornalista, fiquei com vontade de te fazer perguntas :)

      Obrigado!

      Eliminar
  19. Agora aqui vai a segunda parte, não te assustes!

    Não fiques para aí a pensar que sou famosa,porque não sou, mas também és livre de pensar o que quiseres!
    Tive os meus minutos de fama naquela altura, que passaram num ápice!
    Agora vou aos alicerces da coisa. Criticas eu aceito, mas construtivas, o que infelizmente poucas pessoas o sabem fazer.
    Andei aqui a rodear a questão, como os gatos fazem com os novelos de lã, apenas dizer, que mantenho exactamente a mesma opinião que tinha de ti, desde que vim aqui parar de pára-quedas. Gostei, fiquei e regresso no dia seguinte.
    Uns dias gosto mais do que escreves, outros menos dos temas que abordas, mas o que me cativou mesmo, foi a forma como os desenvolves, como te exprimes, como os exploras ( até já disse isto no teu desafio anónimo, que por acaso até me respondeste e fiquei toda feliz porque afinal até leste as minhas baboseiras desarrumadas).
    Eu até nem sou jornalista, mas não me importava de ser.
    Vales pelo que és no teu contexto, por tudo o que fizeste e de que te orgulhas.
    Continuas a ser a mesma pessoa depois desse tal post, que eu não li e não vou ler, porque não me interessa os comentários de quem manda postas de pescada para o ar.
    Olha que nem sei se foi isso aconteceu, foi apenas a ideia que me transmitiste neste post.
    Como tenho liberdade de expressão (ainda não pago impostos por ela), apeteceu-me dizer-te que para mim continuas a ser o mesmo homem sem blog.
    Já me repeti, como os papagaios.
    Não escrevi nada de jeito, mas foi o que me saiu no momento.
    Apaga se quiseres, ou se calhar como parece mais um testamento, vais ler na diagonal (nada que eu também não faça de vez em quando).
    Bem hoje já não escrevo como anónima e já posso deixar um beijinho, sem levares a mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não leio nada na diagonal. E tal como no anterior, deliciei-me com este.

      Adorei!

      beijos

      No outro texto, ninguém me criticou directamente mas fiquei com a ideia que de podia ser uma espécie de desilusão para alguém. Nesse momento lembrei-me de que não era uma vergonha para mim. E lembrei-me das pessoas que têm inveja do que fizeram.

      Eliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. ninguém deve ter vergonha por aquilo que foi ou é...

    ResponderEliminar
  22. Eu acho que só te deves envergonhar da tua escolha clubistica, isso sim é horrível!!! :P


    Todo o resto é o que te caracteriza. Ninguém seria o que é hoje se não fosse o seu passado. É com ele que aprendemos e crescemos. Todo o trabalho honesto é gratificante, seja varrer a rua seja estar num gabinete a dar ordens, pelo que nunca devemos sentir vergonha de o ter feito.
    Vergonha é não fazer nada pela vida, é maltratar os outros, é esperar que tudo nos caia no colo e ao descobrir que isso não acontece, enfiar a cabeça na areia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouch! ;p

      Queres mais livros com leões, é?

      Obrigado pelas tuas palavras. Concordo.

      Eliminar
  23. As atitudes são muitas vezes aquilo que nos define. No entanto, nem sempre as atitudes que temos num determinado período da nossa vida espelha aquilo que somos. Já mostraste de todas as formas e feitios o teu valor e não seria apenas por uma atitude de outros tempos que serias decepcionante. Todos já fomos jovens e já fizemos coisas que não voltaríamos a fazer. Outra coisa, não podes ter vergonha de ter sido um lutador, só orgulho em ti ;)

    ResponderEliminar
  24. Sinceramente, não vejo porque haverias de te envergonhar com o percurso que partilhaste. Muito pelo contrário. Felicito-te.

    ResponderEliminar
  25. Eu não sei de que te tens de envergonhar. Eu penso, sinceramente que tens mais é que te orgulhar. És um verdadeiro exemplo de um lutador!

    ResponderEliminar
  26. Uma pessoa tem que lutar pela vida e trabalhar, seja a fazer o que for, é sempre digno e merece ser referenciado e não nada que te envergonhe =) Quem começa por baixo é sempre quem sobe mais alto nunca te esqueças disso!

    ResponderEliminar
  27. Nem sei porque deverias ter vergonha do teu passado..das tuas experiências e escolhas...que fizeram de ti o que hoje és! Gostei!

    ResponderEliminar
  28. Vergonha do quê?! De teres sido honesto, trabalhador e de um dia teres QUASE alinhado num reality show?! Por favor...vergonha era se tivesses entrado ahahah

    ResponderEliminar
  29. :)

    Acho que fazes bem em não ter vergonha!

    "O todo não é igual à soma das suas partes" é bem mais do que isso!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  30. Em vez de vergonha, tem orgulho!

    ResponderEliminar
  31. Gostei bastante do que escreveste e concordo . vergonha NUNCA somos aquilo que fomos e que viremos a ser ! vou continuar a acompanhar ..segui ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas simpáticas palavras olxi.

      Espero que te sintas à vontade por aqui ;)

      Eliminar
  32. A minha mae costuma dizer "Vergonha é roubar e ñ conseguir carregar!"

    ResponderEliminar
  33. Concordo plenamente contigo. Se estivesses estado em casa sem fazer nenhum à espera que o trabalho te batesse à porta, é que podias sentir vergonha. Eu sou mestre e uma das minhas funções, no meu trabalho actual, é lavar retretes. Vergonha? Vergonha era tê-las sempre sujas.
    bj

    ResponderEliminar
  34. Gostei do que li. Por isso que contas não se deve ter vergonha bem antes o contrário - deves ter orgulho. Orgulho em assumir-se o que se é e o que se faz sem rodeios.

    ResponderEliminar
  35. Clap clap para o homem sem blogue! :)

    ResponderEliminar
  36. Com já disse em resposta a outro post.
    Essas "vergonhas" normalmente só têm as pessoas que ou não têm valor ou não sabem do seu valor.
    Resumindo : as pessoas complexadas.
    Também eu já trabalhei em varios sitios (especialmente quando era jovem) : nas obras, em oficinas de automoveis etc e não morri.
    No entanto era interessante perceber que a maioria das pessoas que me via nesses trabalhos automaticamente pensavam que era um "desgraçado que tinha abandonado a escola sem tirar a 4ªClasse". Não há o habito de meter os jovens a trabalhar um pouco nas ferias mesmo quando eles têm algum sucesso na escola.
    Lembro-me perfeitamente de uma vez nas ferias do 12ºano, estava eu a trabalhar numa oficina e uma senhora vira-se para o filho (que tinha uns 18 anos) e diz algo : "percebes porque deves estudar....para não acabares como aquele rapaz" .....tive pena da senhora .....(curiosamente eu tinha acabado de ter 19 valores no exame nacional de Matematica).......eheheheheheehehehehhehe

    ResponderEliminar