21.2.13

vamos a isto? (este texto é vosso)


Primeiro, obrigado. Graças a vocês escrevi o maior texto de sempre deste vosso canto. E soube-me muito bem. Ao longo das linhas que vão ler, emocionei-me. Recordei momentos marcantes da minha vida. Imaginei o meu futuro. E isso aconteceu por causa das vossas palavras. E não imaginam o valor que isso tem para mim nem consigo explicar, por mais que tente.

Existe uma teoria que diz que todas as pessoas do mundo estão separadas apenas por seis laços de amizade. E foi esta ideia que me levou a pedir que cada um de vós escrevesse aquilo que vos passou pela cabeça no momento do comentário. Não pretendo provar que estão a seis laços de amizade uns dos outros mas acho que todos os pensamentos do mundo podem estar ligados a algo tão simples e belo como o amor. Vou tentar demonstrar que tudo aquilo que disseram tem algo a ver com o amor. Que aquilo que vos passou pela cabeça pode estar ligado ao vosso coração apesar de não sentirem isso no momento do comentário. Porém, não pretendo associar nenhuma das frases aquilo que são enquanto pessoas. Vou apenas usar as palavras como algo sentimental. E vou seguir a ordem pela qual me chegaram, o que pode retirar algum fio condutor ao texto. Por isso as minhas desculpas. Mais do que sempre, este texto é vosso.

No amor nem todos lidam bem com o final das relações. Aliás, há quem não saiba como reagir quando o amor chega ao fim. “Nunca estive de luto antes, e hoje cheguei à conclusão que não o sei fazer”, dizem aqueles que não sabem que passos dar no término de uma relação. Uma vida a dois pode ser também pautada por uma felicidade de fachada. A pessoa pode sorrir quando está em sofrimento por dentro, algo que Kurt Cobain referia com mestria. “Se os meus olhos mostrassem a minha alma, todos, ao verem-me sorrir, chorariam comigo”, dizia. Porém, falso ou não, o sorriso de alguém apaixonado tem muita força. “O sorriso é a melhor arma para desarmar qualquer cara triste, não fosse algo que nos toca sublimemente o coração de dentro para fora”, defende que adora um bom sorriso. Tal como em qualquer área das nossas vidas existem os cépticos. E o amor não é excepção. “Que raio de desafio!”, exclamam aqueles que temem ser postos à prova.

Amar é muito mais do que gostar de alguém. Amar é lutar por algo que precisa de ser renovado e alimentado a cada segundo dos nossos dias, até porque “o único sítio onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” E, mais pobre do que aquele que não tem dinheiro no banco é aquele que não tem amor no coração. E esses, mais cedo ou mais tarde percebem que “vida de pobre não dá com nada.” Amar é uma missão complexa. É uma tarefa de uma vida e que mesmo assim poderá não ficar completa. Por isso é que “only a few find the way, some don't recognize it when they do - some... don't ever want to.” Também existem aqueles que pensam que não devem amar ninguém porque acham (de forma errada) que são diferentes dos demais. “born to be different”, gritam. Quando se ama alguém, um segundo longe dessa pessoa é a maior das eternidades e o coração bate de forma especial. “A saudade é, no fundo, um lugar dentro de nós e o mais verdadeiro sinal de que já fomos felizes”, pensam quando estão longe de quem dá sentido à vida.

Amar dá-nos vontade de gritar ao mundo que estamos bem. Até porque, “happiness is only real when it's shared.” Amar faz também com que exista uma espécie de timidez quando estamos com alguém que amamos mas que desconhece aquilo que sentimos... até ao momento em que deixamos o coração falar e dizemos as coisas mais belas do mundo, como algo relacionado com o toque com aquela pessoa que mexe connosco. “Have I ever told you how everytime you take my hand, I feel your hole life vibrating with mine?”, é apenas um exemplo da beleza do amor. Uma ligação forte entre duas pessoas leva-nos a questionar os porquês de alguém matar um companheiro enquanto pensamos em outras coisas da actualidade. “Parabéns TVI, parabéns Rihanna! Oscar Pistorius, why?”, questionamos.

Amar faz com que cada um de nós tenha comportamentos diferentes do comum. Até falamos sozinhos, o que acaba por ser um excelente monólogo que nos ensina algo. “Talking to yourself? That's actually more like listening than speaking.” E aqueles que não amam com medo dos sonhos que chegam com o amor nunca vão descobrir a beleza de um sentimento tão puro. “Se não sonharmos nunca saberemos o que existe para alem deles”, é aquilo que essas pessoas devem saber. Se o amor é bom, existem também momentos dolorosos em que questionamos tudo e todos. Mas, nunca se deve deixar de acreditar no amor e na felicidade que nasce com ele. Porque “é possível ser feliz apesar das contrariedades, porque a felicidade é algo que vem de dentro”, é algo que não pode ser esquecido.

Se existe alguém que nos leva a questionar tudo e todos são os políticos. Até nos levam a pensar que afugentam aqueles que podem ser a nossa cara metade. “Este país é uma anedota, mas daquelas que não têm piada”, dizemos quando sabemos que as mulheres/homens giros estão a sair de Portugal. Amar faz com que cada um de nós seja a pessoa mais poderosa do mundo. Como? Através das palavras que nascem daquilo que sentimos, porque “o poder das palavras só depende de nós.” E tal como em tudo na vida, no amor também existem os invejosos, aqueles que tentam destruir uma relação de duas pessoas que se amam e que levam os apaixonados a dizerem: “não tenho pachorra para gente que se mete onde não é chamado.” O amor leva-nos ainda a dizer tudo aquilo que nos passa pela cabeça. Porém, os mais ponderados preferem a cautela. “Não digo tudo o que penso mas penso em tudo o que digo”, defendem.

Um dos pontos mágicos do amor é que nos faz recuar à nossa infância. Quando estamos perante aquela pessoa que mais amamos, somos capazes de congelar, acabando por recorrer a muletas antigas que provocam sempre um sorriso. “O rato roeu a rolha da garrafa do rei da Rússia”, é algo que pode ser dito quando um olhar congela as nossas palavras. Amar leva-nos ainda a questionar a nossa vida e como seria se o rumo tivesse sido outro. “Amo o meu marido, mas algumas vezes penso em como seria ser ainda solteira aos 28 anos. Será que seria mais feliz?”, é uma das muitas dúvidas que nos assolam. O amor faz ainda com que se tenha medo do sítio onde vivemos por causa das notícias chocantes que envolvem casais. “Acho que o mundo está a ficar um lugar perigoso”, é a conclusão a que chegamos nesses momentos.

Tal como noutras áreas, quando nos empenhamos numa relação sentimos que “quanto mais trabalho, mais sorte tenho” ao amor. O amor leva-nos ainda a cometer algumas loucuras que queremos que nunca sejam reveladas por ninguém. O medo da revelação leva-nos a acreditar nos piores cenários, como “2 pessoas podem guardar um segredo se uma delas estiver morta.” O amor é capaz de tudo. Até de nos levar a mudar de vida por alguém que conhecemos naquelas férias especiais. “Neste momento passa-me pela cabeça emigrar para um qualquer país dos trópicos. livrava-me deste inverno sem fim.” Quando sofremos por amor pensamos que ficaremos sempre doentes. “Isto nunca mais vai ao sítio”, dizemos frequentemente ao nosso coração.

Para muitos, amar é estar preso a alguém e sonhar com algo que não tem uma definição exacta. “Liberdade é pouco, o que quero ainda não tem nome”, dizemos aos nossos botões. Para algumas pessoas, amar começa por ser uma mentira, até que tudo muda. “Fake it until you become it.” Nos momentos em que o amor nos falha, há quem se agarre a tudo para pensar num cenário melhor, até porque “nada está tão mal que não possa piorar”, pensamos. Amar faz com que se conte os segundos até ao momento em que vamos surpreender quem amamos. Nessa altura estamos sempre a olhar para o relógio. “Contando as horas para poder fazer uma boa acção”, é aquilo que mexe connosco.

Amar leva-nos a querer aquela pessoa especial sempre por perto, até naqueles momentos em que o frio aperta. “Está frio e tenho o raio dos pés de princesa Fiona congelados”, dizemos quando ninguém nos aquece. Amar pode ainda levar a uma saturação que nos faz ponderar mudar de vida. “Estou cansada, queria que os meus dias fossem diferentes. Só de mim depende esta mudança”, é o pensamento que não nos larga. Nessas alturas pensamos também noutras coisas. “Tenho a sensação que tenho feito tudo ao contrário”, é um dos exemplos. Mas, nesses momentos pensamos em algo mais importante. Recordamos que “ninguém disse que a vida é fácil, mas ninguém disse que ela não valia a pena.”

Quando sentimos que invejam o amor que sentimos por alguém percebemos que estamos no caminho certo. Até porque, “o número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades.” Amar alguém é entregar a nossa vida e confiança a essa pessoa sem questionar o que quer que seja. “Em boa companhia...vou até ao fim do Mundo”, dizemos sem hesitar. Amar leva-nos a realizar o sonho de ser feliz tal e qual da forma que idealizamos. “Aqui estou e na verdade sei que sou o que sonhei”, pensamos entre dois beijos apaixonados. Amar leva-nos também a perceber que é algo muito melhor do que aquilo que os nossos sonhos previam. “Porra!”, amar é mesmo bom.

Amar leva-nos também a perceber que a inveja é algo que nos passa ao lado, até porque “a inveja mata e torna ignorantes os que se consideram senhores.” Amar faz ainda com que estejamos sempre a colocar aqueles que amamos à prova. “O que farias se não tivesses medo?”, perguntamos na esperança de ouvir a resposta que mais queremos. Amar faz ainda com que cada um de nós queira ser diferente de todos, porque “pessoas normais, não marcam a vida de ninguém, não pretendo ser a fotocópia de ninguém, sou eu sempre e numa versão original”, é algo que seguimos. Amar é ser feliz e sorrir a cada dia que passa. “Um dia perdido é aquele em que não nos rimos, e eu hoje ri!” graças ao amor que sinto. Amar é também ser amigo. “A amizade é semelhante a um bom café, uma vez frio, não aquece sem perder o primeiro sabor.”

Amor faz ainda com que muitas pessoas percam confiança em si e não acreditem que aquela pessoa que amam está interessada em si. “Are you talking to me??! Ah?? ...talking to me?!! ...ARE YOU TALKING TO ME? ...to me???”, perguntamos enquanto nos beliscamos. Amar e ter alguém especial ao nosso ledo é uma lição de vida que nos ensina aquilo que é realmente importante. “Há um momento na vida, em que vais saber: Quem é imprescindível para ti, quem nunca foi, quem não é mais, quem será sempre”, é algo que aprendemos. Amar leva-nos ainda a perceber a verdadeira personalidade de quem nos rodeia. “Na minha vida descobri que estranhos se podem tornar em grandes amigos. Descobri também que amigos se podem tornar em grandes estranhos”, é algo que se torna claro quando o coração é dominado pelo amor e verifica-se uma ausência de sentimentos negativos.

Quando amamos não existem impossíveis. “Quando a gente quer o mundo se ajeita”, gritamos à primeira contrariedade. Nos dias que correm, amar e alimentar uma relação é uma maratona que deve ser celebrada a cada segundo. “Um brinde a nós que já passámos por tanta merda e continuamos aqui de pé”, dizem os casais quando jantam a sós. Amar leva-nos a olhar com outros olhos para os amigos que sofrem por amor e que ameaçam desistir da vida. “A vida é agora, vê se não demora para recomeçar, é só ter vontade de felicidade para pular”, fazemos questão de recordar a quem sofre por amor.

Amar é ter desejo de aumentar a família. E nessa altura o amor passa a ser dividido por todos e os filhos ganham destaque. “Era bem capaz de passar o resto da minha vida,a dar beijos no pescoço da minha cria” é o refúgio ideal quando o mundo está com um tom cinzento. Amar leva-nos ainda a questionar o porquê do que nos aconteceu. “Nunca fui muito exigente com a vida, só pedi o essencial! E até isso ela me negou...”, balbuciamos sem ter noção do nosso real valor. Quando perdemos aquele amor verdadeiro, desejamos que algo igual volte a acontecer depressa. “A saudade é a esperança que um dia tudo volte a acontecer...”, pedimos vezes sem conta. Nesses momentos, tentamos ser positivos. “Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”, escrevemos num papel que anda sempre connosco.

Deixar de amar leva-nos, por vezes, a não ter coragem de libertar alguém, apesar de existir a noção de que já não existe amor. “Estou aqui, mas nunca estou”, é aquilo que acontece nestas alturas. Amar é também perder a paciência e querer gritar. “Estou farta! Farta da pobrezinha, do pobre de espírito, do coitadinho. Farta de reclamações e de reclamar. Estou farta!”, gritamos nos momentos mais complicados. Amar é complicado. Mas também pode ser simples. E essa simplicidade faz com que se queira pouco para viver. “Uma quintinha com um pomar de todas as cores, uma mesa de madeira para refeições familiares sob a sombra de uma videira de uvas americanas, o meu cão, duas ovelhinhas, dois cavalos, dois ouriços-cacheiros, uma casa baixinha e linda, um jardim a perder de vista e amigos”, é aquilo que desejamos para viver o nosso conto de fadas.

A ânsia de amar leva-nos também a querer saltar etapas na esperança de que o amor apareça já. Até que percebemos que esse não é o melhor caminho. “Quando eu deixei de olhar tão ansiosamente para o que me faltava e passei a olhar com gentileza para o que eu tinha, descobri que, de verdade, há muito mais a agradecer do que a pedir”, é aquilo de que nos apercebemos quando a razão toma conta de nós. Amar é ser feliz em todos os domínios, porque “se Existem Várias Formas de Escrever e Várias Formas de Amar ... Eu Prefiro TODAS “, defendem os apaixonados.

E há uma certeza. Tanto na felicidade como no sofrimento por amor, ninguém está sozinho. “Não estamos sós”, é aquilo de que não nos devemos esquecer. Quando se ama somos diferentes. E isso nota-se em tudo. “Além das palavras, os meus dias têm sorrisos, olhares e gestos cúmplices, pois só assim a vida faz sentido”, é algo de que não duvidamos. Amar é passar a vida a perseguir aquilo que nos preenche a mente. “Porque sonhei contigo até ao dia em que os nossos olhos se cruzaram pela primeira vez e percebi que eras o rosto dos meus sonhos”, dizemos no momento certo.

Amar é ser indiferente a quem quer o nosso mal. “Os cães ladram e a caravana passa”, dizem os apaixonados entre sorrisos. Porque, quem ama pode dizer isto: “sou uma pessoa feliz.” Pode ainda dizer: “Eu cresci com um encanto, De ser caçador de sóis, Eu já corri tanto, tanto para ti.” Amar leva-nos ainda a perder tempo apenas com aquilo que é essencial. “Não acrescente dias a sua vida, mas vida aos seus dias”, passa a ser uma regra. Mais cedo ou mais tarde, aqueles que não amam percebem que: “aqueles que têm coragem de lutar pelos seus sonhos, sempre serão criticados por aqueles que são cobardes e que não têm audácia de fazê-lo.” Quem tem amor no coração mas não tem quem amar acaba por pensar sempre nisto: “sinto falta de pessoas genuinamente boas... daquelas que ajudam só porque sim, porque que não conseguem fazer de outra maneira.” Concluindo, amar ou ter um coração dominado pelo amor é o melhor do mundo. E quem defende o contrário, não sabe o que é amar.

92 comentários:

  1. Muito bom!! Nunca pensei que o teu apelo fosse resultar nisto :)

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que te diga...estou vidrada no texto :)

    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Priceless:)) & Speachless:)) É um orgulho ler este texto..Obrigada por nos fazeres sentir importantes e parte de algo tão mágico:)

    ResponderEliminar
  4. A ligação entre frases está muito bem feita, isso tem a ver com talento e também com técnicas de escrita. Mas realmente com tanta frase, o texto teria mesmo que ficar demasiado longo. De resto está bom!... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso dizer-te que o texto foi todo escrito de seguida e não li depois de escrever. Copiei as vossas frases e usei uma a uma pela ordem de chegada.

      Eliminar
  5. E eis que conseguiste uma definição para o que é o Amor!! ;) Adorei ler!!:) Parabéns!!:)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pela iniciativa e acima de tudo pelo resultado! Adoreiii! E esse jeito com as palavras, hein? :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O texto é vosso. Os parabéns são para vocês :)

      Eliminar
    2. Não sejas modesto! As "ideias" são nossas, o mérito é teu pela forma como as "arranjaste" de forma tão bonita!
      Cada vez mais fã aqui do Blog, acho que se nota ;)

      Eliminar
  7. outro bom texto.
    ainda há pouco te encontrei por aqui, e já tenho vontade de ler o que já lá foi há mais tempo....
    :)

    ResponderEliminar
  8. Não vi o apelo mas gostei do resultado final.
    Eu sou a pessoa que mais sorte tem no mundo no que respeita ao amor pois apesar dos namoros mal sucedidos (mas com as quais aprendi muito e cresci), o perder um marido aos 32 anos, sou feliz e tenho a sorte de ter refeito a minha vida com um homem maravilhoso. Que mais se pode querer?
    Hoje por acaso ouvi uma frase que me ficou na cabeça e que partilho "frequentemente chegamos à conclusão que quem conquistou o nosso coração não é quem povoa o nossos sonhos"- no sentido de que por vezes as pessoas passam uma vida à procura da "tal" pessoa que idealizaram ou que até conheceram e nem reparam nas que já conquistaram os seus corações embora não se integrem nessa imagem ideal.
    Até breve e parabéns pelo texto

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelo texto que nos dedicaste. Um texto extenso e muito bem entrosado. Brilhante!

    Gostei da conclusão: " amar ou ter um coração dominado pelo amor é o melhor do mundo!".:)

    ResponderEliminar
  10. tanto mas tanto que gostei :)

    ResponderEliminar
  11. IMPACTANTE!!!!

    Fiquei vidrada no texto, está "delicioso"!
    Nota-se que tens "um coração dominado pelo amor".

    ResponderEliminar
  12. Também já não fui a tempo de responder ao desafio... mas o que mais poderei dizer do que o que já aqui foi dito? Está excecional! Ideias encadeadas... e o amor a liderar! So good!

    ResponderEliminar
  13. Não estava à espera que as nossas frases se unissem num texto sobre o amor. Foi uma surpresa boa :)
    Mais uma vez se confirma que tens muito talento e que escreves com o coração!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é talento. São ideias que me passam pela cabeça e o mérito é vosso :)

      Eliminar
  14. Estou de pé, no meio da minha sala, a aplaudir!!! Fenomenal!

    ResponderEliminar
  15. Excelente! adorei e concordo plenamente contigo.
    “sinto falta de pessoas genuinamente boas... daquelas que ajudam só porque sim, porque que não conseguem fazer de outra maneira.”
    Cada vez mais estas pessoas são menos, por isso há que fazer a diferença!

    Obrigada pelo post!

    ResponderEliminar
  16. É tão grande, tão grande que é para ser saboreado devagarinho, pedacinho por pedacinho, às dentadas pequeninas e como o doce que maior prazer me dá é uma bola de berlim, imagina-me a comê-la devargarmente, a degustá-la e reverenciá-la, com o respeito que me merecem as coisas únicas desta Vida. Assim vou ler este teu texto vezes e vezes se conta, as que me apetecer, com a vantagem de que textos assim, só me engordam o coração...obrigada Bruno, Deus te abençoe pelos momentos que me proporcionas de puro encantamento pela escrita que vem de dentro!

    Jinhos e Boa Noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro os teus comentários. Juntava todos e criava um blogue :)

      beijos

      Eliminar
  17. Adenda: Qualquer dia mando-te a conta dos klenex que gosto contigo....jinhossss

    ResponderEliminar
  18. <3 é por coisas como estas que adoro o teu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este texto é o reflexo do que vocês são :) Mas é um orgulho ter-te por cá.

      Eliminar
  19. Este texto está muito bem esgalhado!!Parabéns!!
    Dei por mim a sorrir!!

    ResponderEliminar
  20. Ei lá, que o homem ESCREVE!! :)
    Porque é que não dás umas aulinhas de escrita criativa...assim tipo como o Pedro Chagas Freitas faz! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brinco com palavras. Daí a ter talento vai uma grande distância.

      Eliminar
  21. Team work! :) Gostei, queremos mais desafios destes!

    Beijinho J.

    ResponderEliminar
  22. eu és um show, por falta de tempo tenho de voltar aqui a ler tudo com calma. Parabéns a ti

    ResponderEliminar
  23. oh pa... só tenho uma palavra: GENIAL!!!! :)

    ResponderEliminar
  24. O teu texto é um raio de sol neste dia chuvoso!!:)

    ResponderEliminar
  25. hehehe Sim senhor, o rapaz tem jeito. Continua, estás no bom caminho :))

    ResponderEliminar
  26. Depois de ler isto, só te posso comparar com uma costureira!

    Com um monte de retalhos fizeste uma obra prima!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. O teu "cadáver esquisito" saiu-te bem :) parabéns

    ResponderEliminar
  28. Obrigada. E os Parabens, gostei imenso.

    ResponderEliminar
  29. Fantástico , ao ler este pequeno "Grande" texto até houve uma musica que veio à memória e que tem tudo a ver . "love will tear us apart" !!
    Continuação de um bom trabalho fenomenal .

    ResponderEliminar
  30. Muito, mas muito bom.Os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  31. UAU...:) Muito bom...é por isso que tens tantos seguidores...:) Parabéns pelo excelente trabalho. :)

    ResponderEliminar
  32. De pé e sem palavras clap, clap, clap :)

    ResponderEliminar
  33. hsb,
    Tive tempo e dediquei-lhe o que merecia.... o que realmente mereci.
    Obrigado, muito mesmo! :)
    ABRAÇO grande!!

    ResponderEliminar
  34. Palavras? Não tenho. Não consigo expressar o que li. Sei que chorei ao ler cada pormenor, cada frase.
    Aviso-te já! Se tiver algum problema nos olhos de chorar, ter que ir a oftalmologista, envio-te a conta. ;)

    “Feedback is a gift, just say thanks”.
    Obrigada Bruno. :)

    ResponderEliminar
  35. Parabéns pela criatividade, pelos teus desafios, pela excelente escrita!
    Este texto está "fabulástico" ;)

    ResponderEliminar
  36. Mais um texto fabuloso..palavras com sentimento, smples e genuínas :)...palavras que poderias ser nossas....e acredito verdadeiramente no que dizes na parte final...amar ou ter um coração dominado pelo amor é o melhor do mundo...e por isso há que preservar bem esses momentos dos espinhos que por vezes a vida nos traz :)

    ResponderEliminar
  37. Muito bom! só por causa disso vou seguir-te!! beijinho

    ResponderEliminar