13.2.13

agora papo tudo


Durante muito tempo fui selectivo em relação aquilo que metia na boca. Esta frase é capaz de soar mal. Por isso é melhor explicar que não vou falar de sexo. Como tal, podem perder esse sorriso maroto que estão a fazer neste momento. Aquilo de que estava a falar era mesmo de comida.

Ao longo de muitos anos, sopa só comia canja de galinha (que ainda hoje é, e sempre será, a minha predilecta). Quanto ao peixe, pouco passava da pescada cozida e do peixe espada. Confesso que no Natal comia atum. Marisco não me cativava nem um pouco. E o que dizer daqueles pratos como cabidela? Fugia deles como o diabo foge da cruz.

Mas, tudo mudou. Bem, quase tudo. Agora, penso em mim como uma prostituta gastronómica (espero não chocar ninguém com esta referência que costuma ser utilizada no meu grupo de amigos). Ou seja, papo tudo. Se não podia ver marisco, agora babo por ele. Se comia atum na Consoada, agora delicio-me com uma bela posta de bacalhau. Até já comi cabidela. Cheguei onde nunca tinha pensado. Dou por mim a ir a um restaurante porque vai ser servida moamba de galinha. E dou por mim triste porque já não há e vou ter de comer outra coisa.

Quando olho para o passado só me ocorre dizer uma coisa. “Shame on me, seu triste.” Passei anos a fugir de coisas que agora adoro. Bastava ter provado. Mas era teimoso. E dizia sempre que não gostava, mesmo sem provar. Se insistissem, dizia já ter provado e não ter ficado fã do sabor. Porém, ainda tenho as minhas limitações. Cabrito e borrego continuam a não ter acesso a esta boca.  

68 comentários:

  1. Isso é normal, quando somos novos somos parvos.

    ResponderEliminar
  2. Eu também era assim até ter andado um ano com uma dieta macrobiótica, regada a "leite" de soja e tofus!!

    Desisti daquilo e quando dei por mim até rabinhos de porco e chanfana marchava! Acho que no que diz respeito à portituição gastronómica, "atacamos" na mesma esquina! ;)

    ResponderEliminar
  3. Gordooooooooo
    Eu sou uma esquisitinha, mas não me chateia nada não gostar de provar doces.

    ResponderEliminar
  4. hehehehe. Eu sou cada vez menos contida no que como! Pelo menos tento provar!
    Adorei o "Prostituta gastronómica" - genial! ;)

    ResponderEliminar
  5. Bom, se já comeste cabidela , diria que estás no bom caminho. Quanto ao cabrito e borrego é simplesmente imperdoável que nem experimentes ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei borrego e gostei mas foi numa ocasião especial e comi muito pouco. Por isso não conta ;p

      Eliminar
  6. Acho que isso acontece com todas as crianças e as "desculpas" são sempre as mesmas para não se querer provar. Eu por acaso nunca fui muito esquisita. Há que saber incentivar a provar sem obrigar! Mas pelo que contas, estás num bom caminho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que sim. Acho que vou bem lançado. Eu, que nem pizza comia...

      Eliminar
  7. Cabrito, quando bem feito, é da melhor carne que pode haver, acredita. Acho que devemos ter sempre a mente aberta e provar de tudo.

    ResponderEliminar
  8. Também já como muito mais do que comia há uns anos. Aprendi a gostar de chá e alguns legumes, mas deixei de gostar de polvo, não sei bem porquê.
    Agora fígado e dobrada é daquelas coisas que nem cheirar! Blhac!

    ResponderEliminar
  9. Acho que todos nós passamos por essa fase, a de não gostar de quase nada e passarmos a gostar de quase tudo.
    Tambem não apreciamos muito cá em casa borrego e cabrito...

    ResponderEliminar
  10. Ora eu virei vegetariana há quase 1 ano, por isso, deixei de comer uma data de coisas e passei a adorar outras! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não conseguia fazer isso. Babava-me para nacos de carne :)

      Eliminar
  11. Como te entendo.
    Eu que pensava ser única. :)

    ResponderEliminar
  12. Eu costumo dizer que só não gosto de sardinhas. Mas não fico atrapalhada e aceito sempre o convite para uma sardinhada. Até porque com salada, batatas cozidas, azeitonas, broa e azeite fico tratada! Mas posso dizer que os meus amigos são uns queridos pois têm sempre um carapauzinho assado para mim. :P
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto como uma sardinha, quem ama o bicho come umas dez :)

      Também sou dos carapaus.

      beijos

      Eliminar
  13. Eu também era assim! Acho que também me tornei numa prostituta gastronómica ahahahah Andei anos a fio a dizer que não gostava de queijo e agora como quase todos os dias... E estou cheia de saudades de uma boa feijoada brasileira... Era mesmo esquisitinha :)

    ResponderEliminar
  14. Como eu te compreendo! Eu também nao gostava de tomate e agora adoro, de açafrao e pimenta, etc .
    Com o passar dos anos o nosso paladar fica menos selectivo ihihihihihih.
    MAs também acho que basta pensar em tanta gente a passar fome, para aprendermos a comer qualquer coisa...e se possível partilhar com os pobres.
    Boa noite para todos.Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso sempre nisso. É isso que me impede de desperdiçar comida. Como sempre tudo.

      Bom dia

      Eliminar
  15. Eu estou sempre a dizer à minha irmã que canja não é sopa a sério. Ela também era assim...

    ResponderEliminar
  16. Espero do fundo do meu coração um dia poder escrever um post parecido com este. Acredito que tenho a alimentação mais estúpida desde planeta. É massas, arroz sem nada, batatas, sushi, peixe no geral (mas não gosto de atum) e frango. Acabou-se. Não como mais nada... É horrível e já me fez passar por inúmeras vergonhas, mas até hoje ainda não consegui mudar. Acredito que a idade há-de me ensinar umas quantas coisas mais acerca disto...

    ResponderEliminar
  17. A isso é o que se diz que a idade tráz tudo!

    ResponderEliminar
  18. Tenho-te a dizer que como nutricionista desconhecia e adorei a expressão "prostituta gastronómica"!!! ahahah Muito bem pensado... e claro como nutricionista também te digo que os gostos gastronómicos aprendem-se mesmo com os anos!;) Chamemos a isto "maturidade gustativa"!!;) lol Mas tal como tu há coisas que também continuam a insistir em não me convencer.... favas, ervilhas, iscas, couves de bruxelas e maracujá... belhaque!!!! :S :P Boas descobertas gastronómicas!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bom ter a tua aprovação. É como um carimbo de qualidade ;p

      Eliminar
  19. Eu também sou assim :) Só recentemente descobri os cogumelos, alface, maçã, etc... cabrito e borrego no way! ;)

    ResponderEliminar
  20. "Prostituta gastronómica", excelente descrição. :D

    ResponderEliminar
  21. Também sou de muito melhor boca agora do que quando era pequenita. Mas, por acaso, provava, só que não gostava de quase nada. É uma questão de nos habituarmos aos sabores, de educarmos o palato.
    Como tu, continuo a não gostar de borrego nem de cabrito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que dizes. Precisamos de uma mente aberta e provar sem rodeios.

      Eliminar
  22. Lembrei-me de repente, que na ultima semana em que trabalhei numa pizzaria (trabalho de verão, no algarve), descobri que afinal pizza era muito, mas muito bom... que desperdício...
    Mary

    ResponderEliminar
  23. :)

    Gostei da expressão "Prostituta gastronómica"... Muito bom!

    ResponderEliminar
  24. Penso que essas limitações têm de terminar! Será uma aposta ganha! :)

    ResponderEliminar
  25. Eu sou tão esquisita que nem isso abrandou com a idade:) Há coisas que eu me recuso a comer, e nem é porque não gosto é msm pq me faz uma impressão terrível:)
    Não como carne vermelha dsd 1998, carne de porco sou alérgica, e coelho, galo, cabrito, borrego...blherc:)) Nem vê-los..simplesmente não consigo..
    Mas dá-me uma açorda de alho alentejana com pataniscas, e upa upa..Uma delícia..Basicamente, só como peixe, legumes e massas variadas:)) E sushi,claro...viciadíssima:)

    ResponderEliminar
  26. Opáaaaaa...eu sou um bom garfo como se costuma dizer...gosto mesmo quase tudo e adoro sobretudo aqueles pequenos petiscos! aliás eu acho qaue faço mesmo o gymn para poder cometer estes pequenos desaires! Coisas que não entram mesmo...favas, arroz de cabidela, tripas..e também não aprecio muito o peixe frito de uma forma geral! Borrego e cabrito já alinho! isto desde que para o borrego descobri um talho onde se compra o mesmo sem ter aquele cheiro e sabor enjoativo, das gorduras!

    ResponderEliminar
  27. Em termos gastronómicos, sou como tu...como tudo! Com uma única diferença...eu sempre comi tudo! :)

    ResponderEliminar
  28. E agora é q me contas isso?!! Shame on you!!! Qtas vezes me disseste pa comer moelas e pipis !? E q sou esquisitinha! Amanha conversamos Oh esquisitinho q virou prostituta gastronómica!!!
    xoxo
    Sis

    ResponderEliminar
  29. por acaso a idade está a fazer-me mal.
    nunca fui muito esquisita mas cada vez estou menos, sendo dificil manter o peso! :P hehe

    depois há comidas estranhas que adoro desde pequena.
    perninhas de rã com molho de tomate.
    cabeça de borrego assada no forno.
    aiai (suspiro)

    ResponderEliminar