8.2.13

gosto de ti joão


Aos Domingos, costumo ler a crónica de João Miguel Tavares na revista que acompanha o jornal Correio da Manhã. Confesso, que por vezes é mesmo a única página que capta a minha atenção. Além disso, gosto de ouvir os seus comentários no Governo Sombra, programa emitido pela TVI24. E a conjugação de ambos resultou numa magnífica crónica de João Miguel Tavares. Há algum tempo, o João (acho que se porventura passar os olhos por aqui não ficará incomodado com o facto de estar a usar apenas o seu primeiro nome) disse na televisão, durante um debate acalorado “há-des” quando, num português correcto deveria ter dito “hás-de”, algo que motivou algumas queixas por parte de quem estava mais atento.

Na sua última crónica, o João relembra velhos tempos. Recorda a altura em que quando era um puto corrigia todas as pessoas que não sabiam falar, referindo que o Hades (Deus grego da morte) era o inferno de Dante. No mesmo registo, diz que é uma forma da vida vingar-se dos orgulhosos. E acrescenta mais exemplos, referindo que no local onde cresceu diz-se há-des em vez de hás-de, tal como se diz ouvisto em vez de ouvido. Depois, segue-se a comparação com a Lapa, onde se diz piqueno em vez de pequeno e onde se tratam os filhos por você em vez de tu. Depois, João diz, e bem, que podemos ler muitos livros e frequentar apenas restaurantes agraciados com estrelas Michelin que nada disso irá alterar os anos formativos que estão vincados em nós e que vão sempre surgir quando se participa numa conversa mais acesa.

Por fim, o João esclarece que tem a obrigação de falar português correcto na televisão. Salienta ainda que não pretende usar estas palavras para desculpar a ignorância. E conclui com duas frases brilhantes. “Mas se há pessoas que gostam de pôr a maior distância possível entre aquilo que foram e aquilo em que se tornaram, eu não sou uma delas. Por isso, consolo-me com o ser em vez do haver”, escreve.

E é por isto que eu gosto do João. Porque não finge que não errou. Porque não diz que foram as pessoas que ouviram mal. Porque não usa uma qualquer desculpa para tornear o erro que cometeu. Aliás, quem nunca errou? Gosto do João porque cada vez há menos Joões. Cada vez mais existem os deuses que nunca erram. Que não aceitam críticas. Que estão sempre certos. E não aceitam que alguém ouse dizer: erraste. E as suas duas últimas frases dizem tudo. Até porque existem pessoas que julgam que se tornaram em algo fora de série quando na realidade nada são e só se tornaram em deuses nas suas pobres mentes.

26 comentários:

  1. Concordo em parte nao com tudo. Pelos vistos houve uma certa tentativa de justifação e passar as culpas para as pêpas da lapa e afim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Do que conheço da pessoa (não conheço pessoalmente) julgo que não. Acho que pretendeu dizer que nunca vai deixar de fazer isso.

      Eliminar
  2. Belo texto como sempre ! eu gosto muito do João Miguel Tavares e de tudo o que ele escreve e adoro o blogue dele ! bom fim de semana e bom Carnaval ! beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou fã das suas crónicas e humor. É uma referência, sem dúvida.

      Eliminar
  3. Já tinha visto esta história no blog do autor... Errar é humano...

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Admitir que errámos é uma virtude que poucos têm...é pena que não haja mais joões à nossa volta.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. mais João Miguel Tavares aqui: http://paisdequatro.clix.pt/

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito de o ouvir/ver no Governo Sombra.

    pippacoco.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Ainda há quem saiba assumir os erros. Também gosto das crónicas, raramente perco uma.

    ResponderEliminar
  8. Leio sempre o João Miguel Tavares gosto da forma irónica e mordaz com que escreve e as histórias que ele conta sobre os filhos e da mulher, coisas banais do dia a dia mas que nos revemos.

    ResponderEliminar
  9. Leio as crónicas dele, o blogue e já tinha lido esse texto.
    Essa é uma calinada que qualquer pessoa manda. Não se justifica a crucificação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto maior a visibilidade, maiores as vergastadas. Que ele deu um erro "inaceitável" na televisão é um facto. Mas a forma como fala do mesmo revela a sua grandeza porque vivemos num mundo de cagões que nunca erram.

      Eliminar
  10. Adorei o texto. É a minha primeira passagem por aqui mas, de certo, não será a última.
    A humildade está em vias de extinção mas ainda existem pessoas a ter atitudes que a exemplifiquem. É bom admitir que não há nada de mal em errar. Aliás, sou da opinião que só não erra quem nada faz (não corre esse perigo).
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso espero que tenhas gostado Su. Partilho a forma como analisas o tema.

      Volta sempre que quiseres :)

      Boa semana

      Eliminar
  11. :)
    Não costumo ler as crónicas deste senhor :)

    ResponderEliminar
  12. Adoro ler o JMT..E o meu pai tb..Aliás, a primeira coisa que faço qd chego a casa dos meus pais ao Domingo, dps de os cumprimentar, claro, é perguntar:
    "Paiiiiiiii, onde está a revista do pai do Gui?"..eheheh..sinceramente, não sei como ele aguenta..Haja sanidade mental:) Já conheces o blog?

    http://paisdequatro.clix.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo momento :)

      Sim, conheci o blogue quando a Cocó na Fralda falou do início dele.

      Eliminar