1.2.13

como é lá em casa?


Só vos peço honestidade. Digam de vossa justiça. Como é lá em casa? Mulheres: eles ajudam/gostam nas/das lides domésticas? Homens: ajudam/gostam nas/das lides domésticas?

76 comentários:

  1. O meu marido obviamente nunca gostou, mas chegou muitas (mesmo muitas!) vezes a limpar a casa toda ao fim de semana porque eu não tinha tempo, até que decidimos ter uma empregada umas horas por semana e foi o melhor investimento que fizemos. De resto cozinha com receitas, põe a mesa, roupa a lavar, estende roupa, lava louça, arruma louça, etc, sempre sem reclamar claro. Mas É preciso ressalvar que uma grande parte das coisas só faz se eu o lembrar... ;)

    ResponderEliminar
  2. Espera isso é a propósito daquela estatística! ;)
    Cá em casa ele aspira, cozinha e limpa a placa(de indução) após cozinhar. Porque gosta, não faz mais porque estou desempregada e tenho sempre a casa limpa quando ele chega do trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Gostar ele não gosta, mas também não me admira eu mulher gosto de ver as coisas arranjadas mas não faço porque gosto. Quem pode gostar de um trabalho que se faz e desfaz e pouco se vê feito.

    Quando as coisas estão por fazer que remédio têm se não ajudar.Mas de vontade mesmo ele gosta de fazer petiscos agora passar a ferro acho que nem sabe.O resto safava-se!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei. Eu sou despachado a passar a ferro porque faço as coisas de forma rápida. Não necessariamente as melhores.

      Eliminar
  4. Não gostamos das lides domésticas, mas ajudamo-nos um ao outro. A parte da cozinhar é que é mais por minha conta.

    le-laissez-faire.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Lol... Ele ajuda apenas a limpar a louça...
    Penso que gosta pois não faz mais nada e no fim fica com uma cara satisfeita de dever cumprido...

    ResponderEliminar
  6. Hello
    Olha cá em casa eu faço quase tudo sozinha, o meu homem gosta mais de estar pelo sofá...so de longe a longe é que me ajuda mas tenho sempre de pedir...fazer uma lista senao fica parado á espera que eu reclame.

    ResponderEliminar
  7. No meu caso, ele ajuda nas lides domésticas, mas só quando lhe peço (peço várias vezes!!)... e não gosta... mas pronto, gostar, nem eu gosto :P.

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É engraçado um homem fazer essa pergunta. Fica sugestão para próxima pergunta que podias fazer: quem toma mais conta do comando da TV? Fica a sugestão.

      Eliminar
  9. Tem dias. :)
    Cozinhar é quase nunca e ainda por cima tenho Bimby, tinha esperança que ele cozinhasse mais. De vez em quando mando a boca que podia fazer o jantar mas não surte muito efeito.
    Depois há certa coisas em casa que só faço eu e outras que só faz o marido. Depois há as comuns, tanto eu como ele fazemos.
    O que eu não gosto muito é ter de lhe pedir ou lembrar para fazer isto ou aquilo. Queria que ele fizesse por sua iniciativa.
    Se ele gosta, não sei, não quero que ele goste, quero que ele faça. ;)

    ResponderEliminar
  10. Agora vivo só com o meu Pipoco pequenino e sempre tive a Maria para me passar a roupa a ferro, mas qd vivia "ajuntada", sempre dividimos tarefas equitativamente....E felizes e contentes, se é igualdade de direitos é para tudo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;)
      O meu G. desde os 2 anos que me ajuda a transportar os sacos das compras, a tirar a roupa e a estender e a tirar a loiça da máquina e a arrumar...Qd arranjar uma Pipoca para partilhar casa, já leva a lição mto bem estudada..ehehe...Por vezes os homens não partilham mais tarefas, pq são e serão sempre os meninos queridos das mamãs:))))..É a lenga lenga do costume, " Tadinho, está tão cansado, deixa que a mamã faz"...C'a nervos...elas é que os "estragam":(

      Eliminar
    2. :)
      Tou farta de te dizer que é um bom partido para a tua sobrinha...Não me ligas..eheheh...Agora já está prometido a outra:))))

      Eliminar
  11. Vai ajudando. E, por norma, até de forma mais organizada que uma mulher. ;)
    Relatei um desses dias de colaboração doméstica aqui:

    http://pippacoco.blogspot.pt/2012/12/das-tarefas-domesticas.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas de algo importante. Acho que eles são mais organizados ;)

      Eliminar
  12. ahahahahah
    Ora bem! A questão está mal colocada porque não estamos a falar de um "ele" que está de visita ou de passagem, pois não?
    Sendo assim, deverias perguntar se ele participa e se gosta ou não das ditas cujas tarefas.
    E, respondendo à questão, participa sim. Contrariadíssimo mas participa. E sempre com cara de quem "ajudou" porque não lhe competia! A culpa é das mães deles que não os educam (lol)!
    E depois ainda aparecem por cá a dizer "ninguém te trata da roupinha como a mãe! ninguém te faz esta sopinha como a mãe!"
    É melhor nem continuar... ahahahah

    ResponderEliminar
  13. Lá por casa ajuda e não desgosta. Mas às vezes tem de se pedir... ;)

    ResponderEliminar
  14. Ajudar ajuda. Não gosta nem tem iniciativa. Mas é bem mandado!

    ResponderEliminar
  15. Eu substituía a palavra "ajuda" por partilham...é que o verbo ajudar dá ideia que há um(a) que tem obrigação de fazer a lida da casa e o outro(a) dá uma ajudinha porque é boa pessoa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes e a intenção não foi essa. Porém acho que o ajuda até acaba por ficar bem pois devem ajudar-se mutuamente em tudo e não apenas nas lides :)

      Eliminar
  16. Vou gostar de ler as respostas. Quando chegar a vez do meu vai ajudar, e é se me quer :)

    ResponderEliminar
  17. Agora não te posso dizer nada sobre isso...porque o meu braço direito lá em casa sou eu mesma :) lol
    Mas comigo essa coisa de ajudar é simples...os 2 temos de partilhar as tarefas e ponto final! tentar ajustar os nossos gostos e assim tudo vai funcionando :)
    E tu? Conta lá como és?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que devemos partilhar tudo.

      Assumo que arrumar a casa não é aquilo de que mais gosto. Isto não significa que defenda que a minha mulher deva gostar. Acho que ninguém gosta. Porém, gosto de arrumar a casa. E aquilo que é mais pesado é feito por mim. Prefiro ser eu a aspirar, por exemplo. O terraço sou eu que lavo. Também gosto de surpreender com alguns jantares. De resto, faço o que for necessário.

      Eliminar
    2. Acho óptimo essa partilha:)

      Eliminar
  18. O meu nunca gostou, mas ajuda.
    Passou a gostar mais, quando fez as contas da poupança da emprgada :)

    Até canta a aspirar

    ResponderEliminar
  19. Aspira (depois de eu fazer a cena que estou a morrer com dores nas costas, já quase de lágrima no olho).Trata do Jardim e do cão.

    Não gosto do "ajudar", "ajudar" pressupõe que a responsabilidade é minha. E NÃO É!

    Mas pronto, como dizia alguém lá atrás...A CULPA É DA RICA MÃEZINHA!

    ps- este post vem tão, mas tão a propósito...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a ideia do ajudar não foi essa. Longe de mim pensar que seja o que for é uma obrigação delas :)

      Eliminar
  20. Tens 30 anos, não é?? Fico espantada pelo uso do termo "ajudar"? Tão novo e a perpetuar ideias velhas... A responsabilidade é dos dois, trabalhamos ambos fora. Ou achas que o homem ajuda em casa porque a responsabilidade é da mulher e a mulher "ajuda" nas despesas porque a responsabilidade é do homem? Sou mulher de alguém não mulher a dias não remunerada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 31 anos e julgo que não estou a perpetuar nada com um simples verbo. Estaria a perpetuar se chegasse a casa e obrigasse a minha mulher a vestir uma bata e tratar da lida da casa enquanto eu bebia uma cerveja e via futebol na televisão. Como não é isso que faço, não estou a perpetuar a tal ideia antiga. Além disso, também não escrevi a dizer que os homens não devem fazer nada em casa.

      Porém, peço desculpa se ficaste ofendido(a) com o verbo ajudar. Não foi essa a intenção. Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  21. Com muita pena minha não posso ajudar...lá em casa somos só dois e passaremos a ser três a partir de Maio deste ano...de qualquer forma o meu filho de 10 anos ajuda imenso, compõe a mesa para as refeições, faz o que pode, sabe e lhe apetece ;)
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo filho. Estou contente por ti :)

      beijos

      Eliminar
    2. Obrigado. Ele é mesmo belo, inside and outside. espero que ela também venha a ser assim ;) bj

      Eliminar
    3. Claro que vai. Fico muito feliz por vocês. Mesmo ;)

      beijos

      Eliminar
  22. Ele faz... outras vezes ajuda. No que diz a arrumação e limpeza da casa faz, porque sabe fazer tudo. A nível de alimentação ajuda (porque sem uma receita bem explícita custa-lhe perceber que uma sopa precisa de água) e noutras coisas compensa... ou seja, eu passo a ferro e ele faz mais 2/3 tarefas extra para compensar. Sim porque eu percebo que há coisas que fazemos melhor que a outra pessoa, mas isso não é desculpa para nenhum dos dois se encostar.

    TL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nos cozinhados também sou assim. Preciso da receita para seguir os passos. E também acho que deve existir uma ajuda mútua.

      Eliminar
  23. lalalalalalalalallalalaallalalalalalala
    (estou cantando, porque não sei que responder)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente eu sei porque cantam, :(

      Bom fim-de-semana Lírio e Flow.

      Bom fim-de-semana HSB, queres que te deixe a minha opinião, sou muito suspeito.

      Eliminar
    2. Que risada que me provocaram.

      Conta a tua opinião.

      Eliminar
    3. Desde cedo e por causa da separação dos meus pais, que fui "obrigado" entre aspas a tomar conta do meu irmão mais novo. E desde cedo que certo tipo de tarefas passaram a fazer parte da minha rotina.

      Quando perdi um amigo, num acidente estúpido de viação, percebi que nada é para sempre e que um dia estaria sozinho na vida, aprendi todo o tipo de tarefas domésticas e continuo a aprender. Algumas gosto outras nem por isso mas tenho uma certeza: não acredito que alguma relação sobreviva se os intervenientes não se ajudarem mutuamente.

      Bem era só isto resumidamente e não te querendo maçar com um extenso comentário.

      Abraço e bom fim-de-semana.

      PS: Sigo a partir de hoje o teu blogue e espero estar mais presente, :)

      Eliminar
    4. Obrigado pelo teu testemunho. Muito obrigado. É bom sentir que tiveste vontade de partilhar isso por aqui.

      Abraço e um grande fim-de-semana para ti.

      Eliminar
  24. O macho aqui de casa, diz que com quatro mulheres não precisa de ajudar.

    ResponderEliminar
  25. Ele colabora e não se queixa. Nem preciso de pedir, ele faz.

    ResponderEliminar
  26. Falei sobre isso. Creio que não se trata de "ajudar", mas sim de cooperar pelo bem comum.

    ResponderEliminar
  27. Até há algum tempo nenhum de nós tratava dessas tarefas, tínhamos quem as fizesse por nós. Sem emprego e sem dinheiro não tivemos outro remédio do que ambos pôr as mãos na massa. E com 3 filhos, 5 pessoas para comer todos os dias há que por todas as mãos a trabalhar. E mesmo assim parece que fica tanto por fazer...
    vidademulheraos40.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em minha casa sempre fomos nós que fizemos tudo e a sensação é a mesma.

      Eliminar
  28. Por cá o meu pai não faz nadinha a não ser desarrumar e sujar...

    ResponderEliminar
  29. Cá em casa o maridão ajuda imenso :) Se gosta? Duvido. Deve gostar tanto quanto eu :)

    ResponderEliminar
  30. Enquanto vivi com o meu ex, durante sete anos, a unica coisa que fazia era arrumar o prato/talher e copo na maquina da louça. Tudo o resto nao existia para ele. Copos e iogurtes, era a marca dele, espalhados pela casa. Uma coisa que me deixava com um HUMOR de MORTE.

    ResponderEliminar