4.2.13

dúvidas do coração


No dia 14 de Fevereiro assinala-se o Dia Nacional do Doente Coronário. E, mais do que nunca é fundamental ter um bom coração. Sobretudo numa altura em que 70% da população portuguesa tem o colesterol elevado. 20% é fumadora ou obesa. 40% é hipertensa. E a generalidade dos portugueses tem uma vida sedentária (somos o país da União Europeia com menor número de praticantes de actividades físicas). Além disto, tem vindo a aumentar significativamente o número de diabéticos.


Isto não vos assusta? Então fiquem a saber que só no ano passado, em Portugal, morreram 23 mil pessoas vítimas de doenças cardiovasculares. Destas, 16 mil por acidente vascular cerebral e sete mil por enfarte do miocárdio. Resumindo, as doenças cardiovasculares são as responsáveis por quase um terço da mortalidade da população nacional.


E será que sabem que boa parte destas doenças são evitáveis? Bastando para isso uma mudança radical dos hábitos de vida pouco (ou nada) saudáveis. Acho que está na altura de gritar basta. Se a vida já é tão curta, porque haveremos de tornar a nossa viagem neste mundo ainda mais breve?


É certo que todos sabemos que mais vale prevenir do que remediar. Mas se passamos a vida a dizer isto, está na altura de agir! Está na altura de ter uma melhor alimentação e de praticar mais desporto pois uma simples caminhada de meia hora por dia traz muitos benefícios ao coração.


Para assinalar a data, e com a especial ajuda da Fundação Portuguesa de Cardiologia, associo-me a esta causa. Como é óbvio, não o podia fazer sem vocês. Como tal, até quarta-feira podem (e devem) – através de um comentário ou de um email enviado para homemsemblogue@gmail.com – colocar questões que tenham sobre este tema. Sobre tudo aquilo que é melhor para o vosso coração.


Posteriormente irei reencaminhar as vossas perguntas para cardiologistas que vão dissipar qualquer dúvida que possam ter. No dia 14 de Fevereiro irei publicar as respostas às vossas questões. Por isso, não tenham vergonha e perguntem tudo o que querem saber… para bem do vosso coração.


17 comentários:

  1. Assim, assim, agora não me ocorre nada..mas obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Uma excelente iniciativa:) Obrigada mais uma vez pela partilha:)

    ResponderEliminar
  3. A mim a única coisa que me assusta é que, mesmo apesar de tudo, o coração pode-nos parar a qualquer momento sem qualquer explicação. Senão, quem explica a morte do Miki Feher, que era um atleta? Ou a morte de um bebé que nem completou um ano de vida e, num momento inesperado, deu um suspiro e fechou os olhos nos braços do pai (aconteceu a um colega de trabalho meu)? Confesso que de momento não estou a fazer a minha parte por mim... Não me alimento muito bem e estou parada uma vez mais no que toca ao desporto. Ainda assim tenho o colesterol, triglicerídeos e glucose todos dentro dos valores normais, já o peso não se pode dizer o mesmo. Com o coração não se brinca, mas acho que é uma coisa a que muitos fecham os olhos quase involuntariamente. Falo, pelo menos, por mim. E por mim fica também a promessa que vou esforçar-me muito mais num futuro próximo...

    (bolas, senti este post quase como um raspanete!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu comentário mary :)

      Não é um raspanete. Mas, se te deixar pensativa já é bom.

      Eliminar
  4. Facilmente podes imaginar que este é um tema que faz parte do meu "dia - à - dia"! Todos os dias "refilo" de forma amigável com as pessoas que não se preocupam com a sua saúde, com a sua alimentação, destruindo aos pouco a sua saúde... o "problema destes problemas" é que os efeitos dos descuidos alimentares e falta de exercício, não são imediatos... surgem passado um tempo!! :( Um simples exemplo que referis-te: os diabetes!!! É verdade que está a crescer a um nível assustador e irónico nos tempos de hoje que temos acesso a tantos alimentos e informações sobre nutrição!! E vão continuar a aparecer cada vez mais... até as pessoas pararem de pensar que não têm tempo para parar 2min e comer algo simples! Quem passa pelas minhas consultas digo sempre "se tivesse diabetes acredite que iria parar!" mas parece difícil explicar às pessoas que os diabetes é algo que se consegue "facilmente" evitar na maior parte dos casos... isto para não falar no número de crianças que cada vez mais sofrem de diabetes... Os problema cardiovasculares, aumentam de forma impressionante e assustador, para não falar que lá se via o tempo em que estes problemas eram "apenas" associados a pessoas com um certa idade... Já é mesmo tempo de gritar BASTA!!! Ok, vou-me calar, mas estes temas correm-me nas veias!! :P Parabéns pela iniciativa!! :) Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas sábias palavras. Espero que as pessoas participem sem receios.

      Boa semana :)

      Eliminar
  5. Parabéns pela iniciativa e espero que haja muitas pessoas a esclarecer as suas dúvidas. Sou profissional de saúde, pelo que este tema é-me familiar. Na minha opinião o problema das pessoas não é não saber tudo isso ou pelo menos uma parte do que referiste. O problema maior é o acomodar a uma rotina não tendo qualquer vontade de mudar. É uma característica tipicamente portuguesa, seja para o que for. E a alimentação não é excepção. Há pessoas que, quando lhes dou dicas simples de como evitar gorduras como o uso do azeite em substituição da manteiga para os refogados, a substituição da manteiga/queijo por creme/queijo vegetal, etc, ficam a olhar para mim como se eu fosse maluquinha. Mas preferem entupir-se em medicamentos para o colesterol e para a tensão. Às vezes apetece-me dar-lhes um estalo. A sério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também espero que as pessoas perguntem tudo aquilo que pretendem. Sem receios.

      Parabéns pelo trabalho que desenvolves :)

      Eliminar
  6. Infelizmente os numeros estão aí! Temos realmente que cuidar do nosso "motor". Estou informada quanto às causas de cerca de 1/3 da mortalidade no nosso país.
    De qualquer forma, e como sou bem humorada, não deixo de colocar a minha questão porque também sofro do coração;)
    Se encontrarmos a nossa cara-metade, o tal que faz click, estaremos perante um click de AVC?

    ResponderEliminar
  7. Que boa iniciativa. Vou enviar-te email :)

    ResponderEliminar
  8. Dia 14 também é o dia da disfunção eréctil..

    ResponderEliminar