1.2.13

não há desculpas


É verdade que o orçamento de grande parte dos portugueses está mais reduzido. E eu faço parte desse vasto grupo. Todavia, não uso esse argumento como desculpa para tudo e mais alguma coisa. Muitos dizem que a roupa está cara. Que não se pode andar bem vestido por causa da crise. Porque há mais onde gastar o dinheiro. No meu entender, mesmo nesta altura, andar mal vestido só pode estar relacionado com uma coisa... chamada mau gosto.

Ontem, passei por uma montra da Primark e o manequim masculino captou a minha atenção. Gostei do conjunto. E quando isso acontece observo os preços. Foi então que percebi que aquele conjunto custava “apenas” 33 euros. Tratava-se de uma camisa de ganga (11 euros), umas calças verdes (15 euros) e uns ténis tipo All-Star (sete euros).

É certo que se pode discutir a qualidade do material. Mas posso dizer que tenho peças desta loja (e de outras semelhantes) que acabam por durar o mesmo tempo que outras bem mais caras. Também se pode debater a importância daquele valor no orçamento mensal. Mas julgo que estes euros são gastos de forma supérflua por toda a gente noutro tipo de coisas de menor utilidade diária. Resumindo, acho que andar mal vestido nos dias que correm só pode ser mesmo uma questão de mau gosto.

43 comentários:

  1. Sou apologista de peças simples e baratas, conjugadas com uma ou outra peça boa, daquelas em que investes para durarem uma data de anos. Faz toda a diferença.

    E a Primark também é excelente para pijamas e roupa interior, que é daquelas coisas que se gasta num instante! :)

    ResponderEliminar
  2. Sim, concordo contigo. Mas também sei que há muita gente que não pode gastar 33€ em roupa.
    Além de que ter dinheiro nunca foi sinónimo de bom gosto. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu conheço muita gente que diz não poder dar 33 euros por peças de roupa. Mas não pensam o mesmo quando gastam muito mais noutras coisas...

      Sim, dinheiro não é sinónimo de bom gosto.

      Eliminar
  3. Completamente de acordo, :D toda a gente diz que eu ando bem vestida e não gasto fortunas em roupa e nem perco a cabeça, é uma questão de bbom gosto! :D

    ResponderEliminar
  4. Andar mal vestido em que sentido? Não seguir modas?

    Eu faço parte daquelas pessoas que compra pouca roupa, e quando o faço é normalmente na época de saldos. E não é por estarmos em crise, sempre fui assim...
    Não vejo necessidade de estar sempre a comprar roupa nova, até porque não sou de seguir tendências...e a minha roupa dura uma carrada de anos...

    Depois, hoje em dia, a nivel de moda, tudo é permitido, e o que interessa são as pessoas se sentirem bem na sua pele... e não se decorarem para o que as outras achem..."bom gosto".



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vestir mal no sentido de andar com umas calças às riscas, com uma camisa aos quadrados e com um casaco às bolas.

      Porque andas assim?
      É o que tenho que isto não está para gastar dinheiro em roupa.

      A tua última frase dá pano para mangas... Vejo tantas coisas na rua. Acredito que as pessoas se sintam bem mas é algo que não se adequa ao seu corpo.

      Eliminar
  5. Hoje em dia é fácil comprar barato!
    Mas a questão é: podes dar-te ao luxo de gastar dinheiro em roupa?
    Há quem não possa. Tomara muita gente conseguir dinheirinho para as contas da casa, comida e extras que são realmente necessários.
    Não se pode mesmo julgar a aparência.
    Nem as decisões de cada um ou gostos ou prioridades!
    Convém é não deitar abaixo com julgamentos desses o fraco animo que as pessoas ainda vão tendo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muita razão. Infelizmente, há muitas pessoas que não podem mesmo. Mas acreditas que normalmente essas pessoas vestem-se melhor do que muitas que têm dinheiro.

      Eliminar
    2. Conheço tantas! Muitas vezes atrasam mensalidades da casa, o cartão de crédito já está para lá de estourado e quase não comem.
      Mas no que toca às ultimas tendências de moda... estão em todas!
      São prioridades...
      Não condeno, desde que não me devam dinheiro a mim!
      :)

      Eliminar
  6. Pff. eu ontem gastei 60 eur num bilhete para ver a maria rita a cantar elis.
    mas sabes, gastaria 120.
    há coisas que não têm preço.
    os teus posts deixam-me a pensar.
    gosto disso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também concordo que há coisas que não têm preço.

      Fico muito feliz por saber isso :)

      Eliminar
  7. Eu adoro a Primark :) Tens razão, hoje em dia podemos andar bem e barato :)

    ResponderEliminar
  8. Dou-te razão, talvez sejamos um povo de 8 ou 80, não sei.

    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Questão de mau gosto e de desperdício porque eu não acredito que só quando a crise começou a apertar os nossos bolsos é que as pessoas começaram a comprar roupa... Suponho que antes disso não andassem nus ou com farrapos. Há sempre desculpas para quem não quer.

    ResponderEliminar
  10. Vestir caro não é sinónimo de vestir bem!
    Eu digo sempre isto... não acreditam em mim...

    ResponderEliminar
  11. Sabes, o tema bom gosto vs mau gosto é bem equiparado com bonito vs feio. E porquê? Porque essencialmente depende da perspectiva de cada um! Depende essencialmente da sensibilidade/olhos de cada um! E isso, quanto a mim é muito, mas muito subjectivo. Porque de facto há factores que nos fogem de controle, como essa verdade que cabe a cada um, mas de maneira individual e não unânime.

    Sabes outra coisa? Esse tema é uma faca de dois gumes. Podemos dar a nossa opinião, mas não podemos fazer juízos de valores. Porque há apontamentos como este que realças no post "poder de compra e afins" que só quem está efectivamente a passar por necessidades é que pode dizer o que pode, deve e quer gastar! Porque entre comer, pagar água, luz, renda a vestir mais um modelito novo ou uns sapatidos novos para levitar o ego, claramente não há muita escolha. A menos que a pessoa resolva dar um pontapé no discernimento e opte pelas aparências e vá para debaixo da ponte. Há realidades muito nuas e cruas que se estão a viver por este país a fora, muitas!...

    Gosto e primo pelo cuidado, pelo zelo individual, mas sempre com bom senso, sempre! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoio tudo o que dizes. Só que há muitas pessoas que usam a crise quando se trata do seu aspecto pessoal mas quando se trata de vícios não há crise. Para esses há sempre dinheiro. Mesmo que tenham de andar desleixados.

      Eliminar
  12. Concordo inteiramente q n é preciso comprar caro para ter peças giras. No entanto, o bom gosto é discutível. Por exemplo, o meu namorado, se visse umas calças verdes e uns all-star tenho a certeza absoluta q n iria considerar o conjunto de bom gosto. Lol é n é o único. O bom gosto é sempre uma questão de perspectiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço pessoas que têm "vergonha" de comprar roupa na primark ou em outras lojas. E acho isso patético.

      Eliminar
  13. concordo em tudo que disseste...e realmente se queres que te diga até numa feira consegues achar peças interessantes....a questão é sempre de fazer a melhor combinação:) para isso tem de se ter olho, o tal sentido de estética misturado com o toque pessoal da personalidade de cada um de nós!

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo =) Para vestir bem não é preciso vestir caro, as pessoas tem a mania de reclamar de tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que pensam que ter Gucci dos pés à cabeça é andar bem vestido.

      Eliminar
  15. Dinheiro não é nem nunca foi sinónimo de bom gosto. É mais de excentricidade e daquela ridícula!
    Claro que se pode investir sempre numa peça um pouco mais cara, se valer a pena pelo corte, se for um intemporal ou um clássico. Agora, com pouco dinheiro pode-se andar realmente muito bem vestido.

    ResponderEliminar
  16. Sabes, as pessoas à minha volta que se queixam da crise e que não têm dinheiro, continuam a gastar dinheiro em coisas como, revistas cor-de-rosa, unhas de gel e cabeleireiro todas as semanas, para não esquecer o e pequeno-almoço e lanche sempre tomados no café.
    Concordo contigo, acho que hoje em dia só anda mal vestido quem tem mau gosto. Porque á muita roupa bonita e de boa qualidade no mercado a preço acessíveis.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia dar muitos mais exemplos do que esses que referes.

      beijos

      Eliminar
  17. Sou uma Maria Pechincha!!! Vou longe por boa roupa a bons precos e desde que descobri a Primark e as lojas de roupa em 2a mao que me custa horrores dar um dinheirao por roupa. E sim...bom gosto nao se compra

    ResponderEliminar
  18. Mas camisa de ganga com calças verdes? Ó HSB nem que estivesse uma donzela toda boazona e semi nua à porta da Primark com uma bancada e a oferecer!
    Mas tens razão quando dizes que só anda mal vestido quem não tem gosto nenhum. Existem peças baratas e que bem conjugadas fazem um vistão, e não precisam ter MR.
    bj

    ResponderEliminar
  19. Claro que sim, a falta de gosto depende da pessoa e não da sua conta bancária! Há por aí muito boa gente com roupa carérrima e com cada outfit de bradar aos céus.


    http://coisasquetaisefains.blogspot.pt

    ResponderEliminar