8.2.13

pensar antes de abrir a boca


Durante muitos anos disse tudo aquilo que me vinha à cabeça. Não pensava. Tinha (e ainda tenho e provavelmente sempre terei) o coração perto da boca. Se alguém me aborrecia, dizia a primeira barbaridade que me ocorria. Isto levava-me a ser cruel em alguns casos. Tal como para o mal, também funcionava para o bem. Mas, neste cenário o maior erro que se pode cometer é dizer algo cedo demais. Nada mais do que isso. O que não percebia era a força de uma palavra. E o facto de que depois de dita não pode ser apagada. Nunca será esquecida. Uma frase fica guardada para sempre na memória de quem a ouve. Mesmo que o autor peça desculpas dezenas de vezes. E que diga que foi injusto ou que apresente outra justificação qualquer para um acto que tem tanto de marcante como de poderoso.

Felizmente, com o passar dos tempos percebi isto que agora conto. É verdade que continuo a ter o coração perto da boca. Mas consegui domesticar essa característica. Agora, podem dizer-me mil e uma coisas. Podem insultar-me sem razão. Podem dizer as maiores barbaridades do mundo. Que não abro a minha boca. Primeiro penso. Antes de falar assimilo aquilo que me foi dito. Tento perceber se existe algum ponto válido na mensagem que me passaram. E depois desta análise, falo. Actuo. E faço aquilo que entendo ser mais correcto e justo. Para mim e só para mim porque estas situações exigem egoísmo da nossa parte. Porém, o grau de dificuldade de fazer tudo isto é bastante elevado. Porque em condições ideais é algo que deverá ser feito em segundos ou poucos minutos.

E conseguir (melhor ou pior) fazer isto que acabo de escrever é algo de que me orgulho. É algo que me tem feito muito bem ao longo dos tempos. É uma ferramenta que acaba por ser útil no momento de escolher quem deve ou não fazer parte da minha vida. Cada vez mais constato que é possível perceber uma pessoa através das palavras. Da forma como usa as mesmas e em que momentos o faz. Isto pode parecer complicado mas é do mais fácil que existe. É aquilo a que chamo um caminho para a paz.

54 comentários:

  1. Chama-se a isto: crescer e amadurecer. :)

    ResponderEliminar
  2. eu sou assim, mas ando a tentar mudar...com o tempo sei que vou conseguir controlar isso! =)

    ResponderEliminar
  3. Também tenho essa característica (qualidade para uns, defeito para outros), digo tudo o que tenho a dizer! Quando é para tratar de alguma coisa, com professores ou assim, vai a desbocada, se alguém tem de dizer o que está mal em alguma situação, lá vai a desbocada outra vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas acho que tudo deve ser dito. O que defendo é que se deve pensar naquilo que se diz e na forma como se diz.

      Eliminar
  4. Com a idade aprendemos a criar esse filtro e, mais tarde, com a idade também aprendemos a perdê-lo... :)

    ResponderEliminar
  5. Ui, pensar antes de falar? Coisa complicada de se fazer em momentos de discussão. Sou impulsiva por natureza e nesses momentos tenho dificuldade em filtrar. Digo sempre o que penso, mas poderia dizer de outra forma. A forma como dizemos as coisas é que faz com que possamos perder toda a razão. É um assunto delicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprende a filtrar. Vai tentando e depois diz-me os resultados.

      Eliminar
  6. É das tais coisas que só a sabedoria da idade traz. A alguns, nem assim. Mas na maioria dos casos, acredito nisso. Já fui mais "destravada" como lhe chamo. Estou bem mais contida e a verdade é que me aborreço bem menos.

    ResponderEliminar
  7. Pois... Eu também aplico um "filtro" entre a cabeça, coração e boca quando é para falar... pena que às vezes o perca...

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos perdemos mas se na maior parte das vezes não perderes, ficas a ganhar

      beijos

      Eliminar
  8. Eu era exactamente como tu eras, e também consegui fazer essa evolução. Resultado: muito menos chatices e muitas mais "batalhas" ganhas...

    ResponderEliminar
  9. eu é mais ao contrário, sempre fui ponderado tentar "ler" e perceber e depois ser o meis acertivo na resposta, pois às vezes interrompe-se o outro e já dizia o napoleão "nunca interrompas o teu adversário quando está a fazer um erro" e às vezes quanto mais se fala, mais porcaria se diz, mas estou mais impulsivo agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Pondero muito antes de dizer seja o que for. E as vezes acaba por nao sr muito favoravel.

      Eliminar
    2. Eu continuo a achar que ser ponderado é melhor do que falar a quente.

      Eliminar
  10. Eu acho que quando chegamos a esta forma de lidar com as situações revela maturidade da nossa parte e é um acumulado de experi~encias passadas e de já termos levad muito na cabeça por conta da nossa boca andar muito perto do coração...por isso considero um egoísmo saudável e se não formos nós mesmos a proteger-nos não estou a ver quem melhor o fará :)

    ResponderEliminar
  11. Olá HSB! So para dizer que sinto falta das tuas respostas aos nossos comentarios!!! Esta tudo bem ? Xi.Maria

    ResponderEliminar
  12. É um orgulho mesmo conseguir fazer isso...
    Se todos medissem as palavras o relacionamento entre as pessoas seria muito melhor...

    ResponderEliminar
  13. DE acordo, ficam gravadas para toda a vida e em casos extremos podem arruinar uma vida.Sei de um caso real.


    Mas..... mas as palavras enganam, as acções NUNCA!

    Klepsidra

    PS: sou homem e não conhecia o teu blog.Parabens pelas tuas palavras, algumas sábias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As acções e as palavras estão taco a taco naquilo que nos podem fazer.

      Obrigado pelas tuas palavras. Aparece sempre que quiseres.

      Eliminar
  14. Controlar a impulsividade proporciona-nos maturidade, bom senso...chama-se "crescer"...e estamos sempre a "crescer" ;)
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço por isso. Por crescer, com o bom e com o mau ;)

      beijos

      Eliminar
  15. Também sempre fui de dizer o que me ia na alma. Dizia-o sem apelo nem agravo. Consequencia: algumas (muitas) chatices. Depois, começei a ter mão na minha boca!! Ponderava bem se valia a pena responder ou não. Acho que melhorei bastante como pessoa porque deixaram de me acusar de ser agressiva e por vezes cruel. Mas agora devo ter voltado á adolescencia!!! Já não quero saber! Dizem-me algo que não gosto? Levam a resposta à medida. Temos pena!! Deve ser da idade! lollol e da falta de paciencia também!
    Claro que não quer dizer que seja mal educada. Isso nunca fui. Mas os tais "filtros" reduziram-se e muito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não te sentias melhor com os filtros? Acho que o teor da "discussão" pode "manipular" os filtros.

      Eliminar
  16. Também sou assim...e já perdi muito com isso. Ao longo do tempo tenho tentado mudar e acho que já me consigo controlar melhor, mas às vezes ainda escapa algo que não devia...:S

    ResponderEliminar
  17. Sou igualzinha e tal como tu também fui aprendendo que não podemos ser sempre igual a nós mesmo, principalmente a nível profissional. Calar é difícil, custa domesticar-mo-nos. Mas por vezes acabamos por colher bons frutos. Inicialmente quando me aconselhavam a não ter o coração na boca achava que se não fosse assim ia ser hipócrita e falsa mas com o tempo fui percebendo que não se trata disso. Nunca poderemos agradar a todos nem esse deve ser o nosso objectivo mas fechar a boca na altura certa pode valer ouro e também vale, sem dúvida, PAZ. Sermos frontais, sinceros e honesto trás muitos problemas e ás vezes as pessoas confundem isso com conflitualidade. Já perdi muito por ter falado demais, por ser pouco esperta no fundo. Mas também já perdi por não me manifestar quando devia. É importante conseguirmos equilibrar as coisas, mas só o conseguimos se tentarmos todos os dias e quisermos. :)

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Ai como eu gostava de conhecer certas pessoas pelo que elas dizem. Mas devo ser mesmo mt crente!

    ResponderEliminar
  19. Confesso que às vezes ainda sou muito impulsiva e digo o que quero e não quero. Mas tenho vindo a mudar aos poucos isso.

    ResponderEliminar
  20. Provérbiio chinês:

    Há três coisas que não têm regresso: a flecha disparada, a jarra que cai e a palavra que se diz.

    ResponderEliminar
  21. É um sentimento recíproco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se refere ao facto de parecer que nos conhecemos. Isso é bom :)

      Eliminar
    2. :) verdade...era um pouco mais acima o comentário...um excelente fds para ti :)

      Eliminar
  22. A minha mãe devia ter-te lido há uns aninhos. A propósito de não se conseguir apagar o que se diz, e de poder ficar gravado na nossa memória, nunca me hei de esquecer quando depois de dizer à minha mãe que tinha sido miss (na universidade) ela me respondeu "as tuas colegas devem ser assim para o feinhas filha" Fiz uma expressão de como? Mas para os pais os filhos não são sempre os mais bonitos? Não era aquilo que ela queria dizer (foi o seu pedido de desculpas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os pais não fazem isso por mal mas percebo aquilo que sentiste na altura.

      Eliminar
  23. Eu estou com o anónimo que disse que com idade também vamos perdendo esse "auto-controle" (hihihi).
    Eu nunca fui impulsiva com as palavras pois estava rodeada de pessoas que o eram. Pequei pelo contrário e fui durante anos a fio ponderada e controlada demais.
    Com a idade estou a perder um pouco desse auto-controle e, sem agredir ninguém, estou a verbalizar esses meus pensamentos.
    Como em tudo na vida, a ponderação e o equilíbrio são a chave do sucesso (mas por vezes bem difíceis de encontrar).
    Fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verbalizar os pensamentos é bom. Deves dizer o que tens para dizer. Acho apenas que devemos pensar antes de abrir a boca e deitar tudo a perder.

      Eliminar
  24. Estou em processo de aprendizagem!
    Não me digam que com a idade vai piorando, senão, tenho já aqui um ataque.. afinal.. estou francamente melhor agora do que aos 20 anos... e ainda tenho aspirações de evoluir... :D

    ResponderEliminar
  25. Às vezes qd faço mrd ainda me dizes a 1ª coisa que te vem à cabeça mas eu mereço! HeHeHe
    Qto ao resto gosto desse caminho para a paz mas acho q nada na vida deve ficar por dizer a quem quer q seja... seja dito de que maneira for!
    xoxo
    Sis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada deve ficar por dizer. Mas nada deve ser dito só por dizer. Há que dizer tudo mas pensando naquilo que se diz.

      xoxo

      Eliminar
  26. Eu costumo dizer que tenho a língua mais rápida que o pensamento.eheh..apesar de estar mto melhor que há uns anos atrás, ainda me é mto difícil controlar o que digo..Acho que nesta vida, não devemos deixar nada por dizer, mas por vezes calamo-nos só para não magoar alguém que gostamos..Acho que a idade vai fazendo com que sejamos mais ponderados, apesar da essência da pessoa não mudar..Pensa-se é um bocadinho mais no que se diz..eu costumo dizer que, às vezes não é o que se diz, mas a forma como se diz..e isso muda tudo e põe-te numa outra perspectiva completamente diferente. Bjcas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que tudo deve ser dito mas que devemos ponderar antes de abrir a boca.

      beijos

      Eliminar
  27. Although tantra Worlԁ mіght seem іntіmidatіng to viѕitoгs to Japan, where ωeаry
    travеlеrs sοught ѕanctuarу.
    Everything-else-wise, Ι thinκ the mаѕsage fеe is Php
    650.

    Stop by my site: acupressure

    ResponderEliminar