15.2.13

só podes desejar-me


Um mal entendido pode ser o trampolim para a maior das ilusões. Sobretudo quando os amigos são os grandes culpados dessa interpretação errada. Um exemplo disto que tento explicar passa-se quando uma pessoa olha duas, três ou mesmo cinco vezes para outra que não conhece de lado nenhum. Para muitos, quem olha mais do que uma vez para alguém é porque sente, no mínimo, um desejo louco de beijar essa pessoa.

Recentemente assisti a uma breve actuação de um artista nacional. Estavam poucas pessoas a assistir ao espectáculo e estava mesmo de frente para o cantor. À minha frente, estava um grupo de raparigas. Como é normal neste caso, o cantor olhou para elas. Tal como olhou para mim. E tal como olhou para a pessoa que estava ao meu lado. Contudo, podia estar a olhar mas a não ver nada. Podia ser porque simplesmente estávamos no principal foco do seu campo de visão.

Porém, a conversa das raparigas era outra. “Ele está sempre a olhar para ti”, dizia uma delas. O artista, que não é propriamente uma daquelas pessoas que seguem as regras, fez uma piada no fina do pequeno concerto que estava relacionada com o amor, que era o tema do evento. “Espero ter engatado um ou dois rapazes”, disse em tom jocoso. Depois disto levantou-se e foi ter com a companheira.

Aquela brincadeira foi muito levada a sério pelas raparigas. “Ele é gay? Mas via-se que estava mesmo a meter-se contigo”, referiu uma indignada. É por causa de momentos destes – muito comuns entre amigos – que se criam ilusões que em nada correspondem à realidade. Porque muitas vezes olha-se mas não se vê nada. Noutros casos, olha-se porque há algo que nos chama a atenção mas que não tem de ser necessariamente positivo. E é claro que existem os casos em que se olha porque se gosta de um aspecto da pessoa ou mesmo do pacote completo.

Mas nada disto tem implícito um desejo ardente que só será acalmado quando os dois corpos se fundirem em apenas um. Mas há amigos que não percebem isto. E estão sempre a dizer frases como: “não tira os olhos de ti”, “está louco(a) por ti”, “está à espera que metas conversa” ou “já engataste hoje.” E isto leva algumas pessoas a encherem o peito e a ficarem com um ego gigantesco. Até que chega o momento da verdade e descobre-se que não existe desejo nenhum. Nessa altura, esses mesmos amigos encolhem os ombros e dizem apenas: “quem diria.”

14 comentários:

  1. Às vezes até olhamos para A porque achamos que é parecido com B, ou porque nos faz lembrar alguém mas não sabemos quem, ou porque tem uma peça de roupa gira, ou feia, etc, etc, etc...há tanto motivo para olhar para outra pessoa. "Quem diria" é que há gente que deve tão pouco à inteligência que não percebe isso, como essas miudas...enfim.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou das mesma opinião. Podemos olhar por muitas razões.

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Que teoria absurda quanto a mim essa...Olhar insistentemente pode por ser mera curiosidade e por tantos outros motivos.
    As "cabeças pensantes" é que voam , como no caso que referiste. No fim cada um pensa no que quer e os outros falam do que não sabem.
    É a vida..:)
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Essas miudas ... LOL! Com franqueza. Essas coisas irritam-me. Com tanto motivo válido para olhar para alguém, o q é q leva as pessoas a pensar que é pq lhes querem saltar pra cima? A sério?! Gostava de entender a lógica dessas pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Depois, há aquela vez, em centenas, em que o olhar quer mesmo dizer alguma coisa e, assim se esquecem todos os outros mal entendidos...

    ResponderEliminar
  5. Poça, mas que miúdas mais manientas.

    ResponderEliminar
  6. O desejo é tão volátil e parece-me que não é só por um olhar que se manifesta! ainda por cima numa situação desse género em que há um cantor e o seu público, e o mais normal é estarem a olhar para as pessoas, independentemente do sexo!

    ResponderEliminar
  7. São as chamadas ilusões falsas...as pessoas deixam-se desnecessariamente iludir :)

    ResponderEliminar