Não percebo a mania que temos (os
portugueses em geral) de olhar para algo estrangeiro como sendo
automaticamente de elevada qualidade ao mesmo tempo que olhamos de
soslaio para aquilo que é nosso e que é feito pelos nossos.
Na música, para dar apenas um exemplo, há uma adoração
gigantesca com todos os projectos que chegam do lado de lá da
fronteira. Quanto ao que é feito por cá, existe uma dificuldade em
assumir que é música de qualidade. Por outro lado, adora-se a
música de fora mas criticam-se os portugueses que cantam em inglês.
E isto aplica-se a quase todas as áreas de mercado.
Se os estrangeiros reconhecem a
qualidade dos nossos produtos, porque será que temos tantas
reticências em aceitar aquilo que produzimos? Podemos ser um país
pequeno e sem grande expressão europeia mas que ninguém duvide de
que aquilo que é nacional é mesmo bom!
E no que toca a música, temos musica portuguesa, cantada em português, tão boa.
ResponderEliminarDesde Linda Martini a Paus, Peixe:Avião a Salto, etc. :)
A maior parte das pessoas nem deve saber quem são os Linda Martini...
EliminarPara mim o que é nacional sempre foi melhor, principalmente produtos!
ResponderEliminarPelo menos devia de existir um orgulho naquilo que é nosso.
EliminarBasta veres os Dead Combo... São óptimos e a maior projecção aconteceu quando? Quando o Bourdain veio cá e lhes deu um enorme protagonismo no programa! ;)
ResponderEliminarÉ ridículo, a nossa mania de endeusar o que vem de fora corta-nos as pernas, diminuiu-nos os horizontes e atrasa o progresso. Aquele que tarda em chegar... E que consiste sobretudo numa mudança de mentalidades!
O Próprio JA (que já era conhecido) ficou mais "credível" aos olhos de muitos portugueses por ter parecido no programa.
EliminarE sabes que foi ele que os escolheu?
EliminarPrecisamos mesmo de mudar de mentalidade.
Não podia estar mais de acordo!
ResponderEliminarE esta ideia de que aquilo que é nacional não é suficientemente bom estende-se a outras áreas!
O Turismo por exemplo! Portugal é dos melhores destinos do mundo, distinguido por imensas publicações estrangeiras nas mais variadíssimas áreas do turismo.
E depois nós, os portugueses queremos é ir para fora, quando os estrangeiros são capazes de marcar as suas férias com um ano de antecedência para garantirem a sua estadia aqui, neste rectângulo à beira mar plantado!
Depois também há a literatura, os vinhos, a gastronomia... Enfim!
Este assunto teria pano para mangas!
Mas na minha opinião o nosso país tem coisas fantásticas!
Temos coisas fantásticas mas não lhes ligamos nenhuma :(
EliminarIsso é o típico pensamento do portugueses que nunca se viu no estrangeiro onde o nosso pão, os nossos sabonetes e a nossa agua nao existem. Tudo o que fazemos, fazemos bem feito! Pena que so os estrangeiros reconheçam isso....
ResponderEliminarLiz
Aí passam a valorizar.
EliminarTodos os dias sinto falta do q é português! Pãozinho, manteiga, azeite!! Aqui no UK é td tao desanxabido.
EliminarQue as pessoas "olhem" para ti.
EliminarNeste ponto, o madeirense é um pouco diferente do resto do país.
ResponderEliminarHá um orgulho no que é nosso. Primeiro o nosso, depois o estrangeiro.
Quando vou ao supermercado, escolho primeiro os produtos regionais, depois os nacionais...
Só adquiro estrangeiro quando não há equivalente português.
A nível musical, gosto mesmo de música cantada em português de Portugal... ;)
Abençoados madeirenses ;)
EliminarSabes a que chamo isso e que está no fundo intrínseco à nossa cultura e vem do berço..: "Complexo de inferioridade"! E quando mais se conhecem as realidades dos outros Países e as vivências dos mesmos, mais se perde o tal complexo e se tenta imitar sim, mas só o lado bom ,aprendendo sempre.
ResponderEliminarAcho que estás certa. É uma espécie de complexo de inferioridade.
EliminarPermite-me discordar...A quantidade de lojas que têm aberto por aí (de entre as poucas que abrem) e a quantidade de bandas e outros artistas que têm emergido, são bem reveladoras que temos orgulho no que é nosso.
ResponderEliminarConcordo contigo mas em parte. Vês muita coisa nacional mas é quase tudo exportado. As bandas, raramente têm espaço nas rádios que mal cumprem a quota mínima de música portuguesa.
EliminarÉ um tema que me divide, se por um lado eu também acho que o português se menospreza por hábito, nem sabe bem porquê, mas desde pequeno que sabe que o que vem do estrangeiro é que é bom (em termos de artigos importados ou música).
ResponderEliminarPor outro lado quando confrontado, com o que funciona bem lá fora (em termos de sistemas politicos, de saúde ou educação)..."Ai isso é lá fora, não nos podemos comparar a uma Dinamarca, a uma Suécia ou a uma Suiça, somos muito pequenos..."
Mas aí o tema é outro. Aí estamos a falar de outros domínios.
Eliminarainda esta semana comentei comuma amiga que nao acho justo as nossas lojinhas portuguesas fecharem por causa das lojas dos chineses. a qualidade das nossas lojas e mto melhor do que as chinesas. eu tento sempre comprar o que e nosso. ate os legumes.
ResponderEliminarCompreendo que o preço seja um problema mas não é o culpado de tudo.
EliminarTambém não é por ser nacional que as coisas passam a ter qualidade. Há coisas boas e outras fracas, como em tudo. Do que me tenho apercebido o que é nacional é mais caro, mentalidade portuguesa querer enriquecer depressa.
ResponderEliminarCompreendo aquilo que queres dizer. Mas eu não percebo como é que, por exemplo, os espanhóis compram determinados produtos portugueses que levam para Espanha. Posteriormente, esses produtos voltam para o mercado português (mas como sendo de origem espanhola) e são vendidos ao preço da uva mijona...
EliminarFazem isso porque o governo espanhol subsidia.
EliminarPois... se te contasse tudo o que sei...
Eliminar:)
ResponderEliminarQuanto a música, ultimamente tenho andado numa de Peixe:avião e Filipe Pinto... Gosto muito de música portuguesa em português... mas também gosto em Inglês, e também gosto de musica estrangeira...
Quanto a produtos prefiro os produtos portugueses, principalmente os que não baixaram a qualidade para competir com os preços chineses...
Mas isso sou eu, e gostos não se discutem...
Nem tudo o que é português é bom... Mas definitivamente não é só o que vem de fora que é bom!
bj
Concordo que ser português não é imediatamente sinónimo de qualidade. Mas, há muitas coisas boas.
Eliminarbeijos
Sabias que no Hawaii há uma comunidade Portuguesa, e que os Hawaianos agradecem aos Portugueses o terem levado para lá a receita do Pão?
EliminarSim, há muita coisa boa em ser 'Tuga! :)
Já tinha ouvido mas não tão detalhadamente :)
EliminarE muitas vezes é preciso o português fazer sucesso lá fora para depois ser reconhecido cá dentro. Temos o exemplo da Mariza, só depois de ser nº1 na Holanda onde gravou o primeiro disco, é que passou a ser conhecida por cá.
ResponderEliminarAinda ontem estive no sítio onde ela nasceu musicalmente :)
EliminarPois também não percebo...mas mal comparado é a mesma sensação de por exemplo...nós estamos próximos de um local com imensas coisas interessantes para visitar e conhecer...mas temos sempre a tendência de nos deslocarmos para mais longe e fora e conhecermos muito melhor o que está mais distante do que o que está a 2 palmos de distância de nós :)
ResponderEliminarConcordo contigo! Eu cá sou muito nacionalista.
ResponderEliminarDevíamos ser todos.
EliminarInfelizmente perdurou durante muito tempo essa nossa pequena mentalidade, mas acredito que devagarinho vai caindo! vamos tendo a mente mais aberta, parece-me que cada vez mais aprendemos a valorizar os nosso produtos! acho eu...
ResponderEliminarEspero que sim :)
EliminarFelizmente que penso que o "nacional é bom"!
ResponderEliminarQuando começo a falar de política (e contra este e outros governos) começo logo por dizer: temos umas zona privilegiada do mapa: zona costeira.
- Poderíamos tirar partido do turismo se soubéssemos explorar;
- Temos mar onde poderemos ter peixe fresquinho todos os dias;
- Existem zonas de Portugal onde temos grande qualidade de terrenos (sim, que o Sr. Cavaco fez o favor de ligar quando PM em 198.) no qual temos bons vinhos, azeite, (...). Ou seja, a agricultura é um ponto forte que foi esquecido por o "rato de esgoto" que aparece de vez em quando e mesmo assim, gosta mais de aparecer e salientar que temos bons empresários internacionais. (o mais recente)
- Praias, lagoas, Serras, Neve (Serra de Estrela extremamente mal explorada);
- Um mão de obra extremamente qualificada. Tanto é que conheço marcas que vêm a Portugal fabricar os seus produtos, depois é só levar a etiqueta na sede (e quando é);
-A nível de investigação somos dos melhores da Europa e do mundo. Em cada canto há um português, basta ver o programa "portugueses pelo mundo";
- A nível cultural: temos história, monumentos, locais lindos! Bons actores, excelentes músicos, escritores fantásticos!
Poderia enumerar uma série de coisas boas que os portugueses têm e não sabem aproveitar, não por eles, mas também pelo que nos é imposto.
E tenho uma crítica a fazer a muitos portugueses: gostam de estar no seu local de conforto em vez de fazer acontecer. O mundo gira todos os dias. uns dias melhores outros piores, mas nunca podemos baixar os braços, ainda mais no tempo em que vivemos.
E já vai longo o comentário e a noite. Mas há muito que se pode dizer.
Só tenho pena que vejo este país sem rumo e não vejo melhoras...
Resumindo, o nosso país é muito melhor do que o pintam.
EliminarTemos tanta coisa boa em Portugal! Temos a melhor gastronomia do mundo, temos paisagens maravilhosas, temos excelentes músicos e música de muita qualidade, temos cientistas de alto gabarito, temos tanta gente boa! É hora de lhes dar valor!!!!
ResponderEliminarNem mais!
EliminarEu sou uma cidadã do mundo!
ResponderEliminarGostei :)
Eliminar