28.2.13

o que é nacional... não presta


Não percebo a mania que temos (os portugueses em geral) de olhar para algo estrangeiro como sendo automaticamente de elevada qualidade ao mesmo tempo que olhamos de soslaio para aquilo que é nosso e que é feito pelos nossos.

Na música, para dar apenas um exemplo, há uma adoração gigantesca com todos os projectos que chegam do lado de lá da fronteira. Quanto ao que é feito por cá, existe uma dificuldade em assumir que é música de qualidade. Por outro lado, adora-se a música de fora mas criticam-se os portugueses que cantam em inglês. E isto aplica-se a quase todas as áreas de mercado.

Se os estrangeiros reconhecem a qualidade dos nossos produtos, porque será que temos tantas reticências em aceitar aquilo que produzimos? Podemos ser um país pequeno e sem grande expressão europeia mas que ninguém duvide de que aquilo que é nacional é mesmo bom!  

44 comentários:

  1. E no que toca a música, temos musica portuguesa, cantada em português, tão boa.
    Desde Linda Martini a Paus, Peixe:Avião a Salto, etc. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte das pessoas nem deve saber quem são os Linda Martini...

      Eliminar
  2. Para mim o que é nacional sempre foi melhor, principalmente produtos!

    ResponderEliminar
  3. Basta veres os Dead Combo... São óptimos e a maior projecção aconteceu quando? Quando o Bourdain veio cá e lhes deu um enorme protagonismo no programa! ;)
    É ridículo, a nossa mania de endeusar o que vem de fora corta-nos as pernas, diminuiu-nos os horizontes e atrasa o progresso. Aquele que tarda em chegar... E que consiste sobretudo numa mudança de mentalidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Próprio JA (que já era conhecido) ficou mais "credível" aos olhos de muitos portugueses por ter parecido no programa.

      Eliminar
    2. E sabes que foi ele que os escolheu?

      Precisamos mesmo de mudar de mentalidade.

      Eliminar
  4. Não podia estar mais de acordo!
    E esta ideia de que aquilo que é nacional não é suficientemente bom estende-se a outras áreas!
    O Turismo por exemplo! Portugal é dos melhores destinos do mundo, distinguido por imensas publicações estrangeiras nas mais variadíssimas áreas do turismo.
    E depois nós, os portugueses queremos é ir para fora, quando os estrangeiros são capazes de marcar as suas férias com um ano de antecedência para garantirem a sua estadia aqui, neste rectângulo à beira mar plantado!
    Depois também há a literatura, os vinhos, a gastronomia... Enfim!
    Este assunto teria pano para mangas!
    Mas na minha opinião o nosso país tem coisas fantásticas!

    ResponderEliminar
  5. Isso é o típico pensamento do portugueses que nunca se viu no estrangeiro onde o nosso pão, os nossos sabonetes e a nossa agua nao existem. Tudo o que fazemos, fazemos bem feito! Pena que so os estrangeiros reconheçam isso....

    Liz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os dias sinto falta do q é português! Pãozinho, manteiga, azeite!! Aqui no UK é td tao desanxabido.

      Eliminar
  6. Neste ponto, o madeirense é um pouco diferente do resto do país.

    Há um orgulho no que é nosso. Primeiro o nosso, depois o estrangeiro.

    Quando vou ao supermercado, escolho primeiro os produtos regionais, depois os nacionais...

    Só adquiro estrangeiro quando não há equivalente português.

    A nível musical, gosto mesmo de música cantada em português de Portugal... ;)

    ResponderEliminar
  7. Sabes a que chamo isso e que está no fundo intrínseco à nossa cultura e vem do berço..: "Complexo de inferioridade"! E quando mais se conhecem as realidades dos outros Países e as vivências dos mesmos, mais se perde o tal complexo e se tenta imitar sim, mas só o lado bom ,aprendendo sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estás certa. É uma espécie de complexo de inferioridade.

      Eliminar
  8. Permite-me discordar...A quantidade de lojas que têm aberto por aí (de entre as poucas que abrem) e a quantidade de bandas e outros artistas que têm emergido, são bem reveladoras que temos orgulho no que é nosso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo mas em parte. Vês muita coisa nacional mas é quase tudo exportado. As bandas, raramente têm espaço nas rádios que mal cumprem a quota mínima de música portuguesa.

      Eliminar
  9. É um tema que me divide, se por um lado eu também acho que o português se menospreza por hábito, nem sabe bem porquê, mas desde pequeno que sabe que o que vem do estrangeiro é que é bom (em termos de artigos importados ou música).
    Por outro lado quando confrontado, com o que funciona bem lá fora (em termos de sistemas politicos, de saúde ou educação)..."Ai isso é lá fora, não nos podemos comparar a uma Dinamarca, a uma Suécia ou a uma Suiça, somos muito pequenos..."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas aí o tema é outro. Aí estamos a falar de outros domínios.

      Eliminar
  10. ainda esta semana comentei comuma amiga que nao acho justo as nossas lojinhas portuguesas fecharem por causa das lojas dos chineses. a qualidade das nossas lojas e mto melhor do que as chinesas. eu tento sempre comprar o que e nosso. ate os legumes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo que o preço seja um problema mas não é o culpado de tudo.

      Eliminar
  11. Também não é por ser nacional que as coisas passam a ter qualidade. Há coisas boas e outras fracas, como em tudo. Do que me tenho apercebido o que é nacional é mais caro, mentalidade portuguesa querer enriquecer depressa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo aquilo que queres dizer. Mas eu não percebo como é que, por exemplo, os espanhóis compram determinados produtos portugueses que levam para Espanha. Posteriormente, esses produtos voltam para o mercado português (mas como sendo de origem espanhola) e são vendidos ao preço da uva mijona...

      Eliminar
    2. Fazem isso porque o governo espanhol subsidia.

      Eliminar
    3. Pois... se te contasse tudo o que sei...

      Eliminar
  12. :)

    Quanto a música, ultimamente tenho andado numa de Peixe:avião e Filipe Pinto... Gosto muito de música portuguesa em português... mas também gosto em Inglês, e também gosto de musica estrangeira...

    Quanto a produtos prefiro os produtos portugueses, principalmente os que não baixaram a qualidade para competir com os preços chineses...

    Mas isso sou eu, e gostos não se discutem...

    Nem tudo o que é português é bom... Mas definitivamente não é só o que vem de fora que é bom!

    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que ser português não é imediatamente sinónimo de qualidade. Mas, há muitas coisas boas.

      beijos

      Eliminar
    2. Sabias que no Hawaii há uma comunidade Portuguesa, e que os Hawaianos agradecem aos Portugueses o terem levado para lá a receita do Pão?

      Sim, há muita coisa boa em ser 'Tuga! :)

      Eliminar
    3. Já tinha ouvido mas não tão detalhadamente :)

      Eliminar
  13. E muitas vezes é preciso o português fazer sucesso lá fora para depois ser reconhecido cá dentro. Temos o exemplo da Mariza, só depois de ser nº1 na Holanda onde gravou o primeiro disco, é que passou a ser conhecida por cá.

    ResponderEliminar
  14. Pois também não percebo...mas mal comparado é a mesma sensação de por exemplo...nós estamos próximos de um local com imensas coisas interessantes para visitar e conhecer...mas temos sempre a tendência de nos deslocarmos para mais longe e fora e conhecermos muito melhor o que está mais distante do que o que está a 2 palmos de distância de nós :)

    ResponderEliminar
  15. Concordo contigo! Eu cá sou muito nacionalista.

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente perdurou durante muito tempo essa nossa pequena mentalidade, mas acredito que devagarinho vai caindo! vamos tendo a mente mais aberta, parece-me que cada vez mais aprendemos a valorizar os nosso produtos! acho eu...

    ResponderEliminar
  17. Felizmente que penso que o "nacional é bom"!
    Quando começo a falar de política (e contra este e outros governos) começo logo por dizer: temos umas zona privilegiada do mapa: zona costeira.
    - Poderíamos tirar partido do turismo se soubéssemos explorar;
    - Temos mar onde poderemos ter peixe fresquinho todos os dias;
    - Existem zonas de Portugal onde temos grande qualidade de terrenos (sim, que o Sr. Cavaco fez o favor de ligar quando PM em 198.) no qual temos bons vinhos, azeite, (...). Ou seja, a agricultura é um ponto forte que foi esquecido por o "rato de esgoto" que aparece de vez em quando e mesmo assim, gosta mais de aparecer e salientar que temos bons empresários internacionais. (o mais recente)
    - Praias, lagoas, Serras, Neve (Serra de Estrela extremamente mal explorada);
    - Um mão de obra extremamente qualificada. Tanto é que conheço marcas que vêm a Portugal fabricar os seus produtos, depois é só levar a etiqueta na sede (e quando é);
    -A nível de investigação somos dos melhores da Europa e do mundo. Em cada canto há um português, basta ver o programa "portugueses pelo mundo";
    - A nível cultural: temos história, monumentos, locais lindos! Bons actores, excelentes músicos, escritores fantásticos!

    Poderia enumerar uma série de coisas boas que os portugueses têm e não sabem aproveitar, não por eles, mas também pelo que nos é imposto.
    E tenho uma crítica a fazer a muitos portugueses: gostam de estar no seu local de conforto em vez de fazer acontecer. O mundo gira todos os dias. uns dias melhores outros piores, mas nunca podemos baixar os braços, ainda mais no tempo em que vivemos.

    E já vai longo o comentário e a noite. Mas há muito que se pode dizer.

    Só tenho pena que vejo este país sem rumo e não vejo melhoras...

    ResponderEliminar
  18. Temos tanta coisa boa em Portugal! Temos a melhor gastronomia do mundo, temos paisagens maravilhosas, temos excelentes músicos e música de muita qualidade, temos cientistas de alto gabarito, temos tanta gente boa! É hora de lhes dar valor!!!!

    ResponderEliminar