5.2.13

amigos de ocasião


Nos dias que correm, a amizade está claramente sobrevalorizada. Aquilo que em tempos foi a melhor relação do mundo é hoje um mundo de oportunidades e ocasiões. O amigo, em tempos uma pessoa importante que queríamos manter na nossa vida para sempre, passou a ser descartável. Alías, passaram e existir milhares de amigos. O de hoje, que dá jeito para isto. O de amanhã, que dá jeito para aquilo. E o da semana seguinte, que dá jeito para aquela situação embaraçosa. Porém, não convém juntar os três que isso já é uma grande confusão.

E este processo vai sendo renovado a cada segundo que passa. Os amigos não param de aparecer porque as nossas vidas não param de mudar. Como tal, se estamos perante uma situação X não podemos usar o amigo Y. Temos de usar o amigo X. Nem que seja aquela pessoa com quem falámos duas vezes mas que hoje vai dar um jeitaço do caraças. E o que fazemos a essa pessoa amanhã? Vai para o lixo, tal como uma fralda usada. E se voltarmos a precisar dessa pessoa? Vamos ao lixo e recuperamos a fralda (leia-se amigo), usamos e voltamos a deitar para o caixote. Durante este processo usamos aquele discurso de que somos maus amigos por isto e por aquilo. Mas que queremos mudar porque gostamos mesmo dessa pessoa. É um mal necessário perante a situação.

De forma abreviada, este o conceito que grande parte das pessoas tem sobre a amizade. Por isso é que facilmente se diz, hoje em dia, que se tem dezenas de amigos. Eu, sou sincero. Não tenho. Tenho poucos... muito poucos amigos. E esses, não são tratados como uma fralda suja. Esses, merecem a melhor camisa que possa existir no meu roupeiro. Mesmo que esteja por estrear.

Mas, a verdade é que não posso ignorar este mundo dos amigos das oportunidades. Como tal, vou montar um negócio. Chama-se amigos de ocasião. E é nada mais do que oferecer às pessoas os amigos de que necessitam num determinado momento. Já que as pessoas se tratam como objectos, pretendo facilitar o processo e diminuir a dor aos amigos que são usados injustamente. É que estes, os de ocasião, sabem ao que vão e só pretendem ajudar.

Por exemplo. Hoje alguém vai a uma festa. E é uma festa daquelas onde só se vai falar de moda e de coisas do género. Porém, essa pessoa não tem nenhuma amiga que se enquadre no perfil da festa e que faça um brilharete ao seu lado. Quer dizer, existe aquela rapariga de quem passa a vida a falar mal mas que era óptima para esta festa e que ia adorar ser convidada mesmo que no dia seguinte essa pessoa volte a ser tratada como lixo. Como resolver isto? Simples. Entra-se no site amigos de ocasião e procura-se uma pessoa que se enquadre naquilo que pretendemos. Altura X, peso Y e que goste/saiba falar de moda.

A parte melhor é que idealizo este serviço de forma gratuita. A única despesa de quem contrata um amigo é pagar a despesa do programa que forem fazer. Ou seja, o amigo é descartável mas gratuito. Seja um jantar, um copo ou o bilhete de uma ida ao cinema. Esse é o único custo deste serviço. Quanto aos amigos que vão constar na base de dados. Estes serão todos voluntários. Inscrevem-se e colocam os seus dados de forma a serem diferenciados dos demais. Até já criei uma homepage. Gostam? Assim ninguém sai magoado porque não existe qualquer relação entre essas duas pessoas. Será apenas uma fachada temporária, igual a tantas outras.


Sei que estou a brincar com um assunto sério. Mas, se tantas pessoas tratam os amigos como objectos que usam quando dá jeito, porque não fazer isso com sinceridade e sem magoar ninguém?

54 comentários:

  1. Esses amigos de ocasião não são amigos. São conhecidos. É preciso tempo para que as pessoas se tornem amigas!

    ResponderEliminar
  2. Olha preciso dum amigo muita lindo e muita jeitoso para levar a uma festa. O programa inclui fotos que dps vao pa uma rede social! Nao quero nada com o individuo, nem precisa ser esperto, so muita lindo! Arranja.se?!

    Por estas e por outras tenho uma mao cheia de amigas a quem daria a minha melhor lingerie :)

    Liz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arranja-se :)

      A frase da lingerie é muito boa.

      Eliminar
    2. Ha ha. Pois. Também.algo. semelhante. Assim. Fiz, estive. Com. Um. Certo. Amigo. Que. Achava que. Me. Usava. Mas. O. feitiso virou. Se. Contra. O. Feiticeiro, em. Momentos. De. Prazer. Ate. Estive. Com. Amigos. Dele. Mais. Jeitosos, infelizmente. Os. Reles. Humanos. Vivem. Através. De. Interesse. E. Prazeres. Em. Beneficio. Proprio

      Eliminar
  3. Olha felizmente os anos trouxeram-me uma coisa magnifica foi saber dar valor ao que é ser amigo, são aqueles que choram e riem connosco e nos acompanham não num dia, mas todos os dias que precisarmos uns dos outros não por interesse mas por sentimentos de partilha. E ainda há felizmente .

    Acho que falas mais do "amigo de ocasião" ,os conhecidos, esses encontram-se a cada canto nem precisam de negócio aberto . Desses vou-me afastando.

    ResponderEliminar
  4. São quase "Amigos de Aluguer"...o pior de tudo, é que não passam factura e custam bem mais quando mete decepções e quebras de confiança.
    Gostei da ideia, essa cabecinha não pára!

    Boa semana***
    http://saladosilenciocorderosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma ideia meio tonta mas acho que teria sucesso.

      Boa semana***

      Eliminar
  5. Olha, eu se fosse a ti protegia a tua ideia! Porque da forma como o mundo anda não me admira nada que isso seja um projecto para ir para a frente!

    ResponderEliminar
  6. Não chamaria a esse género amigos, nem creio que a amizade esteja sobrevalorizada...pelo contrário. A aparência de amizade, a artificialidade essas sim são constantes da nossa sociedade mas como tu dizes estes são os "descartáveis".

    Quanto à ideia do serviço que falas, parece-me bem. Depois comunica o lançamento eheh, o que deve haver mais em stock por certo são os amigos da onça. Abraço

    http://acabanadoparaiso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito cuidado quando falares da minha pessoa.

      Eliminar
    2. Lol bem visto mas não tomar pelo sentido literal ;-)

      Eliminar
    3. Lol bem visto mas não tomar pelo sentido literal ;-)

      Eliminar
    4. As pessoas devem estimar os verdadeiros amigos em vez de se iludirem com os de ocasião.

      Bela tirada amiga da onça :)

      Eliminar
  7. Essa "amizade" é reciproca é tudo uma comunhão de interesses.

    ResponderEliminar
  8. Vejo no facebook e nas redes sociais em geral essa plataforma de que falas. E de certa forma, acho que isso acaba mesmo por acontecer.
    Já tive perfil no facebook e nas outras redes sociais. Hoje, faço questão de não ter em nenhuma delas. Exatamente porque acho que os "amigos" do facebook não passam de amigos de ocasião. Pois os verdadeiros amigos, que no meu caso é um grupo muito restrito, não necessitam de redes sociais para comunicarem e estarem em contacto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou daqueles que defende que quem está no facebook é amigo de uma vida. São conhecidos.

      beijos

      Eliminar
    2. isso da internet,tem que se diga!
      mas tambem se conheçe pessoas bem mais interessantes nas redes sociais,que por vezes até os sinto mais amigos que próprios(alguns ditos amigos reais)amigos não são só de companhia,tambem são de palavras,essencialmente palvras...muitas das vezes palavras bastam!!coisas que nem os amigos dão se ao trabalho de as dar,quando se mais presisa!
      esses amigos da net,até um dia podem vir a estar contigo,basta ter uma mente aberta a novas(oportunidades)
      mas claro a que manter proximo na vida real quem nos quer bem e nos faz bem...

      Eliminar
  9. Concordo em pleno contigo e já tenho vindo a pensar nisso.
    Essas amizades são apenas de fachada, creio eu, como tu dizes, para as ocasiões.
    Eu tenho amigos que se contam pelos dedos das mãos. Muito poucos. Mas são bons e verdadeiros. E são para sempre.

    ResponderEliminar
  10. Pois...porque não????
    Mas sinceramente não me cativa muito :)

    ResponderEliminar
  11. Que tema tão actual. Infelizmente os amigos verdadeiros contam-se por os dedos de uma mão.Ou menos...
    Muitas vezes tento dar hipótese às pessoas para pensarem no que fazem e não actuarem de tal forma. Dou um exemplo mto recente de "amiga" por interesse. Saiu de casa dos pais, levou pouca roupa. Passado quatro meses veio a casa, perto da minha, pedi-me boleia e no dia seguinte fez questão de perguntar se iria para a zona onde morava. Eu que não sei dizer não e gosto de ajudar as pessoas, disse que sim, mas realmente não ia. Ia apenas leva-la, pq a menina tem a mania que é fina e não pode andar de autocarro. (tem que se manter os status sem o ter). Então, fui busca-la a casa dos pais, encheu o meu carro de mil e uma coisa dela, alimentos roupa e fui leva-la. A caminho tomamos café. Giro foi quando pediram o dinheiro do café. Não mexeu uma palhinha para abrir a carteira e pagar 1,20€. Ehehehehe. Isto parece de loucos, mas verdade. Felizmente ela tem emprego e podia pagar o café dela e eu o meu, como costumo fazer com outros amigos, mas não... Ficou quietinha a fumar o cigarrinho, na esplanada e eu a rir-me por dentro a pensar, isto só de loucos. Eu faço o favor de a ajudar e ela nem o café dela paga. ;)
    Quando queremos ajudar é quando nos dão com os pés, e quando se vêm aflitos, vem com sms, email's, telefonemas a falar de mansinho... Não obrigada.

    O velho ditado: "quanto mais baixo nos sentamos, mais facilmente nos vêem o rabo". Grande verdade! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. G. essa "menina amiga" parece que tem de levar uma lição e da vida. Ajudar é uma coisa abusar é outra. Isso que ela faz ,para mim, não é solicitar a ajuda de uma amiga, é oportunismo e esperteza algo bem diferente...:(

      Eliminar
    2. Infelizmente existem muitos episódios desses.

      Eliminar
  12. amigos son pocos, conocidos muchos, creo que la amistad es bella y real cuando una conexión profunda y desinteresada, lástima que el mundo este tan individualista, demasiada maldad nos hace confiar pocos en las personas. Saludos.

    ResponderEliminar
  13. já existe qualquer coisa desse género nos states! Mas nos dias de hoje parece que todos são amigos de ocasião :(

    ResponderEliminar
  14. Gostei imenso! Está muito bem descrito. Parabéns, acho que cada vez é mais assim. Então com a história do Facebook muita gente anda a achar que tem imensos amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até ao momento em que precisam de alguém e ninguém aparece, nem para fazer um like.

      Eliminar
    2. Por isso cada vez mais restrinjo os amigos do Face só tenho os que partilho algo, porque os que nem um like fazem vou eliminando. Afinal quero colecção para quê? Não estou interessada em saber a vida de ninguém por isso ..,chamem-me doida!:)

      Eliminar
  15. Amei!! Qd abrires vou ser a tua 1ª cliente! Assim não me dói.
    http://de-sabafo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Uma verdade triste. Por isso é que a amizade verdadeira tem tanto valor. Os amigos a sério são insubstituíveis e uma das maiores riquezas que podemos ter na vida.

    ResponderEliminar
  17. É triste mas é verdade!
    As pessoas usam-se como se fossem objetos e quando nao precisam deitam fora! Eu estou numa aprendisagem continua sobre esse assunto.
    Estou farta de ser usada só quando da jeito, eu costumo tratar os outros como gostava de ser tratada, mas infelizmente o sentimento não é mutuo.
    Desta forma tenho vindo a evitar as pessoas que eu sei k se comportam dessa meneira.
    Amigos tenho pouquinhos, conhecidos tenho alguns!
    Estou farta dos ditos amigos de ocasião, eu quero amigos de verdade, os outros nao me fazem falta!
    :)

    ResponderEliminar
  18. HSB já existe esse site, o amigos.com, os tais amigos de ocasião/por interesse, várias faces e se não te pões a pau a "amizade" que procuram é unica e exclusivamente sexual. Há cerca de 2 anos fiz uma pesquisa intensa e completa sobre os motivos que levam as pessoas a inscreverem-se nesses sites. Posso afiançar-te que o resultado foi "disgusting". A pesquisa demorou cerca de 6 meses, ambos os sexos F/M, faixa etária entre os 20 e os 60 anos (bem alargada, portanto), qualquer profissão. O artigo, no âmbito da psicologia relacional, destinava-se a responder/entender a imensas questões colocadas.
    Fi-lo para ajudar uma amiga e também porque tinha curiosidade em entender uma série de comportamentos...sem os julgar todavia.
    tenho uma mente flexível, por norma não gosto de comentar/emitir a minha opinião sem estar devidamente informada, baseando-me em factos. E mesmo assim, apesar de ter sentido muita repulsa, também senti muito dó e muita vontade de fazer algo para ajudar, contendo-me apenas porque não podia envolver-me emocionalmente.
    Presenciei muita frustração, muitas artimanhas, isolamento, muita mentira, poucas verdades,máscaras e mais máscaras, ingenuidade, and so on...
    Mas a vontade de rir também era imensa quando fazia a associação com o nome de um dos sites: amigos.com :)
    Amigos é como tu dizes, damos a nossa melhor camisa mesmo que ainda tenha a etiqueta com o preço. Tudo o que foge daí são meros conhecidos.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ups! As minhas desculpas aos amigos.com

      Obrigado pelo teu testemunho. Muito bom.

      Eliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. A perambular pelo Google dei com esta publicação escrita anos atrás. Não considero que seja uma ideia tonta. Nada mesmo. E se tivermos amigos de quem nós gostamos e que sabemos que gostam de nós, mas que não partilham minimamente os nossos interesses? Amigos que acham aborrecido aquilo que nós consideramos empolgante, como uma boa história de um livro, as lendas sobre os locais que queremos visitar, determinado eventos como feiras medievais, e muitos outros? E se estivermos cansadas de comparecer a esses eventos sozinhas, de ver o revirar de olhos, de sermos tratadas em tom condescendente quando falamos das nossas paixões? E se quisermos simplesmente conversar com alguém que nos escute e não nos ache aborrecidas? À questão: prefiririas encontrar uma pessoa com a mesma personalidade mas gostos diferentes ou ao invés alguém com quem partilhasses vários gostos, mas cuja personalidade fosse bem diferente?, eu sei bem qual escolheria. O "Amigo de Ocasião" poderia não ser algo mau, mas servir para juntar pessoas que poderiam partilhar com outrém algo que saberiam que iria ser valorizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que os verdadeiros amigos adaptam-se e fazem cedências. Acompanham os outros naquilo que os outros gostam e retiram prazer nisso porque sabem que o amigo irá fazer o mesmo numa coisa sua de que o tal amigo até nem gosta tanto. Vejo a amizade assim.

      Eliminar
  22. Para quem tem gostos mais vulgares, talvez. Vais comigo ao indiano, eu vou contigo ao sushi. No entanto, quando estamos inseridos num grupo, fazemos as actividades que a coletividade do grupo quer fazer, e falamos dos assuntos que interessam ao grupo, o que muitas vezes não dá resposta às nossas necessidades individuais. Por exemplo sai um episódio de Game of Thrones. Ninguém do grupo vê GOT, nem ninguém tem interesse em tal. No entanto eu quero falar sobre isso. Tenho vontade, pronto. Se for apenas um gosto que eu tenha e que mais ninguém tenha, tudo certo. Agora se for multiplicado várias vezes, se existirem imensos assuntos dos quais queremos falar e não tivermos quem ouvir... faz-nos querer encontrar alguém com quem possamos falar e partilhar interesses. Por esse motivo é que não vejo com maus olhos ter uma plataforma que permita encontrar desconhecidos, quem sabe futuros amigos, através de uma pesquisa de gostos comuns. Naquela ocasião, abordaríamos um determinado tema ou faríamos uma qualquer atividade, mas quem sabe se não poderia ser o início de uma verdadeira amizade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma perspectiva muito interessante. E sim, podia ser o início de uma amizade.

      Eliminar