6.12.12

iCook ou eu cozinho


iCook não é o nome de uma aplicação da Apple relacionada com culinária. Quer dizer. Não sei se será porque confesso que não sou utilizador da marca e não procurei no Google se existe realmente algum programa com este nome. O que pretendi foi mesmo fazer uma piada com o nome. Porque, eu cozinho. Ou tento. Sim, é melhor dizer que tento.

O Sabor do Ano convidou-me (tal como aos bloggers A Melhor Amiga da Barbie, Mini-Saia, Quiosque do Ken, Cinco Quartos de Laranja, A Marmita Lisboeta, Allure Urbano, Gravata sem Regras, Breakfast at Tiffany´s, Marcas por Amor e The Beauty and the Best) para uma “experiência gastronómica sublime” que decorreu no restaurante Rota das Sedas, em Lisboa. Com o aproximar da noite de Natal fui desafiado a criar pratos especiais para esta quadra, com a ajuda do chef António Amorim. O objectivo é que possa surpreender a família, disseram-me. Mas, acabou por ser muito mais do que isso.

Além do convívio com pessoas divertidas tive a oportunidade de estar dentro de uma cozinha de um excelente restaurante. Mais. Tive a oportunidade única de trabalhar nessa cozinha, como se estivesse na minha casa a fazer o meu jantar. Tudo isto fez com que fosse impossível dizer não ao desafio.

Posto isto, avental vestido e mãos à obra ou aos tachos. Como bom cozinheiro que sou (ou não), a primeira coisa que fiz foi queimar dois dedos que impossibilitam que esqueça, tão cedo, aquele final de dia. Mesmo assim, continuei a ajudar no que podia e da melhor forma que conseguia, enquanto apreciava ao máximo a experiência e os ensinamentos do simpático chef António Amorim.

parte da cozinha (e onde me queimei)

a entrada

a minha criação (foi acompanhada com bacalhau)

o prato de carne

o chef António Amorim

os produtos Sabor do Ano

a minha mesa favorita do restaurante

Aprendi a confeccionar diversos pratos (é impossível não mencionar a divinal manteiga de farinheira) e espero ter as receitas em breve para partilhar com os interessados. O bom destas experiências é que revelam que cozinhar é algo bom, divertido e muito menos complicado do que se pensa. Como já aqui referi, os homens só precisam de um pequeno incentivo para passar a admirar o mundo dos tachos e panelas.

18 comentários:

  1. A hora deste post não foi puro acaso, pois não? Vou já desligar o pc e rumar a casa, na esperança que a minha cozinha me brinde hoje com iguarias semelhantes ;)

    pippacoco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem, deve ter sido uma actividade bem divertida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo. Adorei a oportunidade de trabalhar numa cozinha "à séria"

      Eliminar
  3. Esse cantinho parece-me muito bem! Adoro esses espaços acolhedores. :)

    ResponderEliminar
  4. Bem, isso deve ter sido realmente divertido... E não queres partilhar as receitas por cá?

    Adorei o prato assinado HSB ;)

    ResponderEliminar
  5. Acho que queimaste os dedos na parte em que te passei a salsa para fritar pois estava com receio que me acontecesse o mesmo, sorry. A verdade é que adoro participar nestes Workshops mas estou longe de me tornar numa fantástica cozinheira. De qualquer forma vale sempre a pena pela experiência, pela companhia divertida e por podermos aprender com Chefs como o António Amorim ou com a querida Isabel Zibaia Rafael do Cinco Quartos de Laranja.

    Bjs e até à próxima aventura gastronómica;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi aí porque vi o que estavas a fazer. Foi ao início, com o pão.

      As experiências são fantásticas e criam em mim o desejo de cozinhar.

      beijos ;)

      Eliminar
  6. Boa:) Agora organizas um jantarzinho connosco e observamos o qu aprendeste! Quer dizer observamos e esaboreamos os petiscos ;) Kiding :) Muito bom teres estas oportunidades!

    ResponderEliminar
  7. Uma ideia:
    fazes um jantar de Natal para os teus leitores, pões os teus novos conhecimentos à prova. E nós fazemos o sacrifício de comentar se estavas atento ou não!
    Já sabes como somos generosos! Não tenhas medo, não somos o júri dos Ídolos, prometemos ser meigos!

    ResponderEliminar
  8. Que bela experiência, deve ter sido super engraçado.
    :-))

    ResponderEliminar