16.12.12

hábito (ou a ausência dele) de leitura

Num movimento que visa incentivar o hábito de leitura, a Dri perguntou-me que livro aconselho para que alguém ganhe este hábito. Uma obra que cause em alguém o desejo de passar a ler com frequência. Mais do que limitar-me a responder a esta pergunta, vou dedicar algumas linhas a um tema que considero muito importante.
 
Primeiro falo do meu caso. Ao longo dos anos não tenho lido com frequência. Li um excelente livro nas últimas férias mas mentia se dissesse que me recordo do livro que li antes desse. Podia armar-me em sabichão, ir aos tops de vendas de qualquer livraria e dizer que tinha lido a maior parte deles. Mas estaria a ser falso. A verdade é que não dedico muito tempo a livros. Gosto de ler mas as minhas escolhas são sempre as mesmas. Jornais, algumas revistas, sites nacionais e internacionais, blogues e em tempos, muitos livros de banda desenhada. Isto é o que leio.
 
Mas não chega. Isto faz de mim um “leitor” limitado. Devia ler mais. Devia ler o máximo de livros possível e de diferentes estilos. Para quem, como eu, vive profissionalmente do mundo das palavras deve ler ao máximo. É bom para estimular o cérebro. É proveitoso para aumentar o vocabulário usado. É igualmente importante para tornar uma pessoa mais culta. Aliás, defendo que isto é positivo para toda a gente e não apenas para quem faz das palavras profissão.
 
Porém, não é fácil criar o hábito de leitura. Acho que é daquelas coisas que precisa ser incentivada desde tenra idade. Nos colégios, nas escolas e sobretudo em casa, com as famílias a assumir o papel de grandes impulsionadores. E ganhando esse hábito, certamente que será algo presente ao longo da vida.
 
É verdade, que tal como muitas outras coisas, os livros não são o primeiro objecto onde se pensa gastar dinheiro. Mas há formas de contornar este problema. Existem bibliotecas e podem ser feitos clubes de leitura entre os grupos de amigos, o que acaba por ser uma opção bastante divertida e muito mais económica.
 
Porém, ao longo dos tempos tenho tentado corrigir esta grave lacuna. Como tal, na última feira do livro meti na cabeça que ia comprar uma obra para ler no menor espaço de tempo. É verdade que já tinha feito isto noutras edições mas desta vez foi diferente. Levei o desafio até ao fim pois voltar a desiludir-me não era opção.
 
A escolha recaiu em Em Busca do Carneiro Selvagem, de Haruki Murakami. Ainda bem que escolhi esta obra porque funcionou na perfeição. O tipo de escrita captou a minha atenção desde a primeira linha e não descansei enquanto não terminei o livro. Dei por mim a ler na cama, algo que não fazia desde o tempo dos escudos.
 
Como tal, defendo que este livro tem tudo para criar o hábito de leitura em pessoas que possuem a mesma lacuna que eu. Lê-se bem. Não é muito extenso e nada maçador. A escolher um livro, este é o eleito.
 
 
Aproveito esta questão para pedir a vossa ajuda. Como quero manter o hábito de leitura, que livros me aconselham? Obrigado.

59 comentários:

  1. Adoro ler mas tb não o faço já há muito tempo...mas agora fiquei curiosa com esse que mencionaste!
    Para te aconselhar...hummm...adoro os livros da Colleen McCullogh.

    :)

    ResponderEliminar
  2. Para quem diz ter pouco hábito de leitura, escreves muito bem, beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto muito de José Rodrigues dos Santos, Agatha Christie, Pepetela. Também gostei de um policial "Pensa num número".
    Para mim um livro tem de me cativar desde as primeiras páginas, senão volta para a estante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho um dele mas é sobre entrevistas que ele fez.

      Obrigado pela dica. E sou como tu, se não prende abandono logo.

      Eliminar
  4. Eu sei que parece lugar comum mas para quem não tem hábitos de leitura aconselho, Jorge Amado e Isabel Allende,porque criam universos tão ricos, personagens tão fortes e tão humanas que acho impossivel não se querer ler sempre mais e mais para ir até ao fim daquelas vidas!
    Outra boa opção é Rosa Montero; por exemplo "A louca da casa" para quem escreve é incontornável! Vais rever-te ali. Gostava que experimentasses :)

    ResponderEliminar
  5. O meu namorado adora os livros do Haruki... já os leu todos :)

    ResponderEliminar
  6. Do Haruki já li o Kafka, que é um pouco mais complexo. Honestamente, no meu caso, o que me anda a matar os hábitos de leitura são os cento e tal canais subscritos. Vou uma assumida viciada em séries, e alguma coisa fica para trás...neste caso, os livros.
    A quem se queira viciar, num registo mais policial, os do Jeff Abbott são muito bons.

    http://napontadamadeixa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. "Só o amor é real", do médico Brian Weiss.

    Quando a minha avó morreu senti uma forte necessidade de me convencer que aquele não seria o fim. Que nos voltaríamos a ver. Que seria um até já.
    Li tudo o que pudesse convencer-me de uma crença que eu não tinha até aí. Este livro, de um médico com uma reputação a perder, deu-me confiança extra nas informações disponíveis. De linguagem acessível, factos reais que sustentam as conclusões que tirou, e de histórias muito sentidas o livro leva-nos a considerar que a vida é bem mais simples do que a julgámos. Vale a pena.

    ResponderEliminar
  8. Acho que dois "must read" são mesmo O Príncipezinho, de Saint Exupéry e O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcellos! ;)
    Acho que são ambos livros que se devem ler em "miúdo" mas depois reler em graúdo!
    Beijinhos!*

    ResponderEliminar
  9. Assim de repente... para quem gosta de viajar, Danúbio, de Claudio Magris.

    ResponderEliminar
  10. Os livros do José Rodrigues dos Santos são excelentes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já li o Ultimo Segredo e apesar de no principio ser um pouco maçante devido as descriçoes vastas depois apanha-se-lhe o gosto e já nao se consegue baixar o livro. A minha proxima aposta nele sera A mao do diabo que ja tenho ouvido boas criticas.

      Eliminar
  11. De Haruki Murakami gosto de tudo o que li até agora. Mas como o primeiro livro que li foi Crónica do Pássaro de Corda, começo por recomendar esse. Em busca do Carneiro Selvagem faz parte de uma triologia, apesar de se poder ler qualquer um por qualquer ordem, só que ele faz referencias aos anteriores, mas não faz muita diferença para entender, se for o caso, volta-se a ler (já fiz isso). Outro autor que me fascinou e recomendo vivamente é Naguib Mahfouz, outra triologia maravilhosa, conhecida por triologia do Cairo, esta para seguir por ordem de chegada:Entre os Dois Palácios, O Palácio do Desejo e O Açucareiro. Estou convencida que jamais irá esquecer estas obras. Boas leituras

    ResponderEliminar
  12. De Haruki Murakami gosto de tudo o que li até agora. Mas como o primeiro livro que li foi Crónica do Pássaro de Corda, começo por recomendar esse. Em busca do Carneiro Selvagem faz parte de uma triologia, apesar de se poder ler qualquer um por qualquer ordem, só que ele faz referencias aos anteriores, mas não faz muita diferença para entender, se for o caso, volta-se a ler (já fiz isso). Outro autor que me fascinou e recomendo vivamente é Naguib Mahfouz, outra triologia maravilhosa, conhecida por triologia do Cairo, esta para seguir por ordem de chegada:Entre os Dois Palácios, O Palácio do Desejo e O Açucareiro. Estou convencida que jamais irá esquecer estas obras. Boas leituras

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de ler José Rodrigues dos Santos, Miguel Sousa Tavares, Gabriel Garcia Marquez... Ultimamente ando a ler Ken Follet. Gostei muito dos Pilares da Terra e agora estou a ler Um mundo sem fim.
    A livraria Bulhosa tem uns sofás muito bons para passar a hora de almoço a ler :)

    ResponderEliminar
  14. Boa escolha. Eu continuo muito fiel a Carlos Ruiz Záfon, A Sombra do Vento é espectacular, muito cativante mesmo.
    João Tordo passou a ser dos autores nacionais que mais gosto e também é muito bom de se ler, Três Vidas e Bom Inverno como eleição :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho-me descuidado muito nstee campo ultimamente...confesso que chego ao final do dia tão cansada que não me apetece pegar num livro...o livro de cabeceira agora isabel allende, o caderno de maya :) mas também gosto de gabriel garcia marques, mia couto e mais recentemente ken follet. Por acaso tenho o livro que falaste de Haruki Murakami (comprei-o à 2 anos na feira do livro) mas ainda não peguei nele :)

    ResponderEliminar
  16. HSB, também ando com dificuldades em cultivar os meus hábitos de leitura. No meu caso acho que por ter medo de me colocar nesse ambiente silencioso e íntimo que é estarmos só nós e um livro. Ando numa fase tão melancólica que a televisão me dá um escape maior - o barulho e as luzes não me deixam fugir para os meus pensamentos... Mas depois de ler este teu texto, percebi que está na altura de ultrapassar esse obstáculo e entregar-me à leitura! Eu adoro Saramago, tem um sentido de humor sem igual mas desta vez tinha elegido uma selecção de clássicos e estou a ler o Grande Gatsby. Depois dou feedback :)

    ResponderEliminar
  17. Comecei a ter hábitos de leitura desde miúda, a minha mãe chegava a esconder-me os livros porque senão eu não tomava banho, não ia jantar, não estudava para a escola, enfim! Tinha uns dez anos quando li os livros do Sidney Sheldon que ela tinha na estante, li o Se não houver amanhã e O outro lado da meia-noite, acho o escritor fantástico e foram dos meus livros favoritos. Por falar nisso, gostava de relê-los. Já lá vai um tempo que os li...

    ResponderEliminar
  18. Comecei a ter hábitos de leitura desde miúda, a minha mãe chegava a esconder-me os livros porque senão eu não tomava banho, não ia jantar, não estudava para a escola, enfim! Tinha uns dez anos quando li os livros do Sidney Sheldon que ela tinha na estante, li o Se não houver amanhã e O outro lado da meia-noite, acho o escritor fantástico e foram dos meus livros favoritos. Por falar nisso, gostava de relê-los. Já lá vai um tempo que os li...

    ResponderEliminar
  19. Eu sou ao contrário: não pego em jornais, revistas, nada. Só livros. E um pouco de internet, claro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digas isso, eu eu acho que tenho em gap em não ler imprensa... mas há que fazer escolhas, por isso prefiro os livros. :)

      Eliminar
    2. É muito mais fácil corrigir a tua lacuna do que a minha :) Pensa assim.

      Eliminar
  20. Eu não sou propriamente um intelectual da leitura ( longe disso ) e encaro os livros como entretenimento. Dos últimos que li ( e no sentido de aconselhar livros que "prendam" e motivem para outras leituras ) aconselho a triologia Millenium, especialmente o primeiro: "Os homens que odeiam as mulheres".

    ResponderEliminar
  21. bem o último livro que li e que adorei foi os "Beatles" de lars saabye christensen...como gosto da banda e sou fã dos anos 60 achei a obra um espectáculo, o livro não é sobre os beatles mas sim sobre uns rapazes noruegueses nos anos 60..é super agradável de ler e lê-se muito rápido apesar das suas quase 600 páginas

    ResponderEliminar
  22. Hoje e a partir de agora escrevo-te por esta "identificação", mas na verdade já nos "conhecemos" (os 3 viajantes), decidi criar um blogue publico para além do privado!;) (se quiseres espreitar...) Esta mensagem diz-me muito, sou uma viciada em livros desde a infância!! Até ter engravidado da minha filha, em qualquer altura que me encontrasses podias fazer a pergunta "que livro estás a ler agora?" que teria uma resposta em forma de título de livro ;) Quando engravidei e até ela fazer 1 ano mais ou menos, estava difícil de voltar ao vicio, mas lutava constantemente contra isso, até que voltei e em grande e a sério desde que vim para Buenos Aires! ;) lol Poderia dizer-te vários e diferentes, pois não tenho uma "linha" "estilo" de leitura, tenho sim um ritual... Perco-me em locais como a Fnac e Bertrand, gosto de mexer nos livros, ler o resumos à espera daquele que me vai chamar, pois tenho a teoria que são os livros que nos escolhem... durante a leitura e quando acabo de ler, percebo sempre que não foi por acaso que aquele livro me veio parar á mãos... não me querendo alargar muito, posso-te dizer que aqui em Buenos Aires fiquei sem livros (por já não ter o mesmo ritmo de leitura) e amigos e família acabaram por me fazer a maravilhosa surpresa de me enviarem... :) São uma companhia, são uma viagem e muitas vezes uma viagem de personagens que nos fazem viajar dentro de nós mesmos! ;) Na mala de regresso sei que vou trazer no mínimo 10, sem exagero!;) E muitos serão em "forma de Pai Natal"!!;)
    Espero que que encontres o teu próprio ritual de leitura, ainda mais para uma pessoa que gosta de escrever e escreve bem!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que belo comentário. Adorei e ainda bem que a tua família e amigos tiveram esse gesto contigo :)

      Eliminar
  23. Eu não gosto de recomendar livros porque acho que é algo muito pessoasl. Mostra muito de nós. O que achas?

    DESBOCADO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente! :) Tenho muita dificuldade em recomendar um livro, a menos que ache que certo livro vá fazer bem a uma determinada pessoa, por uma fase da vida que esteja a passar, que possa ajudar de algum modo. Mas sim, um livro é algo muito pessoal, durante o tempo que dura a leitura és só tu e ele, e as personagens que conhecem ambos pelo livro. E tal como escrevi, acredito que os livros "nos escolhem" e um livro lido uma determinada altura, numa outra pode ter um significado completamente diferente. Acho que é por isso que nunca reli um livro até hoje...:)

      Eliminar
    2. Concordo com o que dizes. Por outro lado, acho que um livro (tal como a música) diz muito sobre a pessoa. Por isso é bom descobrir aquilo que recomendam. Seja porque gostaram ou porque se apaixonaram por essa obra.

      Eliminar
    3. Teríamos certamente aqui um tema para falar bastante, para ser muito "discutido"! :)

      Eliminar
  24. Do Murakami aconselho "A sul da fronteira, a oeste do sol", também é dos que prende.
    "O retorno" da Maria Dulce Cardoso também é muito bom. O Mia Couto é sempre fantástico.
    Mas tenho uma outra sugestão prática e gratuita: os contos digitais do DN. Basta fazer o registo: http://www.dn.pt/Especiais/bibliotecadigital.aspx?utm_source=banner&utm_medium=display&utm_campaign=biblioteca_digital.
    Mesmo que não os queiras ler todos, lê o do Afonso Cruz, é fantástico.

    ResponderEliminar
  25. eu adoro isabel allende, adoro adoro. já li quase tudo dela e continuo ávida de ler mais. a ilha debaixo do mar e a casa dos espíritos são os que recomendaria. também gosto muito de murakami, já´li uns quantos, e recomendaria o mesmo que te foi recomendado ai em cima :) we need to talk about kevin, de lionel shriver que é um livro perturbador (que li recomendado pela vespinha), o pintor debaixo do lava-loiças, do afonso cruz, a trilogia millennium é daqueles policiais que não consegues pousar, capitães da areia, do jorge amado (reli há pouco tempo, passados mais de 10 anos, e continuo a gostar imenso)... e por agora é disto que me lembro :)

    ResponderEliminar