12.5.15

para que eles não as ofendam


Cruzei-me hoje com a capa deste livro. Ao que parece é real e que tem 96 páginas. Mas não sei o tipo de coisas que constam nas mesmas. Tentei encontrar informações sobre o mesmo mas só encontrei algumas brincadeiras masculinas. “É um livro em branco e um óptimo bloco de notas”, dizem. Além disso, encontrei algumas opiniões de quem já leu o livro e que defende que é uma excelente prenda para eles. Até defendem que é um guia para os homens, de modo a que saibam o que lhes podem dizer sem que as ofendam.

Nos sítios onde encontrei a imagem em forma de brincadeira, ou seja, dizendo que o livro está em branco, existem diversos comentários onde se podem ler coisas como “sexista” que são ditas a quem partilha a piada. Existem ainda algumas pessoas que brincam com algumas situações que imaginam constar no livro, tais como “querida esse vestido faz-te gorda”. Há ainda quem brinque com o tamanho do livro, defendendo que só pode ser falso.

As minhas questões são outras. Existe realmente a necessidade de um livro destes? Os homens não sabem o que dizer ou não dizer a uma mulher? Caso exista necessidade, que tipo de frases constam neste livro e que são desconhecidas para o sexo masculino? Por outro lado, e numa altura em que o sexismo está a ser muito falado devido a diversas questões mais ou menos mediáticas, este livro torna-se vital para que se evitem problemas? Por fim, as mulheres são a favor ou contra uma obra destas?

Podia passar muito mais tempo a levantar questões sobre um livro que, a ser real, considero que serve apenas para ser oferecido em jeito de brincadeira (defendo isto porque quero acreditar que os homens, melhor, as pessoas sabem o que dizer ou não às outras sem que as ofendam). Mas aquilo que gostava mesmo de saber é que tipo de coisas é que constam nas 96 páginas deste livro. Ou seja, numa óptica feminina e também masculina, o que deveria estar nesta obra.

2 comentários: