18.5.15

a forma, mais honesta possível, de explicar o que se passou ontem

A ruptura total do tendão de Aquiles impediu-me de fazer algo que faço sempre que o Benfica é campeão e que passa por ir ao Marquês festejar com os adeptos e jogadores. Este ano tive de me contentar com os festejos televisivos. Algo que permite que tenha uma perspectiva melhor sobre o que aconteceu no Marquês.

Basicamente, acho que todas as pessoas estão de acordo no que diz respeito à impossibilidade lógica de olhar para aquele grupo de pessoas como sendo a generalidade dos adeptos do Benfica. E o mesmo se aplica a todos os clubes pois problemas existem em todos os lados. E qualquer pessoa num rápido exercício de memória recorda casos, sem sair de Portugal, dos outros dois grandes clubes nacionais: Porto e Sporting. E esta lógica aplica-se igualmente aos agentes da Polícia destacados para aquela zona.

Na televisão vi adeptos que queriam festejar. Vi adeptos (que não o são) que só queriam confusão. Com a polícia ou com outros adeptos. Vi polícias preocupados com a ordem e vi polícias preocupados em apagar o fogo com gasolina. Se acho inadmissível que um adepto arremesse pedras e garrafas para cima de outros adeptos (e polícia) acho igualmente inadmissível que um polícia comece a bater em pessoas que simplesmente estão a passar à sua frente, que os mande para o “cara***” e que use o bastão para simular um pénis que agita na direcção dos adeptos. Existem culpados dos dois lados e só lamento pelas pessoas que estavam ali para se divertir e que se viram envolvidas num problema que não é era seu.

Lamento também a forma como a comunicação social deu cobertura ao que estava a acontecer. A partir do primeiro incidente foi totalmente ignorada a festa. Parecia que estava a ver uma reportagem sobre um motim. Os jogadores do Benfica estavam no palco e foram ignorados por completo. Nem sequer foi mostrado o capitão (Luisão) no momento em que tentou acalmar as pessoas. Não digo que se esconda o que aconteceu. Não pode nem deve ser esquecido. Mas não deve ser igualmente esquecido o motivo daquele directo de largas horas que passa pela festa de um clube. Mostra-se uma aplicação que deixa ver onde está o avião durante a viagem entre o Porto e Lisboa mas ignoram-se os jogadores no palco. Acho que poderia existir um equilíbrio que foi esquecido em detrimento da “miséria”.

O futebol mexe muito com as pessoas que, por norma, cegam no momento de fazer uma análise minimamente justa sobre algo. Provavelmente existirá quem não ache lógica nenhuma às palavras que vou partilhar agora. Mas considero que o comunicado de Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, é a forma mais honesta possível de resumir e explicar aquilo que aconteceu ontem. Está tudo aqui. E são palavras que se aplicam ao Benfica hoje mas que podem aplicar-se a qualquer clube ou incidente do género no futuro.

"Devo um agradecimento muito especial a todos os benfiquistas que, de norte a sul do país, de Timor a Luanda, de Paris a Toronto, festejaram a conquista deste título. As imagens que vi pela televisão, as imagens que presenciei ao vivo em Guimarães, no Porto ou em Lisboa deixam-me orgulhoso porque demonstram a dimensão do Clube, a sua grandeza, mas principalmente a grandeza dos seus sócios e adeptos. Este título não foi ganho contra ninguém, é um título de todos aqueles que gostam de futebol. É um título de todos os benfiquistas, estejam eles onde estiverem.

Devo confessar igualmente alguma frustração. A frustração de quem já viu as imagens da criança que em Guimarães assistiu à detenção do pai de forma violenta e sem razão aparente, a frustração de quem viu os incidentes que interromperam os nossos festejos no Marquês nesta madrugada. O futebol não pode pactuar com qualquer tipo de violência, é preciso apurar responsabilidades. É preciso que os responsáveis pela violência da noite passada sejam identificados e punidos. O futebol não precisa dos que ontem provocaram as cenas que vimos.

Vi milhares de jovens, centenas de crianças, famílias inteiras a festejar no Marquês. Foi para isso que trabalhámos durante todo o ano, foi para isso que idealizámos tudo o que foi preparado no Marquês. Infelizmente, uma minoria tentou estragar tudo aquilo que preparámos. Não sei se são benfiquistas ou apenas um grupo de vândalos profissionais. Sejam o que forem, têm de ser responsabilizados pelo que fizeram. O futebol não precisa deles.

Quanto às forças de segurança, também há imagens que devem merecer a atenção e a abertura de inquérito por parte do Ministério da Administração Interna. É preciso apurar se, não houve, em alguns momentos, excessos por parte das forças de segurança.

A minha palavra final é um apelo para a comunicação social. Não reduzam as celebrações do 34.º título de campeão nacional do Sport Lisboa e Benfica aos incidentes da madrugada. A equipa não o merece, e os adeptos – 99,99% – também não!

Luís Filipe Vieira".

16 comentários:

  1. Eu não sou adepta (não vibro com futebol) e estive lá, acompanhei o ambiente na zona desde antes do jogo. Logo após o jogo o ambiente estava fantástico, mas depois, como sempre, as coisas começaram a aquecer. O abuso de álcool não ajuda e os palermas que começam a aparecer só porque há "festa" muito menos...

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem pessoas que não sabem comportar-se e isso é triste.

      Eliminar
  2. Não é justo para o Benfica resumir tudo nos episódios de violência.

    ResponderEliminar
  3. Este texto lê a minha mente em relação a este assunto!

    ResponderEliminar
  4. Não podia estar mais de acordo contigo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquelas palavras aplicam-se a todas as confusões, com todos os adeptos de todos os clubes.

      Eliminar
  5. Nós seremos sempre muito mais do que notícias sensacionalistas. Nós somos benfiquistas, orgulhosos e campeões.

    ResponderEliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirante18 de maio de 2015 às 19:39

    Uns milhares à solta, álcool, euforia, gente mal intencionada.
    Ate parece que não se adivinhava.

    Também gostei da versão querido mudei a casa que fizeram no estádio. O bar ficou muito feng shui.

    Do senhor policia, duas coisas: os valentões da ultima semana que vão ao facebook dele ameaca-lo como fizeram às gaiatas; e um bom processo-crime em cima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E basta que meia dúzia entre em confronto com a polícia para que outros tomem as suas dores e entrem num despique ridículo.

      Infelizmente o feng shui aconteceu ali como acontece nos comboios, nas estações de serviço e em quase todos os estádios. Tentou fazer-se disto algo exclusivo dos adeptos do Benfica mas ainda ontem apareceu um vídeo de problemas nas imediações do estádio do Sporting que envolveram confrontos com polícia, garrafas, pedras e até balas de borracha. É a prova de que isto acontece em todo o lado. Infelizmente.

      Felizmente muita coisa aconteceu em directo. Espero que isso ajude a identificar culpados de parte a parte.

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante19 de maio de 2015 às 10:58

      Mas não deixa de ser interessante como o foco da atenção vai para as pauladas que o adepto levou da polícia (nada de novo nos estádios, sei quem tenha sido agredido por forças da segurança, das mais diversas faixas etárias) e para a festa estragada.
      Já do que aconteceu no estádio... que incluiu um alegre e descontraído saque. É que não foram só as cadeiras e vandalizações "normais", foram assaltos, ao bar (dinheiro e bens) e ao armazém do clube. Quero ver se o LFV pede para identificar esses adeptos (que não me pareciam querer roubar para comer, ou para se insurgirem contra injustiças) e os expulsa de sócios ou impede de aceder à Luz.
      E depois há sempre aquela questão dos NN... o senhor Vieira nunca responde a ela (verdade seja dita, ninguém também pergunta)

      Eliminar
    3. Acho que o comunicado aplica-se a tudo. E deve também ser discutido o motivo das pessoas terem ficado tanto tempo fechadas no estádio. Recordo-me de ter ido a Liverpool onde o Benfica ganhou 0-2 para a Liga dos Campeões. Quem já foi a Anfield sabe que o estádio é no meio de casas. O Benfica tinha eliminado os ingleses e passados poucos minutos estava na rua e não houve qualquer problema.

      Existem muitas situações que têm de ser discutidas tal como a situação das claques de que falas. E têm de ser apurados responsáveis, quer seja das autoridades como da massa adepta. E os culpados têm de ser penalizados de forma justa.

      Eliminar
  7. Futebol... é sempre a mesma coisa. Por isso que há anos que não passo cartão nenhum a isso. Só acho lamentável.

    ResponderEliminar