25.5.15

é só uma mulher…

Uma das consequências da minha lesão é a impossibilidade de conduzir, uma das coisas que mais gosto de fazer. Como tal, desde que me lesionei que costumo andar com os meus pais – sendo que é o meu pai que conduz o carro – e com a minha mulher. Sempre que preciso de ir a algum lado é com eles.

E quando ando de carro com a minha mulher reparo em algo bastante curioso. Que passa pela vergonha (não sei se será o termo correcto) que alguns homens sentem quando são ultrapassados por uma mulher. Parece que quando uma mulher passa por eles perdem parte da sua masculinidade e também dotes de condutor. Parece que se sentem diminuídos.

Neste fim-de-semana estava na A2 com a minha mulher. O troço tem três faixas e nós seguíamos no meio, a ultrapassar um carro que ia mais à direita. Tudo corria bem até que o homem notou que estava a ser ultrapassado por uma mulher. A partir daquele momento a sua viagem transformou-se numa corrida. Aquilo deixou de ser uma auto-estrada para passar a ser uma pista de orgulho. O homem não descansou enquanto não ultrapassou a minha mulher, passando, na sua mente, a ser o líder, o macho alfa.

A minha mulher já me tinha contado diversos episódios deste estilo. Este foi presenciado por mim. E a minha questão é: porquê este comportamento? É apenas uma mulher. Tal como podia ser apenas um homem. Tal como podia ser apenas alguém mais novo. Ou alguém mais velho. Misturando isto tudo, era apenas mais um condutor que executou uma manobra como deve ser, sem qualquer perigo para os restantes condutores. Se estas pessoas se sentem diminuídas numa estrada nem quero imaginar fora dela.

18 comentários:

  1. Mas porque é que depreenderam que foi por estar a ser ultrapassado por uma mulher?!

    ResponderEliminar
  2. Mas porque é que depreenderam que foi por estar a ser ultrapassado por uma mulher?! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque o senhor ia muito calmamente na faixa mais à direita. Até que a minha mulher ultrapassou e ele olhou para o lado e começou a acelerar como se o mundo fosse acabar :)

      Eliminar
    2. Se calhar não gosta de ser ultrapassado seja por uma mulher ou homem ;)

      Eliminar
    3. Já tinha sido ultrapassado por outros carros ;)

      Eliminar
    4. :) ok, então sendo assim... só achei curioso porque nunca dei conta deste tipo de fenomeno :)

      Eliminar
    5. :) vou criar propositadamente a situação e ficar a ver o que acontece então ...só não sei é se me vão conseguir ultrapassar ;) e se calhar é por isso que nunca me tinha apercebido deste fenómeno

      Eliminar
  3. É mesmo assim!
    Já me aconteceu várias vezes e também não percebo o porquê!
    Quando sou ultrapassada por um homem não me causa qualquer espécie, confesso e não percebo o porquê do contrário não ser assim tão pacífico!
    Talvez alguns homens se sintam feridos no ego pelo "kit de unhas" que algumas mulheres têm! :P
    Cris

    ResponderEliminar
  4. Mas o que mais há é pessoas assim, são as mentalidades, como se tivessem presos na idade da pedra.

    ResponderEliminar