11.2.14

isso é coisa de maricas

Não é preciso recuar muito no tempo para que certos comportamentos ou gestos masculinos sejam automaticamente associados à homossexualidade. Sem fazer um grande exercício de memória, lembro-me rapidamente de vários: vestir roupa cor-de-rosa, fazer a depilação e usar cremes. Aos olhos de muitas pessoas, um homem que faça este tipo de coisas é um maricas. “Homem que é homem não faz nada disso”, gritam muitos homens que entendem que a masculinidade se mede pelo tamanho dos pelos no peito e pela força com que se dão murros no próprio peito enquanto se grita.

Podia falar da roupa cor-de-rosa. Ou da depilação. Mas vou apenas falar dos cremes. Felizmente, com o passar do tempo começa a diluir-se a ideia de que homens que usam cremes são maricas. Porque a verdade é que não são. São apenas e só homens que se preocupam com a pele. Com isto não quero dizer que um homem precise de 1298012983098302934 cremes. Mas, um creme diário, que pode ser aplicado ao acordar e ao deitar é algo que todos os homens deveriam utilizar. E desenganem-se aqueles que defendem que são precisas pequenas fortunas para comprar um creme em condições.

E aqui dou o meu exemplo. Costumo usar o Nivea Men Skin Energy ou o L´Oréal Men Expert Hydra Sensitive. Qualquer um deles pode ser comprado numa grande superfície comercial e os preços oscilam, se não me engano, entre os dez e os doze euros. Além disso, tenho um esfoliante de rosto que deveria usar uma vez por semana. Há também alturas em que não dispenso o creme hidratante de corpo. E qualquer um destes produtos tem uma duração razoável. Ou seja, não há razão para um homem dizer que não cuida da pele porque é caro.

Como referi, acho que a mentalidade de que apenas os homossexuais cuidam de si está a mudar. E defendo que, nesta mudança, as mulheres assumem um papel de destaque. Pois elas têm o poder de fazer com que os homens comecem a cuidar mais de si. Por exemplo, se elas derem o passo de comprar um creme para eles, eles começam a usar. Sem hesitar. Sem pensar que passam a ser menos másculos por causa disso. Passo que muitos homens não são capazes de dar sozinhos com receio daquilo que lhes possam chamar devido à triste mentalidade que ainda existe apesar de ser menor.

E não deixa de ter piada que aqueles que acusam os outros de homossexualidade, são aqueles que acabam por fazer as coisas às escondidas. Quer seja usar um creme, vesitr uma peça de roupa cor-de-rosa ou fazer a depilação.

22 comentários:

  1. Eu acho que os homens se devem cuidar sim. Eu por exemplo, compro o creme de rosto ao meu marido pois ele não liga a essas coisas e anda sempre com a pele seca e incentivo-o a usar. Um homem gostar de si e se preocupar com o seu corpo não tem nada de mal. Mas claro que aquelas mentalidades tacanhas deixam muito a desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fazes muito bem. E quase que aposto que assim usa sempre.

      Essas mentalidades vão demorar a desaparecer.

      Eliminar
  2. É verdade, ainda existe muito preconceito... Eu tenho um amigo que fazia a depilação às escondidas, com vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que está a roubar alguém quando está a fazer algo completamente normal.

      Eliminar
  3. Se vestir cor de rosa é de gays, tenho que escolher melhor os homens com quem namoro...

    (enfim... quando não se tem o que dizer, inventa-se... eu adoro um homem que se trate sem vergonhas e se vista sem preconceitos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É incrível mas ainda hoje existe quem acredite que só os homossexuais é que vestem cor-de-rosa...

      Eliminar
  4. Acho que os homens devem cuidar-se e mimarem-se como as mulheres. Só faz bem :)

    ResponderEliminar
  5. É verdade que ainda existe muito preconceito mas já se vê muito homem a preocupar-se um pouco mais como seu próprio corpo e imagem. Se tiverem uma mulher ao seu lado que dê um empurrãozinho, claro que facilita as coisas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem que os homens se preocupam cada vez mais. E a verdade é que as mulheres têm um papel fundamental.

      Eliminar
  6. Os homens devem cuidar-se sim e não ficam "maricas" por isso. Odeio a expressão maricas porque a meu ver um gay nada tem de maricas, acho até muito masculino... imaginar 2 machos juntos... mas pronto isto daria outra conversa.
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso daria outro tema. E ainda bem que os homens estão a cuidar-se cada vez mais.

      Eliminar
  7. Infelizmente o que dizes é bem verdade, existe mtas mentes tacanhas atualmente. E nao sao apenas as pessoas mais idosas ( que ainda se podia compreender ). Eu uso gel de limpeza, exfoliante semanal e creme para o rosto 2x ao dia e é costume fazer a depilaçao com maquina de 2 em 2 meses e nao é por isso que me ache menos homem que os outros. Apenas gosto de cuidar de mim e felizmente a minha mulher gosta e incentiva-me. E para ajudar á festa lol tenho imensas peças de roupa de cor rosa, lilas e roxo, esta ultima, uma das minhas cores favoritas.

    Mas sabes o curioso? O meu melhor amigo sempre que me via de rosa/lilas/roxo punha-se logo com as piadas sobre serem cores faggets e qd me via por creme era igual...mas agora que tem namorada que me disse a frente dele k curtia o facto de cuidar de mim e tal, agora ja faz o mesmo q eu e ja nao diz k é fagget!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que contas é típico naqueles que "gozam" com os outros. Quanto às mentalidades, existem pessoas novas bem piores do que os mais velhos.

      Eliminar
  8. Por acaso não gosto nada de ver homens com roupa em tons de cor-de-rosa, não por causa desse "estigma", mas talvez porque é uma cor que não gosto nada... Too girly, não sei, nem eu visto lol São gostos!
    Quanto ao resto, acho que um homem deve saber tratar do seu aspecto e ter certos cuidados. Se vocês gostam de mulheres que sabem tratar delas, nós também gostamos de homens que se sabem cuidar...
    Um hidratante de rosto, no meu ver, até deve ser indispensável para vocês quando fazem a barba.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma opinião coerente. Não gostas, simples. Os homens devem cuidar-se e perder os medos.

      Eliminar
  9. Tenho o exemplo perfeito disso aqui em casa :)))
    Não por achar que isso era coisa de maricas, mas sim por achar que isso era coisa de mulher. Ele sempre foi apologista de cada um faz o que quer com o corpo. Mas sempre achou que não precisava de cremes... A minha irmã aqui há uns anos depois de uma conversa deste género, ofereceu ao cunhado pelo natal um creme de rosto. Hoje em dia não sai de casa em o pôr. Protector solar era outra coisa que me enervava, mas tanto fingi que não me ralava e punha em mim e ele dizia que a pele ficava brilhante que comecei a pôr nele. Esfoliante é outra... Às vezes enfiava-me no duche com ele e "enganava-o" para lhe fazer esfoliante. Hoje em dia até já me fala em fazer depilação a laser naqueles pêlos das maçãs do rosto que ficam por cima da barba :))) eheheheh acho que tenho sido uma "má" influência para ele ao longo destes anos eheheh

    ResponderEliminar
  10. Devem, sim, e principalmente, cuidar da pele. Hoje há bons cremes para homens, não tem que pensar que isso é ser marcas.
    Infelizmente, há homens, e conheço muitos da minha geração, que não usam e tem uma pele horrível, por pensarem que cremes são coisas de mulheres.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preferem ter a pele estragada do que passarem por pessoas menos másculas. É triste mas real.

      beijos

      Eliminar
  11. Não tenho preconceito, mas confesso que a esse nível sou desleixado. Não sou de cremes nem de me depilar (vá, há sítios e sítios xD). Quanto à roupa cor-de-rosa, não uso porque simplesmente odeio a cor :P

    ResponderEliminar