11.2.14

quem se gaba mais? elas vs eles

Ontem, na Prova Oral, de Fernando Alvim, falou-se de amor e também de sexo. Infelizmente, não ouvi a totalidade do programa mas houve uma parte que captou a minha atenção. Foi no momento em que se debateu qual o sexo que se gaba mais sobre as conquistas, revelando igualmente detalhes íntimos daquilo que se passa na intimidade. Serão os homens que têm a maior boca de trapos? Ou as mulheres, quando se juntam, é que contam tudo e mais alguma coisa umas às outras?

Os homens têm fama de falar muito. É um facto que ninguém pode negar. Todos os homens têm um amigo que diz que faz e que acontece. Que, e desculpem a expressão, “come” esta e aquela. E que já fez isto e aquilo à outra. E ainda que a fulana é boa na cama ao contrário de sicrana, uma autêntica desilusão. Em traços gerais, esta é a ideia que existe do sexo masculino.

Porém, muita desta propaganda masculina sobre conquistas não passa de balelas. Coisas que são ditas da boca para fora apenas para se destacarem dos restantes homens nos momentos em que cada um conta as suas histórias. É um fenómeno semelhante aos momentos em que os pescadores e caçadores contam as suas histórias. Ninguém quer ficar atrás do outro. Na maioria dos casos é (quase) tudo mentira. No meio daquilo tudo poucas são as histórias verídicas. Esta é a ideia que defendo, com base nas muitas conversas que já ouvi. E que se revelaram infundadas, chegando a dar confusão entre os intervenientes.

Ainda no domínio masculino, há um detalhe que considero importante. Quando um homem ama verdadeiramente uma mulher, não conta nada, mesmo nada, sobre ela. Mesmo que seja o único que nada tem a dizer nos tais despiques com elevado nível de testosterona. Se ele a ama, vai preservar ao máximo a intimidade com ela. Quer seja a nível de sentimentos ou mesmo entrando no domínio das experiências sexuais. Se é a pessoa de quem verdadeiramente gosta, a sua boca é um túmulo em relação a essa mulher.

Quanto a elas. Tenho a ideia de que são mais discretas do que eles. Conheço algumas, à imagem do que referi sobre os homens, que gostam de se gabar sobre as suas conquistas. Mas entendo que são uma minoria. Por outro lado, acredito que elas, umas com as outras e apesar da discrição, falam muito mais sobre os relacionamentos e até sobre experiências sexuais. Mas não no sentido de se gabarem de terem “comido” este e aquele. Mais no sentido da partilha feminina que envolve poucos segredos entre verdadeiras amigas.

Para tirar isto a limpo, nada melhor do que ouvir outras opiniões. Afinal, quem é que se gaba mais sobre as conquistas amorosas e mesmo sobre as aventuras sexuais: elas ou eles?

27 comentários:

  1. Eles, sem dúvida! Há muito gajo papagaio por aí à solta.

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos eu falo com as minhas amigas de um modo geral, do que gostamos ou não fazer e que nos façam, que alguns homens gostam daquilo e outros não, por ali, nada de detalhes nem nomes, sim, neste ponto somos mais discretas ;)

    ResponderEliminar
  3. Na mouche. Nos meus grupos de amigas fala-se sobretudo dos relacionamentos. Mas quando há alguém descomprometido ou com homem recente na sua vida, o assunto desvia para o sexo. E as mulheres (a maioria e da minha experiência) estão cada vez mais à vontade para partilhar, para descrever e para pedir conselhos. Acho ótimo. Só temos a ganhar.
    Em relação aos homens, do que tenho ouvido, é tal e qual: se for (a) sério, não se comenta. Se for passageiro, então é tudo a ver quem pescou a maior truta.
    Ah, e senhores, sim, nós comentamos os tamanhos e as performances. Quanto aos primeiros, nada a fazer, é aplicarem-se com o que (vos) saiu na lotaria da genética. Quanto ao desempenho, é favor aplicarem-se, sim? Bem sei que é um desporto de equipa, mas há mínimos de qualificação. Vejam lá isso. Mais que não seja porque o mundo é pequeno. E ninguém fica favorecido com publicidade negativa.

    Mulher Mesmo de Sonho
    mulhermesmodesonho.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos sorrisos ao ler o teu comentário.

      Os homens, quando gostam, ficam caladinhos que nem um rato.

      Eliminar
  4. Definitivamente, elas. Eles são mais "descarados" comentando aquilo que fazem (ou que não fazem, mas querem fazer acreditar que sim...). Já elas falam mais ao pormenor, ainda que "secretamente". No final das contas os dois lados falam, só muda a forma como se fala!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eles mentem muito. Pelo menos os que se gabam de tudo e mais alguma coisa.

      Eliminar
  5. Eu sei que o meu comentário pode ser suspeito, mas a minha opinião é que eles se gabam e elas comentam. (na onda do que tu disseste).

    Sobre mim mesma, não me encaixo nesse grupo... não falo - nem com amigas, irmãs, vizinhas, whatever - sobre o homem que tenho ou que tive.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fui de partilhar experiências, muito menos sexuais. É uma falta de respeito. E, quem o faz, não precisa de contar tudo sobre a pessoa. Pode falar de uma mulher ou de um homem.

      Eliminar
  6. Eu acho que se tanto as mulheres como os homem fala em igual quantidade. A diferença é que os homens se gabam ( e como referiste, a maioria é so tretas ) e as mulheres discutem entre elas certos pormenores. Outra enorme diferença é que os homens falam á boca cheia e para toda gente ouvir e as mulheres nisso sao super discretas.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho que se tanto as mulheres como os homem fala em igual quantidade. A diferença é que os homens se gabam ( e como referiste, a maioria é so tretas ) e as mulheres discutem entre elas certos pormenores. Outra enorme diferença é que os homens falam á boca cheia e para toda gente ouvir e as mulheres nisso sao super discretas.

    ResponderEliminar
  8. Concordo em pleno com o que diz.
    Quando um homem ama a sério nao diz nem comenta coisas intimas. Em relação às mulheres, eu falo por mim, comentamos do relacionamento no geral, em desafo ou partilha, em termos mais intimos não há partilha...é intimo!

    ResponderEliminar
  9. gabarolas há sempre, sejam eles ou elas há sempre quem ache que precisa de se evidenciar perante os outros...

    ResponderEliminar
  10. Há quem diga que os homens dizem o que não fazem e as mulheres fazem o que não contam... ;)
    Entre mulheres, fala-se de experiências de forma discreta... mais no sentido de aprender qualquer coisa ou ouvir outras ideias sobre o assunto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os homens falam falam falam mas não dizem nada ;) Gosto dessa perspectiva da troca de opiniões femininas.

      Eliminar
  11. Eu concordo contigo: eles são mais de se gabar e elas de "partilhar" pormenores...

    ResponderEliminar
  12. Acho que nos dias de hoje isso é mais relativo... As mulheres também gostam de falar das suas conquistas.... Não andam a contar aos 4 ventos, mas entre amigas também se "gabam"... :)

    ResponderEliminar

  13. Um bom post, uma excelente opinião
    Penso que as mulheres não se gabam dos homens que tiveram (gabam-se, sim, de serem melhores que a amiga do lado e/ou colega, quando se trata do aspecto e estilo).
    Os homens já foram mais gabarolas.
    Contar as intimidades, mesmo que entre mulheres, não (há limites).
    Bjs
    E não gosto quando uma mulher vai ao pormenor da intimidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não gosto quando alguém vai ao detalhe da intimidade.

      beijos

      Eliminar
  14. Homens gabam-se (muitas vezes é treta), mulheres comentam ao pormenor. É a ideia que tenho.

    ResponderEliminar