10.2.14

a moda é virar as costas ao mundo (e mostrar o rabo)

Selfie foi eleita umas das principais palavras do ano passado. Mas, com pouco mais de dois meses neste novo ano, esta moda já caiu em desuso. As selfies – fotos que as pessoas tiram à sua própria cara – que são partilhadas nas mais diversas redes sociais já fazem parte do passado. A nova moda são as Belfies. Nada mais do que fotos dos próprios rabos. Ou seja, a nova moda é virar as costas ao mundo e mostrar o rabo.

As redes sociais estão a ser inundadas por este novo fenómeno, maioritariamente praticado por mulheres. Há quem faça da Belfie, como é o caso de Rihanna, o prato do dia. Há quem tire uma foto do rabo ocasionalmente. Há quem seja brega nas fotos. Há quem tenha classe nas imagens que partilha. Como em quase todos os fenómenos à escala mundial, há de tudo um pouco. E como em quase todos os fenómenos do género, são as celebridades que ditam tendências que os comuns dos mortais tendem a imitar, com maior ou menor sucesso.

Não me considero uma pessoa de mente fechada. Nem acho que este fenómeno seja automaticamente catalogado de ordinário. Defendo é que a linha que separa a classe da brejeirice é bastante ténue e a possibilidade de passar a mesma é enorme. Defendo também que a distinção entre ambos os lados dessa linha está nos olhos de cada pessoa. Aquilo de que posso gostar pode ser brega para outra pessoa. E a classe, aos olhos dos outros, pode ser algo ordinário para mim. E a beleza do mundo e da vida está mesmo na diversidade que impede que toda a gente goste da mesma cor.

Após uma rápida viagem pelo mundos dos rabos famosos, escolhi três belfies que ilustram a minha humilde opinião nesta área. Escolhi uma boa belfie. Ou seja, uma imagem com classe para mim. Outra belfie, que não me aquece nem me arrefece. E, por fim, uma belfie que considero desnecessária.

Cheryl Cole – Belfie com classe.


Assumo que sou suspeito. Gosto imenso da Cheryl Cole. Mas também tenho de confessar que quando os meus olhos descobriram esta belfie ainda não sabia quem era a sua autora. Para mim, esta é uma belfie com classe. Nada ordinária. E cheia de estilo.

Kim Kardashian – Belfie não me aquece nem me arrefece.


Aos meus olhos, Kim Kardashian, com esta belfie, tem um pé do lado da classe e o outro algures num mundo que não sei definir. Não acho grande piada à foto mas também não defendo que seja ordinária ou desnecessária. É o que é. E não aquece nem arrefece.

Heidi Klum – Belfie que considero desnecessária.


Heidi Klum é uma mulher lindíssima. Porém, de vez em quando a alemã gosta de surpreender. Neste caso, apesar de não considerar a foto ordinária, acho que a excessiva nudez é desnecessária. Acho que a imagem teria o mesmo efeito com o biquíni no sítio onde deveria estar. Nas condições ideais estaria no mesmo patamar da belfie de Cheryl Cole.

Por fim, algumas vantagens desta moda. As mulheres não precisam de se maquilhar nem de sorrir para as fotografias. A grande desvantagem é que acabam com parte do imaginário dos homens que começam a não ter necessidade de fantasiar com uma mulher despida pois já se dão a conhecer despidas nas redes sociais.

29 comentários:

  1. desconhecia por completo esta nova moda das belfies mas a mim nao me apanham de costa... também o meu traseiro nao é de qualidade, os 40 anos dá cabo de qualquer uma :) beijinho e boa semana e o rabo da kardashian é horrivel pior que o meu blhac

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também mas parece que é a moda do momento. Existem coisas que podem e devem ser vistas por poucas pessoas.

      beijos :)

      Eliminar
  2. E pronto lá vai o mulherio desandar a fotografar as celulites, os papos e as gorduras e espalhar pela net fora!
    Que medo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas tendem a imitar o que as famosas fazem. O que é pena.

      Eliminar
  3. Eu confesso que não acho grande piada a esta moda... Mas das 3 a primeira é a com mais classe...

    ResponderEliminar
  4. Quando se pensa que não há nada mais para inventar...eis que surgem estas proezas. Qual será a próxima?

    ResponderEliminar
  5. Devia haver restrições...cuidado com os Belfies que virão por aí! Medo, Medo!Muito medo!!!
    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como em qualquer moda, as pessoas devem estar a par dos seus limites.

      Eliminar
  6. A mim choca-me quem acha que o corpo da Kim é UAAAU :O

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não sou fã. Das três irmãs, aquela a que acho mais piada é à Kourtney.

      Eliminar
    2. Acho bem mais piada á sosia da Kardashian, uma princesa saudita....é linda e tens umas curvas uiiiii xD

      Eliminar
  7. a da Cheryl é perfeita. excelente exemplo de uma boa belfie. as outras duas são para mim péssimas. cool post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia que eras pessoa para gostar da primeira foto. E está divinal. O rabo quase que passa despercebido no meio do momento da foto.

      Eliminar
  8. A Kim Kardashian ficou tão esquisita com esse fato de banho!
    Concordo com a desvantagem e nem havia necessidade dessas tais de belfies.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso ter cuidado com as belfies. Já não me lembro da notícia desta foto mas acho que era a suposta boa forma dela. Não sei.

      Eliminar
  9. A primeira não é só uma belfie com classe, mas também uma excelente foto. As outras muito más...
    Alguém devia estudar estudar estas modas estranhas de exposição no mundo virtual... Para quê? para saber no que a nossa sociedade se está a transformar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As redes sociais abrem portas que nunca mais se fecham a uma velocidade assustadora.

      Concordo contigo. A primeira foto é muito bonita.

      Eliminar
  10. Hã?????
    Gostei da 1ª foto, mas desculpem lá...não tem mais nada que fazer??
    Agora é moda vai ser fotografar os rabiosques???'

    ResponderEliminar
  11. Ui!!! Tinham que me dar muito dinheirinho para eu andar a 'belfiar' o meu traseiro por aí na net!! :)))

    (a 1ª sem dúvida é uma excelente foto, quase que não reparamos que está ali um rabiosque bem giro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Na primeira foto o rabiosque passa despercebido e tem maior destaque por causa da tatuagem.

      O pior é que "quase" toda a gente o faz de borla.

      Eliminar
  12. BELFIE??? vou ali rebolar a rir e já volto! até já!

    ResponderEliminar
  13. A 1ª foto é de um nivel e classe superior...As outras 2 sao Badelfies!!! Valha-me deus -_-

    ResponderEliminar