19.2.14

faz-me um filho!

Tenho os meus ídolos. Já pedi alguns autógrafos. Tive alguns posters no quarto mas de nenhum dos meus ídolos - aquele que aguentou mais tempo era de uma encantadora miss reef que morava na porta do meu quarto e a quem nunca vi a cara. Mas não passo disso. Com isto quero dizer que nunca vivi o histerismo de estar perto de um ídolo. Nunca comecei a chorar nem aos gritos com a proximidade com alguém que tem uma imagem – que até pode ser fabricada – com a qual me identifico. Aliás, a minha profissão já me ensinou que existem pessoas que são idolatradas simplesmente com base numa imagem falsa. Mas isso , é outra conversa.

Por isso, faz-me alguma confusão quando vejo pessoas aos gritos. Ou a puxarem os cabelos. A chorarem loucamente. E a dizerem que nunca mais se lavam depois de terem sido tocadas por alguém que idolatram. Algo que presenciei ontem, de uma forma bastante agressiva. Algo que chegou a ser assustador. E que dá que pensar, pelo menos a mim.

Ontem, vi uma menina que pouco tinha passado dos dez anos com uma tshirt onde se lia algo como “Anselmo Ralph faz-me um filho”, ou outra, um pouco mais velha, com uma que dizia: “Amo-te Anselmo.” Além das t-shirts vi mulheres com mais de 40 anos com Anselmo escrito na testa e a competirem com meninas de tenra idade. Vi ainda lágrimas e discussões entre fãs mais acaloradas. Vi pessoas acotovelarem-se para ter o melhor lugar. Ouvi gritos. Era um histerismo sem limites onde só importava estar o mais perto possível do ídolo.

Eu compreendo que os mais novos idolatrem alguém. Percebo a “excitação” de estar perto de alguém de quem se gosta. Mas fico-me por aí nas coisas que consigo compreender. É assustador ver crianças com comportamentos daqueles, sendo que a maior parte delas nem tinham os pais por perto. Transformar a admiração por alguém numa batalha de histerismos é algo que me assusta. E que não compreendo. Talvez seja só eu, que nunca vivi com intensidade essa coisa dos ídolos.

39 comentários:

  1. Concordo contigo. Ainda eu não sabia quem era o Anselmo Ralph (Shame on me) quando vi um concerto dele em Águeda. Eu, que fui só para ir ao Agitágueda, fiquei completamente de boca aberta com a quantidade de crianças presentes no concerto. Sabiam as musica todas e algumas até choravam... Achei aquilo um bocadinho demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está em causa ser o Anselmo Ralph. Até gosto dele. Mas sim o histerismo descontrolado das pessoas.

      Eliminar
  2. Já viste o mulherio num strip masculino? Jurei para nunca mais... creepy! LOL detesto confusões e então dessas... nossa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em tempos costumava ir a uma ladies night que tinha strip. Nesse momento elas entravam num novo mundo.

      Eliminar
  3. Eu confesso que tenho um 'fetiche' com o Brett Anderson, já vi 'N' concertos dos SUEDE, já toquei no senhor e fui tocada pelo senhor (a última vez ele tocou -me numa 'amiga' LOL mas foi sem querer, coitado!); no entanto nunca gritei histericamente pelo senhor e muito menos pedi que me fizesse um filho, credo!

    Mas deixa-me dizer-te que eu tenho muitas histórias com famosos, e sem eu querer ou fazer por tal, como -p.e.- o vocalista dos Sisters of Mercy pedir-me lume e meter-se comigo... :-) Mas foi numa outra vida em que eu era jovem e gira! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muitas histórias para contar :) Aposto que continuas igual ;p

      Eliminar
  4. É nestas horas que eu penso que está tudo louco e com os valores completamente invertidos (ou pervertidos).
    Eu sou do tempo em que as miúdas sonhavam com o Brian Adams.
    Se o visse à minha frente... pois não sei. Do alto dos meus 15 aninhos, possivelmente desfalecia ou então ficava muda e envergonhada. Mas não lhe pedia um filho. "Ó balhamedeus", era uma cena platónica! Mas eu era assim!
    E se fosse a um concerto dele não falta à escola.
    Caramba, faltar à escola para ir para a porta do estádio... a minha mãe rifava-me, certamente! Hoje em dia a miudagem falta dias inteiro às aulas (e muitas vezes a manhã seguinte tb porque estão cansadinhos) com o apoio dos pais porque vão a um concerto de um os seus ídolos.
    Isto faz-me confusão. Ou então estou só a ficar velha :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que esses "amores" platónicos fazem parte do crescimento. Mas hoje vive-se tudo de uma forma assustadoramente descontrolada. E acho que não quer dizer que estamos mais velhos mas que os valores estão trocados.

      Eliminar
  5. Acho que é uma pirosisse as miúdas tão pequenas já com esses comportamentos de histerismo....não têm pais que imponham certos valores.Eu levei um estalo do meu pai por cantar a canção da Simone Oliveira,cujo refrão "Quem faz um filho fá-lo por gosto".e era canção de festival.Os tempos são outros é verdade,mas nem tanto à terra nem tanto ao mar....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maior parte das crianças nem tinham os pais por perto. Só isso diz muito.

      Eliminar
  6. Muitas vezes os pais (pai e mãe) são piores que essas miudinhas :S

    E este texto fez-me lembrar um video muito bom que surgiu há uns tempos de uma chavala num concerto já nem me lembro de quem que dizia que nunca mais lavava (acho que era) a mão. E há outra miudinha atrás que fica completamente escandalizada com aquele "nunca mais". Rio-me só de me lembrar ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres mais velhas estavam loucas. Esse vídeo é brutal. A reacção da miúda é de chorar a rir :)

      Eliminar
    2. Tenho esse vídeo na minha rubrica dos tesourinhos ;)
      http://kind-of-restless-soul.blogspot.pt/2013/09/tesourinhos-6.html

      Eliminar
  7. Tive os meus ídolos e também não consigo perceber a histeria de muito boa gente...isto é ainda mais granve quando já têm idade para terme juízo...enfim!

    http://thatsthe-way.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é uma fuga dos problemas da vida. Um escape do resto do dia. Mas é assustador.

      Eliminar
  8. Lidei durante 12 anos por motivos profissionais com "gente famosa" e outros não menos famosos, aprendi que muitas vezes, o maior "idolo" que podemos ter, está no ser humano que existe por trás da "estrela"...ou não.

    Não tenho falsas modéstias...é com muito orgulho que recordo determinados episódios dessa minha carreira...como por exemplo, quando vinha cá atuar um determinado cantor espanhol, ele perguntar imeditamente pela "rubia"...que era eu no século passado:)...desculpa... já estava a viajar no tempo...distraí-me.

    jinhoooosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as pessoas conhecessem alguns famosos e aquilo que realmente são, não os idolatravam tanto. E mais não digo ;)

      beijos

      Eliminar
  9. eu com 10 anos jogava à macaca e era uma maria-rapaz...

    ResponderEliminar
  10. Vão desculpar-me a ignorância, mas não faço a menor ideia de quem seja o Anselmo Ralph. Estou a ver aqui o nome pela primeira vez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.youtube.com/watch?v=whH2oDg28-k Esta é provavelmente a música mais famosa dele. É um cantor de sucesso, com talento, que está nesta fase, a "dominar" o panorama musical nacional e que será um dos mentores dos programa Voz de Portugal, da RTP.

      Eliminar
  11. Respostas
    1. É um bom cantor. E o nome dele só esta neste texto porque foi aquilo a que assisti.

      Eliminar
  12. Isso e um pouco assustador, eu com dez anos ainda brincava com barbies... O mundo esta perdido!

    ResponderEliminar
  13. Somos 2 então...nunca tive este tipo de histerismo...nem na adolescência, e também tive nessa altura aqueles artistas de "praxe" (se não me engano, os BROS e os NKOTB)...na realidade os meus únicos ídolos são 2 só, e que infelizmente já não se encontram por cá!

    ResponderEliminar
  14. Achas isso fora do normal??? (também eu) Mas pior, é o facto os fãs da Sofia do Secret Story, quererem ajudar ela a comprar uma casa....helloooooo!!! E ela não é ninguém, não nenhuma actriz, cantora ou sequer, fez algo pelo país!! Socorro não posso com isso.

    ResponderEliminar
  15. E é isto que pretendem os artistas.
    Também me faz espécie este tipo de comportamentos.

    ResponderEliminar
  16. Foi o fim de uma era para o Mickael carreira que revirava os olhos de ressabiado do mulherio já não se atirar para o chão por ele. Beijos

    ResponderEliminar
  17. Nunca entendi esta onda de histerismo, nem quando era miúda... Mas desde que me lembro que há estes fenómenos. Vem-me à cabeça o que era um concerto dos Beatles, naquele tempo... Não é fenómeno desta geração, mas parece-me só relativo às mulheres... Sendo eu mulher, não consigo entender! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, acho que é um comportamento que se nota mais nas mulheres :)

      Eliminar
  18. Faz-me confusão este tipo de comportamento, se bem que eu gosto das musicas do Sr. . Mais confusão me faz criaturas com 13/14 anitos, com a conivência dos paizinhos tatuarem no corpo o nome dos seus ídolos. Fosse no meu tempo e actualmente poderia ler-se no meu braço um bonito "Simon Le Bon" ou quiçá "Thomas Anders" (sou uma pessoa muito antiga)lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito. E não está em causa ser ele. É o comportamento de meninas pequenas.

      Gostei disso das tuas tatuagens ;)

      Eliminar