28.2.14

duas experiências carnavalescas que quero viver

Quando era puto mascarei-me de tudo e mais alguma. Fui polícia, índio, cowboy e por aí fora num vasto leque de personagens míticas que fazem parte do imaginário de qualquer pessoa da minha idade. Gostava de andar mascarado. Eram bons momentos, que agora recordo quando o telemóvel começa a tocar por causa das mensagens que a minha irmã envia com fotos da minha sobrinha mascarada.

Com o passar dos anos passei a ver o Carnaval com outros olhos. Continuei a gostar. O encanto manteve-se. Estava sempre a mascarar-me. Mas as brincadeiras eram outras. Divertia-me com os saudosos estalinhos que se atiravam aos pés dos amigos, com as raspadinhas que se agitavam com as mãos fechadas, e com as indesejadas bombinhas de mau cheiro que se rebentavam dentro das salas de aula. Nunca fui de brincar com ovos nem farinha mas adorava uma boa guerra de balões de água. Faziam-se equipas e acabava quase sempre toda a gente encharcada. Bons tempos!

Os anos continuaram a passar e continuei a mascarar-me. Recordo-me de me mascarar de mulher e de a minha irmã me ter arranjado umas unhas que colei nas minhas (não sei precisar o nome). Sei que aquilo era coisa séria e foi um stress para conduzir com aquilo. Além disso, sendo mais velho e estando mascarado de mulher, é-se mais apalpado numa discoteca do que qualquer peça de fruta da secção de frutas de um hipermercado.

Ao longo dos últimos anos não me tenho mascarado. Continuo a gostar de ver pessoas mascaradas e de assistir a um desfile – habitualmente é o de Sesimbra. Num passado mais recente, só quando joguei num clube perto de Sesimbra é que senti o espírito sério do Carnaval. Fez-me lembrar o Brasil. Ainda faltavam largos meses para o Carnaval e os meus amigos já tratavam dos preparativos. Convém dizer que chegam a ser dezenas de pessoas todas vestidas de igual. Fazem os fatos, participam no desfile e quase não dormem durante vários dias. Recordo-me de ter um jogo importante (que ganhámos) e alguns deles chegarem com chupetas ao peito e ainda com a cara pintada.

Este ano não sei se me vou mascarar. Desafiei a minha mulher a mascarar-se de homem. Eu seria uma mulher e assim seria a nossa noite. Não sei se isto vai acontecer. Mas, ao recordar os meus amigos do Azóia, lembrei-me de duas experiências carnavalescas que gostava de viver. Ambas no Brasil. Gostava de festejar o mítico Carnaval do Rio de Janeiro pois acredito que estar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí deve ser uma experiência única. Por outro lado, adorava estar presente no Carnaval de rua de Salvador. Havaianas no pé, cerveja na mão e muita folia ao som do trio eléctrico. Quem sabe um dia...

PS - Se não for pedir muito, também gostava de conhecer a magia do Carnaval de Veneza.

18 comentários:

  1. Clap, clap, clap
    Estou a aplaudir de pé. És a primeira pessoa (tirando as professoras e auxiliares da escola do meu filho) que eu ouvi hoje dizer que gosta de se mascarar.
    Que gosta do Carnaval.
    Que se diverte com estas folias.
    Irra que já estava um bocadinho farta destes "ódios" a esta época.
    Cá entre nós que ninguém nos ouve, quem diz que não gosta é porque nunca se conseguiu divertir num baile ou desfile de Carnaval.
    Eu não sou grande apreciadora dos desfiles, a não ser que participe :)
    Confesso que desde que me casei, ainda levei o maridão a um ou dois carnavais mas ficou por aí. E com uma pena imensa. Gosto tanto!
    Ele não é muito destas coisas mas gostou quando foi!
    Um dia destes, com a criançada mais crescida, vamos novamente. Prometo (principalmente a mim!)

    ResponderEliminar
  2. Nunca liguei ao Carnaval... Acho que desde sempre me mascarei contrariada :S quando chegou a altura de dizer não, sempre disse :p Este ano vou viver um Carnaval diferente... Hei-de falar dele na semana que vem.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto do Carnaval. Nunca me mascarei, mas nunca impedi as miúdas de o fazerem se e quando quiserem...
    Agooora ia de bom grado ao Rio, a Salvador ou a Veneza:) ...ai não:)...isso sim, é Carnaval!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carnaval é um estado de espírito de cada um de nós. Sendo que naqueles locais tudo se solta mais facilmente.

      Eliminar
  4. Quando lá estive não era Carnaval mas digo-te aquelas máscaras fizeram-me sonhar! Um glamour sem igual :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser muito giro estar numa sala cheia de gente sem saber quem se esconde atrás de uma máscara que nos cativa.

      Eliminar
  5. Sim, concordo! Viver a experiência do Carnaval Brasileiro e, por outro lado, ver o de Veneza deve ser excelente!
    Um dia, certamente, viverás essas experiências.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Não vou muito com o Carnaval, porque os portugueses têm o dom de estragar a diversão com brincadeiras parvas e que muitas vezes prejudicam os outros. Mas gosto de ver as crianças mascaradas, principalmente quando as escolas se juntam e vão todos vestidos de igual ou sob um determinado tema. E também não me importava nada de passar férias num desses carnavais que enumeraste. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo o que dizes. E quando assim é, tudo perde a piada.

      beijos

      Eliminar
  7. A do Carnaval brasileiro não me atrai, mas Veneza sim. E muito :)

    ResponderEliminar
  8. Não sou especialmente folião nesta época. E sou de luas, ou seja, há anos em que me dá para me mascarar, mas na maioria das vezes passo quase ao lado desta época festiva (e digo quase, porque o trabalho obriga-me a entrar em modo carnavalesco xD). Mas, apesar de tudo, também gostava muito de conhecer o Carnaval Brasileiro e o de Veneza

    ResponderEliminar
  9. Não sou grande fã do Carnaval, mas gosto muito de ver as pessoas mascaradas.
    Nunca me mascarei, nem me recordo de em miúda me mascarar. E apesar de não dar importância ao carnaval, no próxima 2ªfeira vai haver uma mega aula no ginásio(como todos os anos faxem). Nunca fui, mas já pensei deixar a timidez de parte, comprar uma máscara e curtir a aula.
    Carnaval no Brasil não sei se gostaria (e tenho uma sobrinha a viver no Rio e ainda não fui lá porque não me decidi) mas gostaria de ir ao de Veneza que dizem ser muito bom.
    Bom fim de semana e beijinho

    ResponderEliminar