3.2.14

só até dia 18

Garrett Mcnamara está de volta à Nazaré, na esperança de apanhar as maiores ondas do mundo, de forma a bater o seu próprio recorde. O surfista vai ficar por cá até dia 18, sendo que na próxima Quarta-Feira deverá voltar a enfrentar as ondas gigantes da Praia do Norte. É certo que não são precisas desculpas para visitar a Nazaré mas tudo isto se transforma na desculpa ideal para visitar um local de rara beleza que fica a cerca de uma hora de Lisboa.

Há quem tenha ido de madrugada para o Farol. Eu, que fui lá ontem, cheguei apenas um pouco antes do meio-dia. Sendo que ainda fui a tempo suficiente de ver as ondas que roubam a respiração a qualquer pessoa e o havaiano que melhor promove Portugal, dentro e fora de água. Também tive a oportunidade de estar ao lado da novíssima prancha de surf da Mercedes que parece ser uma maravilha, dentro de água, de acordo com as palavras de McNamara.

Onde o medo encontra o respeito


Garrett McNamara e a sua Mercedes

Para este tipo de passeio, é indispensável uma máquina fotográfica pois não existe um único sítio onde não apeteça tirar uma fotografia. Depois de ter estado no Farol rumei à zona ribeirinha, em frente à Praia da Nazaré e foi aí (perto do Porto de Abrigo) que descobri a marisqueira Aki-Del-Mar, onde acabei por almoçar. Bom marisco a um preço convidativo. E com vista para a praia. Espero lá voltar em breve porque ficou muito por experimentar e cada travessa que passava tinha melhor aspecto do que a anterior.

Salada de búzios 

Amêijoas à bulhão pato

Gambas à guilho

Praia da Nazaré

Praia da Nazeré

Por fim, e para quem gosta de passear, recomendo também uma visita ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Fica em caminho no regresso a Lisboa e aquela que é considerada uma das sete maravilhas de Portugal, tem entrada gratuita e permissão de fotos. Merece a visita.

Mosteiro de Alcaboça

Mosteiro de Alcobaça


Notas soltas:
Garrett Mcnamara avisou que ia enfrentar as ondas no Domingo. De véspera, usou o instagram para convidar as pessoas a estarem presentes. As pessoas foram. Mais de mil, certamente. O comércio abriu. Os restaurantes estavam lotados. E, quem é de lá saberá melhor do que eu que não se tratou de um Domingo normal. Defendo que pessoas como McNamara devem ter o máximo apoio que o país possa dar. Este surfista é um embaixador como poucos. Atrai pessoas à Nazaré e, mais importante do que isso, coloca o nome da Nazaré, das suas ondas e de Portugal nas capas de jornais de todo o mundo. Há quem receba muito dinheiro e nada faça na divulgação do que é nosso. Por isso, acho que Garrett McNamara merece todo o apoio de que necessitar durante a sua estadia naquela que considera a sua segunda casa.

Há quem pense, de forma errada, que cinco minutos na televisão fazem de si famoso. McNamara é realmente famoso e depois de muito tempo dentro de água falou aos jornalistas. Depois disso, tirou fotos com todas as pessoas que queriam uma foto a seu lado. Quando acabou, meteu-se no jipe com a mulher e parou sempre que foi solicitado por um fã. Quem pensa que é famoso pode aproveitar este exemplo para pensar um pouco.

Há quem seja contra aquilo que McNamara faz. Há quem diga que é um louco que procura a morte sempre que entra na água. Compreendo esta visão mas não a partilho. Eu sou daqueles que respeita um homem que faz algo ao alcance de poucos. Aliás, entendo que devem existir poucas sensações melhores do que aquilo que McNamara sente quando está a dominar uma onda de mais de trinta metros. O Ronaldo quer marcar mais de 69 golos. Um piloto de fórmula1 quer ser ainda mais rápido. E tantos outros atletas querem superar os seus limites. McNamara quer uma onda ainda maior. Sendo que não se trata de um louco que sobe para cima de uma prancha. Tudo aquilo que faz é estudado ao pormenor e não entra na água só por entrar. É verdade que algo pode correr mal. Mas não pode correr mal noutro dia qualquer? A qualquer pessoa?  

21 comentários:

  1. A primeira foto está linda de morrer... é tua? Com as de comida só babo... Saudades dessa comida, dessa zona, que é como dizes, de uma rara beleza.

    http://the-new-life-of-jo.blogspot.com.au/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos são todas minhas, fui colocando no instagram quando lá estava.

      Eu já tenho saudades :)

      Eliminar
  2. Leimbrei-me logo da pastelaria Alcoa, mesmo em frente ao Mosteiro...Topo de gama!!!

    http://dcabanas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ah vieste cá espreitar ;) espero que tenhas gostado. E sim, nós sabemos que não foi um domingo comum, mas mais um domingo a que o GMac nos habituou.

    ResponderEliminar
  4. E eu que tinha planeado passar o Fim de Semana na Nazaré... Raio da gripe!
    Mas para a semana estarei lá :)

    ResponderEliminar
  5. Vi ontem no jornal da noite...hummm, às tantas um dos que foram filmados a tirar fotos com ele, era o este homem sem blogue (brincando).
    Estou de acordo com o que escreveu sobre este homem da prancha, é a profissão dele, não critiico porque é óbvio que ele não faz isto só porque lhe apetece.
    E ele sabe os riscos que corre.
    Veja-se o Schumacher...
    Bom, tenho a dizer que há anos que não vou à Nazaré. o lugar onde passei umas excelentes férias, ainda não se falavam nas ondas , mas a comida era por demais, fabulosa.
    Obrigada pelo post e pelas fotos.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só vendo as imagens é que percebo se apareci ou não mas quando ele falou eu estava nas suas costas.

      beijos

      Eliminar
  6. "Há quem diga que é um louco que procura a morte sempre que entra na água." - presente.

    ResponderEliminar
  7. Corajoso é, sem dúvida. Eu cá, se fosse mulher dele, vivia sempre com o coração nas mãos. Mas fico muito satisfeita que haja pessoas assim. Ele parece genuinamente boa pessoa e transporta o nome da Nazaré ao mundo. Conheço bem essa zona. Quando lá voltares avisa-me que eu dou-te umas dicas do que hás-de visitar. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Sou da Nazaré e concordo com tudo o que dizes em relação Garrett. Ele está a ajudar a promover o nome de Portugal e em especial da Nazaré como nunca ninguém o fez até hoje. Pena que seja preciso vir alguém de fora para nos ajudar a validar aquilo que temos de bom. Sempre me lembro de ir, desde pequena, apreciar as ondas grandes da praia do norte e até á 3 anos atrás eram poucas as pessoas que se viam por lá. Ontem esteve uma loucura. Também fui lá passear com o meu namorado. Ás tantas ainda nos cruzámos. Hehehehe...
    Estiveste bem na escolha da marisqueira. Fui lá no sábado. ;)
    Da próxima vez que vieres, diz qualquer coisa, pois dou-te umas dicas das especialidades gastronómicas de cá. :P
    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana.

      Talvez volte esta semana para conversar com o próprio :)

      beijos

      Eliminar
  9. É um bicho que eu admiro pela coragem e também pelo que traz a Nazaré.

    ResponderEliminar
  10. Adoro a Nazaré, infelizmente já não vou lá há anos (uns 10 talvez).
    Grandes fotos :)

    Quanto ao McNamara, respect! Eu não era capaz, borrava-me todo e as minhas skills no surf não chegam a tanto :P mas sem dúvida admiro a coragem!

    ResponderEliminar