28.1.14

obrigado carina


Hoje, é impossível ficar indiferente a este vídeo, que está a ser partilhado em dezenas de sites, blogues e outras tantas páginas de facebook. Tal como é impossível, pelo menos para mim, ficar indiferente ao sofrimento de Filomena Teixeira ao longo dos últimos dezasseis anos. Quanto ao vídeo, só tive força para o ver uma única vez do principio ao fim. Isto porque, aos 27 segundos, apodera-se de mim um misto de sensações que me impede de continuar.

Não sou pai. Sou “apenas” tio mas morro de medo só de pensar na possibilidade de viver aquilo que Filomena tem vivido ao longo dos últimos anos da sua vida. Aos 27 segundos, é quando a mãe de Rui Pedro, que hoje faz 27 anos, aparece pela primeira vez. Os seus soluços e a falta de força para dizer o que quer que seja arrepiam-me. Assustam-me. Metem-me muito medo. Não sei o que Filomena tem vivido ao longo dos anos. A dor vazia e sem fim de não saber o que é feito do seu filho. Mas sei que nenhum pai devia viver estes sentimentos durante poucos segundos. Quanto mais durante anos.

Por outro lado, e igualmente aos 27 segundos, vejo em Filomena uma força capaz de fazer girar o mundo. São anos e mais anos de sofrimento, de dor e de ausência de respostas. Mesmo assim, Filomena consegue ter força para lutar, não descansando enquanto não tiver o seu filho perto de si. O seu objectivo de vida. Quem procurar fotos desta mãe ao longos dos últimos anos, irá verificar um enorme desgaste que se nota fisicamente nos traços do seu rosto. Quem olhar com atenção, encontrará também uma força ao alcance de poucos.

É aqui que entra Carina Mendonça, a filha de Filomena Texeira. Digo isto sem qualquer conhecimento de causa mas arrisco que Carina tem sido a tábua de salvação de Filomena Teixeira. Acredito que Carina é o principal motivo para que a mãe não entre num colapso total, do qual seria impossível recuperar. Por isso, obrigado Carina! E que o futuro desta família seja risonho.


33 comentários:

  1. Não consigo imaginar o medo, a tristeza e o desespero que uma mãe passa nestas situações. Viver tantos anos na incerteza, sempre com um pouco de esperança, que a mantém a lutar e a procurar pelo seu filho.
    Não consigo perceber porque é que há tantas pessoas más e doentes que raptam crianças, que a torturam e matam...

    ResponderEliminar
  2. Também concordo em relação à filha.
    Esta família merecia saber o que se passou...

    ResponderEliminar
  3. Quando se olha os olhos, a expressão e o sofrimento desta mãe (desta família pois os restantes elementos também apresentam as suas marcas) e a expressão, a maneira de falar de outras mães que "alegadamente" perderam filhos da mesma forma é inevitável fazer uma comparação e colocar algumas dúvidas pois para mim a Filomena é o retrato verídico do que uma mãe (familia) sofre quando perde um filho desta forma.
    Desejo tudo de bom a esta familia e a todas as que estejam a sofrer perdas identicas.
    nem vi o vídeo pois como mãe, o nó formou-se só de pensar no sofrimento desta mãe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falta de força que demonstra no momento de falar do filho diz tudo.

      Eliminar
  4. Não imagino a dor desta mulher, desta mãe. Não imagino mesmo. Tal como tu sou apenas tia, e só de pensar no desaparecimento de um dos meus sobrinhos fico para morrer, por isso... O que ela mudou ao longo destes 16 anos, aquele rosto espelha todo o sofrimento de facto. Espero que o Rui Pedro apareça mesmo, por todos eles!

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida; ainda não tive coragem para ver o video, irei fazê-lo mais logo, no meu canto, depois de deitar a minha bebé de 3 anos e meio. Não quero sequer pensar como reagiria se algo semelhante me acontecesse, pois vivo um drama parental com a outra parte quem em nada se parece com o desaparecimento do Rui Pedro.

    É uma mãe coragem a Filomena; nota-se no rosto cada traço de dor, mas tem uma força inexplicável e nunca desistiu do filho.

    ResponderEliminar
  6. Não dá para ficar indiferente a esta mãe. E o seu desgaste ao longo do tempo é realmente notório. Não há palavras que possam descrever o sentimento desta mãe... :/

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Uma história realmente impressionante e assustadora... Não imagino como será a dor desta mãe, não saber nada do filho durante tantos anos... Se estará vivo ou não, onde estará, o que lhe terá acontecido...

    ResponderEliminar
  8. É verdade. Este video é mesmo um murro no estômago. Que esta mãe encontre forças para continuar a luta. E, sobretudo, que venha a ter um final feliz.

    ResponderEliminar
  9. A Carina Mendonça, é médica, a vida tirou-lhe várias pessoas, um irmão, uma mae e pai q estao "destruídos" pela ausencia do seu filho. Ella q é a "salvação" da mãe, porventura também irá ajudar muitas outras pessoas! A vida tem destinos estranhos para cada um de nós... Talvez a Carina consiga minimizar a tristeza da mãe, porque lhe deu muitos orgulhos ao longo da vida. Espero sinceramente q esta GRANDE MULHER consiga ter respostas a muitas inquietações e que um dia sorria verdadeiramente, sem ter o coração partido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a conhecer, admiro muito a Carina. Que a vida seja muito sorridente para ela. Merece.

      Eliminar
  10. Impossível ficar indiferente...bem o dizes... a uma mulher extraordinária...a uma dor imensa...a uma filha que por ventura viu também ser-lhe roubada a vida a que tinha direito....! Uma enorme dor!
    Vou partilhar o video no face, mas confesso que também não o vi até ao fim por não conseguir!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  11. É uma dor que não dá para calcular, ficar na dúvida sobre o que terá acontecido ao filho deve ser deveras angustiante. Esta familia merecia ter finalmente paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São duvidas que não têm fim... A grande dor deve vir daí.

      Eliminar
  12. De manhã, vi o vídeo e o posts nos blogs de uma mãe e depois de outra, e fiquei sem palavras sobre o que li.
    Divulguei o vídeo em todos os meios que utilizo..
    Agora, leio este post. Mais um que me sensibilizou.E fico feliz saber que a Carina é a coragem e força da Filomena.
    Eu não tive filhos. Tenho 11 sobrinhos. Destes, nove passaram por aqui, ajudei a criá-los...
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela partilha. Acho que qualquer pessoa com coração fica sensibilizada com este vídeo.

      beijos

      Eliminar
  13. Não consigo sequer imaginar a dor desta família :/

    ResponderEliminar
  14. Onde a maioria das pessoas só vê a Filomena, que para mim é uma mulher de fibra,(quanta dor, meu Deus) também vejo a Carina. Daqui deste lado apreciei o seu ponto de vista"obrigado Carina".

    ResponderEliminar
  15. Já partilhei o vídeo . Força para esta família e que o filho volte a casa. Parabéns á Carina pela forte determinação de no meio de tanta dor e tristeza ter tido capacidade de tirar medicina. É por estes motivos que vai concerteza ser uma médica mais sensível aos doentes.

    ResponderEliminar
  16. Este video choca-me tal a gravidade da situaçao desta mae, mas por outro lado fico surpreendido com a força de vontade da sra Filomena ao longo de todos este anos.

    ResponderEliminar
  17. Se querem conhecer o "CASO RUI PEDRO" a fundo e ao pormenor, convido-os a todos a entrar no meu blog que fiz para ajudar a divulgar este caso. Já está na INTERNET desde Junho de 2007 com muitas informações. Tem um tradutor que permite traduzir o blog para 80 idiomas, e já tem registros de entrada de 27 países diferentes! O endereço é http://rui_pedro_teixeira_mendonca.blogs.sapo.pt/
    Muito obrigado a todos pelas visitas e por ajudarem a divulgar o blog. Continuem a divulgar o endereço do meu blog para ajudarmos esta família! Muito Obrigado!

    ResponderEliminar