12.1.14

duas perspectivas do clássico

Perspectiva errada. A de Paulo Fonseca. O treinador encheu o peito e pensou que ser do Porto bastava para ir à Luz ganhar. Disse que esta era a melhor altura para ir a Lisboa ganhar o jogo. Agarrou-se ao passado e meteu na cabeça que o Benfica ia encolher-se. Pensou que eram favas contadas. Tramou-se. Levou uma lição táctica, aprendeu que a humildade é algo a ter em conta e pode agradecer não regressar ao Porto com mais alguns golos no saco.

Perspectiva certa. A de Jorge Jesus. Passou a semana a ouvir dizer que era medricas. Que se encolhia contra o Porto. E a verdade é que mudava a táctica muitas vezes. Felizmente, algo que não fez hoje. Quando vi que Oblak ia ser titular fiquei contente. Uma aposta na confiança e segurança de um jovem que não treme durante o jogo e que ainda não sofreu golos. Era o primeiro bom indicador.

Quando os jogadores entraram percebi que ia jogar ao ataque. Um adepto perto de mim assustou-se. Ficou com medo. Eu fiquei contente. Porque Jorge Jesus finalmente percebeu que na Luz manda o Benfica. E que não tem de se encolher. Tem é de dominar e entrar dominante. Aquilo que fez. Surpreendendo e dominando o Porto em todas as linhas.

Notas soltas
Parabéns ao Benfica pelas homenagens a Eusébio. Tudo o que tem sido feito pelo clube revela a sua grandeza.

Parabéns à grande maioria dos adeptos do Porto que souberam respeitar o minuto de silêncio por Eusébio.

Espero que o Benfica venda Rodrigo por 35 milhões ao Zenit e que essa verba seja suficiente para evitar a saída de Matic.

Quaresma oferece magia à equipa do Porto mas não resolve o principal problema que é a ausência de João Moutinho. É ela que explica o fraco rendimento do Porto.

Enviado do meu iPhone

20 comentários:

  1. Eu devo ter visto um jogo diferente da grande maioria de benfiquistas com quem falei, porque eu vi um Quaresma que esteve bem para a enorme ausência, que correu muito e que só não concretizou mais, lá está, porque lhe faltava apoio.
    Quanto às equipas num geral: benfica claramente superior e porto MUITO longe do que tanto "se acham". Em relação a essa grande, enorme, maravilhosa, espectacular equipa que foi a de arbitragem: VERGONHOSO!

    Tenho só que fazer uma pergunta: meia dúzia de gatos pingados no Sporting não respeitam o minuto de silêncio e são tidos como "um só" nas acusações que até direito a noticiário tiveram, e os meninos do porto têm "desculpa" e foram "só uns quantos e não todos" porque, convenhamos, o benfica até ganhou bem e não vale a pena massacrar mais? Enfim....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Quaresma garante um pouco de magia. Mas não sei se será fundamental na equipa.

      Em relação ao minuto de silêncio no Estoril. Não vi, não posso opinar. No estádio da Luz estive presente. Algumas pessoas fizeram barulho mas calaram-se e passaram despercebidas.

      Eliminar
  2. A única coisa que o Quaresma ofereceu ontem ao Porto foi uma coleção de faltas e cartões amarelos.
    Os parabéns que te dou, vai buscá-los lá casa, se quiseres, que eu sou boa pessoa, mas não me quero repetir:)))))

    jinhoooooosssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto está muito fraco e não percebo o motivo que leva Paulo Fonseca a ter perdido a humildade. Acredito que seja uma defesa pessoal para o mau momento.

      beijos

      Eliminar
  3. Pois, homem sem blogue, estou do outro lado, mas assino por baixo!

    ResponderEliminar
  4. O PFonseca disse exactamente o que tinha de dizer para que o JJesus jogasse da forma que o PF queria que ele jogasse. E jogou (ao contrário do que vem fazendo nos últimos anos). O único revez é que o treinador do FCP não é grande coisa, portanto a mudança aguardada não lhe valeu de muito. Como disseste, o treinador encheu o peito e pensou que ser do Porto bastava para ir à Luz ganhar. Costuma resultar, mas os treinadores têm de saber o mínimo de futebol. O que não é o caso.

    O JJesus, passou a semana a ouvir dizer que era medricas, que se encolhia contra o Porto, e fez exactamente o que o oponente queria. Não por sabedoria táctica, mas por orgulho. Exactamente como era esperado. O mesmo orgulho que o leva a dizer que a sua táctica é genial, quando ganha; e que os jogadores não a incorporaram correctamente, quando perde. Ele é que é sempre bom :)

    "Porque Jorge Jesus finalmente percebeu que na Luz manda o Benfica." Não manda nada... não contra o FCP, pelo menos. Mas aproveitem este ano, que o PFonseca está cá a dar abébias a toda a gente. Contra o Sporting então, o jogo foi ainda mais extraordinário. Não me lembro de termos ido à baliza adversária.

    O FCP ganhou antes de Moutinho e ganha depois de Moutinho. O problema nunca é *um* jogador -- nem pode. No máximo, o problema é *um* treinador, que não tem competência para comandar 11 jogadores em campo. Nem para os escolher de entre um lote maior. Mas vai ganhar o campeonato na mesma. O que pode prolongar o problema dos adeptos portistas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Porque Jorge Jesus finalmente percebeu que na Luz manda o Benfica." Não manda nada... não contra o FCP, pelo menos.

      Princesa, ontem o Benfica MANDOU sim, em casa. Porque o Porto não foi fazer NADA à Luz a não ser perder. (e eu já falei com o portista mais ferrenho que conheço e ele próprio o admitiu. Não me passes tu a imagem de teres palas azuis nos olhos, por favor :$)

      Eliminar
    2. Liazinha* O que quis dizer (provavelmente de forma mais ríspida do que a que pretendia [e relendo vi ali um erro ortográfico também :P]) foi que o FCP domina claramente o futebol português desde que me lembro de ver futebol, e isso implica dominar o SLB mesmo no seu terreno. Para confirmar se o sentimento era tendencioso por ser portista, consultei a sabedoria da internet agora mesmo, e pude constatar que de facto desde a época 95/96 até esta parte o FCP ganhou 54% dos jogos SLB-FCP e empatou 21%, o que deixa uma margem de sucesso benfiquista muito baixa.

      O facto de termos perdido o último jogo (em que jogamos claramente mal (mas não vi nenhuma equipa brilhante em campo, já agora...)) não muda em nada o sentimento que se constrói há muitos anos de que em casa do SLB mandamos nós :P

      Haverá um dia em que a estatística será alterada. Passo a passo, devagarinho, e com ela o sentimento de que reinamos. Mas para isso será necessário bastante mais do que um único jogo no meio de vários em que viramos resultados em casa deles, ganhamos taças por causa disso, e comemoramos campeonatos às escuras -- que são os jogos que estão presentes (subconscientemente), e de onde nasce a confiança que sentimos actualmente quando jogamos na casa deles.

      E é essa confiança, baseada em tantas histórias de sucesso enquanto adepta portista, que me faz achar que vamos ganhar o campeonato na mesma, apesar do nosso treinador ser tão mau. Não adivinho o futuro, e posso vir a perceber no final do campeonato que estava completamente errada, mas o passado recente (±20 anos) faz-me crer com mais convicção do que possivelmente um adepto de outro clube acreditará no seu clube (mas isto sou eu a supôr, já que é impossível comparar a confiança de adeptos de clube distintos).

      Então, agora que entramos no campo filosófico, despeço-me com desculpas -- pela possível (mas inconsciente) ríspidez do comentário anterior, e pelos comentários enormes.

      Beijinhos aos dois*

      Eliminar
    3. ABT, o teu comentário é muito azul e com pouca razão, no que ao futebol jogado diz respeito.

      Aposto que Paulo Fonseca esperava que o Benfica jogava com um avançado e aposto também que não queria dois. Ao ter um avançado permitia-lhe dominar o meio campo e empurrar o Benfica para trás.

      Neste jogo, Jesus esteve quase perfeito. Dominou o Porto em todas as linhas e o perigo do Porto foi nulo. O mérito é dele e dos jogadores.

      O Porto existia antes de Moutinho, há-de continuar a existir sem ele mas só não vê o problema quem não quer. Vou tentar explicar-te o que se passa no meio campo da tua equipa. Não há ninguém que saiba jogar como o Moutinho. Isto faz com que Lucho Gonzalez tenha de correr muito mais. Desgasta-se mais e perde importância noutras áreas do terreno. Por sua vez, o Fernando tem de correr que nem um louco para apagar fogos em todo o lado. Isto tudo porque não há um terceiro médio que equilibre o meio campo. Como dizes, o problema não é o Moutinho. É não existir ninguém que faça aquele lugar com a mesma eficácia.

      E se te queres agarrar à estatística para dizer que o Porto costuma ganhar na Luz tem de te agarrar a ela para assumir que o Benfica é o melhor clube de Portugal porque a sua estatística prova isso mesmo pois é o clube com mais troféus em Portugal. Pode ser?

      A estatística vale o que vale e não é porque ganharam algumas vezes na luz que vão ganhar sempre.

      Eliminar
    4. O meu comentário é azul, porque o vosso futebol não me impressionou, HSB? Ou porque continuo a *sentir* que somos melhores, e estamos apenas a ser mal geridos? Não me agarro à estatística para nada, senão para confirmar o *sentimento* de que dominamos na vossa casa [não no último jogo em que isso não aconteceu, mas em geral desde que me reconheço como adepta de futebol]. E fi-lo apenas para perceber se o sentimento tinha razão de ser, ou se era apenas resultado de ser portista e sentir azul e branco. A estatística confirmou que não era o meu coração azul a falar. Como disseste, e muito acertadamente, não é porque ganhamos na luz no passado que vamos ganhar sempre. Mas a confiança cresce do número de vezes que ganhamos anteriormente.

      Para esclarecer a dúvida que lançaste, aqui fica o primeiro link que saiu na busca google sobre quem tem mais títulos: http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1861300 É de 2011, mas parece-me que de lá para cá fomos nós a ganhar mais coisas também.

      No entanto, devo dizer-te que podemos falar de 1800 e troca o passo se fizeres mesmo questão disso. Mas, como já tive oportunidade de te dizer, importa-me pouco (nada, talvez seja mais correcto) o que aconteceu enquanto eu não podia apreciar futebol. Porque eu vivo com intensidade a *minha* vida. Compreendo que haja apreciadores da história do futebol e se sintam realizados por coisas acontecidas antes de terem podido desfrutá-las, mas (respeitosamente) eu não faço parte desse grupo.

      Vou deixar de comentar futebol neste blogue, acabamos sempre a fazer faísca. *shrug*

      Eliminar
    5. Tens uma visão muito própria sobre o Porto. Discordo por completo mas respeito a tua forma de pensar.

      beijos

      Eliminar
    6. Respeitas nada, mentideiro :P

      Eliminar
  5. Gostei, só porque fez uma análise sintéctica das equipas e do jogo.
    Mais não digo porque não vejo futebol.

    Beijinho

    ResponderEliminar