Num passado não muito recente, a Pepsi
sueca decidiu brincar (gozar se preferirem) com um boneco
automaticamente associado, por motivos lógicos, a Cristiano Ronaldo
numa altura em que a selecção portuguesa ia defrontar a sueca para
decidir qual das duas estaria no Mundial do Brasil. Como referi na altura, entendi ser apenas uma estratégia de
marketing de muito mau gosto feito por uma parte da empresa e não
pela Pepsi em si. Ou seja, quem tinha de ser responsabilizado pelo
acto eram as pessoas suecas responsáveis pela campanha. Nada mais do
que isso.
E não foi por isso que deixei de beber
Pepsi. Assumo que prefiro Coca Cola mas quando não há, bebo Pepsi
sem qualquer problema. Não critico quem deixou de beber, como vi acontecer em
diversos restaurantes, mas entendo que não tinha que o fazer. Porque
a sucursal sueca não representa a marca na sua globalidade e porque
não tenho que tomar as dores de Cristiano Ronaldo. Além do mais,
que todos os problemas do nosso país fossem o boneco que não
impediu Cristiano Ronaldo de fazer uma das suas melhores exibições
de sempre.
Depois desse episódio, meio Portugal
revoltou-se contra a marca de refrigerantes. Houve grandes marcas que
recusaram comercializar a bebida. Alguns pequenos comerciantes deixaram de
vender a bebida. Existiram muitas revoltas nas redes sociais. E
muitas pessoas deixaram de beber aquela que passou a ser a bebida do
demo.
Até que, a Pepsi pede desculpa a
Cristiano Ronaldo. Que aceita sem qualquer problema. E até que o
jogador revela que a Pepsi está a colaborar consigo num projecto
solidário. Não ponho em causa o cariz do projecto. Até enalteço
que o jogador mais bem pago do mundo ajude quem entende que deve ser
ajudado. Mas a parceria poderia ter sido feita com qualquer marca do
mundo. É a Pepsi que entra com o dinheiro mas podia ser outro
patrocinador qualquer.
E agora? Quem acusou a
Pepsi disto e daquilo vai acusar Cristiano Ronaldo de ter mau
carácter por aceitar colaborar com uma marca que gozou consigo?
Quem deixou de beber Pepsi vai passar a beber Pepsi? Quem fez da
Pepsi uma bebida do demo vai passar a odiar Cristino Ronaldo? Quem
deixou de comercializar a marca voltará a vender a bebida? Ou será
que a decisão de Cristiano Ronaldo revela que a onda de indignação
que se gerou foi uma tempestade num copo de água?
eu sou daquelas que nunca bebeu pepsi e portanto falo de fora nesta questão.
ResponderEliminarmas não concordo contigo quando fazes a distinção entre a empresa sueca e a marca global. porque uma acção deste género, mesmo sendo feita à escala local, tem sempre repercussões na marca. nenhuma mãe se escapa ao julgamento dos comportamentos dos seus filhos... por outro lado, os milhares de portugueses que se sentiram indignados com isso não tinham como ir à suécia reclamar, logo deixar de consumir o produto cá era a maneira mais fácil e lógica de expressar a sua revolta.
quanto à forma como as desculpas foram apresentadas, penso que foi inteligente por parte do cristiano aproveitar a situação a favor de alguém que precisava e desta forma ajudar uma instituição necessitada. mas não me parece (e pelos comentários no facebook dele sobre este assunto confirma-se) que as pessoas vão ver isto como uma borracha que apaga tudo e voltar atrás. talvez com o tempo isso lhes passe, mas com esta tentativa de limpar a imagem por parte da pepsi não!
Compreendo o que dizes mas não vejo as coisas dessa forma. Não levo a parte como o todo pois aposto que a Pepsi mãe não estava a par da campanha sueca. Se cada vez que uma parte faz algo, a culpa fosse do todo, o mundo seria bem diferente.
EliminarE que ninguém se engane. O Cristiano Ronaldo está a ganhar muito dinheiro com isto.
Para mim não há borracha que tenha que apagar o que quer que seja. A situação teve contornos exageradamente grandes. Gostava de ver essa mesma indignação contra coisas bem mais graves que fazem aos portugueses.
As duas situações não me parecem relacionaveis. A atitude da Pepsi foi ridicula, pediu desculpa ponto final. Agora são parceiros num projeto solidário, fantástico para toda a gente, ponto final.
ResponderEliminarJinhooooossss
Lá está. Não foi a Pepsi. Foi a Pepsi sueca. Por exemplo, se um presidente de câmara norte-americano disser que os portugueses são todos burros vamos assumir que essa é a opinião de todos os norte-americanos?
EliminarA causa solidária é fantástica. Aí, não discuto. Mas existem muitos milhões pelo meio. E só não ao vê quem não quiser.
beijos
Eu já não bebia Pepsi. Vou continuar a não beber. Por todas as razões e mais algumas. Porque não gosto, porque o sabor é diferente, porque o que eles fizeram, seja a casa mãe, seja a Pepsi sueca, é inqualificável e indesculpável.
ResponderEliminarNão creio que o CR7 tenha desculpado. O que se passa, penso eu, é que a "máquina" que ele tem por trás aproveitou e bem a situação.
A Pepsi pede desculpa, a Casa dos Rapazes ganha 150.000,00€ para as obras que precisava, e o CR7 junta mais uns milhares à sua choruda conta bancária e ainda fica bem na fotografia, porque aceitou o pedido de desculpas de quem o "trucidou".
Marketing, portanto :)
Eu quando há Pepsi bebo, quando não há, bebo outra coisa... Não vejo qualquer problema. Era a Pepsi Sueca, não era a Pepsi. Não se podia culpar a marca. Do mesmo modo que eu agora gostava de saber o que é que essas pessoas que deixaram de vender, vão fazer...
ResponderEliminarBeijooooooo*******
E com isto, o que vai ser dos fundamentalistas da causa não bebo mais pepsi???
ResponderEliminarhttp://www.publico.pt/desporto/noticia/cristiano-ronaldo-e-pepsi-completam-financiamento-para-casa-dos-rapazes-1619004