12.9.13

porque gosto da vfno

Realiza-se hoje, em Lisboa, a quarta edição de Vogue Fashion´s Night Out, um evento mundial que tem por objectivo dinamizar a economia das cidades ao mesmo tempo que promove uma união internacional que é feita através da moda. Assumo-me como um homem que gosta de moda. Perco tempo a ver montras. A experimentar roupa. E, se pudesse, gastava mais dinheiro em jeans, tshirts e ténis, que são os artigos da minha preferência. Além disso, gosto de bons descontos. Se puder comprar aquilo de que gosto a gastar metade do dinheiro que pensava despender, melhor ainda. Mas não é por isto que gosto deste evento.

Aquilo de que mais gosto no Vogue Fashion´s Night Out é a quantidade de pessoas que embelezam as ruas lisboetas neste dia. As lojas promovem acções que têm por objectivo atrair clientes. Existe música, animação e muito divertimento. Algo que atrai milhares de pessoas às ruas. E, para mim, isto é o melhor. Até porque faz-me recuar até aos tempos da minha infância. Altura em que não existiam centros comerciais (à excepção do Centro Comercial Amoreiras) e em que ia para a Baixa fazer compras com os meus pais. Entrando em diversas lojas e passando um dia diferente.

Acredito que hoje em dia muitas crianças não saibam o que isso é. A magia das compras de rua. E isto é algo normal. Porque a maioria dos adultos opta pelos centros comerciais para efectuar as suas compras. Quer seja pela facilidade em estacionar, quase sempre de forma gratuita, ou somente porque as lojas estão todas aglomeradas no mesmo espaço, fazendo com que as compras sejam muito mais rápidas.

É por isto que gosto deste evento. Porque recupera aquilo que se tem vindo a perder com o passar dos anos. Sendo que não se pode ignorar o facto de que ajuda os comerciantes que têm de usar todos os truques para atrair clientes. Sendo que não me refiro às grandes marcas mas aos comerciantes que têm apenas uma loja e que desejavam que se realizassem eventos destes todas as semanas. Gostava também de ver este tipo de iniciativas alastrar-se a outras cidades a outras temáticas além da moda.

7 comentários:

  1. Gosto deste tipo de iniciativas e adorava andar neste momentos nas ruas de Lisboa a divertir-me.:)
    Já existem estas noites em algumas cidades, como em Coimbra. Aqui chama-se "noite branca", mas é um fracasso total. A baixa de Coimbra está completamente vazia além de os lojistas não quererem (e nunca) arriscar.
    Só um senão que foi mal pensado para esta noite: um mês terrível para quem tem filhos e tem que investir em livros, material escolar, roupa, calçado...
    Arrisco dizer, que a esta hora, que os lojistas devem estar mais a ver pessoas a entrar do que comprar...
    Espero que haja muita diversão. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que se nota nas ruas, a maioria das pessoas procura diversão. Mais do que descontos para compras.

      Eliminar
  2. ...estive quase para ir....mas o entardecer na praia e jantar seguido de caminhada ao sabor das ondas do mar venceram :)

    ResponderEliminar