2.9.13

definição de amizade

Existem diversas maneiras de tentar explicar ou definir o que é a amizade. Diferentes formas de perceber quem é realmente nosso amigo. Com quem é que podemos contar. Quem é que está ao nosso lado somente por interesse e necessidade momentânea. E por aí fora num mar de outros assuntos do mesmo género.

No meu caso, prefiro a prática à teoria. Prefiro descobrir quem são os meus amigos em vez de ter pessoas a dizerem que realmente são meus amigos. Que nunca me vão falhar. Que isto e que aquilo, até que chega a hora e nunca estão presentes. Apesar de centenas de promessas feitas e outros tantos juramentos.

E gosto de descobrir as amizades que construí ao longo da vida quando menos espero. Ontem, cruzei-me com dois amigos de longa data. Um deles vejo ocasionalmente nas corridas ao final do dia em que se troca apenas um olá entre passos de corrida. E outro com quem não estava há largos anos. Foi com este que passei mais tempo.

E facilmente percebi que é um amigo. Pelo simples facto de que parecia que nos tínhamos visto ontem. E no dia anterior a esse. E três dias antes. Não existiram acusações de nunca mais disseste nada. Algo que muitas pessoas gostam de fazer. Cobrar algo que não tem de ser cobrado. É algo que existe. Ou que não existe. E que não deve existir de forma forçada.


Dizem que os amigos são a família que escolhemos. Nesse sentido, escolhi boa parte dos meus familiares há muitos anos. É certo que não estou com a maior parte deles com a frequência que desejava porque as nossas vidas seguiram rumos que levaram a uma certa (e natural) distância. Mas é bom perceber que fiz a escolha certa. Porque, passados tantos anos e com algumas ausências, esses familiares continuam a ser aquilo que sempre foram e sem cobrar nada ou pedir algo em troca. E a amizade é isso mesmo.

33 comentários:

  1. Os amigos são a família que escolhemos, muitas vezes bem mais próximos que a própria família. Não existem cobranças, nem pedidos, os amigos estão sempre ali, à distância de um telefonema.

    nadinhadeimportante.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Melhor não poderias ter dito...confesso que me revejo por completo neste teu texto...e como se costuma dizer "um verdadeiro amigo nunca invade a nossa vida, ele conquista um lugar no nosso coração"...por isso por mais que nos custe temos que fazer opções e rodear-nos única e exclusivamente do que nos faz bem :)

    ResponderEliminar
  3. Conto pelos dedos de uma mão aqueles que chamo de amigos, que sei que mesmo que não nos vejamos durante meses e apesar da distância vão estar sempre lá para mim!

    ResponderEliminar
  4. Belo texto!
    Devo dizer que desde que estou fora do país, tenho descoberto quem sao (ou nao) os meus amigos... E acredita que me tenho surpreendido bastante... Aqueles que "estavam sempre para mim", segundo diziam, desapareceram; os que mal os via ou pouco falava, sao esses mesmos que me enviam mensagens a perguntar se está tudo bem ou quando vou à terrinha de férias!
    Creio que descobrir a amizade (ou a definiçao dela) também faz parte do nosso crescimento pessoal. Levamos com "marteladas" na cabeça com certas desilusoes, mas é assim que aprendemos... Eu aprendi que prefiro ter poucos e bons do que muitos e péssimos! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. E é em momentos como esse que se descobre quem é realmente amigo.

      beijos

      Eliminar
  5. E isso mesmo um amigo! Sem tirar nem por

    ResponderEliminar
  6. Costuma-se dizer que os namorados/namoradas vão e vêm enquanto os amigos permanecem. Pessoalmente, custa-me bastante perder um amigo. Quanto mais velhos ficamos, mais desconfiados nos vamos tornando e fazer amizades torna-se complicado. Mas dou muito valor aos meus amigos e sei que sem eles, não seria nada.

    ResponderEliminar
  7. Costuma-se dizer que os namorados/namoradas vão e vêm enquanto os amigos permanecem. Pessoalmente, custa-me bastante perder um amigo. Quanto mais velhos ficamos, mais desconfiados nos vamos tornando e fazer amizades torna-se complicado. Mas dou muito valor aos meus amigos e sei que sem eles, não seria nada.

    ResponderEliminar
  8. Ao longo da vida, descobrimos da melhor e pior forma, quem são so nossos verdadeiros Amigos. orgulho-me de ter poucos, mas muitooooooooooooooo bons...como costumo dizer, os meus amigos verdadeiros são a minha família de coração.

    ResponderEliminar
  9. Tens razão. Um amigo não cobra. A amizade é algo natural, que nos faz felizes e que nos consegue sempre surpreender!

    Belíssimo texto!
    Um Abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  10. Nem mais, concordo tanto com as tuas palavras. "Amigo é aquele que fica num tempo que passa "já ouvi isto e concordo. Podem não se ver, mas quando se encontram verificam que a essência sempre lá esteve. Há amigos a quem ás vezes nos socorremos mais que a família .E amizade existe ou não existe . Já perdi alguns "amigos" mas hoje considero que não era amizade e como o interesse e eu não nos damos bem , ficaram algures perdidos e ainda bem.

    ResponderEliminar
  11. Na verdade, a família é fruto daquilo que vulgarmente chamamos de "lotaria genética", já os amigos esses serão quase sempre o resultado das nossas escolhas... mais ou menos responsáveis, mas sempre voluntárias... penso eu!

    ResponderEliminar
  12. Assunto que me deixa com um nó na garganta...nos últimos tempos. Obrigada por verbalizares, sem saberes o que me vai na alma...

    Obrigada.


    jinhossssssss

    ResponderEliminar
  13. Bom dia HSB,

    Antes de mais parabéns pelo teu belíssimo texto, não vou acrescentar muito mais até porque temas como amizade e o amor mudam constantemente porque o mundo é feito de mudanças e as pessoas são obrigadas entre aspas a mudar.

    A amizade não se cobra nem nunca se há-de cobrar, descobre-se apenas quem é nosso amigo.
    Imagina que somos amigos e que eu tenho um atitude menos correcta contigo, vou receber uma pergunta tua: Sérgio o que se passa ou o que se passou e tu esperas uma resposta. Agora continua a imaginar que essa resposta não chega, será que tu não sofres por este meu silêncio e outras coisas mais. É preciso nas relações ponderar ambas as partes e digo isto porque teria centenas de histórias para contar mas a vida ensina a cada um algumas delas.

    Abraço e boa semana.

    ResponderEliminar
  14. Nunca fui pessoa de muitos amigos e sou até um pouco 'bicho do mato', no entanto - e devido aos meios em que andei/ando - tenho muitos conhecidos, o que dá uma falsa imagem da minha pessoa, tipo que tenho muitos amigos e sou muito social. Citando a ANA: "Quanto mais velhos ficamos, mais desconfiados nos vamos tornando e fazer amizades torna-se complicado." pelo que nem me lembro da última vez que estabeleci uma amizade. Além disso, calhou-me viver na era das relações instantâneas, e eu preciso de tempo de criar laços...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que és assim. Isso do criar laços é muito importante.

      Eliminar
  15. Já lá vai o tempo em que as amizades tipo refeições de microondas, funcionavam. Em que 15 segundos chegavam para teres amigos verdadeiros. Eramos pequenos, e acreditávamos no mundo. As crianças que conhecíamos naquele dia na Praia da bola da nivea na Costa da Caparica, eram os nossos melhores amigos naquele dia, e talvez nos dias a seguir se os voltássemos a encontrar. Hoje em dia temos o quê ? Pessoas desconfiadas, e egoístas. Pessoas Tristes e Desacreditadas. Se andares de autocarro, vês pessoas de mal com a vida. Carrancudas. Mal humoradas. Feias. Se alguém sorrir, desconfiam. Não encaram isso como uma coisa boa. Nos locais de trabalho, a cosculvelhice é que reina. A Felicidade alheia, é motivo para os outros falarem mal. Prefiro manter os meus poucos amigos, mas pelo menos, sei que são bons. Nem facebook tenho, porque não quero que a minha vida, seja motivo de conversa. Os meus Amigos, esses são tão verdadeiros, que sempre, mas sempre me apoiaram em todas as minhas decisões, mesmo quando não concordavam com elas. Discutimos todos os nossos pontos de vista. Somos Parvos saudáveis, e as pessoas olham para nós de lado. Sou a única que tem um filho, e quando saímos todos juntos, devem pensar que somos uma Família Mormom, pela maneira com que eles falam com o meu filho. Tratam-no como se fosse deles. Somos mesmo uma família. E Parva. :)
    Gosto mesmo deles. Não os trocaria por nada deste Mundo.......

    ResponderEliminar
  16. Àqueles que me dizem, "nunca mais disseste nada" eu respondo "tu também não". ;)
    Amigos como esse de que falas nunca são de mais. :)
    beijinho

    ResponderEliminar
  17. Muito bem definido o conceito de amizade. É mesmo como se nos tivéssemos encontrado ontem e não há uns anitos :)

    ResponderEliminar