17.9.13

tatuagens

Gosto de tatuagens. Tenho uma. Gostava de ter mais. Quem sabe um braço cheio delas. Ou uma perna. Ou ainda mais do que isso. Existem muitas coisas que gostaria que estivessem para sempre marcadas no meu corpo. Por significarem algo extremamente importante para mim. Mas é algo que não faço de ânimo leve. Não me deixo levar por modas. Não escolho aquilo que toda a gente faz. Ou que o famoso x, y ou z tatuou. É algo pessoal demais para ser encarado dessa forma.

Quando o tema é tatuagens, o meu conselho é sempre o mesmo. Que as pessoas tatuem algo com significado para si. Esta é a única forma de impedir a chegada do dia em que se torna insuportável olhar para aquilo que nos acompanha para sempre. E acho que esse é o erro que muitas pessoas cometem. Escolhem aquilo que os outros têm. Coisas sem qualquer ligação pessoal. Escolhem essa tatuagem apenas porque é gira ou porque fulano ou sicrano também têm.

Além disso, não olho para uma pessoa com tatuagens como um marginal. Como alguém rebelde e de mal com a vida. Tal como não olho para uma pessoa com as melhores roupas que existem no mercado e com uma imagem imaculada como uma santa. As pessoas não são a imagem que têm. Isso é apenas um embrulho. Que provavelmente oculta muitas histórias. E que muitas vezes até pode ser uma defesa para algo frágil que se tenta impedir de quebrar.

49 comentários:

  1. Tenho duas tatuagens... Pondero a terceira. Sei o que quero mas ainda não sei como quero, por isso espero.
    As duas foram desenhadas por mim, e com um significado pessoal enorme. Também é esse o meu principal requisito para algo tão definitivo.

    ResponderEliminar
  2. Ainda... não fiz a minha!!! exactamente por ainda não saber ao certo o que quero tatuar!! a seu tempo o farei certamente :)
    bjos

    ResponderEliminar
  3. não tenho nem vou fazer. não é o meu estilo e ainda existe muito preconceito sobre isso mas cada um é livre de fazer quando, onde e a quantidade que quer... mas acho que quando sao demais fica mal.

    http://adoninhafedorenta.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que cada caso é um caso. Aquilo que é muito numa pessoa pode ficar muito bem em outra.

      Eliminar
  4. eu tenho uma, o moçoilo duas! A minha foi criada por mim! não existe igual no mundo xD mas olho para ela e vejo-me nela completamente! está no pulso e pode rapidamente ser "tapada" por um relógio/ pulseira! Quero fazer outra! E hà-de ser neste inverno! As do moçoilo também foram desenhadas de propósito para ele! Duvido que existam iguais mesmo iguais! Além disso nós adoramos marcar a diferença xD tens que mostrar a tua!

    ResponderEliminar
  5. Duas aqui, mais uma a caminho; não estão à vista de todos mas irrita-me bastante quando vêem uma ou outra, (quase sempre quem não tem nenhuma) me perguntam o que significa. Porque o simples facto de dizer o seu significado, não explana o simbolismo da coisa, por isso apetece-me sempre dizer: Faz uma e logo vês :D

    ResponderEliminar
  6. O carácter de alguém não advém da aparência exterior...

    ResponderEliminar
  7. Tinha que meter o "bedelho"!!!!
    Fiz a primeira tatuagem com 26 anos, e tive vários anos com o desenho "na mão", antes de passar o calaquito para a pele. Faz parte de mim.
    Se bem que ele há dias que nem me lembro que a tenho... Olho para a perna e digo "olha, tenho uma tatuagem....". Fiz a segunda no ano seguinte, a terceira nesse mesmo ano, e não parei. Se quero mais ? Quero, sem dúvida. Não tenho é dinheiro para as fazer, porque é tudo grande.... :P
    Quero mais, não quero encher o corpo, mas quero cobrir uma grande parte. Sei que é muito, mas é assim que gosto. Não me preocupa o meu "futuro profissional"... no meu actual local de trabalho, ninguém me chateia a cabeça por causa delas, porque desempenho a minha função sem qualquer problema. No futuro, não vejo qualquer problema...
    Se virou moda ? Virou, em parte virou, por causa de alguns programas como o Miami Ink, e outros do género, e por causa de algumas personagens que são consideradas "vedetas" que têm tatuagens.... Ainda no outro dia vi a foto daquele miúdo que foi apedrejado verbalmente pela Srª Judite de Sousa e pensei "Xiça! Se ele já está assim todo tatuado com 20 anos, como é que vai ser com 40? vai fazer como a Kat Von D? Remover para tatuar de novo? Vai ser isso a nova moda???"
    Passa-se a tatuar por impulso, para se remover, para se tatuar de novo, para se remover, para tatuar de novo, and so on, and so on...
    Mas actualmente, vejo as pessoas a tatuarem mais por impulso. Sem se preocuparem com aquilo que tatuam. Gosto quando me perguntam onde tatuar. Aconselho sempre pessoas de confiança. Locais limpos, e com material devidamente esterilizado. Nunca tatuaria num local sem as devidas condições, por isso, nunca enviaria alguém a um sítio sem condições. As boas condições pagam-se, mas existem sítios que se esticam, e cobram bem caro, sem motivo. Aconselho a procurem bem, antes de tatuarem. Vejam trabalhos sem ser por fotos. Nada melhor que a publicidade boca-a-boca... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a I sarcastally. Acho que vou ser insultada depois de escrever isto, mas... parece-me que, neste momento, as pessoas acham que TÊM que fazer tatuagens. E não têm. Não tenho nada contra tatuagens - tenho amigas que têm e algumas até admito que acho realmente bonitas -, mas parece-me que estamos perante uma banalização das mesmas, e que é tão normal fazer uma como trocar o corte de cabelo. Assusta-me ver miúdos tão novos escreverem frases ou desenhos com que não se vão identificar passado cinco anos, quanto mais durante toda a vida... Em resumo: acho que tem que ser uma decisão muiiiiito ponderada e não ser tomada só "porque sim". Só assim faz sentido, para mim.

      De qualquer maneira, acho que agora devias mostrar a tua. Fiquei curiosa, admito! ;) beijinho

      PS: a minha opinião também aqui http://pippacoco.blogspot.pt/2013/08/tatuagens.html

      Eliminar
    2. Li esse teu post, e até comentei... custa-me ver a banalização de algo "que fica para a vida". Não me vejo a remover nenhuma das minhas tatuagens. ão minhas para sempre. Cada uma delas, é ponderada. Os desenhos são pensados, e devidamente personalizados. Lembro do dia em que decidi fazer as tipicas flores de cerejeira. Cheguei ao pé do meu tatuador e disse-lhe "Olha, quero fazer isto, mas por favor, nada igual ao que anda por aí, por favor....", e orgulho-me tanto das minhas florzinhas.... :D

      Podes vê-la aqui...
      http://sarcasticblog.blogspot.de/2006/11/minha-mai-nova.html

      Eliminar
    3. Concordo com ambas. Mas aquilo que pode ser banal numa pessoa pode ser especial na outra. A mesma frase, o mesmo desenho. Seja o que for. Por exemplo, pessoalmente não acho piada a quem tatua lábios, como se fosse um beijo com batom mas não sei o verdadeiro motivo dessa escolha.

      Infelizmente, muitas pessoas deixam os filhos tatuar o mesmo que o bieber tem. Mas isso aplica-se a muitas outras coisas.

      Eliminar
    4. E aquelas na zona do umbigo que parecem "cús" ???? não entendo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :o

      Eliminar
  8. Ando a ponderar fazer uma já há imenso tempo, não porque seja moda, mas porque considero uma arte. Ainda não a fiz porque não tenho a ideia concreta do que quero fazer e fazer algo permanente por fazer não faço.

    ResponderEliminar
  9. Quero muito fazer uma, quiçá ainda este ano!

    ResponderEliminar
  10. Não sou muito de tatuagens. Não tenho nenhuma nem pretendo fazer nenhuma. Mas de resto concordo contigo. ;)
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Eu cá concordo e subscrevo o que disseste. Andei 10 anos para fazer a minha primeira tatuagem. Não havia nada que fosse "mesmo a minha cara" ou "mesmo o que eu quero"... até que chegou o dia em que, por mero acaso, descobri exactamente o que queria. E assim foi: fiz a minha primeira tatuagem. Este ano, já lhe juntei outra (mais uma vez, uma decisão muito bem pensada e reflectida) e... espero juntar-lhes ainda mais. Adoro tatuagens. Adoro mesmo. E é isto. :)

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho 3 já há uns bons anos, e realmente a primeira que fiz gostava de a tapar com outra com mais significado...mas enfim mal a vejo mesmo! Aliás todas são pequenas e em sitio pouco visiveis, assim nunca enjoo!

    ResponderEliminar
  13. Ainda hoje escrevi sobre isto. Quero fazer uma que é bastante vista, mas tem muito significado para mim. Tenho que encontrar uma forma de ser original e manter o sentido ;)

    ResponderEliminar
  14. eu tenho 3 mas tenho ideia de fazer muitas mais... e todas sao muito pessoais e foram bem pensadas antes de executadas.

    ResponderEliminar
  15. Gosto muito de tatuagens, e sei que irei fazer uma eventualmente. Por enquanto, e depois de muitos anos a admirar esta forma de arte, ainda não encontrei a imagem perfeita... mas não tenho pressa.

    ResponderEliminar
  16. Gosto de ver tatuagens.
    Não tenho nenhuma, porque sofro de um mal que se chama pânico de agulhas - yap, podem gozar...
    Mas até gostava de ter, porque há uma coisa com muito significado que eu gostava de tatuar. Pode ser que daqui a uns anos consiga fazê-la, mas ainda não cheguei a esse ponto de coragem xD

    Mas... Não gosto de ver tatuagens em exagero - ainda que o termo "em exagero" possa ser relativo. Não gosto de ver um corpo demasiado tatuado. Esteticamente não consigo achar bonito, para além de que na minha opinião acho que acaba por desvalorizar o significado de cada uma e acaba por se tornar um amontoado de desenhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tenho um amigo bastante tatuado, que odeia agulhas e dor... para ele o ideal seria deitar-se numa marquesa, ser anestesiado, e acordar lindo e maravilhosamente tatuado! ;)

      Eliminar
    2. Posso dizer-te que detesto agulhas mas que fiz a minha tatuagem sem qualquer problema ;)

      Eliminar
    3. Eu não tenho problemas com agulhas... até olho quando estou a fazer análises.... Não gosto de dor. Não sou dessas que apregoa "Uhhh, dor, curto bué dor, e faço tatuagens porque curto bué sentir a dor", acho isso parvo. Faço tatuagens porque gosto. E se pudesse fazer sem sentir dor, melhor. Não custa no inicio, mas ao fim de 4 horas, já dói. Só passar o papel, e o líquido, tudo dói. E a última (na coxa) ainda não a acabei, porque me deu um ataque de mariquice e não aguentei mais que três horas.... Já pensei em tentar fazer com EMLA.... Mas acho que não... nunca fiz com anestesiante...

      Eliminar
  17. Particularmente não gosto de tatuagens, mas como tudo na vida respeito quem goste e quem as faça :)E ainda bem que somos todos diferentes e há gostos diferentes :)

    ResponderEliminar
  18. "Gosto tatuagens", começas tu.
    Olha, tb eu. Adoro. Tenho uma no ombro direito, que só eu a compreendo. Tem um significado muito especial para mim e significa o romper de um ciclo.

    Estou a desenhar a segunda. Se conseguir, será feita este Inverno. Não sei se conseguirei suportar a dor outra vez. É o meu único senão.

    Hipersensibilidade à dor.

    E não, nunca se severia julgar alguém pela sua aparência exterior, mas enfim. Já debatemos este tema inúmeras vezes, inclusivé aqui. Infelizmente, é a sociedade em que vivemos. Cabe-nos a nós, nos círculos em que estamos inseridos evitar isso ao máximo.

    Beijoooooooo e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta colocar EMLA. Uma hora antes da tatuagem. Enrolas o local em celofane. Convém que coloques com luvas, para não ficares com a mão "adormecida".... ;)

      Eliminar
  19. I sarcastically,

    Obrigada pela dica. Já tinha ouvido falar desse "milagre". Só não sabia o nome.

    Farei isso sim, senão acontece-me como da primeira. Uma coisa que deveria demorar 1h, demorou 3,5h :-p

    ResponderEliminar